Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Brasil

Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140292 | fercar | 15 jan 2007 12:00

Caros Confrades,

Peço ajuda aos caros confrades do Brasil na procura da certidão de óbito de um familiar que faleceu no Rio de Janeiro em 1870.

Seu nome era António Vitorino de Sousa Peixoto
Filho de José Vitorino de Sousa Peixoto e Thereza Joaquina.
Terá falecido num Hospital de Portugueses que na altura existia no Rio.

Cumprimentos
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140479 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 02:58 | Em resposta a: #140292

Ola voce saberia qual o nome do hospital? e em que parte do rio ees viveram?

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140487 | fercar | 17 jan 2007 09:45 | Em resposta a: #140479

Caro Ronaldo Campos

Muito agradeço a sua resposta. Vou tentar saber e logo ao final da tarde informo os elementos que tiver disponiveis. Mas quanto ao local de residência isso de certo que não conseguirei. No entanto o nome do hospital eu lembro-me de ter lido numa declaração de herança, mais logo confirmo.

Agradecimentos.
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140541 | fercar | 17 jan 2007 21:05 | Em resposta a: #140479

Caro Ronaldo Campos,

Meu tataravô faleceu no Hospital da Beneficiencia Portuguesa no Rio de Janeiro em Fevereiro de 1869.
Conseguirá o amigo dar uma ajuda na localização do seu assento de óbito?
Agradeço a sua atenção.

Abraços
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140560 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 22:56 | Em resposta a: #140541

OLa Peixoto Cardoso,

Tambem estou procurando informacoes dos meus bisavos e tentei encontrar a Beneficiencia Portuguesa no Rio de Janeiro, mas nao consegui fazer contacto com eles la, todos os telefones que eu achei na internet nao funcionam, cresci no rio de Janeiro e ja algum tempo vivo nos EUA, mas pedi aos meus primos que ainda la estao para verificar isso para mim, assim que tiver uma resposta deles te aviso sem problemas ok? Boa sorte e tudo de bom.

R Campos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140561 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 22:57 | Em resposta a: #140541

OLa Peixoto Cardoso,

Tambem estou procurando informacoes dos meus bisavos e tentei encontrar a Beneficiencia Portuguesa no Rio de Janeiro, mas nao consegui fazer contacto com eles la, todos os telefones que eu achei na internet nao funcionam, cresci no rio de Janeiro e ja algum tempo vivo nos EUA, mas pedi aos meus primos que ainda la estao para verificar isso para mim, assim que tiver uma resposta deles te aviso sem problemas ok? Boa sorte e tudo de bom.

R Campos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140562 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 22:58 | Em resposta a: #140541

OLa Peixoto Cardoso,

Tambem estou procurando informacoes dos meus bisavos e tentei encontrar a Beneficiencia Portuguesa no Rio de Janeiro, mas nao consegui fazer contacto com eles la, todos os telefones que eu achei na internet nao funcionam, cresci no rio de Janeiro e ja algum tempo vivo nos EUA, mas pedi aos meus primos que ainda la estao para verificar isso para mim, assim que tiver uma resposta deles te aviso sem problemas ok? Boa sorte e tudo de bom.

R Campos

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140590 | fercar | 18 jan 2007 08:41 | Em resposta a: #140562

Caro Ronaldo Campos,

Obrigado pela sua atenção.
Ficarei a aguardar suas notícias,

Cordialmente,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140597 | GPC40 | 18 jan 2007 09:55 | Em resposta a: #140590

Caro Peixoto Cardoso,

O endereço do tradicional Hospital da Beneficiência Portuguesa do Rio de Janeiro é o seguinte:

Hospital Beneficência Portuguesa
Rua: Santo Amaro, 80
Glória - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22211-230
Fone:(21) 2221-9178

Com meus cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140599 | fercar | 18 jan 2007 10:02 | Em resposta a: #140597

Caro Geraldo Pereira Caldas,

Agradeço a sua resposta, poderá informar como e em que instituição poderei obter a certidão de óbito de meu tataravô que faleceu nessa instituição em Fevereiro de 1869?

Cordialmente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140634 | Ronaldo Campos | 18 jan 2007 14:03 | Em resposta a: #140599

Ola C Peixoto, bem como lhe havia dito antes eu tinha achado algums numeros da BP mas quando ligava a ligacao nao se completava, dizia que numero havia sido desligado, consegui mas este aqui que ainda nao tive de tentar pois estou no trabalho mas ai vai : benificencia portuguesa eh (21) 2508-8008.

Boa Sorte e tudo de Bom,

R Campos.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140640 | fercar | 18 jan 2007 14:32 | Em resposta a: #140634

Caro Ronaldo,

Já leu a mensagem enviada pelo nosso amigo Geraldo (GPC40), ele enviou-me a morada e contactos de telefone e fax. Não sei se já usou esses mesmos ou se serão novas possibilidades.
Entretanto eu vou aproveitar a morada para escrever ao Hospital.
Não sei é se os Hospitais no Brasil têm documentação das datas pretendidas. Vou tentar. Penso que por telefone será mais complicado.

Se tiver novidades eu informo-o.
Abraços
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140706 | GPC40 | 18 jan 2007 21:00 | Em resposta a: #140599

Caro Peixoto Cardoso,

Como seu familiar faleceu em 1869, antes da implantação do registro civil obrigatório no Brasil (1891), a busca deve ser feita nos livros paroquiais. Sendo o local do óbito o Hospital da Beneficência Portuguesa, talvez o registro tenha sido feito na freguesia de N. S. da Glória, que abrange os bairros da Glória, Catete e Laranjeiras. Há também a possibilidade de o registro ter sido feito na freguesia em que o falecido morava. Os livros paroquiais encontram-se no Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro. Muitos destes livros foram microfilmados pelos mórmons. Segundo o site Family Search, os óbitos da freguesia de N. S. da Glória de 1835-1883 (parece que não todos) estão no microfilme nº 1251822 (Itens 2-4).

Não sei se o Hospital da Beneficência Portuguesa teria referências aos óbitos ali ocorridos.

Uma alternativa seria entrar em contacto com a Santa Casa da Misericórdia do Rio, que administra os cemitérios da cidade. Já recorri a este serviço, mas foi para encontrar o óbito de um familiar em data relativamente mais recente (1909, quando já havia o Registro Civil) e tive de ir ao Rio para tanto. No caso, informei o nome do falecido, a data do óbito e o cemitério onde foi sepultado e como resultado deram-me a circunscrição em que se fez o registro e os números de livro, folha e assento. Tratando-se de óbito anterior ao Registro Civil, não sei como tratariam a questão. A Santa Casa cobra antecipadamente pelo serviço e não devolve o pagamento caso não se encontre o que buscamos. Talvez valha a pena você lhes escrever, explicando o que pretende e que vive em Portugal. O endereço é:

Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia, 206
Protocolo, Sala 4
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-022
Telefone: (21) 2297-6611, Ramal 290
e-mail: santacasa arroba openlink ponto com ponto br

Cordialmente,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140727 | fercar | 18 jan 2007 22:01 | Em resposta a: #140706

Caro Geraldo,

Agradeço o seu empenho na possivel resolução deste meu pedido. Sem querer abusar da sua bondade, queria fazer-lhe um pedido, será que me pode informar o site do Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro. Poderei fazer o pedido por mail para eles?
É que estar a enviar valores e não ter a certeza do sucesso é um jogo, e como eu vejo a Genealogia como uma ciência e não como uma indústria lucrativa preferia entrar em contacto com o dito arquivo. Desculpe esta minha forma de estar em relação a isto, mas é a minha forma de pensar.

Com os mais sinceros agradecimentos e respeitosos cumprimentos,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140760 | GPC40 | 19 jan 2007 02:05 | Em resposta a: #140727

Caro Peixoto Cardoso,

O site da Catedral do Rio de Janeiro, onde está localizado o Arquivo da Cúria (no subsolo) é:

www ponto catedral ponto com ponto br

No lado esquerdo da tela de abertura há uma guia "Contatos" que direciona para a redação de mensagens classificadas por tipos, inclusive as dirigidas ao Arquivo.

O endereço é:
Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro
Av. República do Chile, 245
Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20031-170

Já estive pessoalmente a pesquisar no Arquivo e também já consegui obter a transcrição de um assento através de pedido por telefone, pois não moro no Rio. São muito atenciosos. O telefone que utilizei foi o (21) 2240-2669 e a funcionária responsável chama-se Márcia. O atendimento local ou por telefone é feito às segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 18 hora (horário de Brasília)

Com meus cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de Óbito - Rio de Janeiro

#140784 | fercar | 19 jan 2007 11:17 | Em resposta a: #140760

Caro Geraldo,

Obrigado pelos dados enviados, vou escrever para lá, já tentei enviar mensagens pelos contactos mas dá erro de página.

Agradeço a sua simpatia.
Cordialmente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 04:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen