Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Regiões

Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#139904 | magno | 11 jan 2007 16:13

Procuro informações sobre os expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

Placídio dos Santos - 1860 ?
Clementina de Jesus - 1860 ?

Casaram por volta de 1888 em Codiceira, Azoia, Leiria, Portugal onde aí residiram.

Qualquer ajuda é sempre valiosa e bem-vinda.
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#140819 | magno | 19 jan 2007 16:14 | Em resposta a: #139904

Renovo pedido de ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#140843 | Chainho-Oeiras | 19 jan 2007 18:51 | Em resposta a: #139904

Caro Snr Magno
- Há uma dependência em Santos, da Santa Casa a caminho de S.Bento quem sobe - em frente aos bombeiros. Junto ao Conde Barão e Rua Dom Carlos se não estou em erro. Fui lá uma vez e disponibilizam dois livros, sendo; um do batismo e outro da entrega do órfão a uma família de criação. Pelos nomes incomuns é fácil localizar os seus avós tal como eu encontrei o meu avó Sérgio. Marias e Manueis etc. é que será um problema para quem desconhecer a data exacta do evento ou a família a quem a criança foi entrtegue.Terá apenas de levar papel e lápis para apontamentos já que, « há 3 anos aprox » não tiram fotocópias. De resto são bastante atenciosos.
- Penso lá voltar mas não sei quando. Mora longe de Lisboa ?
- Um abraço.

CFChainho - Oeiras

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#140851 | magno | 19 jan 2007 19:51 | Em resposta a: #140843

Obrigado pela informação, mas sou de Viseu, o que torna a tarefa difícil. Caso volte lá e tiver disponibilidade agradecia toda a ajuda.

Magno

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#140860 | Chainho-Oeiras | 19 jan 2007 20:31 | Em resposta a: #140851

Caro confrade.
- Logo que oportuno assim o farei. Parto do princípio que que terão sido criados na áera de Leiria. Caso tenha mais elementos são importantes para certificá-los.

Cumprimentos
CfChainho-Oeiras

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#142790 | Chainho-Oeiras | 02 fev 2007 22:09 | Em resposta a: #139904

Caro confrade magno:

Desloquei-me hoje ao Arquivo da Santa Casa em Santos para localizar os seus expostos; Placidio e Clementina:

1º - Apenas tive oportunidade de pesquisar o ano de 1860 dado o grande volume de crianças expostas, mais de 3 mil registos em cada ano.

a) A 6 Out1860, do Livro dos Expostos entrados; registo 2055, folhas 385, há um Plácido (não Placidio) batisado neste dia no Hospital Real, entregue a Laureana Maria mulher de João Santos, trabalhadores, moradores no lugar de Cheguedo ?? Nossa Senhora dos Prazeres, Aljubarrota – Alcobaça.
- Livro 74 – matrículas de varões MT-02-01-074 – folhas 125 – nrº 358

b) Transferido em 18Mar1875 para João Moura cc Maria Roza do lugar de Vestuaria, Nossa Senhora da Ajuda, Alcobaça.
- Livro 4 dos Termos de Vestir - folhas 240 – cota NO-06-038
- Foi portanto criado / duas famílias.

c) Não há averbamentos que nos permita certificar se é a mesma pessoa, porque não há nome completo, com quem casou, ou outra informação abonatória pelo que é importante tentar obter mais elementos através do termo de casamento, se menciona idades, registo de eventuais descendentes ou no termo de óbito dos mesmos. A idade é importante ou freguesia onde tenham sido criados.

Endereço;
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Arquivo Histórico
Rua Dom Carlos 126 – cave – junto ao Conde Barão – em Santos.
- Telef: 21 390 17 49

Na Torre do Tombo já se encontram os livros das Entradas dos expostos ( batismos ) de 1863 a 1898 e na 6ª Conservatória de Lisboa os mesmos livros referentes aos anos de 1898 a 1908.

Os restantes residem ainda no Arquivo da Santa Casa – acima.

Foi-me permitido fornecer estes dados para informação geral a pessoas interessadas e estão disponíveis para todas as informações / telefone. São um grande exemplo de atendimento / serviços de genealogia.


CFChainho-Oeiras

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#142820 | magno | 03 fev 2007 10:39 | Em resposta a: #142790

Desde já o meu muito Obrigado pelas informações transmitidas e pela sua disponibilidade.

Os dados de que disponho são os seguinte:

Placídio dos Santos e Clementina de Jesus - casaram em 23-11-1887 em Codiceira, Azoia, Leiria
Ele de idade 23 anos e ela de idade 26 anos - Ambos expostos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Roda de Lisboa) e aí baptizados.

Assim:
Placídio Santos deve ter nascido por volta de 1864 e Clementina de Jesus deve ter nascido por volta de 1861.

Mais uma vez muito Obrigado.
Magno

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#144135 | Chainho-Oeiras | 15 fev 2007 00:15 | Em resposta a: #142820

Caro Magno.

Dados acerca dos seus familiares da Santa Casa de Lisboa.

Clementina;
1 – Livro Matrículas Fêmeas nrº 75 de 1861 nrº 1041 – folhas 331.Foi baptizada a 8Abr1861- nrº 820 a folhas 142 – verso do Livro de Entradas/Baptismos de 1861.

2 – No Livro 31 de Vestir – folhas 72 verso;
a) Aos 8 de Abr1861 se entregou a dita exposta a Joaquina Ascenso casada com José de Mattos Ferreira, serrador, morador nos Casais Garridos, freguesia de São Miguel do Juncal – Concelho de Porto-de-Mós.
b) Transferida em 9Jul1865 para Maria Ginja cc Gabriel de Carvalho, carpinteiro, moradores nos Casais de Além, freguesia de São João Baptista, Concelho de Porto de Mós.

Placídio;
1 – Livro Matrículas Varões nrº 95 de 1864 nrº 824 – folhas 275. Foi baptizado a 2Fev1864 – nrº 248 – folhas 42 do Livro de Entradas/Baptismo de 1864.

2 – No Livro 18 de Vestir – folhas 18;
a) Aos 3 de Fev1864 se entregou e exposto supra a Maria Martinha cc António Francisco Rosa, trabºr, morador nos Casais dos Claros, freguesia de São Paulo de Amon, Concelho de Leiria.
b) Transferido a 26Nov1864 para Josefa Paula cc Joaquim Martinho trabalhador morador no lugar da Bocinheira, freguesia de São Paulo de Amon, Concelho de Leiria.
c) Transferido a 24 de Fev 1865 para Maria Joaquina viúva moradora no lugar dos Pretos, freguesia de Nossa Senhora da Luz da Matriz do Concelho de Leiria.
d) Transferido a 18 de Mar 1867 para Francisca de Jesus cc Manuel Francisco, trabºr natural de Codiceira, Santa Catarina da Azóia – Leiria.

- Pode pedir cópia dos assentos em título, para;
Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Rua Dom Carlos 126 – cave – junto ao Conde Barão – em Santos.
- Telef: 21 390 17 49

- De notar que o livro de baptismos do ano de 1864 já se encontra na Torre do Tombo.

Cumprimentos
CFChainho

Resposta

Link directo:

RE: Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#144212 | magno | 15 fev 2007 17:04 | Em resposta a: #144135

Mais uma vez o meu obrigado pela informação mais do que preciosa e pelo seu tempo disponibilizado em ajudar-me.

Caso necessite de alguma coisa de Viseu, terei muito gosto em retribuir o seu amável gesto.

Magno

Resposta

Link directo:

Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#410219 | Celso Santos | 04 dez 2018 15:46 | Em resposta a: #139904

Ex. Senhores
Alguém me ajuda a adquirir o Assento de nascimento / baptismo, do meu avô, que era exposto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa?
Apenas sei o ano do seu nascimento 1891.
A saber:
Nome: António dos Santos
Nascimento: 1891 (não sei mês nem data)

Nota: no assento do seu primeiro casamento que descobri dele, com Maria de Jesus, também exposta da mesma instituição, realizado em 1910, diz que este meu avô foi criado desde criança no lugar dos Matos, freguesia de Milagres Concelho de Leiria. tinha 19 anos quando casou, por isso ter nascido em 1891. obrigado e aguardo por informações. os dados dele seriam para incluir na genealogia de família.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#410222 | zedamas | 04 dez 2018 19:09 | Em resposta a: #410219

Olá
sendo António um nome vulgar, é provável haver vários nesse mesmo ano na Santa Casa, e como não sabe o nome torna dificil identificar o mesmo.
Mas como tem a referência da freguesia onde foi criado facilita a pesquisa nas gavetas por freguesia. Se não tem possibilidade de fazer a pesquisa directa no arquivo da Santa Casa, envie mail expondo o caso, talvez eles pesquisem.

Resposta

Link directo:

Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#410679 | Celso Santos | 22 dez 2018 11:37 | Em resposta a: #410219

O nome deste meu avô era António dos Santos, foi criado desde pequeno na freguesia de Milagres, concelho de Leiria, gostava imenso de saber algo sobre o Baptismo deste meu avô, que tudo indica que fosse realizado na Misericórdia de Lisboa, nasceu em 1891, mais nada sei
Obrigado

Resposta

Link directo:

Expostos Sta Casa da Misericórdia de Lisboa

#411543 | anakry | 24 jan 2019 13:59 | Em resposta a: #410679

I emailed requesting for help and they were able to locate all documents regarding my ancestor.

E-mail: arquivo.historico@scml.pt

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
Telefone: [+351] 213 235 748
Fax: [+351] 213 235 749
E-mail: arquivo.historico@scml.pt
Site: http://www.scml.pt/areas_de_intervencao/cultura/arquivo_historico/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen