familia Abreu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

familia Abreu

#139910 | jcsa | 11 jan 2007 17:19

Já há algum tempo, aqui no Brasil, tenho buscado informações em "sites" de genealogia em Portugal na esperança de encontrar origem da família e parentes. Os poucos dados que possuo são os seguintes: meu avô, José Dionísio de Abreu, natural da Madeira, nascido em 10 de outubro 1890, veio para o Brasil, estado do Pará, por volta de 1915. Era filho de Antonio de Abreu e Augusta Adelaide de Abreu. Em 11,12 de março de 1946, meu pai esteve na Ilha à serviço da Marinha, aportando em Funchal a bordo do Duque de Caxias. Dirigiu-se à Rua da Achada mas não teve êxito. Pedindo ajuda a um passante, descobriu ser seu tio Vieira, que o conduziu à casa. Esteve com a familia, sua avó, uma tia Adelina, visitou o Pico dos Barcelos, Câmara dos Lobos.
Se alguém puder ajudar-me, ficarei profundamente agradecido.

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#139952 | rmfrp | 11 jan 2007 21:55 | Em resposta a: #139910

Caro jcsa:

Está com muita sorte, pois a Madeira é a única região de Portugal, e provavelmente uma das poucas do mundo, em que existem bases de dados informatizadas de registos paroquiais.

Fui ao site do Arquivo Regional da Madeira, pesquisei a base de dados dos casamentos da Madeira desde o século XVI e encontrei aqueles que parecem ser os pais do seu avô:

Marido - António de Abreu
Mulher - Augusta Adelaide
Freguesia - São Roque
Ano - 1890
Livro - 1836
Folha - 6

É normal que a mãe não apareça como Abreu pois esse seria o nome de casada. São Roque é uma das freguesias do concelho do Funchal.

Uma última nota: tem a certeza de que o seu avô nasceu a 10 de Outubro? É que o dia de São Dinis, ou Dionísio, é a 9 de Outubro. É possível que ele se chamasse Dionísio por ter nascido nesse dia.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140050 | jcsa | 12 jan 2007 17:11 | Em resposta a: #139952

Presado Rui:

Se estou com sorte pela qualidade dos registros da Madeira, muito mais por tê-lo encontrado, e com a sensibilidade e interesse em ajudar-me. Obrigado.
De fato, ou devo dizer, facto, meu avô pode ter nascido no dia 9; lembremos que àquela época pode não ter havido o rigor legal ou a preocupação dos pais quanto à exatidão da data como há hoje. Assim, a comemoração que conheço pode contar um dia de diferença.
Meu desejo é localizar parentes e, quem sabe um dia poder visitá-los, não só na Ilha, creio, mas em Portugal.
Sinceramente, penso estar iniciando uma amizade; pelo que pergunto: seria abuso meu, contar com tua boa vontade outra vez? Quanto a mim, será um dever e um prazer me colocar ao teu dispor para informações que porventura te interessem e estejam ao meu alcance.

Mui respeitosamente,

Julio

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140088 | rmfrp | 12 jan 2007 22:27 | Em resposta a: #140050

Caro Julio:

Muito obrigado pela sua resposta. Não tem que agradecer. Por favor esteja à vontade para pedir mais esclarecimentos. Faltou-me referir na minha intervenção anterior que há outro aspecto em que teve sorte: descobriu este Fórum. Se não tivesse sido eu a indicar-lhe os dados do Arquivo Regional da Madeira, certamente outro colega o teria feito.

Mas há mais informação para si. Verifiquei que para algumas freguesias da Madeira já há um índice informatizado dos registos para o final do século XIX. São Roque é uma dessas freguesias, e nela aparecem os baptismos de vários filhos de António de Abreu e Augusta Adelaide, ou seja, irmãos do seu avô (que não aparece - talvez ele tenha sido baptizado em outra freguesia):

- Leolinda, 14-06-1891 - Livro 1803, folha 20
- Clarice, 15-08-1892 - Livro 1804, folha 18 v.º (com mais dados, ver abaixo)
- Ucília, 27-12-1894 - Livro 6740-A, folha 49
- Antonino, 04-10-1896 - Livro 6742-A, folha 29 v.º
- Maria, 21-11-1897 - Livro 6743-A, folha 45 v.º

Suponho que as datas indicadas sejam de baptismo e não de nascimento. Para Clarice existe ainda esta informação adicional: "Casou civilmente com João José Vieira, natural da Boaventura, na Conservatória do Funchal, em 17.10.1916, reg. n.º 415. Faleceu em 08.04.1959, São Roque, Funchal, reg. n.º 446, doc. 446, mç. 5.". Será este o tio Vieira do seu avô?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140257 | Agrela | 15 jan 2007 02:53 | Em resposta a: #139910

Olá, minha mãe é da Madeira e tem o sobrenome Abreu assim como meu avô e meu bisavô, poderia ajudar em algo?

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140258 | Agrela | 15 jan 2007 03:08 | Em resposta a: #139952

Olá Rui, entrei no site ao ler o q escreveras de forma bastante amigavel de sua parte, mais não consegui entrar na base de dados, seria aquela que teria de receber por e-mail? Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140431 | jcsa | 16 jan 2007 19:02 | Em resposta a: #140257

Olá.
Com certeza, toda ajuda é bem vinda. Um colega, Rui, já está em contaccto e a fazer descobertas. Como só agora conheci o Fórum, não sei se tu tens acesso às respostas outras. Em todo caso, aqui vai: Meus bisavós, Antonio e Augusta, tiveram mais 5 filhos, registrados todos na Freguesia de S. Roque. Foram: Leolinda, Clarice, Ucília, Antonino e Maria. Clarice casou-se com João José Vieira, em 1916, na Conservatória do Funchal, vindo a falecer em 1959. Talvez seja o sr. Vieira, o tio de meu pai encontrado ao "acaso".
Enquanto estou à procura de parentes, parece-me, estou achando amigos.
Agradecido, aguardo notícias.
Julio

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140438 | Ronaldo Campos | 16 jan 2007 19:38 | Em resposta a: #140431

Bom Dia,

Primeiramente peco desculapas por vir a este forum para pedir ajuda/conselhos. Meu bisavo veio de Portugal( talvez Madeira ) nao se sabe ao certo, seu nome era Victorino Nunes (z) de Carvalho acredita-se que tenha chegado no Brasil entre 1900-1920, casou-se ou ja era casado com Maria Nazare de Carvalho.
Este senhor veio a ser pai de Alcea ce Carvalho Batista, esta senhora morreu aos 34 anos de idade e tinha filhos entre eles minha mae, que com a morte de sua mae foi para um orfanato.

Muito pouco sei sobre essa familia, minha mae ainda viva, so tem as lembrancas de antes de ir para o orfanato, para onde foi com a idade de 8 anos.

Qualquer ajuda ou opiniao e muito valida e apreciada, desde de ja Muito obrigado, Ronaldo Campos,

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140440 | jcsa | 16 jan 2007 19:51 | Em resposta a: #140088

Rui, permita-me, com todo respeito, chamer-te pelo teu nome, deixando maiores formalidades verbais.

Não pude responder antes. Obrigado. A cada dia há mais esperança de encontrar parentes. O sr. Vieira que identificas-te talvez seja mesmo o tio de meu PAI; cunhado de meu avô; e acredito ser um caminho ao encontro de descendentes.
Tudo está se tornando numa aventura fascinante, pela busca em si e, pelos valores fraternos manifestados.

Receber tua ajuda, não nos conhecendo, e de tão longe, constrange-me um pouco. Sinto-me devedor, por receber tamanha atenção. Seria bom se tivéssemos uma mínima noção de onde cada um se encontra. Não acha?

De minha parte, te ofereço um passeio em minha cidade.
http://portal.pbh.gov.br/pbh/index.html

Até a próxima:

Julio

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140444 | Agrela | 16 jan 2007 20:14 | Em resposta a: #140438

Minha Mãe nasceuem Ponta do Sol na Madeira e é filha de Nicolau de Abreu Robeiro e Maria Serrão de Agrela, ambos também de Ponta do Sol, e neta de Nicolau de Abreu Ribeiro e Antónia da Silva Correia ( Já não sei se são de Ponta do Sol ), Não sei se isso ajuda a encontrar parentes ou ajuda a me ajudarem a encontrar meus tataravós, agradeço muito a ajuda de todos e o que puder fazer para ajudá-los o farei, pois como disse nosso amigo, podemos não encontrar familiares mais encontramos amigos

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140455 | rmfrp | 16 jan 2007 22:03 | Em resposta a: #140258

Caro Agrela:

Para efectuar pesquisas no Arquivo Regional da Madeira deve seguir os seguintes passos
- Chegar ao site do ARM (www.arquivo-madeira.org), que também se descobre facilmente por uma pesquisa num motor de busca;
- Depois de passar a introdução, clicar na barra da esquerda em "Bases de dados";
- Escolher qual a pesquisa pretendida - casamentos, baptismos ou passaportes.

Relativamente ao seu caso... está com sorte! Veja o casamento que encontrei:

Marido - Nicolau de Abreu Ribeiro
Mulher - Antónia Augusta da Silva
Freguesia - Ponta do Sol
Ano - 1902
Livro - 7414 A
Folha - 5 v.º

Para a Ponta do Sol ainda não há índices de baptismos disponíveis para pesquisa. Mas aproveito para informar que, para trás de 1900, há registos de baptismo e casamento da Ponta do Sol, quase sem falhas, desde o século XVI. Vai ter certamente muito material para montar a sua árvore.

Os pais da sua avó Maria Serrão de Agrela são Manuel de Agrela e Maria Serrão? Reparei que perguntou por este casal no Fórum. Não o encontrei na base de dados do ARM, talvez porque casaram depois de 1911.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140456 | rmfrp | 16 jan 2007 22:12 | Em resposta a: #140438

Caro Ronaldo Campos:

Por favor não peça desculpa por pedir ajuda neste Fórum, pois é exactamente essa a sua finalidade.

Infelizmente os dados que tem não são suficientes para avançar com a pesquisa em Portugal. Tal só será possível se souber qual a localidade de Portugal de onde os seus antepassados eram originários.

Procurei, mas não encontrei, nenhum Vitorino Nunes de Carvalho na base de dados dos casamentos da Madeira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140459 | rmfrp | 16 jan 2007 22:29 | Em resposta a: #140440

Caro Julio:

Como imagina, eu estou muito longe de Belo Horizonte. Escrevo-lhe da região de Lisboa, em Portugal. Na minha ascendência, que há investigo há alguns anos, ocorre uma situação curiosa: tenho antepassados documentados de quase todas as regiões de Portugal... só não tenho antepassados da Madeira, que é exactamente a região que tem a pesquisa mais facilitada com essas bases de dados. :-)

A pesquisa dos ascendentes do seu avô está aberta: pode pedir ao Arquivo Regional da Madeira cópias não certificadas dos registos que já conhece para obter as informações completas que lhe permitirão avançar mais uma geração. Uma outra possibilidade é consultar num dos centros da Igreja Mórmon os microfilmes com cópias dos livros da Madeira: dessa forma não teria de pedir cópias dos registos para ter os dados de que necessita.

Se tiver mais questões, por favor não hesite em colocá-las. É para isso que existe este Fórum, como ainda há pouco eu escrevi em resposta ao colega Ronaldo Campos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140460 | Agrela | 16 jan 2007 22:40 | Em resposta a: #140455

Te Agradeço muito Rui, mais é Antónia da Silva Correia o nome que tenho na certidão da minha mãe dos seus avós, também acho coinscidencia a não ser que o cartório tenha errado, e se acha muitos nomes parecidos quando se procura o sobrenome especifico, é muito dificil para saber o que seria realmente o familiar.

Te agradeço muito, o bom deste site são pessoas que ajudam como vc, é o q faz disso tudo interessante

Fabiano de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140464 | rmfrp | 16 jan 2007 22:58 | Em resposta a: #140460

Caro Fabiano de Abreu:

"Antónia Augusta da Silva" e "Antónia da Silva Correia" são quase de certeza a mesma pessoa. Provavelmente, se consultar o registo de casamento que indiquei verificará que um dos pais de "Antónia Augusta da Silva" tem o apelido Correia.

É possível que alterações como esta dêem problemas se a documentação for utilizada para fins oficiais, mas quem tem experiência de pesquisa dos seus antepassados sabe que este tipo de variação no nome entre diferentes documentos era muito comum. Este é até um caso fácil: o marido tem os mesmos 3 nomes, a mulher tem 2 nomes iguais, saiu um e apareceu outro, nada de estranho. Há situações muito piores.

Note que ninguém "errou" ao escrever o nome, porque a sua bisavó não tinha um "nome" oficial como nós temos hoje - tinha apenas o nome (ou os nomes) pelo qual era conhecida.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140465 | Agrela | 16 jan 2007 23:14 | Em resposta a: #140464

Tens razão, é que sou meio perfeccionista e a não exatidão me causa aflição a incerteza, mais mesmo assim vou tentar colocar desta forma como me ajudastes, vai ficar o buraco apenas em meus bisavós por parte da minha avó, o Manuel de Agrela e a Maria Serrão.

Assim está minha árvore

Bi - Nicolau de Abreu Ribeiro - PT PS
Bi - Antónia da Silva Correia - PT PS

Bi - Manuel de Agrela - PT - Não sei localidade
Bi - Maria Serrão - 1889 - PT - Não sei localidade
Casados em 1902

Avô - Nicolau de Abreu Ribeiro - PT Ponta do Sol
Avó - Maria Agrela Serrão - PT Calheta - 1927

Mãe - Maria Ascenção de Abreu Rodrigues ( PT Ponta do Sol )
Pai - José Rodrigues ( ES - S.J Calçado )

Fabiano de Abreu Rodrigues ( Eu - Rio de Janeiro - Brasil )

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140475 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 01:34 | Em resposta a: #140456

Muito Obrigado pela sua ajuda, voce saberia dizer se existe um registro como esse em portugal? aonde eu possa verificar?

Eu vivo nos EUA mas vive quase toda minha vida no Brasil, Rio de Janeiro, se algum dia precisar de algo em que eu possa ajudar, por favor nao pense duas vezes em me pedir, muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140889 | rmfrp | 19 jan 2007 23:59 | Em resposta a: #140465

Caro Fabiano de Abreu Rodrigues:

Permita-me que reformule a lista dos seus ascendentes na chamada numeração Sosa-Stradonitz, que é a habitual para este tipo de listas (note que quem casou em 1902 foram os seus biavós Nicolau e Antónia). O pai de cada pessoa na lista tem o dobro do número dessa pessoa. A mãe tem o dobro mais um. Assim, por exemplo, os pais do número 6 são os números 12 e 13.

O seu nome:
1. Fabiano de Abreu Rodrigues (Rio de Janeiro - Brasil )

Pais:
2. José Rodrigues ( ES - S.J Calçado )
3. Maria Ascenção de Abreu Rodrigues ( PT Ponta do Sol )

Avós:
4. [avô paterno]
5. [avó paterna]
6. Nicolau de Abreu Ribeiro - PT Ponta do Sol
7. Maria Agrela Serrão - PT Calheta - 1927

Bisavós:
8. [pai do avô paterno]
9. [mãe do avô paterno]
10. [pai da avó paterna]
11. [mãe da avó paterna]
12. Nicolau de Abreu Ribeiro - PT PS
13. Antónia da Silva Correia - PT PS - Casados em 1902
14. Manuel de Agrela - PT - Não sabe localidade
15. Maria Serrão - 1889 - PT - Não sabe localidade

Vejo por esta lista que a sua avó Maria Agrela Serrão nasceu em 1927 (suponho que seja esse o significado da colocação do ano ao lado do nome). Já referiu em outro tópico que houve um incêndio em Ponta do Sol. Será que também se perdeu o registo de casamento de Manuel de Agrela e Maria Serrão?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140890 | rmfrp | 20 jan 2007 00:05 | Em resposta a: #140475

20-01-2007

Caro Ronaldo Campos:

Se me pergunta se existe uma base de dados de registos para o restante território de Portugal, infelizmente a resposta é não.

Os nomes dos seus bisavós não dão qualquer pista quanto à região de origem, pois existem muitos "Nunes" e "Carvalho" em todas as partes de Portugal.

Já explorou todas as possibilidades de obter mais dados com documentos do Brasil? Estou a pensar, por exemplo, no registo de nascimento da sua avó e dos irmãos desta - já conseguiu cópias desses documentos?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#140894 | Agrela | 20 jan 2007 00:32 | Em resposta a: #140889

Creio que sim Rui, pois os dados no site de registros da Madeira é muito complexo, se for se guiar por nomes existem muitos nomes parecidos, quando era mais novo e fui tirar nacionalidade Portuguesa eles disseram que ouve um problema no cartório em Ponta do Sol, onde estava a certidão original de minha mãe, tendo assim que pedir aos parentes um acertidão que estaria em Lisboa, não entendi direito, mais foram informações passadas. Não sei se devido ao problema no cartório em Ponta do Sol eles teriam o registro em Lisboa, ou alguma outra coisa...

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#141037 | rmfrp | 21 jan 2007 17:11 | Em resposta a: #140894

Caro Fabiano de Abreu Rodrigues:

Não sei exactamente o que aconteceu em Ponta do Sol, nem como funciona o sistema de duplicados do registo civil português. Porém, presumo que tenha sido por existir um duplicado em algum local que não Ponta do Sol (talvez em Lisboa) que foi possível obter os dados que procurava.

Relativamente à sua avó Maria Agrela Serrão: tem o registo de nascimento? Se sabe que ela nasceu em Calheta em 1927 e sabe os nomes dos pais não deve ser difícil obter uma cópia desse registo, que indicará certamente as naturalidades dos pais e os nomes dos avós dela, permitindo assim avançar nesse ramo. Note que Calheta é, tal como Ponta do Sol, sede de concelho, o que significa que o incêndio que afectou Ponta do Sol não deve ter atingido os registos de Calheta.

O site dos registos da Madeira não poderia servir para este último caso, pois a sua avó é ainda demasiado recente. Mas vai ser certamente muito útil para pesquisar as gerações anteriores.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#141162 | jcsa | 22 jan 2007 17:30 | Em resposta a: #140459

Prezado Rui:

Mais uma vez agradeço tua atenção e sugestão, como prosseguir minha busca através do Arquivo Regional da Madeira.
É possível que pelo não conhecimento de alguns endereços ou pequenas diferenças em nossos vocabulários, eu me demore um pouco, assim, ainda conto com tua valiosa ajuda.
Acredito que a pista a seguir está sobre Clarice e João Vieira, uma vez que encontrado seu registro de casamento, possamos achar descendentes, e por meio destes, os descendentes dos homens, irmãos de Clarice, que conservam o nome Abreu pelas gerações.

Sendo só, pelo momento, e fraternalmente:

Julio Abreu

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#141171 | jcsa | 22 jan 2007 18:16 | Em resposta a: #140459

Caro Rui

Acabei de acessar/aceder ao ARM e a informação na Bases de Dados é de que os arquivos estão limitados até o ano de 1911, e além desta data o site/sitio está em construção.
Entrei em Instrumentos Descritivos e surgíram dezenas de arquivos paralelos e de orígem particular em inventários, os quais não têm como direcionar-me em minha pesquisa. São milhares de documentos mas não me dão direção.

O Catálogo dos Fundos Paroquiais, pareceu-me o local aonde encontraste os "tios"; mesmo com as datas e números de registro não encontrei nome algum. Devo crer que não estou sabendo procurar.

Julio.

Resposta

Link directo:

RE: familia Abreu

#141388 | rmfrp | 23 jan 2007 21:58 | Em resposta a: #141171

Caro Julio Abreu:

Não me parece que o arquivo "esteja em construção" para além de 1911. As leis sobre privacidade existentes em Portugal protegem os registos com menos de 100 anos e dificilmente permitiriam uma base de dados deste tipo para datas mais recentes. Aliás, 1911 já está para além do limite de 100 anos - é porém uma fronteira "natural" nos registos portugueses, pois corresponde ao início do Registo Civil em substituição dos documentos paroquiais que são utilizados para datas anteriores.

A pesquisa nas bases de dados de casamentos e baptismos tem algumas subtilezas que podem dificultar a obtenção de resultados. Um facto importante é que se deve seleccionar a opção "Todas as Palavras" em vez de "Frase Inteira". Outro problema é que todos os nomes devem ser escrito em português europeu moderno, incluindo os todos acentos correctos. Portanto, "Manuel" funciona mas "Manoel" não, apesar de no século XIX o nome se escrever mesmo Manoel; "António" funciona, mas "Antonio" e "Antônio" não; etc..

Se na base de dados de casamentos, com "Todas as Palavras", pesquisar:
----- antónio abreu augusta adelaide -----
aparece um único casamento, exactamente o que lhe interessa. Mas se pesquisar:
----- antonio abreu augusta adelaide -----
já não aparece nada. Falta um acento...

Os "instrumentos descritivos" não serão de interesse para si, pelo menos nesta fase.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

familia Abreu

#430250 | Nina434 | 08 jan 2021 01:06 | Em resposta a: #141388

Oi eu acho que posso ajudar no resto, eu sou da família Abreu e moro em São Roque, fiquei muito curiosa com a situação. Posso acrescentar que apartir dessas datas sei que a família era muito pobre, nunca conheci os meu avô mas sei que a família era chamada da família da Flores, ainda não descubri o porquê desse nome maso meu avô era chamado do senhor Flor. Vou tentar descubrir mais sobre o caso.

Resposta

Link directo:

familia Abreu

#430251 | Nina434 | 08 jan 2021 01:13 | Em resposta a: #430250

Descubri também que o terreno onde vivo já é da família há muitos anos. E muitos dos familiares vivem nas redondezas. Exatamente na rua Impasse do Lombo Jamboeiro e Impasse 2 do Lombo Jamboeiro espero ter ajudado

Resposta

Link directo:

familia Abreu

#433466 | Dani Dias | 03 mai 2021 16:24 | Em resposta a: #139910

Prezados,
Pesquiso a família Abreu em Azias, Ponte da Barca em Viana do Castelo.
Tenho como antepassado Antonio de Abreu casado com Maria Francisca Jacob.
Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre a área ou conhece alguém que pesquise a respeito.

Com os melhores Cumprimento,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 08:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen