Família Vaz Belo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Vaz Belo

#139747 | Lourval | 09 jan 2007 20:26

Caros colegas,
Recentemente descobri que sou descendente de Manuel Vaz Belo, nascido em Alcains cerca de 1680. Casou-se com Catarina Fernandes (de Póvoa de Rio de Moinhos). Há muitos Vaz Belo aqui no banco de dados do Genea Portugal. Será que alguém tem mais informação desta família?
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#172586 | Lourval | 13 nov 2007 02:05 | Em resposta a: #139747

Caros colegas,

E especialmente à prima Raquel. Às vezes a resposta de um problema está no nosso próprio banco de dados.

Tenho aqui o batismo de Maria Vaz Mendonça nascida em 19.08.1724 na Póvoa de Rio de Moinhos, filha de Pedro Vaz e de Maria Mendonça. Neta paterna de Manuel Vaz Belo (de Alcains) e Catarina Fernandes.

Nunca consegui localizar o casamento de Manuel Vaz Belo e Catarina Fernandes na Póvoa.

Fui ao meu banco de dados e investiguei as dezenas de Catarina Fernandes e eis que encontro uma Catarina Fernandes casada com Manuel Vaz (de Alcains), porém Catarina Fernandes é de Escalos de Baixo. Esta teve filha Maria Vaz em Escalos de Baixo.

Maria Vaz casa-se em Escalos de Baixo em 08.09.1739. Começo a suspeitar de que Maria Vaz e Pedro Vaz são irmãos.

Quarta-feira próxima vou localizar o casamento de Manuel Vaz e Catarina Fernandes em Escalos de Baixo e quem sabe ligar este Manuel Vaz à família Vaz Belo.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#229467 | Lourval | 15 mai 2009 20:50 | Em resposta a: #139747

Caros colegas,

Estou renovando este tópico.

Manuel Vaz Belo casou-se em 06-09-1685 na Póvoa de Rio de Moinhos com Catarina Fernandes. Manuel Vaz Belo é dito de Alcains. Os seus pais não foram declarados. Eu nunca vi Belos em Alcains.

Tiveram filhos entre cerca de 1685 e 1705. Um deles é Catarina Rodrigues. Não há Rodrigues do lada de Catarina Fernandes. Poderá ser o apelido da mãe de Manuel Vaz Belo.

Alguém conhece uma família Vaz Belo no Distrito de Castelo Branco? Ou mesmo em outro distrito, nestes anos?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#256048 | Lourval | 06 jun 2010 19:28 | Em resposta a: #229467

Caros colegas pesquisadores no Distrito de Castelo Branco,

Alguém já se deparou com o apelido Belo no distrito?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#256049 | Lourval | 06 jun 2010 19:33 | Em resposta a: #229467

Coincidentemente há um Tomé Vaz Belo casado com Catarina Rodrigues em Borba em 1599, casamento este na base de dados do GeneAll.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz Belo

#256078 | Newton | 07 jun 2010 01:45 | Em resposta a: #256049

Senhor.
Tenho um grande amigo DEISE VAZ PINTO, BAGE-RS -BR, nao sei se ajudaria em alguma coisa este dado, meu cunhado tbm e da familia VAZ, ele filho de Oswaldo VAZ.
Newton Herculano Carneiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz Belo

#256104 | agp | 07 jun 2010 16:53 | Em resposta a: #256048

Caro Primo Lourval,

Eu descendo da família Belo de Penamacor, mais propriamente do alferes José Esteves Belo que casou com Catarina Esteves em 1694 com geração que passou a Vale de Prazeres. Estão na base de dados do Geneall. Não devem ter ligação com os de Alcains e da Póvoa de Rio de Moinhos.

O primeiro a usar o apelido Belo em Penamacor pode ter sido aquele José já que nem os pais nem os avós o parecem ter feito. Curiosamente, na vasta descendência a que deram origem em Vale de Prazeres, aparece uma Catarina Belo que veio a casar em 1817 com Manuel Vaz Jorge dando origem a um ramo Vaz Belo, pelo menos pelo filho João Vaz Belo.

Ainda na Beira Baixa, há uns Belo em Vila Velha de Ródão (Monte do Gavião) no séc. XIX, mais propriamente uma Maria Belo casada com Manuel Cardoso, com descendência. Estes Belo podem descender de uns Belo das Sarnadas de Ródão, mais antigos e que passaram a Vila Velha de Ródão e ao Monte do Gavião, mas não os sei ligar. Há uns Belo nos Cebolais de Baixo, por exemplo, Maria Pais Belo, nascida em 1736, bisneta de uma Leonor Belo, de Nisa. Há ainda uns Belo no Fratel, descendentes de um Manuel Belo casado com Maria Dias, mas parece que aqui o apelido se perdeu. Finalmente, tenho nota de um Manuel Belo de Proença-a-Velha, no séc. XVII, casado com Maria Gonçalves.

No distrito de Portalegre também há uns Belo, na já referida Nisa, e em Alpalhão e Tolosa, pelo menos.

Abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#256118 | Lourval | 07 jun 2010 19:07 | Em resposta a: #256104

Caro Primo António,

Obrigado pelas informações.

Se o padre não se enganou, Manuel Vaz Belo nasceu cerca de 1662 em Alcains. Mas então o Belo foi omitido porque nunca vi Belos em Alcains.

Por outro lado Manuel Vaz Belo casado com Catarina Fernandes na Póvoa de Rio de Moinhos em 06-11-1685 não teve seus pais declarados no registro e seus sogros eram Pedro Gonçalves e Catarina Fernandes.

Entre seus filhos está Catarina Rodrigues. Catarina Rodrigues faleceu em 16-02-1667 e deixou páginas de testamento (gostaria que você desse uma olhada quando tiver um tempinho) e deixou inúmeras propriedades e o nome de Francisco de Albuquerque foi citados várias vezes. Fiquei intrigado.

De onde viria o Rodrigues de Catarina Rodrigues? Penso que vem possivelmente da mãe ou do pai de Manuel Vaz Belo. Coincidentemente Tomé Vaz Belo (de Borba, vide GeneAll) é casado com uma Catarina Rodrigues Lobo e um irmão de Tomé Vaz Belo também foi casado com uma Catarina Rodrigues.

Este Manuel Belo casado com Maria Dias do Fratel....de que período são?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#256128 | Lourval | 07 jun 2010 19:48 | Em resposta a: #256104

Caro Primo António,

Catarina Rodrigues, filha de Manuel Vaz Belo, casou-se com Manuel Luís Vigário, natural de Proença-a-Velha, filho de Domingos Afonso, de Penamacor (Meimoa) e de Catarina Luís, de Oledo. Catarina nasceu em 1701, na Póvoa.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz Belo

#256135 | agp | 07 jun 2010 20:29 | Em resposta a: #256118

Caro Primo Lourval,

A Catarina Luís de Oledo, casada com Domingos Afonso, deve ser a Catarina nascida a 11.11.1635, filha de Manuel Martins Brazana e de Beatriz Luís, meus antepassados. É questão a esclarecer.

O Manuel Belo e a Maria Dias tiveram os seguintes filhos no Fratel: Natália (24.12.1631), Brás (30.11.1636), Isabel Dias (4.7.1638) casada com Manuel Dias Soldado, Tomé (21.12.1643) e ainda Miguel Dias Belo casado com Maria Dias.

Abraço,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#256149 | Lourval | 07 jun 2010 22:30 | Em resposta a: #256078

Caro Newton,

Obrigado pela sua informação. Mas vê-se que não há um entroncamento próximo ou visível entre os Vaz de Bagé-RS, Brasil, e os Vaz Belo do Concelho de Castelo Branco, Portugal. Entretanto sei que há família Belo no Brasil.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz Belo

#346012 | XICO1970 | 08 mai 2014 19:03 | Em resposta a: #256149

Eu também tenho ascendentes VAZ BELO mas em ALPALHÃO -NISA

Então vem o seguinte :

I - Gregório Vaz Belo X Joana Temuda

II - Ana Dias x Manuel Dias Castelhano : c: 27/10/1697 - Alpalhão - Nª Srª da Graça

III - António Vaz Belo (N:16/02/1710) X Isabel Martins : c: 1/10/1732 - Alpalhão

IV - Francisco Dias Temudo ( n: 11/11/1732 ) x Ana Maria de Andrade ; c: 17/04/1787 - Alpalhão

- António Vaz Belo

- Alberto Manuel Belo

V - Miguel Temudo x Rosa Joaquina de Andrade : C : 28/07/1813 - Alpalhão

VI - Ana Joaquina de Andrade x Manuel Lopes Subtil

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo & Dispensas matrimoniais

#346016 | Lourval | 08 mai 2014 19:28 | Em resposta a: #346012

Olá!

Eu encontrei o casamento de Manuel Vaz Belo e Catarina Fernandes em Alcains em 06.11.1685. Mas infelizmente os pais dele não foram declarados.

Eu me pergunto onde estão as dispensas matrimoniais!!! Resolveria o problema.

Manuel Vaz Belo poderá ter nascido cerca de 1662.

Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#361820 | raul salgueiral | 24 set 2015 16:20 | Em resposta a: #346012

Boa tarde,

Tenho ascendêncio de Gregório Vaz Belo casado com Joana Temudo, tendo como filha Ana Dias (em Alpalhão- Nisa).

Se tiver informações agradeço

raul salgueiral

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#361904 | Lourval | 26 set 2015 18:24 | Em resposta a: #256135

Caro Primo António,

Após muitos anos, retomei esta mensagem. Você confirmaria que Catarina Luís cc Domingos Afonso é filha de Manuel Martins Brazana e Beatriz Luís?

Abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#361949 | agp | 28 set 2015 11:37 | Em resposta a: #361904

Caro Primo Lourval,

Eu Oledo, não há registo desse casal Domingos Afonso e Catarina Luís. Não sei responder.

Abraço.
agp

Resposta

Link directo:

Família Vaz Belo

#379969 | msubtil | 17 abr 2017 11:53 | Em resposta a: #346012

Caro XICO1970
Tem algo sobre este Manuel Lopes Subtil que casou com Ana Joaquina de Andrade? Eu agradeço-lhe o que me puder disponibilizar pois neste momento estou com 5 ou 6 Manuel Lopes Subtil (Elvas, Castelo de Vide, Alpalhão). O que eu procuro casou com Ana do Rosário - talvez em Nisa ou Castelo de Vide) e deve ter nascido por volta de 1815. Obrigado Manuel Subtil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen