Dúvidas na linhagem Moreira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dúvidas na linhagem Moreira

#13980 | Vasco Jácome | 09 dez 2001 16:54

Os nobiliários tradicionais como o de Felgueiras Gayo e de Manuel de Sousa da Silva, começam a linhagem dos Moreira por:

I Pedro Pires Moreira, Sr. da Torre de Moreira, em Moreira do Castelo, Celorico de Basto, donde retiraram o apelido, cc ...?

II Rui Pires Moreira cc ... (Gayo diz que com Brites Fernandes de Ataíde). Segundo os citados autores, terão tido:

III Gonçalo Rodrigues Moreira, sucessor, cc D. Maior Martins de Ulgeses (na realidade, de Leiria), que tiveram várias filhas (cuja descendência seguiu o apelido dos respectivos maridos) e Fernão Gonçalves Moreira cc Maria Gomes da Cunha, pais de Margarida Fernandes Moreira, herdeira e cc João Rodrigues Portocarreiro, Sr. de Vila Real. Foram pais de Fernão Anes de Portocarreiro cc Maria Rodrigues de Resende, pais de João Rodrigues de Portocarreiro; pai de D. Maior Portocarreiro cc D. João Afonso Telo, Sr. de Vila Real, Conde de Viana, etc, antepassado da Casa de Vila Real. Julgo mesmo que a própria Torre de Moreira deve ter sido incorporada no vasto património desta família e que depois dos acontecimentos que levaram à extinção desta Casa em meados do séc. XVII, a Torre de Moreira tenha sido vendida, pois pelo menos um séc. depois já estava nas mãos de particulares.
II Fernão Rodrigues Moreira
II Martim Rodrigues Moreira

A questão da linha de sucessão na Torre de Moreira parece consensual. O mesmo já não se pode dizer dos outros filhos de Rui Pires Moreira, Fernão e Martim. José Augusto Pizarro nas suas “Linhagens Medievais Portuguesas” dá-lhe os seguintes filhos:

- Gonçalo Rodrigues de Moreira, com a descendência como descrita acima.
- Teresa Rodrigues de Moreira cc Afonso Anes Maravilha
- Mem Rodrigues de Moreira, pai de Gonçalo Mendes de Moreira, eventualmente pai de um Gonçalo Gonçalves de Moreira.

Onde estão então aqueles Fernão e Martim apontados pelos “clássicos”?

A questão é que destes dois supostos irmãos é que descendem ramos de Moreiras que terão atingido a Idade Moderna.
Mas se a sua existência é fantasia, ou pelo menos duvidosa, donde vem os Moreiras posteriores à Idade Média?

Terão todos origens diversas, talvez com o apelido tirado das várias freguesias Moreira que existem?

Ou haverá algum ramo que entronque nos medievais?

Julgo que este tema será de bastante interesse, até pelos vários tópicos sobre Moreiras que existem no Fórum.

Grato pela atenção,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#13992 | magalp | 09 dez 2001 22:22 | Em resposta a: #13980

Meu Caro Vasco

Tenho umas fotocópias dum velho tombo da Casa da Bouça, Lousada, creio q.hoje na posse de João Cabral Noronha e Menezes (o original) que trata duns Moreira, de Santão, Felgueiras, "lavradores honrados q. ali viviam à lei da Nobreza em 1580..."
É o dito documento muito interessante pois dá notícia de vários Moreiras q. entroncam em muitas casas ali naquela região do Entre-Douro e Minho. Entre estas, Valinhas e a Lavandeira de Penafiel. Mande-me o seu e-mail para tentar transcreve-lo ou enviar digitado.
Cmptos.
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14004 | MNZ | 10 dez 2001 00:10 | Em resposta a: #13992

Caro Manuel Maria
Sou descendente de Manoel Domingues Moreira, que veio para o Brasil por volta de 1843,mas infelizmente não consigo descobrir qual a freguesia/ concelho de origem, pois algumas versões dizem ser de Aveiro e outras falam de Póvoa de Varzim. Como me é praticamente impossivel descobrir qual, poois já consultei o arquivo distrital de Aveiro,mas devido aos poucos dados que possuo nada consegui, ficaria feliz se vc pudesse me fornecer cópia deste documento que possuis.
meu e-mail moreiramenezes@bol.com.br
um grande abraço
Danilo Moreira de Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14266 | canivari | 14 dez 2001 13:55 | Em resposta a: #13980

Dúvidas na linhagem Moreira.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14282 | doria_gen | 14 dez 2001 22:02 | Em resposta a: #13980

Vou mais longe: pelas datas, onomástica (Ruis e Gonçalos, se bem me lembro, na geração anterior), creio que Pedro Pires de Moreira era filho de outro Pedro Moreira, da linha de Trutesendo Guimires (família de ``Evenandus, dominus,'' em Mattoso), patronos de Moreira da Maia. O padroado passa justo por essa linha.

O ramo do qual parece que descendo, segundo Gayo seria colateral a uma dessas linhas que Pizarro ignora. Mas veja que Gayo cita fontes documentais, heranças em disputa, etc. O que não sei é se Pizarro encontrou essas fontes mencionadas em Gayo.

Minha regra com Gayo (rule of thumb, se me permitem) é: confiar, em princípio, quando ele cita fontes primárias - confiar interpretando. Não tenho contra Gayo os preconceitos que muita gente parece ter.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14287 | magalp | 15 dez 2001 00:00 | Em resposta a: #14282

Caro fa (doria_gen)

Uma vez mais li com interesse e muito gosto a sua intervenção. Aplaudo o seu modo de interpretar Felgueiras Gayo e mais ainda a ausência de preconceitos contra o mesmo, como a maioria de nós, capiteneados (permitam-me) por Vasco Jácome.
Quanto aos Moreira, saberá que muitos lugares, pueblos, vilas e aldeias há com esse nome, por todo o Portugal, bem como na Galiza e Castela pelo q. não haverá uma raiz comum para as diversas famílias. Os q. referi são de Felgueiras e creio nada terão com os da Maia, mais antigos supostamente.
Cmptos.
Magalhães

Resposta

Link directo:

Moreira de Lousada

#14290 | jnt | 15 dez 2001 02:17 | Em resposta a: #13992

Tenho ascendência Moreira, de Lousada.
Porventura esse tombo que refere (e as fotocópias que dispõe) fará menção a uns Moreira desse concelho?

Cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Moreira de Lousada

#14295 | magalp | 15 dez 2001 10:28 | Em resposta a: #14290

Caro J. Neto Teixeira

Claro q. faz, pois é mesmo a cópia parcial dum tombo de Lousada, da Casa da Bouça e das suas ligações a concelhos limitrofes.
Por acaso não é de Macieira?
Estou ainda a "retroverter" o dito documento o q. demorará qualquer coisa ainda. Logo q. possível, apresento-o por esta via.
Cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14307 | doria_gen | 15 dez 2001 17:32 | Em resposta a: #14287

Prezado Magalhães,

Agradeço seus comentários: não há fontes perfeitas, ou genealogias sem notas ao pé da página. Pizarro - cujo livro é magnífico - não dá descendentes para Vasco Peres ``veirão,'' dos de Bragança. No entanto, creio que Montarroyo cita um longo processo de disputa pela alcaidaria de Vimioso, então nos Moraes, traçando-lhes uma ascendência varonil até o tal do veirão. Por que ignorar essa transcrição de Montarroyo?

Se assim fosse, não teríamos o documento de Santo Tirso, pq se bem me lembro, D. António Caetano transcreve uma cópia do século XV - e não saberíamos o nome correto do progenitor da gente da Maia, o Lovesendes.

Volto em breve à origem dos Moreiras.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14313 | doria_gen | 15 dez 2001 18:25 | Em resposta a: #13980

Cito J. Mattoso, _A Nobreza Medieval Portuguesa_, Estampa, ed. de 1985, p. 224 e ss:

1. Gonçalo Trutesendes [atestado entre 1098 e 1121] c.c. Maria Gonçalves [at. entre 1102 e 1144]. Proprietário em Palmazão, Mandim, Aveleda, Fajozes, Carcavelos, Pindelo; patrono do mosteiro de Sesmonde, etc.

Filhos (ver discussão em Mattoso):

1 - Pedro [at. 1145 a 1151], c.c. Maior Peres. Proprietário dos mosteiros de Moreira, Sesmonde. Teve um filho chamado Gonçalo.

2 - Soeiro [at. 1145 a 1146]. Co-patrono de Moreira, Mosteiró.

3 - Mendo [1144 a 1145], patrono de Moreira e Mosteiró.

4 - Rodrigo [1145], igualmente co-patrono de Moreira e Mosteiró.

Creio ser Pedro Gonçalves o pai de Pedro Peres ``de Moreira,'' daí vindo-lhes o nome. Comparem os prenomes dos irmãos de Pedro, listados em Mattoso, com as primeiras gerações dos Moreiras. E as datas são consistentes.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14315 | doria_gen | 15 dez 2001 18:29 | Em resposta a: #14287

Sobre os outros ramos - um deles, creio, começando num Rui - creio que poderíamos tentar uma análise da sucessão das propriedades. O ramo do Porto foi estudado recentemente (1992, por aí) naquela tese de Coutto sobre a aristocracia urbana do Porto. (Não tenho a referência completa, mas tenho-na aqui.)

fad

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14316 | Vasco Jácome | 15 dez 2001 18:34 | Em resposta a: #14282

Caro Francisco Dória

Começo por lhe agradecer a sua atenção.

É claro que teoricamente se pode admitir ter havido erro de José Pizarro ao não ter identificado estes dos ramos de Moreiras. Tal só poderá ser explicado por uma total ausência de “papelada” sobre esta gente, o que não sendo impossível parece pouco provável.
Gayo e Manuel de Sousa da Silva dizem que Fernão e Martim Rodrigues Moreira viveram precisamente no tempo de D. Dinis, época de eleição deste autor. O primeiro teve ainda a quinta de Penela. Terá toda a documentação desaparecido?

Note-se que José Pizarro, nesta sua obra, que convém não esquecer que é uma tese de doutoramento, o que lhe traz algumas condicionantes, nunca usa como base o que é dito pelos nobiliários posteriores à época em estudo como os de Gayo ou Monterroyo.

Note-se também que Gayo não fala de disputas de heranças para esta geração ou qualquer outro documento. Fala de D. Fernando ter coutado a tal quinta de Penela ao filho de Fernão Rodrigues Moreira, João Fernandes
Moreira.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14321 | doria_gen | 15 dez 2001 20:17 | Em resposta a: #14316

Prezado Vasco,

Por favor, não veja nas minhas observações tentativa de desmerecer o trabalho de Pizarro - o que escrevi e publiquei tem, com certeza, muito mais erros, e flagrantes.

Vou rever o Gayo, mas, se não me engano, há alguma referência a herança complicada, ou será que me falha a memória?

Grato pela observacão,

fad

Resposta

Link directo:

RE: Moreira de Lousada

#14323 | jnt | 15 dez 2001 21:53 | Em resposta a: #14295

Caro Manuel Maria Magalhães

Infelizmente ainda não tive oportunidade em explorar esse ramo familiar.
No entanto, os dados que disponho chegam a Nevogilde, resultantes de um casamento entre um Moreira e uma descendente de um Senhor da Casa do Castro.

Cumprimentos
J. Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14327 | Vasco Jácome | 15 dez 2001 22:57 | Em resposta a: #14321

Caro Francisco Dória

Note que não sou advogado de defesa de ninguém! Apenas tento esclarecer as coisas.

Mas se me permite insistir com o que é dito por este autor, que naturalmente conhece bem as obras de Mattoso, pois inclusivamente cita-as abundantemente ao longo da sua obra, diz na introdução aos Moreira (Vol. 2, pg. 437):

“Nova linhagem [Moreira], na apresentação como na antiguidade, uma vez que, tanto quanto conseguimos apurar, as suas origens não deverão recuar muito para além do final do séc. XII, ou mesmo do início da centúria seguinte.” ...

“Tudo indica que os Moreiras «nasceram» no j. [julgado] de Celorico de Basto, mais concretamente na antiga fg. de S.ª M.ª de Moreira (em nota de rodapé: “Hoje fg. de Moreira do Castelo, c. de Celorico de Basto”), onde o primeiro indivíduo conhecido da linhagem, Pero Pires de Moreira, teve a quintã da Torre, e os seus filhos fizeram novas quintãs.”

Segue-se precisamente uma nota de rodapé que demonstra claramente que José Pizarro também confronta as suas pesquisas com autores “clássicos” como Felgueiras Gayo, pois diz que:

“Pero Pires, os seus filhos e a grande maioria dos seus netos e bisnetos são ignorados pelos livros de linhagens medievais, como facilmente se observa através da respectiva árvore genealógica. Curiosamente, quer aquele quer os filhos foram do conhecimento dos genealogistas dos séc. XVII-XVIII, nomeadamente por Felgueiras Gayo, através das indicações das inq. Dionisinas”

Mesmo assim, não aceitou os dois ramos oriundos daqueles dois irmãos!

Também não parece reconhecer a tal ascendência transcrita por si e proposta por Mattoso.

Quanto a partilhas difíceis, ou me está a escapar qualquer coisa, ou de facto, pelo menos nas gerações aqui em causa, não encontro nada.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14334 | doria_gen | 16 dez 2001 00:35 | Em resposta a: #14327

Prezado Vasco,

Dê-me um tempinho, por favor, que de hoje para amanhã revejo o Gayo, e, sendo o caso, corrijo-me.

Creio, com certeza, que os Moreiras eram gente obscura. A ligação entre a família de Trutesendo Guterres, no texto de Mattoso, e os Moreiras, sou eu quem a propõe. Baseio-me:

1 - O nome Moreira viria do mosteiro sob padroado da linhagem antiga.

2 - Aparece, como principal herdeiro de Gonçalo Trutesendes, um Pedro Gonçalves, patrono do mosteiro de Moreira, com um filho de nome Gonçalo.

3 - Na mesma geração deste Pedro Gonçalves, aparece um Rui e mais outro, cujos nomes, Gonçalo, Rui, aparecem logo na primeira geracão dos Moreiras reconhecidos.

Esta a base de minha argumentação.

Grato sempre, com amizade,

Francisco Antonio Doria

PS: Uma curiosidade - como disse, o primeiro Moreira dos ditos ``do Socorro,'' na Bahia, foi Martim Afonso Moreira, nascido c. 1550, em Setúbal, segundo os linhagistas de cá. Seu pai seria um Antonio Moreira, dos de Basto, e isso é provável, porque foi seu primogênito Antonio Moreira da Gamboa, casada com D. Antonia de Meneses, filha de Cristóvão da Costa Doria (donde meu nome). Esse nome Antonio é obsessivo na família; na linha direta, incluindo ascendentes diretos e colaterais de primeiro grau, avoengos e tios-avoengos, sou o 11o. Antonio, desde aquele meu 10o. avô Antonio...

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14342 | doria_gen | 16 dez 2001 09:15 | Em resposta a: #14327

Prezado Vasco:

As linhas disputadas são duas:

1) A linha dos donos de Penela, e seu sub-ramo, de Basto e S. João de Pesqueira.

Começa esta num personagem (não sei se documentado, ele mesmo ou um seu descendente) em fontes primárias, com o patronímico certo, e, creio, o nome. A linha é a sucessão na quinta, o que poderia talvez (estou deste lado de cá do oceano...) ser checado documentalmente. A ``disputa'' errada a que me referi, é, na verdade, a bastardia de Fernão ``de Sousa,'' - parece um locativo, e a herança de tio a sobrinho.

A sub-linha de Basto, começando em Gonçalo de Sousa - é acreditar ou não, duvido que haja fonte primária aqui - leva à casa de Pascoais, comprada por um Moreira de Carvalho e passada à irmã. Leva também, pelo que creio, ao ramo que vem para o Brasil. Gostaria de ver mais documentos aqui.

2) A linha do Porto. Neste caso, há um gap de uma ou duas gerações. No século XV, estes personagens participavam ativamente da vida do Porto, e são bem conhecidos.

Essa, em resumo, minha análise.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14483 | magalp | 19 dez 2001 22:43 | Em resposta a: #14342

Caro Vasco Jácome

Estou a andar com o tal trabalho de conversão do Tombo da Bouça, Lousada.
É muito mais interessante do que me lembrava já e eventualmente uma série de registos para a base de dados de GP.
Já falta pouco!
Um abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14587 | doria_gen | 22 dez 2001 01:00 | Em resposta a: #13980

Prezado Vasco:

O Pizarro cita um dos da família de Penela: é Rui Fernandes Moreira, V2, p. 447 do vol. 2, que dá como escudeiro e que testemunha uma venda em 1342.

O ancestral dos do Porto, o Pizarro coloca-o à p. 440, IV 9, Afonso Martins Moreira. Continuo achando que, nessa linha, há um gap.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14597 | doria_gen | 22 dez 2001 09:46 | Em resposta a: #14327

Prezado Vasco:

Vou preparar, em formato .pdf (com uma source file em LaTeX), o que penso desses Moreiras, e coloco esse material à disposição de todos os interessados.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14608 | Vasco Jácome | 22 dez 2001 19:28 | Em resposta a: #14587

Caro Francisco Doria

Relativamente ao Moreira de Penela, só se desmontarmos o esquema genealógico proposto por Pizarro, poderemos aceitar a sua tese.
Se é certo que Pizarro parece filiar Rui Fernandes de Moreira em Fernão Gonçalves de Moreira e Maria Gomes da Cunha, apenas com base no patronímico e cronologia, o que pode tornar a hipótese pouco firme, resta saber porque é que ele há-de ser o que Gayo traz no §2 N5. Porque é que Pizarro não fala do pai e avô que Gayo lhe dá?

Quanto a Afonso Martins de Moreira, pode ser que de facto Gayo faça confusão nas filiações e patronímicos e o Martim que colocou no seu §3 N3 como sendo Rodrigues e filho de Rui, na realidade fosse Anes e filho de João Pires de Moreira, ou seja, o mesmo que colocou no §1 N3. Pizarro diz que não sabe se teve filhos, mas pode ser apenas por falta de “papelada” e que na realidade tenha tido os descendentes que estão no Gayo. É uma hipótese.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14612 | doria_gen | 22 dez 2001 22:26 | Em resposta a: #14608

Prezado Vasco:

Antes que me esqueça, e que v. me veja como indelicado, Boas Festas e um Feliz Ano Novo.

Agora, o que penso:

1) Com certeza Afonso Martins, que Gayo faz ancestral dos do Porto, é o assinalado por Pizarro. Há documentos de filiacão, etc.

2) Revendo o Pizarro, e partindo da premissa de que a linhagem dos de Penela foi vista por Gayo em documentos, como bem o parece (uso sempre este critério), a questão seria, em que Rui ou Rodrigo entroncá-la?

Pizarro encontrou um Rui *Esteves* de Moreira, na data conveniente, que pode, sim, ser o ancestral da linha. E' o que penso.

3) Este último personagem, solto no espaço, por assim dizer, pode ser dos de Penela.

Qual sua visão?

fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14613 | doria_gen | 22 dez 2001 22:28 | Em resposta a: #14608

Só me corrigindo: quando falo ``este último personagem,'' refiro-me ao último citado por Pizarro.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14626 | Vasco Jácome | 23 dez 2001 17:47 | Em resposta a: #14612

Caro Francisco Doria

Julgo que há 3 situações no Gayo: uma em que ele refere explicitamente documentos primários; outra em que refere que viu a genealogia noutros nobiliários, ou que lha remeteram, etc. Enfim, basicamente segue o que é feito por outros, umas vezes aceitando, outras rejeitando, umas bem, outras mal.

Uma última situação, aliás a mais comum: não se faz a mínima ideia onde ela vai buscar as coisas! De facto, ao contrário das obras modernas, cheias de notas de rodapé com indicação da fonte, na altura, tal não se usava com a frequência necessária e desejável!

É certo, que pode ter visto documentos que entretanto foram destruídos (invasões francesas, etc).

Assim, não sei realmente em que se baseia esta genealogia dos Moreira de Penela feita por Gayo. Realmente, o fim do séc. XIV, o XV e inícios do XVI parecem ser bastante complicados para a genealogia Lusa. Mais não lhe sei adiantar.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14627 | doria_gen | 23 dez 2001 17:59 | Em resposta a: #14626

Prezado Vasco:

Há aqui dois critérios possíveis: ou o aceitamos, ou o rejeitamos. Agora, montando o quebra-cabeças, vejo que, implicitamente, uso ainda três critérios para testar (``testes de tornassol,'' se me permite) as linhas em Gayo:

- citações de fatos parecendo basear-se em documentos;

- consistência cronológica;

- consistência onomástica.

Usei-os, na montagem deste quebra-cabeças.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14629 | doria_gen | 23 dez 2001 18:51 | Em resposta a: #14626

Prezado Vasco:

O texto (tentativo) sobre os Moreiras, séculos X-XVI, está pronto. Tenho-no em .dvi (LaTeX), .ps ou .pdf. (A LaTeX source file depende de um format próprio que desenvolvi.)

Sobre os séculos XIV - XVI na genealogia portuguesa: já sugeri que se usasse o critério empregado por Diels e Kranz, no fim do século XIX e começos do XX, para restaurar os fragmentos dos pré-socráticos - sobre os nobiliários de Damião de Gois até Gayo, ou os critérios análogos, para restauracão do texto bíblico.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14709 | artur41 | 27 dez 2001 02:54 | Em resposta a: #14626

Caro Vasco Jácome


Já recuperado, em parte, de um enorme susto: minha mãe partiu o colo do fémur, no dia 11 deste deste mês, tendo tido que fazer uma artroplastia que, felizmente, correu muito bem (tendo em conta que minha mãe tem 70 anos); volto ás "lides".
Não terá, o Vasco, informações sobre a origem dos Moreira Landeiro?
Sei que o pai de meu antepassado Lázaro Moreira Landeiro, chamava-se Ruy Landeiro. No entanto sobre o meu ramo dos Moreira, pouco sei.


Um grande abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14747 | Vasco Jácome | 27 dez 2001 21:17 | Em resposta a: #14709

Caro Artur Camisão Soares

Neste momento, não me parece que tenha nada sobre esses Moreiras.

Talvez não fosse pior ideia colocar aqui (ou até noutro tópico com um título mais dirigido para o que pretende) os dados (datas e locais) dos mais remotos que conhece. Pode ser que alguém tenha qualquer coisa.

Com os meus votos de pronto restabelecimento de sua mãe e de Boas Entradas,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#14882 | artur41 | 29 dez 2001 05:55 | Em resposta a: #14747

Caro Vasco Jácome


Trata-se de uma parte da minha família ainda pouco estudada. Lázaro Moreira Landeiro, a que eu me refiro, terá nascido por volta de 1590-1600 e casou-se com Maria Landeiro.
Tenho que ver se junto mais elementos.
O meu obrigado pela sua referência à minha mãe: está a recuperar bastante bem!
Um óptimo 2001 para si, e para todos os seus.


Um abraço amigo

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#15556 | doria_gen | 10 jan 2002 00:11 | Em resposta a: #13980

Prezado Vasco:

ontem chegou-me, enviado gentilmente pelo Manuel Abranches de Soveral, o texto de Sousa Lara e Fernandes sobre os Moreiras de Tarouquela.

Face a isto, corrigi hoje o meu texto dos Moreiras; devo colocá-lo no site em dois dias, por aí. Muda muita coisa: pendente só fica o ramo de Penela, já que a Casa de Pascoais aparece aqui, e resolvem-se umas incongruências de Gayo.

Forte abraço, fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#15567 | doria_gen | 10 jan 2002 11:06 | Em resposta a: #13992

Amigavel (e cordialmente) advertido pela administração da Genea que, segundo as regras, não posso postar aqui urls, peço aos que estiverem interessado nessa reconstrução que fiz da linhagem dos Moreiras, séculos X-XVI, que me a solicitem pelo e-mail

doria_gen@yahoo.com.br

Lamentando haver, involuntaria e inocentemente, desrespeitado as regras da casa que nos abriga a todos,

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#15605 | doria_gen | 11 jan 2002 15:10 | Em resposta a: #13980

Prezado Vasco,

Se vc quiser (em .pdf) como refiz os Moreiras, depois que Manuel Soveral me enviou os _Moreiras de Tarouquela_, de Sousa Lara e Fernandes, envie-me por favor um e-mail para

doria_gen@yahoo.com.br

que logo respondo com o arquivo attachado (odioso barbarismo...)

Forte abraço,

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#16559 | jnt | 02 fev 2002 17:56 | Em resposta a: #13992

Caro Manuel Maria Magalhães

Chegou a fazer a tal transcrição do referido tombo da Casa da Bouça?
Tenho alguma curiosidade nas informações que o referido tombo possa ter sobre os Moreira.

Cumprimentos
J. Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#16565 | magalp | 02 fev 2002 20:15 | Em resposta a: #16559

Caro J.Neto Teixeira

Dê-me o seu e-mai e de imediato lhe passarei o doc. destes Moreira.
Não oscompatibilizei ainda com os referidos no Nobiliário de M. Sousa e Silva, q. comprei há dias.
cmptos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#16573 | jnt | 02 fev 2002 20:43 | Em resposta a: #16565

Caro Manuel Maria Magalhães

Os meus maiores agradecimentos se fizer o favor de enviar o referido documento para o meu email: jnt@netvisao.pt

Cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#16682 | jnt | 04 fev 2002 22:01 | Em resposta a: #13992

Caro Manuel Maria Magalhães

Os meus maiores agradecimentos se fizer o favor de enviar o referido documento para o meu email: jnt@netvisao.pt ou jnetoteixeira@hotmail.com

Cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60652 | palmeida | 17 mar 2004 23:05 | Em resposta a: #14483

Caro Manuel Maria:

Se não fosse pedir demasiado, seria possível disponibilizar-me o acesso á conversão que efectuou do Tombo da Bouça - Lousada? Essa conversão seria do meu maior interesse, pois encontro-me a estudar um ramo da família (Moreira), exactamente de Lousada (Cernadelo).

Fico a aguardar resposta, agradecendo desde já a sua atenção.

Cptos,

Paula Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60654 | Benedita Vasconcelos | 17 mar 2004 23:39 | Em resposta a: #14626

Caro confrade
Estou interessada nos Moreiras de Tarouquela,pois parece-me que neles entroncam os de Carvalhais,Couto de Cima e S.João de Lourosa.
Poderá dar-me alguma indicação?
Agradecendo e com os melhores cumprimentos

Benedita Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60664 | Conde | 18 mar 2004 09:11 | Em resposta a: #60654

Cara Confreira:
Se reparar na linhagem dos Moreiras descrita pelo Prof.Doutor Sottomayor na sua Tese de Doutoramento,notável e magistral,verá que a origem dos Moreiras de Tarouquela, definida antes no artigo do Dr.Antonino Fernandes é a mesma (falta o entroncamento nos Alcoforados que o ilustre Professor descobriu).Estes Moreiras não têm nada em comum com os Moreiras "de Penafiel",embora se cruzem no espaço e no tempo.Tudo leva a crêr que os do Porto sejam destes (de Tarouquela).
Cumprimentos respeitosos.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60667 | Benedita Vasconcelos | 18 mar 2004 11:13 | Em resposta a: #60664

Caro Cofrade
Onde poderei encontrar a tese de Doutoramento do Pro.Doutor Sottomayor?
Ando ás voltas com estes Moreiras e não passo do sèc XVII.
Os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60668 | Conde | 18 mar 2004 11:29 | Em resposta a: #60667

PS-A tese do Prof.Sottomayor Pizarro está à venda em tudo o que é livrarias da especialidade (por ex. Lisboa na Ferin,Luis Barroso (ESQUINA)no Porto etc.,
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Moreiras de Tarouquela

#60710 | Vasco Jácome | 18 mar 2004 22:52 | Em resposta a: #60654

Cara Benedita Vasconcelos

Eu não tenho o estudo sobre os Moreiras de Tarouquela. A única coisa que tenho que possa chegar ao séc. XVII é o Gaio. Já consultou? Em caso negativo, se colocar aqui o que tem posso tentar ver se lá aparecem.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Alcoforado - Moreiras?

#60712 | Vasco Jácome | 18 mar 2004 23:02 | Em resposta a: #60664

Caro Conde

Devo concluir das suas palavras que o Doutor José Pizarro entroncou Pedro Pires Moreira
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179960
nos Alcoforado?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Tarouquela

#60713 | Benedita Vasconcelos | 18 mar 2004 23:07 | Em resposta a: #60710

Caro Vasco J´come
Tenho um António Moreira,capitâo dos Coutos de Santa Eulália,nomeado por D.Miguel.´´E do Satão-Cabanões.Casou com M.dos Prazeres Sousa,de Ferreira de Aves ,sobrinha bisneta do Cónego Agostinho Nunes de Sousa,da Sé de Viseu.O avô do capitâo é José Lopes do Couto Moreira,do Sátão.
Com os melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Tarouquela

#60715 | Benedita Vasconcelos | 18 mar 2004 23:11 | Em resposta a: #60713

O bisavô do capitâo é José Lopes Moreira*10/2/1671 que casou comAna Lopes de Teivas*17/10/1700

Muito grata

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Moreiras das Beiras

#60809 | Vasco Jácome | 20 mar 2004 12:03 | Em resposta a: #60715

Cara Benedita Vasconcelos

Dei uma leitura no ttº de Moreiras do Gaio, mas infelizmente não encotrei Lopes Moreira. Nem me pareceu encontrar gente das Beiras. Os ramos que lá aparecem são essencialmente de Basto, Penafiel, Porto e zonas próximas.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras das Beiras

#60814 | Benedita Vasconcelos | 20 mar 2004 16:03 | Em resposta a: #60809

Caro Vasco Jácome

Bem haja pela sua atenção

Com os melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#60971 | Conde | 23 mar 2004 08:54 | Em resposta a: #60712

Caro Vasco Jácome:
Desculpe o atraso na resposta.Estou a mudar a biblioteca...
O Doutor Sottomayor Pizarro entroncou uma Teresa Martins que o Dr.Maurício Antonino Fernandes só tinha assim,nos Alcoforados.Creio que era a mulher de Martim Moreira, de Tarouquela,filho de Martim Anes Moreira e pai de entre outros da Inês Moreira casada com o Pedro de Marvão e que dá depois os Moreiras de Bem Viver,de onde creio que o Vasco descende,por via dos Carneiros.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60988 | Jurema | 23 mar 2004 12:51 | Em resposta a: #14004

Olá Danilo,
Lendo esta sua mensagem, tào antiga, chamou-me à atenção !!!
Vc por acaso mora no Brasil ??
Fale-me sobre este seu parente MANOEL DOMINGUES MOREIRA. Faço a genealogia do meu esposo que é da Póvoa de Varzim, e ele tem um antepassado, exatamente um quinto avô, com este nome. Não tenho indicações que ele tenha vinde para o Brasil.
Escreva-me, quem sabe trata-se da mesma pessoa !!

abraços,
Jurema (S.Paulo- Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#60989 | Jurema | 23 mar 2004 13:03 | Em resposta a: #13980

Olá Vasco,
Será que os "MOREIRA TORRES", da familia que pesquiso, tem a ver com estes que vc está falando ???
Os antepassados que procuro são da Póvoa de Varzim, freguesia de Estella.

Já tenho alguns nomes, mas nascidos mais ou menos em 1780 e 1800.

Escreva-me,

abço,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#61030 | Vasco Jácome | 23 mar 2004 22:10 | Em resposta a: #60971

Caro Conde

Obrigado pela resposta! Esse facto já está efectivamente referido nas “Linhagens”, vol. 2, pg. 21 e 442, sendo essa Teresa Alcoforado filha de Martim Afonso Alcoforado

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=39154

e da 2ª m.er Maria Pires Ribeiro. Só que quando fala, nos Moreiras (pg. 442) de Martim Martins, diz que “Nada mais soubemos a respeito deste casal”. Mas afinal verifica-se que os Moreiras de Tarouquela vêm deste casal. Está correcto?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#61031 | Vasco Jácome | 23 mar 2004 22:18 | Em resposta a: #60989

Cara Jurema

Os Moreiras de quem falo neste tópico são do séc. XV e daí para trás. Por isso é bastante difícil responder à sua pergunta. É melhor tentar recuar um bocado mais a ver se o apelido se mantém ou se vai parar a alguém oriundo de algum lugar de nome Moreira.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#61058 | Conde | 24 mar 2004 13:38 | Em resposta a: #61030

Caro Vasco Jácome:
Está correcto. Não tem o opúsculo? A si interessa-lhe, pois são seus ascendentes.
Entretanto já se vai sabendo mais sobre os mesmos. É sempre assim.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#61084 | Vasco Jácome | 24 mar 2004 21:01 | Em resposta a: #61058

Caro Conde

Não, não tenho o trabalho em questão. Mas conheço quem julgo que tem.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#61092 | jobe00 | 24 mar 2004 23:21 | Em resposta a: #61031

Ao passar no Forum deparei-me com este tema de Moreiras e, embora ignorando as genealogias respectivas, sei de Moreiras de Castelo de Paiva em várias casas que estão estudados. Tem notícia disso?
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#61152 | Vasco Jácome | 25 mar 2004 19:28 | Em resposta a: #61092

Caro João Bettencourt

Não, não tenho conhecimentos sobre essa gente. Mas também o meu interesse em Moreiras não é propriamente generalizado, ficando-se por esta questão da passagem dos da I Dinastia para alguns ramos mais recentes.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Danilo Moreira Menezes - Procura-se

#61203 | Jurema | 26 mar 2004 12:46 | Em resposta a: #14004

Lendo uma mensagem antiga, que o Sr. acima escreveu no tópico " DUVIDAS NA LINHAGEM MOREIRA", fiquei curiosissima.
Lá, ele fala sobre um antepassado chamado "Manoel Domingues Moreira". Eu tenho em meus registros um antepassado com este nome !!! Será que é a mesma pessoa ???
Alô, Danilo, escreva-me !!!!

abço,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79277 | maam27 | 12 dez 2004 18:29 | Em resposta a: #13980

Prezado SrVasco Jácome: Sou, Marco Antonio Afonso Moreira, neto de Antônio Diogo Moreira, e bisneto de Francisco Alves Moreira e Rosária Diogo Moreira, todos eles nascidos em Lisboa (Portugal), gostaria de mais informações sobre estas pessoas já que sempre há curiosidades de saber quem foram eles .Sei que o senhor vem de outra arvore genealógica mas sei que o senhor teve que pesquisar muito para encontrar sua genealogia;esta eterna garimpagem só tem uma gratificação quando encontramos pessoas como o senhor que também buscam as origens," acho que sem nossas origens somos como barcos sem leme". Desde já fico muito agradecido pela sua ajuda, Atenciosamente : Marco Moreira.
Meu e-mail para resposta: maam_mar_27@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79281 | melisa | 12 dez 2004 19:27 | Em resposta a: #79277

Caro Marco Moreira

Infelizmenteo nosso confrade Vasco Jácome não lhe poderá responder dado ter falecido recentemente, como poderá ver no tópico " Este Fórum está de luto".

Também eu tenho Moreiras, sendo o mais antigo, de que tenho conhecimento, António Moreira Esteves(?) ou Neves(?) ou Anes(?) que nasceu em Beja cerca de 1670, tendo se vindo a fixar no Algarve na zona de Portimão.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79490 | jflfl | 15 dez 2004 22:52 | Em resposta a: #15605

Caro Francisco António Dória
Tenho um Francisco Moreira (n. cerca de 1640-50 na freguesia de S.Salvador da Moreira, aldeia da Guarda, Maia, Porto. Casou com Maragrida Joana Fernades cerca de 1670-74 em Sta Luzia, Garvão, Ourique
Este Francsico Moreira era filho de João Francisco e de Maria Gonçalves.

Será que tem alguma informação destes "Moreira" da Maia, Porto?

Obrigado e um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79493 | doria_gen | 15 dez 2004 23:49 | Em resposta a: #79490

Sugeriria que v. perguntasse ao Conde e ao J. A. Reis, que são os especialistas no assunto. O que sei, infelizmente, é subsidiário.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79515 | Conde | 16 dez 2004 10:31 | Em resposta a: #79490

Caro Confrade:
Suspeito que seja apelido originado em topónimo "recente".
Boas Festas.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79568 | jflfl | 16 dez 2004 23:33 | Em resposta a: #79515

Obrigado pela sua resposta. Sabendo-o um conhecedor de "moreiras" pode dar-me alguma pista de como posso desenvolver um pouco mais a pesquisa deste moreira e seus ascendentes?
Obrigado e aceite a retribuição dos votos de Boas Festas.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79569 | jflfl | 16 dez 2004 23:34 | Em resposta a: #79493

Em todo o caso obrigado. Entretanto recebi uma resposta do "Conde".
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79723 | maam27 | 18 dez 2004 21:13 | Em resposta a: #79281

Prezada:M.Elisa, fico muito grato por ter dado uma resposta ao meu e-mail. Fico muito triste por saber desta noticia do Sr; Vasco Jácome, meus sinceros pesares. Expero possa encontrar alguma coisa destes parentes;muito obrigado.ass: Marco Antonio Afonso moreira.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79736 | Conde | 19 dez 2004 11:49 | Em resposta a: #79490

Nessa data deve haver paroquiais do Porto. Também deve haver inquirições de genere de Padres no Paço. Calculo que já tenha "batido" o Santo Ofício" para o mesmo efeito. Em Beja há paroquiais de Ourique. Convirá verificar quais os conventos com terras na região e procurar os prazos respectivos. As arrematações dos prazos destes conventos extintos estão na Torre do Tombo, no antigo arquivo do M. das Finanças.
Se calhar já fez isto tudo e não achou. Tornar-se-á mais difícil prosseguir, mas não impossível.
Feliz Natal.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79780 | jflfl | 19 dez 2004 22:46 | Em resposta a: #79736

A minha inexperiência associada à falta de tempo ainda não permitiu desenvolver mais esta questão. Vou procurar seguir os seus conselhos. Talvez mais facil seja começar pelos paroquiais no ADP.
Confesso que não entendi a pista sobre os conventos com terras na região. Pode esclarecer-me? Este Moreira ao que sei terá sido carpinteiro na aldeia da Guarda, Moreira da Maia, Porto. Segundo consta terá enriquecido e vindo para o Sul onde casa em Santa Luzia, Ourique. Será que me está a dizer que ele poderá ter adquirido terras aos conventos?
Obrigado pelos esclarecimentos e retribuo os votos de feliz natal
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79802 | Conde | 20 dez 2004 11:08 | Em resposta a: #79780

As terras de muitas regiões do país eram pertença dos conventos que os aforavam, normalmente em três vidas, aos lavradores. Daí servirem para reconstituir genealogias e patrimónios de outrora. Acabou este sistema com a reforma agrária do "mata-frades" e companhia.
Feliz Natal.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79834 | jflfl | 20 dez 2004 19:11 | Em resposta a: #79802

Muito obrigado pela explicação de um facto e um recurso de pesquisa que desconhecia.
Cpts
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79856 | camac41 | 21 dez 2004 01:00 | Em resposta a: #13992

Caro Manuel Maria

Deparei hoje com este tópico e com a sua indicação sobre o tombo da Casa da Bouça, Lousada e da ligação de vários Moreiras com muitas casas da região.
Na minha ascendencia tenho vários Moreiras na zona de Paços de Ferreira e Paredes. Agradecia que me enviasse, abusando da sua disponibilidade, o referido tombo para camac@netcabo.pt
Com os agradecimentos antecipados

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79859 | magalp | 21 dez 2004 01:47 | Em resposta a: #79856

Meu Coronel

Missão cumprida!
Seguiu já, não a toque de caixa mas em passo de corrida a tal parte do Tombo da Casa da Bouça que tenho fotocopiada e «traduzida» aqui na maquineta. Espero lhe sirva de alguma coisa, pois é comum a muitas casas no Vale do Sousa.

Não sei se conhece «Os Braganças da Província do Minho» um muito interessante trabalho do Dr. Elísio Ferreira de Sousa, publicado em 1973. Nessa obra é tratada grande parte da descendência de Afonso Fayão, filho bastardo de D. Teodósio I, Duque de Bragança, que foi (inevitavelmente) Abade de Baltar…
Pois na numerosa descendência deste clérigo natural de Vila Viçosa, há Moreiras de Parada e de Paredes, povoações muito próximas de Baltar. Destes, vem entre outros uma conhecida família aqui do Porto (diria que com foro de «tradicional» …), Avides Moreira, hoje com íntimas ligações à velha nobreza destes reynos!
Vêm igualmente os Meireles Freire que nesta BD entram nos anos de setecentos em muitas velhas casas solarengas de Penafiel, Lousada, Paços de Ferreira, etc.
Mais informo que este Dr. Elísio de Sousa qDt, ainda que pouco citado, era um investigador notável, de inexcedível crédito.

Outro grande abraço,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#79901 | camac41 | 21 dez 2004 19:41 | Em resposta a: #79859

Caro Manuel Maria

Grato pelo documento recebido. Não consegui fazer qualquer ligação pois os meu Moreiras são posteriores. Já esgotei os dados dos Arquivos Paroquiais da zona. Agora vou enveredar pelos Arquivos dos Mosteiros.
Agredecia que me informasse se o livro que refere ainda está à venda
Com o desejo de um bom Natal

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#93035 | MNZ | 10 jun 2005 18:11 | Em resposta a: #60988

Olá Jurema, saudações!

Desculpe por resonder tão tardiamente a sua msg, pois meu comutador estava quebrado. Antes tarde do que nunca!
Sim, moro no Brasil, na rua Loes Ferreira 196 bairro Irajá, Rio de Janeiro.
Quanto ao Manoel Domingues Moreira o uco que sei é que chegou ao Brasil or volta de 1840 e/ou 1843, fixando-se na vila de Alagoa Nova, Paraiba. Era casado com Mariana de Menezes. Foi conselheiro municipal e roprietario de um açougue.
Deixou grande descendência, surgindo de uma delas o ramo dos Moreira de Menezes da Paraiba, do qual eu descendo. Criei uma hp na qual eu traço a descendência de Manoel através de meu bisavô Francisco Domingues Moreira. Infelizmente não consigo maiores informações sobre Manoel, por isso fico torcendo para que estejamos falando da mesma pessoa. Existe um boato na familia de que ele teria sido marinheiro e abandonado o navio em terras brasileiras. Será?!?
um fraterno abraço
Danilo Moreira de Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#93040 | Jurema | 10 jun 2005 20:06 | Em resposta a: #93035

Olá Danilo, penso que não se trata da mesma familia, porque todos que encontrei são de Portugal, e morreram lá mesmo.
Esse nome deve ser comum, mas de qquer forma veja de que lugar o seu ancestral era.
Os meus eram da Póvoa de Varzim, Norte do pais.

abço
Jurema
SP- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#127743 | JoãoGaspar | 08 set 2006 04:38 | Em resposta a: #61058

Caro Confrade,

Navegando pelo genea encontrei este antigo topico sobre Moreiras, que logo me despertou a atenção, isto porque eu na minha ascendencia tenho um avô Moreira.

Inacio Moreira(+- 1680) casa no Montijo com Catarina de Seabra.

Inacio Moreira era filho de Maria Moreira ( +-1660) de Alenquer.

Têm como Filha Joana Maria de Seabra ( montijo) que casa com Francisco Vaz de Sousa( Montijo

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#127744 | JoãoGaspar | 08 set 2006 04:40 | Em resposta a: #127743

...continuação da mensagem anterior...

Gostaria de saber se existem algumas informações sobre Moreiras no Ribatejo e extremadura , Lisboa e o extinto concelho de ribatejo, no seculo XVII.


Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#127760 | Conde | 08 set 2006 12:54 | Em resposta a: #127743

Não é zona que tenha investigado. Lamento.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#129080 | ajrei | 21 set 2006 02:20 | Em resposta a: #15567

Caro Francisco António Doria

Chamo-me António Rei, e vivo no Alentejo, sul de Portugal.
Como me apercebi pelo tópico em causa, você tem muita informação relativa Moreiras. Estou começando a fazer o estudo da ascendência da minha esposa, que é Moreira, com origem familiar em Moreira da Maia, distrito do Porto.
Se quiser ter a amabilidade de nos disponibilizar elementos do que tem sobre esta família, que também é a sua, ficar-lhe-emos muito agradecidos.
O meu e-mail é: ajrei@sapo.pt.

Agradecendo a sua atenção,
com os melhores cumprimentos

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras das Beiras

#136493 | miguellabrego | 05 dez 2006 14:58 | Em resposta a: #60809

Caro Vasco,

Eu tenho antepassados com o apelido 'Moreira' do lugar de Fonte Arcada, Penafiel.
Você sabe qualquer coisa sobre eles?
Meu sexto avô grande era Francisco Moreira, nascido em Fonte Arcada. Ele casou-se com Maria da Silva (filha de Domingos Luis e Maria da Silva, naturais de Fonte Arcada) em 27 Maio 1767 em Melres, Gondomar.
Francisco era filho de Antonio de Sousa e Maria Moreira.
Antonio e Maria casaram-se entre 1735 e 1747.
Maria MOREIRA era filha de Manuel Loureira e Luisa MOREIRA, naturais de Valle, Fonte Arcada, Penafiel.
Antonio de Sousa nasceu 18 Novembro 1715 em Vilarinho, Melres, Gondomar. Era filho de Goncalo de Sousa, natural de Ordins, Penafiel, e Maria Gomes Tavares de Oliveira, natural de Vilarinho, Melres, Gondomar.

Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#215432 | 2570 | 13 dez 2008 21:23 | Em resposta a: #60652

Cara Paula Almeida
Deparei-me recentemente com o nome Moreira, oriundo de Bitarães, Lousada.
Será que nas suas pesquisas do ramo Moreira, tem informações desta localidade?
Cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#256926 | MPA00 | 20 jun 2010 12:48 | Em resposta a: #60971

Caro Conde

Apesar da antiguidade do tema e atendento aos seus conhecimentos sobre a matéria tomo a liberdade de perguntar se os Moreiras de Penha Longa do lugar de Piares tem origem nos de Tarouquela.
Há muito que procuro a ascendência de um Domingos Moreira nascido em 20.02.1649 em Penha Longa, casado na mesma freguesia em 10.02.1676 com Maria da Rocha, era filho de Martinho Moreira e Maria Luiz.
Os descendentes dete Domingos Moreira vão usar os apelidos Fonseca e Pinto que suponho serem mais vulgares na margem esquerda do Douro nomeadamente em Taruoquela.
Alguma vez cruzou com estes Moreiras ?
Nunca os consegui entroncar com os restantes Moreiras nomeadamente de Penha Longa.

Melhores cumprimentos

Miguel Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#257020 | mimita | 22 jun 2010 00:16 | Em resposta a: #79723

Caros confrades,
Peço desculpa, pela minha inexperiência, procuro uma família Moreira da qual descendo de Penaverde Aguiar da Beira, josé Bernardo Moreira nasceu em 1840, filho de Antonio da Fonseca Moreira e de maria Isabel casaram 1833.
Alguém me poderá informar á cerca desta familia?
Disseram-me que faltam livros, mas também já me disseram que mais para a frente poderão estar em Lamego. Será?
Cordialmente.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Alcoforado - Moreiras?

#257036 | Conde | 22 jun 2010 13:35 | Em resposta a: #256926

Têm sim . São os mesmos. Quem centralizou a base de dados destes nossos Moreiras foi o José António Reis, do Porto. Este Martinho ou Martim está lá. Suponho que ele tem também a ascendencia Luiz e Rocha e eu tenho-os de certeza.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Moreiras de Penha Longa

#257045 | MPA00 | 22 jun 2010 17:11 | Em resposta a: #257036

Caro confrade conde

Como poderei entrar então em contacto com o José António Reis a fim de verificar como é feito esse entroncamento?
Poderia dar-me uma ajuda?

Melhores cumprimentos

Miguel de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257082 | Conde | 23 jun 2010 10:46 | Em resposta a: #257045

Eu vou pedir que lhe responda aqui. Mas pode estar seguro do que lhe digo. Quanto aos Rochas descendem de Manuel da Rocha casado com Maria Gonçalves, depois casada em Sande a 29.5.1616 com João Pereira, por via de Maria da Rocha crismada em Sande a 2.11.1592, etc. Tem isto? Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257109 | MPA00 | 23 jun 2010 17:44 | Em resposta a: #257082

Caro Conde

Não tenho esses dados. Primeiro porque sempre pensei que este Rochas seriam de Paços de Gaiolo nunca os tendo procurado em Sande, tanto mais que tinha um casamento em 2as nupcias em Paços de Gaiolo de 9.10.1666 de uma Marta Rocha com André Teixeira, esta Marta Rocha morreu em Carrapatelo, Penha Longa em 25.11.1705 com 86 anos, este casal e os filhos do 1º casamento de André Teixeira são padrinhos em inúmeros assentos em Paços de Gaiolo, o que sempre me levou a pensar que os Rochas seriam desse lado e que o referido André Teixeira fosse da Sande mas ao contrário da 1ª mulher (Catarina Pinto) que é sem dúvidas de Carrapatelo (Lopes) nunca consegui entroncar este André Teixeira.
Quanto ao casal referido Domingos Moreira e Maria Rocha ambos descendem por via materna de Luiz nomeadamente de Maria Luiz e Isabel Luiz.
A Maria Luiz tenho o falecimento dela em Penha Longa, Poiares em 08/02/1696 atirando a data provavel do nascimento pra 1611 esta é que era casada com o Martinho Moreira falecido em 20.01.1697 em Penha Longa apontando o seu nascimento para 1622. Fiquei com dúvidas pelo facto de o marido ser 11 anos mais novo, o que não achei nada provável.
Seja como for, sendo um mero amador, fiquei sempre com estes Moreira, Luiz, Rocha e Teixeiras de penha longa desentroncados.

Melhores cumprimentos

Miguel Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257146 | Conde | 24 jun 2010 11:52 | Em resposta a: #257109

O Martinho aparece Martim, que como sabe é o mesmo nome. Creio que é filho de um Sebastião Moreira mas não tenho aqui o dossier. Já pedi ao José António Reis para lhe responder. Os Rochas de Paços de Gaiolo são os mesmos. Esses Teixeiras tem o mesmo amigo todos entroncados e tratrados. Vai ver que se entronca tudo.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257162 | Marco | 24 jun 2010 16:13 | Em resposta a: #257109

Caro Miguel Abreu,

Eu também não consegui andar para trás com estes Moreiras, mas estou interessado em estudar este assunto, pois penso que se irão entroncar nos de Sande
Por favor envie-me um email para reis.ja@gmail.com e conversaremos lá, porque este assunto pode ser maçador para outros que não tenha estas ascendencias
E também para partilhar-mos informações sobre Bemviver!

Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257361 | Conde | 27 jun 2010 12:14 | Em resposta a: #257162

Atenção: O Sousa que entronca com a varonia do Miguel de Abreu é dos de Paços de Gaiolo. Eu tenho e creio que o primo José António Reis também tem.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#257374 | seabraemilia | 27 jun 2010 15:51 | Em resposta a: #257020

Cara amiga,

O meu tio avô e padrinho de baptismo era Horácio da Fonseca Moreira e era de Felgueiras, distrito do Porto. Nasceu em 1885. Tinha uma irmã, Margarida que casou em Coimbra com um professor de Medicina- o dr Novais e Sousae um primo, Luís Gonzaga da Fonseca Moreira. O cinema de Felgueiras chama-se cine teatro Fonseca Moreira porque foi oferecido pelo pai deste primo.
Não sei se estes dados são importantes para si. Se lhe interessarem pode contactar-me por email mefbos@gmail.com
Cumprimentos e felicidades
Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257417 | Conde | 28 jun 2010 13:34 | Em resposta a: #257109

Continuação: André Teixeira era do Vimieiro, Sande, como era de Sande Martinho Moreira. Domingos da Rocha nasceu em Fandinhaes, e a Maria de Sousa de Paços de Gaiolo era filha de Manuel Pinheiro e de sua mulher Maria de Sousa, n. 16.12.1625, filha de Francisco de Sousa casado em PG a 16.4.1621 com Maria da Rocha (Prazos de Vila Boa do Bispo Livro 12 fol. 228).Esta Maria da Rocha era filha de Domingos da Rocha e de sua mulher Margarida Santa,neta paterna de Domingos Fernandes "o Bispo" da Quebrada, Baião, e de sua mulher Isabel Pires.
Tudo isto vem no processo de familiar do Santo Ofício de João Moreira da Rocha, Mercador do Porto, M102 Dil. 1686 irmã de Manuel da Rocha Pinto, do Padre Miguel etc.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257422 | MPA00 | 28 jun 2010 15:37 | Em resposta a: #257417

Caro Confrade Conde

Os seus dados são fantásticos parece assim que temos o puzzle quase prrenchido.
Já me tinha deparado com este Francisco de Sousa e chegado à conclusão que quase certamente seria o avô de Paços de Gaiolo da Maria de Sousa, e embora tivesse os assentos de vários dos seus filhos, não tinha conseguido entroncar a Maria de Sousa pois faltam assentos do ano em que terá nascido.
Quanto ao "Bispo da Quebrada" que achei muito engraçado tenho-o nos meus apontamentos a entroncar noutro ramo vou procurar.
Quanto a este André Teixeira sendo de Sande, que já suspeitava, é filho de quem? Casou em primeiras nupcias com Catarina Pinto de Carrapatelo filha de Gaspar Lopes e de Catarina Antónia, suspeito que estes Lopes do Carrapatelo venha a ser descendentes dos Moreiras que tiveram o prazo do Casal de Carrapatelo no séc. XV/XVI.
Quanto aos seus descendentes vão usar os apelidos Fonseca e Vasconcelos, de onde virão estes apelidos?
Já entrei em contaco com confrade José António Reis que suponho ser seu primo, desde já os meus maiores agradecimentos.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257775 | Conde | 03 jul 2010 11:58 | Em resposta a: #257045

Caro Confrade:
Sabia que o Pantaleão da Fonseca Lopes herdou um Vínculo em Penhalonga ou Sande instituido por um tal João Barbosa? Vem na Chancelaria creio que de D. João V. O Manuel da Rocha Pinto também herdou um legado de missas lá. E os Sousas de Gaiolo merecem mais aprofundamento. Também me tocam.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257777 | MPA00 | 03 jul 2010 12:35 | Em resposta a: #257775

Caro Conde

Não tinha conhecimento, aliás para mim ainda é um mistério onde este Pantaleão vai buscar os apelidos Fonseca e Vasconcelos uma vez que os apelidos "mais próximos" da sua ascendência são Teixeira, Pinto, Sousa, Rocha e Lopes. Será que assumiu o Fonseca e o Vasconcelos por alguma exigência dos vínculos?
Quantos aos Sousas de Paços de Gaiolo tenho alguns elementos que gostaria de lhe enviar mas não tenho o seu e.mail.

Melhores Cumprimentos

Miguel Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#257937 | Conde | 05 jul 2010 12:07 | Em resposta a: #257777

Talvez possa ser por imposição de vínculo. Oportunamente dou-lhe a referência do ANTT, que não tenho agora. Mas custa-me muito a acreditar na inexistência desses apelidos na sua ascendência. Algum fogo há-de haver...
Cumprimentos cordiais.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#261349 | miguellabrego | 31 ago 2010 16:06 | Em resposta a: #257374

Caro Vasco etodos,

Eu tenho antepassados com o apelido 'Moreira' do lugar de Fonte Arcada, Penafiel.
Você sabe qualquer coisa sobre eles?
Meu sexto avô grande era Francisco Moreira, nascido em Fonte Arcada entre 1735 e 1747. Ele casou-se com Maria da Silva (filha de Domingos Luis e Maria da Silva, naturais de Fonte Arcada) em 27 Maio 1767 em Melres, Gondomar.
Francisco era filho de Antonio de Sousa e Maria Moreira.
Antonio de Sousa e Maria Moreira casaram-se entre 1735 e 1747.
Antonio de Sousa nasceu 18 Novembro 1715 em Vilarinho, Melres, Gondomar. Era filho de Goncalo de Sousa, natural de Ordins, Penafiel, e Maria Gomes Tavares de Oliveira, natural de Vilarinho, Melres, Gondomar.

Maria MOREIRA era filha de Manuel Loureiro e Luisa MOREIRA, naturais de Vales, Fonte Arcada, Penafiel.


Alguem tem informacao sobre os 'Moreiras de Penafiel'?

Obrigado pelo seu ajuda!

Miguel da Rocha Labrego
labregom@email.chop.edu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#262545 | MPA00 | 20 set 2010 20:44 | Em resposta a: #257417

Caro Conde

Mais uma vez venho pedir-lhe uma ajuda é que nos meus dados tenho o referido Francisco de Sousa casado com a Maria da Rocha na data referida os quais tiveram pelo menos os seguintes filhos: a referida Maria (que no assento li como Marta) nascida em 16.12.1625; Francisco nascido 29.09.1630 e Margarida nascida a 12.09.1643, acontece que esta última casa em 02.12.1668 com um Manuel Pinheiro com o qual tem uma filha Margarida em 25.08.1672.
Será que as duas irmãs casaram com um Manuel Pinheiro, ou como já vi várias vezes a irmã mais velha morre e o viuvo casa com uma cunhada mais nova? é que se isso acontecesse viria referido no assento do 2º casamento.

Melhores cumprimentos

Miguel Pinto de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Moreiras de Penha Longa

#262576 | Conde | 21 set 2010 11:04 | Em resposta a: #262545

Caro Primo:
Deve ser isso. O casamento está documentado pelo processo de Familiar do Santo Ofício do Rocha que referi. Aí diz-se ser esse Pinheiro do Chousal que é um lugar. Ambos os homónimos do mesmo lugar? Improvável. Logo, vou pela sua hipótese: é o mesmo casado com duas manas. Recorrente, aliás. O facto de não dizer viúvo acontece. Depende da preguiça do padre (o que é pecado!). Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#264643 | Peña Rey | 01 nov 2010 08:45 | Em resposta a: #60988

Jurema:
FRANCISCA CANDIDA, minha bisavó, casou com JOÃO ANTONIO MOREIRA, aproximadamente em 1890.
João Antonio era natural de Campo Largo, Paraná, que para a época era LONGE de Antonina que fica no litoral.

Francisca era natural de ANTONINA, - PARANÁ onde nasceu em 1876 e filha de JOAQUIM (OU JOÃO) ANTONIO ALMEIDA e MARIA ALMEIDA.

Talvez ajude informar, que encontrei registros que dão conta que Francisca casou com João Antonio Moreira em União da Vitória - Paraná (!), onde nasceu minha avó Carmelita Moreira, a seguir tiveram passagem por Irati, Paraná em 1918 onde casou minha avó e viveram finalmente em Ponta Grossa, Paraná, onde Francisca faleceu em 1946.
Há de se considerar, que para a época estas distâncias eram muito longas. Acho que no início nem trem existia.

Peço, por favor, informar se conhece algum registro da vinda dos MOREIRA e dos ALMEIDA para Antonina - Paraná, e para Campo Largo - Paraná, Brasil alguns anos antes de 1880.
Existem informes verbais que os pais deles vieram de Portugal e da Espanha.

Um abraço. Clovis Manoel Pena - clovispena@terra.com.br
neto de GONÇALO PEÑA REY e de CARMELITA MOREIRA.

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#264768 | seabraemilia | 03 nov 2010 22:25 | Em resposta a: #13992

Caro Confrade Magalp

Sou sobrinha neta de Horácio da Fonseca Moreira e neta de Manuel Alves da Fonseca, primo do 1º e ambos de Santão, Felgueiras
Não lhe custaria enviar-me essas fotocópias do tombo da Casa da Bouça para o meu email mefbos arroba gmail.com?
Desde já muito obrigada,
Maria Emília fonseca Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#266369 | Peña Rey | 06 dez 2010 09:38 | Em resposta a: #13980

Estimado Vasco:

Tenho procurado e não encontro informações em relação às origens de meus componentes da nossa familia.

Francisca Cândida Pires, minha bisavó, casou com João Antonio Moreira, no Paraná / Brasil, em 1895, o pai de João Antonio tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram sempre no estado do Paraná – Brasil

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEMQUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA MOREIRA do Paraná, Brasil ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua atenção.

Clovis Manoel Pena
mailto:clovispena@terra.com.br.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

FAMILIAS PIRES X MOREIRA

#266370 | Peña Rey | 06 dez 2010 09:58 | Em resposta a: #14282

Tenho procurado e não encontro informações em relação às origens de meus componentes da nossa familia.

Francisca Cândida Pires, minha bisavó, casou com João Antonio Moreira, no Paraná / Brasil, em 1895, o pai de João Antonio tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram sempre no estado do Paraná – Brasil

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEMQUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA MOREIRA do Paraná, Brasil ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
mailto:clovispena@terra.com.br.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#266779 | Peña Rey | 13 dez 2010 20:24 | Em resposta a: #79515

Caro Conde:

Procuro saber os nomes e origem dos antepassados de meu 4º avô JOÃO ANTONIO MOREIRA que viveu entre os anos 1840 e 1890 em municípios do estado do Paraná - Brasil. Era casado com MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO.

PERGUNTO SE PODE ME AJUDAR COM ALGUMA INFORMAÇÃO.

Agradecido,

Clovis Manoel Pena - Curitiba, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#266806 | Conde | 14 dez 2010 11:22 | Em resposta a: #266779

Qual a terra de origem? Sem isso é impossível ou quase...

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#266807 | Peña Rey | 14 dez 2010 11:45 | Em resposta a: #266806

Caro Conde, obrigado pela resposta. Na verdade a terra de origem é o que eu desejo saber. É o meu objetivo.

Os antigos da familia comentaram que os ancestrais vieram de Portugal e da Espanha.

Mas ficaria feliz se pudesse saber como encaminhar minha busca a partir do dado concreto que eu disponho, ou seja:

João Antonio Moreira viveu em Campo Largo, Paraná - Brasil, onde nasceu e foi batizado o seu filho do mesmo nome em 13 de junho de 1869.

Minha dificuldade é saber pelo menos o nome e origem dos pais e avós do meu 4º avô João Antonio Moreira. Imagino que alguém que tenha pesquisado o assunto pode me sugerir algum caminho, além de Campo Largo, onde já não encontro registros cartoriais nem de igreja em anos antes de 1850 - que seria o caso.

Mais uma vez agradeço por sua atenção.

Clovis Manoel Pena. Curitiba - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#268433 | Peña Rey | 12 jan 2011 08:26 | Em resposta a: #60988

Estimada Jurema: Minha bisavó Francisca Cândida Pires era filha de Joaquim Antonio de Almeida e de Maria Cândida

Pires . Francisca Cândida casou em 1895, com "João Antonio MOREIRA" (*1869, NO Brasil) , o pai de João Antonio

tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram em Campo Largo e Ponta

Grossa, no estado do Paraná – Brasil

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEM QUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA DE MARIA MARQUES ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

JOÃO ANTONIO MOREIRA - Nasc. 1869 / Brasil

#268434 | Peña Rey | 12 jan 2011 08:31 | Em resposta a: #61203

Minha bisavó Francisca Cândida Pires era filha de Joaquim Antonio de Almeida e de Maria Cândida

Pires . Francisca Cândida casou em 1895, com "João Antonio MOREIRA" (*1869, NO Brasil) , o pai de João Antonio

tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram em Campo Largo e Ponta

Grossa, no estado do Paraná – Brasil.

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEM QUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA DE JOÃO ANTONIO MOREIRA ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

JOÃO ANTONIO MOREIRA

#268435 | Peña Rey | 12 jan 2011 08:33 | Em resposta a: #14282

Minha bisavó Francisca Cândida Pires era filha de Joaquim Antonio de Almeida e de Maria Cândida

Pires . Francisca Cândida casou em 1895, com "João Antonio MOREIRA" (*1869, NO Brasil) , o pai de João Antonio

tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram em Campo Largo e Ponta

Grossa, no estado do Paraná – Brasil.

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEM QUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA DE JOÃO ANTONIO MOREIRA ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#268438 | Peña Rey | 12 jan 2011 09:28 | Em resposta a: #14316

Caro Vasco:

Minha bisavó Francisca Cândida Pires era filha de Joaquim Antonio de Almeida e de Maria Cândida

Pires . Francisca Cândida casou em 1895, com "João Antonio MOREIRA" (*1869, NO Brasil) , o pai de João Antonio

tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram em Campo Largo e Ponta

Grossa, no estado do Paraná – Brasil.

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEM QUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA DE JOÃO ANTONIO MOREIRA ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Moreira de Lousada

#268439 | Peña Rey | 12 jan 2011 09:30 | Em resposta a: #14323

Caro Teixeira:
Minha bisavó Francisca Cândida Pires era filha de Joaquim Antonio de Almeida e de Maria Cândida

Pires . Francisca Cândida casou em 1895, com "João Antonio MOREIRA" (*1869, NO Brasil) , o pai de João Antonio

tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO. Viveram em Campo Largo e Ponta

Grossa, no estado do Paraná – Brasil.

Peço por favor alguma informação / orientação, SE POR ACASO CONHECE ALGUEM QUE POSSA TER LIGAÇÃO COM A FAMILIA DE JOÃO ANTONIO MOREIRA ou dos outros meus ancestrais.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Moreira de Lousada

#295949 | jnt | 29 jan 2012 11:36 | Em resposta a: #268439

Caro Clovis Pena

Só agora me apercebi da sua mensagem.
Lamento mas não disponho de elementos relativamente às pessoas que menciona.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira. Por favor me ajudem!

#295968 | nane2104 | 29 jan 2012 17:10 | Em resposta a: #13980

Boa tarde a todos!

Estou a procura da origem da minha familia em Portugal para que eu possa saber onde o meu avo, que era portugues, nasceu. A unica informacao que eu tenho e que o nome dele era Jose Moreira. A minha familia esta a buscar maiores informacoes nas certidoes de casamento e obito, mas as mesmas nao informam onde o meu avo nasceu.

Alguem tem alguma dica, sugestao de por onde eu devo comecar a pesquisar? O meu nome e Mariana Moreira e more no Espirito Santo, Brasil.

Caso eu tenha maiores informacoes, postarei aqui no blog.

Agradeco a todos!

PS:Desculpe pela falta de acentos, cedilhas etc, mas o meu laptop e ingles e o mesmo nao esta configurado para a lingua portuguesa.

Mariana Moreira

Resposta

Link directo:

RE: Dúvidas na linhagem Moreira

#336020 | CELEGHINI | 29 set 2013 19:16 | Em resposta a: #13980

Amigos...acabo de encontrar mais um nó para desatar:
DOMINGOS MOREIRA PIRES OU (PIRES MOREIRA) nasce em Aerosa / Viana do Castelo /Portugal
casa com
MARIA JOAQUINA DE JESUS - nasce em Massarelos, Porto / Portugal

pais de
FRANCISCO MOREIRA PIRES............. nasce em Porto / Portugal............casa 13/04/1872 em Piracicaba / Estado de São Paulo / Brasil com
ANTONIA DIAS DE ALMEIDA

Por favor, alguém tem mais informações????????? Ou estas informações são úteis às suas buscas também???

Grata
Cristina

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#377495 | marisasantos | 31 jan 2017 14:45 | Em resposta a: #129080

Tenho família Moreira de Moreira da Maia.

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#377496 | marisasantos | 31 jan 2017 14:49 | Em resposta a: #79490

Tenho Moreiras da Maia...

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#383066 | marisasantos | 22 jul 2017 17:58 | Em resposta a: #336020

Tem dados desse Francisco Moreira Pires? Pode ser da minha família.

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#421245 | espadilha | 01 fev 2020 13:37 | Em resposta a: #60664

Eu descendo de Francisco Moreira, nascido cerca de 1650, no lugar da Guarda, freguesia de Moreira, Concelho de Maia-Porto. Casou em Ourique com Margarida Joana (ou Afonso) Fernandes em 8.3. 1674 e faleceu nas Entradas-Castro Verde em 6.6.1727. O apelido Moreira manteve-se na família até ao meu tetra-avô José Joaquim Moreira nasc. em 1786, mas foi desaparecendo. Mas ainda se mantem nos descendentes da sua filha Luiza Afonso Moreira, que casou com Jacinto Pais de Matos, avós do Conde de Bracial.

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#423480 | joaomarcelomoreira | 21 abr 2020 15:24 | Em resposta a: #13980

Boa tarde,

Eu sou Moreira e descendo de Francisco Moreira, baptizado em 1756 na freguesia de Fervença, concelho de Celorico de Basto.

Era filho de António Francisco e Izabel Moreira da freguesia de Telões, concelho de Amarante.

Infelizmente não consegui, até à data, obter mais informações.

Com os melhores cumprimentos,

João Moreira

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#423482 | joaomarcelomoreira | 21 abr 2020 15:29 | Em resposta a: #423480

Boa tarde,

(ignore o comentário acima)

Eu sou Moreira e descendo de Francisco Moreira, baptizado em 1756 na freguesia de Fervença, concelho de Celorico de Basto.

Era filho legítimo de Francisco Moreira e Maria Alves. Neto do lado paterno de António Francisco e Izabel Moreira da freguesia de Telões, concelho de Amarante.

Infelizmente não consegui, até à data, obter mais informações.

Com os melhores cumprimentos,

João Moreira

Resposta

Link directo:

Dúvidas na linhagem Moreira

#425912 | maria2019 | 25 jul 2020 22:27 | Em resposta a: #383066

Não muito apenas os pais Domingos Moreira Pires ou Pires (provável nascimento em Aerosa, Viana do Castelo) Moreira e Maria Joaquina de Jesus ( nasce em Massarelos, Porto)
Esse filho casa, no Brasil com Antônia Dias de Almeida em Piracicaba, São Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 02:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen