Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Formação

Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#140300 | Cristina C | 15 jan 2007 12:27

Bom... parece que a primeira tentantiva falhou :)
Se não, desculpem a repetição!

Procuro ajuda de quem tem experiencia.

QUero descobrir o que sucedeu a um familiar que emigrou para o Brasil, RJ em 1931. Contactei o Arquivo Nacional do Brasil e recebi o prontuário. Mas a informação que consta nestes documentos não me parece ser de grande serventia. Para além dos dados que já possuia, tem apenas o nome quase ilegível de duas testemunhas e um endereço sem número do local de onde a pessoa provavelmente trabalhou.

Foi-me dito entretanto, que devia contactar o Cartório do Rio. Mas ao fazê-lo percebi que é uma tarefa Titânica, quase "missão impossível", pois requer buscas "inloco" página a página...

Tem de existir outras alternativas!

Ao consultar este fórum dei com uma mensagem semelhante, onde várias possibilidades pareceram surgir mas confesso que fiquei confusa.

A quem possa prestar uma ajuda: existe outras formas de obter a info que procuro? Estarei a descuidar um caminho qualquer que poderei seguir com a info que tenho?

O óbito não foi comunicado a Portugal, pois estaria na sua certidão de nascimento.

Obrigada a todos q mostrem vontade de ajudar!

Cris

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#140312 | MRaposo | 15 jan 2007 14:35 | Em resposta a: #140300

Prezada Cristina,
Há várias maneiras de obter informações sobre seu familiar, desde que se saiba em que cidade ele residiu. É possível, por exemplo, pedir certidões dos cartórios de distribuição, que são serventias judiciais, e é provável que alguma coisa apareça. Funcionam assim: há os 1º e 2º Distribuidores de Interdições e Tutelas; há, do 1º ao 4º, os Distribuidores de Ações Judiciais. Não estou seguro, mas creio que o 5º e o 6º sejam de escrituras, o 7º de Protestos, e vai por aí. Existe, na rede, um site de uma organização particular que se propõe a fornecer certidões desse tipo, oriundas de todo o Brasil, o www.cartorio24horas.com.br/index.php . Nunca o utilizei, e não posso por isso fazer recomendações, mas vale a pena acessá-lo e ver quanto custa.
Saudações ultramarinas,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#140478 | Ronaldo Campos | 17 jan 2007 02:54 | Em resposta a: #140312

Ola MRaposo,

Primeiramente me desculpe por "utilizar" este topico que pertence " a outra pessoa" mas vendo que voce tem muito conhecimento neste seguimento venho atraves deste pedir alguns conselhos.

Tenho um bisavo e bisavo que sao portugueses, nao sei se casaram no Brasil ou em Portugal, sei que chegaram no Brasil, nao sei por onde, mas sei que viveram no Rio de Janeiro,Tijuca ou Rio Comprido, acredito que chegaram por la por volta de 1900/1920, seus nomes eram Victorino Nunes de Carvalho e Maria Nazare de Carvalho.

Como sua filha( mae de minha mae) morreu muito nova, aos 34 anos de idade, com minha mae indo para um orfanato logo em seguida, nao existe lacos mas sim apenas algumas lembrancas de minha mae que tinha pouco mais de 8 anos de idade.

Nao tenho nehum documento deles, onde posso e devo comecar?

Muitoobrigado desde ja, Ronaldo Campos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#140510 | MRaposo | 17 jan 2007 16:54 | Em resposta a: #140478

Prezado Ronaldo Campos,
Se eu tivesse menos idade, mais tempo e sobretudo se não residisse na Barra da Tijuca, que é longe, iria em primeiro lugar ao Museu do Telefone, na Rua Dois de Dezembro, aqui no Rio de Janeiro. Lá, consultaria as listas telefônicas da época e, com um pouco de sorte, encontraria o endereço certo de seus familiares.
Em seguida, pesquisaria no Registro Civil da freguesia, à cata de anotações de casamento, óbito e nascimento.
Se seus bisavós faleceram no Brasil, sabendo-se a época do óbito, fica mais fácil achar o inventário. No entanto, mesmo sem ela, uma busca nos Distribuidores, de que falei antes, poderia render frutos. Quem sabe, no arquivo judiciário exista ainda o processo de inventário, e nele toda a informação sobre a sua família no Brasil.

Não, se eu tivesse que encontrar meus familiares desse modo, não faria pessoalmente o trabalho; arranjaria alguém mais jovem que fizesse.

Sob um outro enfoque, O Rio Comprido é um bairro onde até hoje muitos portugueses residem. Conheço de longa data uma família portuguesa que entre os anos 50 e 70 morou lá. Quer que pergunte por e-mail se têm lembrança dos Carvalho? Você sabe se seus familiares se dedicavam a algum ramo de comércio?
Cordialmente,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#140710 | Cristina C | 18 jan 2007 21:23 | Em resposta a: #140510

Caro MRaposo,

Serve este contacto para lhe agradecer a dica facultada.

Assim que o assunto se desenvolver, comunico-lhe por cordialidade. Entretanto, alguém me sugeriu contactar a Casa de Mesericórdia do Rio, por possuir todos os óbitos alguma vez registados na cidade.

É pena não poder ser eu mesma a ir aos lugares...

Cumprimentos
CC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#140827 | MRaposo | 19 jan 2007 17:15 | Em resposta a: #140710

Fico feliz, Cristina, desejo-lhe êxito. Por sinal, li a troca de mensagens de que você participou no site, e posso dizer-lhe que a Beneficiência Portuguesa, na Rua Santo Amaro, que já foi um dos melhores hospitais do Rio, está agora em muito mau estado, sem recursos siquer para pagar o seu pessoal. Mas provavelmente ainda terá guardados os seus livros do início do século.
Boa Sorte,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#141053 | Cristina C | 21 jan 2007 20:24 | Em resposta a: #140827

Caro Marcos Raposo,

Se o local a que se refere é o que vi na net no endereço (http://www.almacarioca.com.br/hist09.htm) é deslumbrante!

Infelismente, as construções arquitetónicas que são já monumentos, ainda funcionais, acabam sempre por passar pelo mesmo processo de decadência e extermínio. Lamentável.

Mas a casa da Misericórdia do Rio fica na rua de Sto Amaro, ou na de Sta Luzia?

Os meus cumprimentos:
CC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#141180 | MRaposo | 22 jan 2007 19:01 | Em resposta a: #141053

Prezada Crstina,

Na Rua Santo Amaro fica a o Hospital da Beneficência Portuguesa, também um secular complexo de construções, admirável. A Santa Casa da Misericórdia fica mesmo na Rua Santa Luzia, e é o prédio que aparece no site a que você se refere. Estive várias vezes lá, é uma jóia de nossa arquitetura. Foram, porém, feitos diversos aterros na baía, que a afastaram do mar...

A Santa Casa é uma Ordem Terceira, associação de cunho religioso incumbida da administração dos cemitérios mais antigos de nossa cidade. Fundada no século XVI, mantém um hospital para necessitados, onde o Dr. Hélcio Pitanguy, um dos mais famosos e mais caros cirurgiões plásticos do mundo, opera gratuitamente pacientes pobres.

Sempre a seu dispor,
Marcos Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Sta Casa aterro

#141336 | Cristina C | 23 jan 2007 17:28 | Em resposta a: #141180

Caro Marcos,

Quando diz aterros, quer dizer... de lixo? Quem no seu juízo perfeito decide colocar lixo diante de uma obra arquitetónica linda e tão perto da água?

Desculpe a ignorância... devo estar a fazer confusão. Deve ser acrescento de terra, como por cá se faz, sem prejuízo para a paisagem (espero).

É que quando vi a fotografia antiga do edifício junto á água, com o barco a passar e tudo, por um instante pensei que se tinham enganado pois a semelhança da paisagem com a "nossa" praça do Comércio em Lisboa é visível. De repente a "ponte" entre Portugal e Brasil estreitou-se só devido a essa semelhança.

Obrigada pelo "insite" histórico!

Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Sta Casa aterro

#141360 | MRaposo | 23 jan 2007 19:53 | Em resposta a: #141336

Ah, Cristina, não!

Não se trata de aterro sanitário, não. O aterramento daquela parte da Baía de Guanabara foi feito aí por 1920 com a terra proveniente do desmonte do Morro do Castelo, que ficava atrás da Santa Casa.

Um crime, porque o morro era um sítio arqueológico, e lá é que a cidade
começou. Foi como se, em Lisboa, pusessem abaixo o morro onde está o Castelo de São Jorge. Coisa de arrepiar os cabelos, mas hoje as pessoas já não sabem, ninguém mais fala nisso.

O Rio continua lindo. Venha ver o paço onde despachava D. João VI; onde seu filho (nosso Pedro I) mandou dizer aos regeneradores de Lisboa que não voltaria e fez a independência do Brasil. Mas acabou voltando, e morreu em Queluz como Pedro IV de Portugal, que figura extraordinária!

Abraços,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Sta Casa aterro

#141367 | Cristina C | 23 jan 2007 20:36 | Em resposta a: #141360

Caro Marcos,

Cada vez me agrada mais esta nossa troca de informaçao histórica.

Ainda bem que não é aterro sanitário!:)

De facto, é uma pena que o morro tenha sido desmanchado, dinamitado, para dar lugar a mais chão... porque na foto antiga do tal site, lá está ele, majestoso, com casinhas no topo, muito a lembrar o Castelo de S. Jorge actualmente. É uma pena que as semelhanças restem apenas na foto.

Pelo vistos conhece Lisboa. Sei que possuo algures uma imagem antiga do Paço do Comércio onde se vê o morro com o Castelo de S. Jorge. Procurei-a mas não encontrei. Quando encontrar, quem sabe arranjo maneira de lhe enviar para poder estabelecer comparações.

Muito grata pela troca de informações:
Cristina C

Resposta

Link directo:

RE: Sta Casa aterro

#141375 | MRaposo | 23 jan 2007 21:06 | Em resposta a: #141367

Cristina,

De fato (nós não usamos o "c" nessa palavra), é bom comunicarmo-nos tão bem, mesmo com um oceano de permeio. E viva essa nossa riquíssima língua portuguesa!

Estive, sim, em Lisboa em 2006, adorei. Fui ao Castelo de São Jorge, fui a todo lugar, fiquei apaixonado e resolvi descobrir minhas raízes lusitanas. Ontem, encontrei o lugar de onde veio meu bisavô José França da Graça: é Cheira, em Podentes, Penela.

Quando quiser mandar-me algum anexo, meu endereço é raposomar@oi.com.br.

Abraços,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Sta Casa aterro

#141496 | Cristina C | 24 jan 2007 14:22 | Em resposta a: #141375

Caro Marcos,

Facto sem “c” para nós é conjunto de calça , camisa (não confundir com camisinha) e casaco… são, de facto, com ou sem “c”, deliciosas estas peculiaridades da língua! Sem esta letrita não existiria facto, só fato… até se ver!

Não sei que impressões ficou de nós portugueses aquando a sua visita, mas em termos linguísticos, sou da opinião de que sofremos muitas influências vossas, devido à agilidade do português do Brasil e também, e principalmente, há "avalanche" de novelas e livros de BD.

É a reconquista por uma força maior: os media! (ou a media, como se diz aí:) -imprensa, televisão,rádio)

Quando achar a imagem de Lisboa antiga, terei gosto em lha enviar.
Boa sorte na busca de suas raízes!

PS: também estive a visitar o Castelo o ano passado…

Abraços,
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Sta Casa aterro

#142257 | MRaposo | 29 jan 2007 18:27 | Em resposta a: #141496

Prezada Cristina,

Não, nenhuma confusão... Aqui, a roupa completa masculina normalmente é terno, e só em tom de brincadeira é que às vezes dizemos fatiota. Fato para nós é o facto de vocês e pronto. Aliás, existe a expressão popular: fato é fato, não é rato.

Boa sorte na sua pesquisa! Sempre a seu dispor,

Abraços,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153240 | Omar | 21 abr 2007 15:50 | Em resposta a: #140300

Cristiina, qual o nome de seu parente ? Meu avô veio para o Rj e depois perdeu o contato com seus familiares, seu nome é Manole de Almeida, ele era de Moimenta da Beira.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153247 | Cristina C | 21 abr 2007 17:19 | Em resposta a: #153240

Omar,
Navego neste site pq há sempre a possibilidade de alguém daí ter curiosidade em alguém daqui, e termos algo em comum. Infelismente não é o caso. Meu avô era Manuel, mas não de Almeida! Fica para uma próxima! :)
CC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153252 | carlos luiz | 21 abr 2007 18:30 | Em resposta a: #153240

Caro Omar
Moimenta da Beira, é do Distrito de Viseu e tem várias freguesias, qual é a freguesia do seu avó?
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153265 | Omar | 21 abr 2007 22:30 | Em resposta a: #153247

OK. Obrigado, mesmo assim, pelo interesse e pela resposta. Se você vier a conhecre algum descendente de candida de Almeida, de Moimenta da Beira, e puder fazer a gentileza de me avisar, ficaria muito grato.
Abraços!
Omar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153268 | Omar | 21 abr 2007 22:34 | Em resposta a: #153252

Olá Luiz,

Obrigado pela respostas! Infelizmente, a única fonte que tenho é o passaporte de meu avô, onde consta somente Vila de Moimenta da Beira, Beira Alta, Vizeu. Pela memória oral familiar, parece, que era da própria Vila mesmo, mas não tenho certeza.
Cordialmente,
Omar

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153276 | Cristina C | 21 abr 2007 23:42 | Em resposta a: #153268

Desculpe,

mas se quiser é possível descobrir mais sobre seu avô e quem sabe, iniciar-se nessa genealogia. Concerteza sabe o seu nome? Se não souber, consegue-o nos documentos de seus pais, por exemplo. Calcula a data de nascimento e solicita o seu assento de nascimento há entidade apropriada. Se nasceu há + de 100 anos, será o Arquivo Distrital de Viseu (que são amabilíssimos e muito eficazes - já aqui o quis dizer e aproveito a ocasião). Se ainda não perfez o centenário, procure na conservatória. Qualquer dúvida, os serviços prestam esclarecimentos.

CC

Resposta

Link directo:

Rectificação

#153278 | Cristina C | 21 abr 2007 23:50 | Em resposta a: #153268

Desculpe, já consultou os mapas?
Veja: http://genealogia.netopia.pt/mapas/nivel.php?id=278

Pode ter a sorte do seu antepassado ser tanto do Concelho como da Freguesia desse nome. Parece-me que tendo lugar específico você está bem mais encaminhado que aqueles que tudo têm MENOS isso... e só depois da mensagem anterior entendi que fala de uma Cândida... tem então mais dados onde se agarrar. Só é preciso um tanto de trabalho e dedicação.

Boa sorte!
CC

Resposta

Link directo:

RE: Pedido Ajuda confrades Brasil Rio

#153288 | Omar | 22 abr 2007 01:07 | Em resposta a: #153276

Boa noite Cristina,

Sobre meu avô tenho todos os dados, data de nascimento, falecimento e a indicação do passaporte sobre sua terra natal, Moimenta da Beira, o que busco são informações sobre meus bisavôs. Já escrevi para O AD de Vizeu, responderam rápido, mas como vovô é de 1904 eles me indicaram a Conservatória de MB, mas ainda não consegui o endereço deles para enviar uma correspodencia solicitando seu assento de nascimento, onde espero confirmar o nome de meus bisavós e datas de nascimento.
Obrigado pela ajuda e interesse.
Abraços,
Omar

Resposta

Link directo:

RE: Rectificação

#153289 | Omar | 22 abr 2007 01:14 | Em resposta a: #153278

Boa Noite!

Tenho alguns dados como nome de meus bisavós e de uma trisavó e um trisavô. Infelizmente nos mapas nada consta, nem em Moimenta, como nas aldeias ao redor.
Grato por toda sua ajuda!
Omar

Resposta

Link directo:

RE: Rectificação

#153308 | pachancho | 22 abr 2007 10:50 | Em resposta a: #153289

Omar,

o endereço elétrónico do cartório do registo civil de moimenta da beira
crcpcom.moimenta-beira@dgrn.mj.pt

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Rectificação

#153321 | Omar | 22 abr 2007 16:06 | Em resposta a: #153308

Cara Paula,

Obrigado pelo endereço, escreverei hoje mesmo.
Cordialmente,
Omar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 02:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen