Domingos Sousa Faísca

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Domingos Sousa Faísca

#140084 | ffarrajota | 12 jan 2007 21:31

Caro Júlio,
Agradeço leia a mensagem para Maria Manuela sobre Domingos Sousa Faísca, se tiver alguma informação, agradeço.
Os meus cumprimentos,
fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Sousa Faísca

#140110 | Jpteixeira | 13 jan 2007 01:12 | Em resposta a: #140084

Cara Fernanda:

Infelizmente não tenho nada sobre Domingos Sousa Faísca.
Já agora, no mesmo tópico ( famílias de Santa Bárbara de Nexe, Faro), veja a mensagem que enviei à Manuel Pereira sobre o casamento de António Dionísio de Mendonça Bonixe com D. Mariana Augusta Pinheiro do Amaral.
Por outro lado, como sabe, estou interessadíssimo na família Laginha. Se tiver informação já tratada sobre esta família, agradeço que ma possa disponibilizar.
Apesar de atrasado, envio-lhe os votos de Feliz Aniversário em simultâneo com os votos de um Feliz Ano Novo.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Sousa Faísca

#140245 | ffarrajota | 14 jan 2007 23:37 | Em resposta a: #140110

Caro Júlio:
Agradeço os votos de Ano Novo e aniversário.
Quanto ao Domingos de Sousa Faísca a Susana já teve a gentileza de me responder.
Sobre a família Laginha, a sua origem não faço a menor ideia. Meu marido não tem antepassados Laginha, o meu interesse pela família é só na ligação à família Farrajota.
Sobre a origem ser italiana, como li neste fórum, penso que poderá ser verdadeira mas poderá não ser pela família Laginha. Não estou a lembrar-me quem pôs essa hipótese mas acho que foi um descendente de Farrajota/Laginha. Nos contactos que tenho tido com membros da família Farrajota e Rocheta tanto uns como outros dizem que alguém lhes disse estes apelidos serem de origem italiana. No caso da família Farrajota até dizem que o antepassado Farrajota era de Génova e que embarcou numa das caravelas dos descobrimentos. Estas famílias estão ligadas e às vezes quem diz que a origem é italiana não sabe se são os Farrajota, os Laginhas ou os Rochetas, dizem de acordo com o último apelido. Até agora sobre os Farrajotas não encontrei nenhuma origem italiana, até porque a força do apelido Farrajota começa a aparecer no século XVIII, os Rocheta e Laginha no século XIX . Dos Farrajotas encontrei dois batismos no princípio do século XVII uma Isabel Frajota e uma Margarida Farjota, apelidos muito parecidos, no entanto não consigo fazer ligação à família porque antes do século XVIII os antepassados têm todos os apelidos possíveis menos Farrajota. No entanto, acredito nos relatos orais porque na minha família a minha mãe fazia referência aos meus avós paternos terem origem espanhola, sempre julguei que seriam avós mais ou menos recentes. Vim a encontrá-los no século XVII. Também havia outra lenda que haveria parentesco com a rainha Santa Isabel, acabei por descobrir que o meu parentesco é mesmo de descendente. Isto tudo via oral que foi passado na família, só que por onde eu julgava que iria encontrar esses meus antepassados foi precisamente pela família de meu avô paterno e não da minha avó paterna como estava convencida.
Esse senhor que sugeriu essa hipótese, a mãe pode julgar que é o Laginha de origem e italiana e ser o Farrajota ou vice versa, são meras conjunturas, mas tantos a falarem sobre origem italiana é curioso.
Espero brevemente encontrarmo-nos, os meus cumprimentos
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: padre António Gonçalves Faísca

#144138 | ffarrajota | 15 fev 2007 00:26 | Em resposta a: #140110

Caros Genealogistas algarvios:
Alguém tem a filiação do padre António Gonçalves Faísca que encontrei a batisar em Salir uma criança da família Faísca, no ano 1718? Encontrei-o no mesmo ano a batisar outra criança em Loulé.
Cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: padre António Gonçalves Faísca

#144531 | Jpteixeira | 18 fev 2007 00:18 | Em resposta a: #144138

Cara Fernanda:

Sei que o Padre António Gonçalves Faísca foi pároco em Salir no final do século XVII princípio do Século XVIII. No entanto, só episodicamente tenho lido estes registos nos microfilmes existentes em faro, pelo que não tenho muitas informações sobre o mesmo.
Agora o que sei é que, como era hábito naquela altura, quando um Padre era colocado numa determinada paróquia levava atrás de si alguns familiares, Ora, justamente, tal facto também terá acontecido em Salir, pois que, à data de 1762 (25-05-1762), celebrou-se, em Salir, o casamento entre Domingos Martins Faísca, solteiro, e Maria Gomes. Domingos Martins Faísca é filho de Manuel Gonçalves Faísca e de Maria Pires, das Casas Baixas, Salir.
Antes de 1760 há um outro casamento, entre Manuel Martins Faísca e Maria Gonçalves. Manuel Martins Faísca é filho de Manuel Gonçalves Faísca e de Maria Viegas, do Carrasqueiro.
Há um outro casamento entre Manuel Martins Faísca, do Arneiro (Salir) e Isabel Martins, do Vale Telheiro, na data de 19-12-1748.
Há ainda um outro casamento entre Manuel Martins Faísca e Maria Vaz (que suponho, estar descrito na p. 52 do livro C-3). Finalmente um outro casamento entre Manuel Martins Faísca e Domingas Guerreiro, descrito também no livro C-3. Esta Domingas Guerreiro faleceu a 24-02-1765.
Todos estes registos de casamentos anteriores a 1760, eu já os li há mais de 2 anos e na altura não tomei as devidas notas. Como tenho estes microfilmes em Faro, facilmente poderei chegar às informações que deles constam. O problema tem sido a falta de tempo disponível para me dedicar a estas investigações. Agora estou a ler e a informatizar, um por um, os casamentos a partir de 1760 pelo que não tenho tido muito mais tempo para ler outros registos. Como tenho os CD's destes casamentos em casa (que adquiri na Torre do Tombo), não tenho ido a Faro fazer pesquisa, razão pela qual não disponho de mais informação sobre aqueles casamentos, que são como já referi, anteriores a 1760.
Pode ser que, numa "aberta", possa consultá-los e deixar aqui mais informação.
Vou também depositar esta informação no tópico " Famílias de Salir" uma vez que pretendo continuar a investigar estes Faíscas e entroncá-los, se for caso disso, com os de Loulé.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: padre António Gonçalves Faísca

#145112 | ffarrajota | 22 fev 2007 20:31 | Em resposta a: #144531

Caro Júlio:
mais uma vez agradeço a sua ajuda, esta família Faísca está a tornar-se complicada.
Tenho uma outra família Faísca em Salir, de quem meu marido descende pelo lado materno, que não consigo ligar aos outros.
Manuel Rodrigues Faísca cc. Maria Rodrigues, Vale de Casa-Salir, que têm os seguintes filhos:
Isabel 2 set 1714
Maria 2 fev 1717 (antepassada de meu marido)
João 4 Jan 1721
João 18 abr 1722
Domingos 19 dez 1726
José 25 nov 1727
Gregório 16 nov 1729
António cc. Margarida Gonçalves (2 filhos Margarida 1751 e Ana 1755), cc.Maria Dias (com 1 filho Manuel 1761) e cc. Catarina Rodrigues (com um filho José 1762)
Tem alguma ligação desta família aos de Loulé?
Tem notícias de CDs ou microfilmes de Loulé com resgistos mais recentes?
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 07:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen