Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#139870 | LProjecto | 11 jan 2007 11:26

Caros Confrades,

Envio para este espaço o meu modesto contributo para o estudo da descendência dos Correia de Lacerda (de Lisboa), na esperança de que tais elementos possam ser aproveitados por alguém.

Segundo parece, há notícia de mais descendência dos “Correia de Lacerda” por via deste ramo, mas que na presente data ainda me é desconhecida.
Assim, aproveito para lançar o desafio aos confrades que estudaram estes ramos para partilha de informação adicional sobre a descendência dos primeiros que aqui seguem:


1. Joaquim José Portugal da Silveira Correia de Lacerda, que consta sem descendência em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=250227

teve de D. Maria Carlota de Sousa Brandão Salema, pelo menos, o seguinte filho:

2. José Joaquim Correia de Lacerda, nascido em Lisboa, que casou com D. Leopoldina Augusta de Moraes (Lacerda), natural de Tomar, filha de Joaquim Francisco de Moraes Cid e de D. Maria do Carmo Cid, ambos de Tomar.

Tiveram:

3. João Joaquim de Lacerda Cid, que nasceu a 15.08.1855 em Alpalhão- Niza (b. 29.08.1855), casou com D. Vicência Angélica de Sousa (Lacerda) n. 27.02.1840 - Alpalhão - Niza), filha de José de Sousa Júnior e de D. Joana Teresa Caldeira Canelas, neta paterna de Florêncio José de Sousa e de Mariana Rosa Caldeira, neta materna do Cap. José Manuel Caldeira Canelas e de D. Isabel Joaquina Caldeira (todos de Alpalhão com excepção desta última que era natural de Niza).

João Joaquim de Lacerda Cid, Escrivão do Juízo de Direito da Comarca de Niza, e D. Vicência casaram a 29.03.1879 em Alpalhão, e tiveram:

4. Carlos Alberto de Sousa Lacerda, Aspirante das Finanças da Repartição de Portalegre, n. 1882- Alpalhão, casou a 19.01.1911 - Portalegre - Sé, com Maria Ana Gomes, natural da Sé de Portalegre, filha de José Maria Gomes, 2º Aspirante da Repartição Distrital de Finanças de Portalegre, natural de Portalegre, e de Maria Severiana Cau Nunes, de Castelo de Vide.

Tiveram:

5. Maria Angélica Gomes de Lacerda, que segue.

5. Maria José Gomes de Lacerda, que casou com Rodrigo Rasquilha Barradas, filho de Francisco Picão Barradas e de D. Isabel Maria da Silva Lobão Rasquilha, que constam em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=465997

e tiveram:

6. José Carlos Lacerda Barradas

6. Maria Vitória Lacerda Barrradas

6. Maria de Lurdes Lacerda Barradas

5. Maria Angélica Gomes de Lacerda (referida atrás) n. 24.03.1912 - Portalegre - Sé, que casou a 10.01.1935 - Arronches com António Manuel Rasquilha Barradas, natural de Santa Eulália, filho de Francisco Picão Barradas e de D. Isabel Maria da Silva Lobão Rasquilha, que constam em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=465997

Tiveram:

6. António Manuel Lacerda Barradas, n. 31.10.1940 - Stª. Eulália - Elvas, que casou com Ana Maria Santa Candeias, n. Stª Eulália, filha de Manuel Francisco Candeias e de Maria Eulália Baptista Santa.

Tiveram:

7. Vasco Jesus Candeias Barradas, que segue.
7. António Manuel Candeias Barradas, que segue.
7. Ana Isabel Candeias Barradas.
7. Rodrigo Candeias Barradas.


Vasco Jesus Candeias Barradas, casou com Margarida ...Vieira, e tiveram:

8. Mariana Vieira Barradas, n. 26.01.2005
8. Tiago Vieira Barradas, n. 26.01.2005

António Manuel Candeias Barradas , n. 17.01.1973, casou com Cristina dos Anjos Projecto Calhau, n. 15.05.1975 - Rio de Moinhos- Borba, filha de Luís Amaro Vinhas Calhau e de Nazaré Vitória Geadas Projecto, e tiveram:

8. Tomás Miguel Calhau Barradas, n. 14.11.2006 – Sé e S. Pedro – Évora.


Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#139925 | r.portugal | 11 jan 2007 20:48 | Em resposta a: #139870

Caro Luís Projecto Calhau,
Desconhecia completamente esta descendência dos Correias de Lacerda de Lisboa. Como não sei se tem acesso ao livro de António de Portugal de Faria (2º visconde e único marquês (pontifício) de Faria), transcrevo o que deles diz no seu livro "Genealogia da Família Portugal da Silveira" (Lisboa 1896), a pág 95 e seguintes:
"(I)José Joaquim Correa de Lacerda, nasceu a 19 de março e foi baptisado na freguezia de Santa Izabel; sendo capitão do exército, foi reformado em major.
Casou duas vezes: 1ª em Elvas, com D. Leopoldina Augusta de Morais Cid, fallecida a 25 de setembro de 1855, filha de um official do exército que fez as campanhas da liberdade em 1833. Falleceu em 1894 em S. Julião da Barra, comandante do deposito de deportados. Teve:
(I*) Joaquim Augusto Cid Correa de Lacerda, foi 1.º sargento d'infantaria 6 e depois capitão de administração militar (acrecento meu: chegou a general de brigada, posto em que morreu)(.) Vive na rua Affonso Domingues n.º 23 1º D (Bairro novo) (.) Nasceu em Estremoz a 2 de abril de 1854. Casou com D. Margarida Julia de Morais, natural de Penafiel, de quem teve:
(1**)Armando (acrescento meu: Armando Norberto de Morais Correia de Lacerda), nasceu em 1878.
(2**) Alvaro, nasceu em 1880.
(3**) Joaquim, nasceu em 1882.
(4**) Leopoldina, nasceu em 1889.
(5**) Arthur, nasceu em 1889.
(II*) João Joaquim de Lacerda Cid, nasceu a 15 de agosto de 1855. É escrivão ajudante de direito na comarca de Niza (deste dá o Luís a descendência).
Em segundas núpcias casou (o acima citado Major José Joaquim Correa de Lacerda) com D. Emília Mafalda de Oliveira Sá Chaves Pinto de quem teve:
(I*) D. Emília Mafalda de Sá Chaves Pinto Correa de Lacerda, casada com (seu primo) o major Fenando Maria Correa de Lacerda, filho de (seu tio) Carlos Maria Correa de Lacerda (tenente-coronel de infantaria, cavaleiro das Ordens da Torre e Espada, Cristo, Aviz e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa) e de D. Maria Silvéria Fausta da Silva Andrade.
(II*) Viriato Sertório Pinto Correa de Lacerda, que vive na calçada da Memória, à Ajuda (Belem)(.) Nasceu a 25 de março 1862 e é casado co D. Amélia Carolina da Rocha Correa de Lacerda. É tenente da guarnição do estado da India. Teve:
(1**) Viriato Sertorio Pinto (acrescento meu: da Rocha Portugal) Correa de Lacerda (menor) (acrescento meu: nascido a 2-1-1887 na fortaleza de S. Julião da Barra e morto heroicamente na Serra de M'kula, Moçambique, a 8-12-1917, no posto de capitão de infantaria, pelos alemães, nos combates africanos da primeira guerra mundial - Ver biografia na Grande Enciclopédia Portugues e Brasileira, vol. 14, pág. 512/513. Sobre o mesmo existe bastante bibliografia).
(2**) Alberto Carlos de Portugal Correa de Lacerda (menor) (acrescento meu: julgo ser este o pai do ilustre poeta Alberto de Lacerda, de nome completo Carlos Alberto de Portugal Correa de Lacerda).
(III*) D. Catarina Amélia Sá Chaves Pinto Correa de Lacerda
(IV*) D. Palmira Augusta Sá Chaves Pinto Correa de Lacerda nasceu a 10 de novembro 1867.
(V*) D. Amélia Augusta Sá Chaves Pinto Correa de Lacerda nasceu a 24 de junho 1870.
(VI*) José Joaquim Sá Chaves Pinto Correa de Lacerda militar e estudante, morreu na Torre de S. Julião. Tinha nascido a 31 d'outubro 1872."

E mais não lhe posso dizer de momento sobre esta gente. Um abraço do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#139977 | diogopp | 12 jan 2007 01:02 | Em resposta a: #139870

Caro Luis,

Aqui estamos nós outra vez, é impressionante como nos cruzamos tantas vezes em tantas coisas aqui no Genea. Além disso já sabemos que temos parentes comuns portanto...

Bem, a minha contribuição não será grande coisa mas aqui fica o que sei, vou tentar descobrir mais se lhe interessar e nesse caso mais tarde lho direi. Aqui fica o que sei para já.

Uma grande amiga minha chamada:
Maria Correia de Lacerda Pereira da Costa, *Lisboa 11.07.1982,
tem uma irmã gemea:
Rita Correia de Lacerda Pereira da Costa; além disso tem mais quatro irmãos:
Diogo Correia de Lacerda Pereira da Costa;
José Maria Correia de Lacerda Pereira da Costa;
Madalena Correia de Lacerda Pereira da Costa;
Francisco Correia de Lacerda Pereira da Costa;

Todos eles filhos do mesmo casamento, a mãe Maria João Correia de Lacerda Gameiro Cardoso casada com José Manuel Pires Pereira da Costa.

Maria João Correia Lacerda Gameiro Cardoso filha de:
João Alexandre Gameiro Cardoso e de Maria Lucilia Correia de Lacerda da Silva

Maria Lucilia Correia de Lacerda da Silva filha de:
Maria Berta (...) de Vasconcellos e o nome do pai não sei.

José Manuel Pires Pereira da Costa (pai da minha amiga) é irmão de Maria Luisa Pires Pereira da Costa (conhecida por Luisa Castel-Branco, já que usa o nome de casada, apresentadora e locutora de televisão).

Se souber ou conseguir estabelecer alguma ligação diga-me, tinha imensa piada se eu conseguisse descobrir uma ligação entre mim e esta minha amiga.

Não sei se é importante mas a minha amiga, os irmãos e pelo menos a mãe usam Corrêa de Lacerda em vez de Correia de Lacerda.

Quando puder diga qualquer coisa, um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#139981 | JCC | 12 jan 2007 01:59 | Em resposta a: #139977

Caro Diogo

Já agora, a titulo de esclarecimento, Luisa Castel-Branco não usa o nome de casada mas sim o nome do seu 1º marido, meu parente.

De facto, depois de divorciada, continuou a usá-lo e ainda continua mesmo depois de casada segunda vez.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#140008 | LProjecto | 12 jan 2007 11:05 | Em resposta a: #139925

Caro Rui,

Agradeço-lhe a gentileza de ter partilhado tais elementos, pois embora tivesse conhecimento da obra de António de Portugal de Faria ainda não tive acesso à mesma - por tal motivo, os dados que aqui deixou também para mim representam uma novidade.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#140011 | LProjecto | 12 jan 2007 11:22 | Em resposta a: #139977

Caro Diogo,

Grato pela sua importante contribuição. Provavelmente referiu-se a descendentes dos Correia de Lacerda, de Lisboa, mas por enquanto não nos será possível confirmar tal hipótese.
Quanto ao uso de "Corrêa de Lacerda", tratar-se-á apenas de uma forma de escrita modelada pelo português arcaico que sobreviveu e se conservou até aos nossos dias mas que, no meu modesto parecer, pouca importância terá do ponto de vista genealógico.

Por curiosidade, e à margem do tópico, refiro que numas breves pesquisas que efectuei sobre os Barradas, de Santa Eulália, consegui avançar umas gerações. Terei todo o gosto em lhe enviar para o seu e-mail os elementos de que disponho logo que consiga restabelecer a ligação à Internet a partir da minha residência.

Um abraço,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#140012 | diogopp | 12 jan 2007 11:23 | Em resposta a: #139981

Caro João,

De facto a imprecisão foi minha, quando disse nome de casada era precisamente isso o que eu pretendia dizer, que usava um nome que não era originalmente seu, sendo que também fui impreciso por não ter mencionado que se divorciou.

Obrigado pelo seu esclarecimento.
Cumprimentos,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#140013 | diogopp | 12 jan 2007 11:29 | Em resposta a: #140011

Caro Luis,

Existe de facto a possibilidade de estes Correia de Lacerda a que me referi serem descendentes dos de Lisboa mas sinceramente..não sei!
Fica de qualquer aqui mais este raminho desta arvore, pode ser que de futuro se consigam juntar mais. Se alguma vez o conseguir diga-me.

Agradeco-lhe imenso se me enviar o que decobriu de novo acerca dos Barradas. Fico então à espera. Ainda tem o meu email não tem?

Um abraço,
Diogo Pinheiro Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#203260 | Conde | 15 jul 2008 17:30 | Em resposta a: #139981

Caro Confrade: Os Peres de Lacerda Correia de Noronha serão destes?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#203364 | FLV | 16 jul 2008 17:27 | Em resposta a: #203260

Olá...e existe alguma ligação com:
José Lobo de Vasconcellos Correia de Lacerda?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199333

Agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#203901 | diogomsm | 23 jul 2008 15:11 | Em resposta a: #139870

Olá,

A minha bisavó era de Elvas e chamava-se Maria Emilia Barradas Nunes casada com Mario Ferreira Marques. Gostaria por favor que me ajudassem a perceber de que familia a minha bisavó faz parte e se possivel me descrevessem os elos de ligação.

Muito Obrigado,

Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#264546 | ant.perestrelo | 29 out 2010 17:10 | Em resposta a: #139870

Caro Luís Projecto,

Gostaria de falar consigo através de email ou telefone. O assunto é a ascendência de D. Isabel Joaquina Caldeira , natural de Niza.

O meu email é o seguinte:
alcperestrelo@gmail.com

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#275449 | dppona | 29 abr 2011 22:30 | Em resposta a: #264546

Permito-me intervir neste tópico para esclarecer a mensagem acima de Rui Portugal (publicada em 11.01.2007, 20:48), em que copia e comenta um trecho do livro de António de Portugal de Faria, “Genealogia da Família Portugal da Silveira”.
Sucede que esse ramo dos Correia de Lacerda são meus parentes próximos e tenho na minha posse essa obra de Antº de Faria (bem como outra intitulada “Genealogia da Família Corrêa de Lacerda”), anotada e corrigida pelo pintor Alberto Virgílio da Rocha Portugal Correia de Lacerda, irmão de meu tio Viriato Sertório da Rocha Portugal Correia de Lacerda.
Sucede que as obras de Antº de Faria são bastante imprecisas, com frequentes trocas de nomes e omissão de datas, e de numeração e ordenação muito confusas, o que terá levado a alguma barafunda.
Concomitantemente, coexistiram durante quase todo o séc. XIX dois “Albertos Correia de Lacerda”: o referido irmão de meu tio, Alberto Virgílio da Rocha Portugal Correia de Lacerda, que foi um pintor notável e de cujo trabalho estou agora, por coincidência, a fazer um levantamento, nascido em Oeiras em 1889 e f. em Cascais em 1974; e o poeta (cujo nome completo correcto julgo ser) Carlos Alberto Portugal Correia de Lacerda, que nasceu em Moçambique em 1928 e morreu em Londres em 2007.
Rui Portugal, na mensagem acima, aventa a hipótese de o Alberto pintor ser pai do Alberto poeta, o que é inteiramente falso.
Daí este meu esclarecimento.
Deliniei assim a genealogia deste ramo que me é próximo, conforme a descreve António de Faria e conforme a corrigiu Alberto de Lacerda e outros familiares, a que acrescentei o que tem sido fornecido neste Forum.
Esclareço que este texto não pode de forma alguma ser considerado como 100% fiável, uma vez que não confirmei (por enquanto) dados em nenhuma fonte primária. Serve apenas como clarificação, dada a confusão existente aqui na GENEALL, quer na base de dados, quer aqui no Forum.
Encontra-se aqui:
http://admin.simply-website.net/www/content_management.ctr?id_pagina=145152

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#275450 | dppona | 29 abr 2011 22:32 | Em resposta a: #275449

Onde digo, na mensagem anterior, "coexistiram durante quase todo o séc. XIX", quero dizer, evidentemente, "durante quase todo o séc. XX".

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#275508 | dppona | 01 mai 2011 00:56 | Em resposta a: #275450

Nova correcção: o link que dei não funciona.
O texto está no meu site http://genealogias.info
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

Correia de Lacerda, de Lisboa - descendência

#386617 | LSV | 16 nov 2017 17:47 | Em resposta a: #139925

Caro Rui Portugal

Gostaria de conversar consigo, pelo que, podendo, envie-me email para luissoveral@sapo.pt.
Antecipadamente agradecido,
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen