Família Silva Magalhães em Tomar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Silva Magalhães em Tomar

#140388 | filomena35 | 16 jan 2007 10:30

Com o intuíto de realizar uma biografia sobre esta ilustre família tomarense, a Biblioteca Municipal de Tomar, ao comemorar os 125 anos da 1ª biblioteca de leitura pública, solicita informações sobre acontecimentos, episódios e informações que noa ajudem a construir o puzzle. Muito agradeciamos que nos enviassem notícias para o mail filomena.melenas@clix.pt. Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Família Silva Magalhães em Tomar

#140403 | S.João de Rei | 16 jan 2007 12:31 | Em resposta a: #140388

Consulte em primeiro lugar a obra do saudoso Amorim Rosa, em que além da historia geral e monografia vem relatada as famílias mais conhecidas até aos anos 60, na região de Tomar.
Depois fale com os “velhos” que restam e sabem. Muito poucos ou quase nenhuns!
A partir daí terá pistas para “construir” o tal puzzle...
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho
Santos, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Silva Magalhães em Tomar

#140424 | Lobo | 16 jan 2007 17:23 | Em resposta a: #140403

Caro José de Azevedo Coutinho

Desculpem a boleia mas gostei muito da referência ao major Amorim Rosa, meu conterrâneo e saudoso professor de inglês no velho Colégio Nun'Ávares de Tomar.

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda Correia

Resposta

Link directo:

RE: Colégio Nun'Álvares em Tomar

#140430 | S.João de Rei | 16 jan 2007 19:00 | Em resposta a: #140424

Também tive o privilégio de andar na instituição do grande “fazedor de homens” Raul Lopes.
Não estou a ver o sistema “educativo” e social pós 74, decadente, poder elogiar o grande pedagogo que foi. A inveja é uma das características dos fracos.
Um abraço do,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Família Silva Magalhães em Tomar

#140601 | filomena35 | 18 jan 2007 10:12 | Em resposta a: #140403

Obrigada pelas dicas! Não sabia que o nosso querido autor Amorim Rosa era conhecido em terras do Brasil!! Bem haja!

Resposta

Link directo:

RE: Família Silva Magalhães em Tomar

#140614 | S.João de Rei | 18 jan 2007 11:42 | Em resposta a: #140601

Recordo-me em conversas, de se falar de Manuel Guimarães, um tomarense de altíssimo nível cultural e de inteligência prática, de âmbito regional e nacional que pontuou especialmente pelas décadas de 40 a 60. O que me vem á memória, é que teria sido fundador dos “Amigos dos Moinhos”! sempre achei deliciosa esta preocupação histórica. Salvo erro a família estaria ligada á antiga fábrica de moagem, do tempo do infante D. Henrique, quando foi mestre da ordem de Cristo.
Cumprimentos,
JAC

Resposta

Link directo:

Manuel Guimarães

#140674 | S.João de Rei | 18 jan 2007 18:31 | Em resposta a: #140601

Desculpe a confusão de Magalhães com Guimarães!
Se alguém tiver mais dados sobre Manuel Guimarães sugiro uma abertura de tópico sobre esta personalidade pública.
Cumprimentos,
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Famнlia Silva Magalhгes em Tomar

#140738 | Granja | 18 jan 2007 22:55 | Em resposta a: #140424

Caro Amigo
Há bom tempo que não falavamos!

Em que período andou no CNA em Tomar? Meu pai estudou lá antes de ir para a UP.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Famнlia Silva Magalhгes em Tomar

#140773 | Lobo | 19 jan 2007 09:59 | Em resposta a: #140738

Caro Filipe Campos

Entrei para o CNA no ano da sua fundação, para a 2ª classe da instrução primária, e lá fiz o curso liceal.

O Senhor seu Pai em que data frequentou o CNA. Presumo que muito depois de eu ter saído (1942).

Como vão os seus trabalhos genealógicos? Adiantou mais alguma coisa sobre D. Serafina de Sepúlveda?

Um abraço, com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Famнlia Silva Magalhгes em Tomar

#140781 | Granja | 19 jan 2007 11:03 | Em resposta a: #140773

Caro Amigo

Meu pai fez todo o curso liceal no CNA embora ignore o ano em que entrou mas tendo nascido em 1933 deve ter sido pelos anos 50!

Quzanto à Serafina mais nada nem estou a ver possibilidade de algo mais. De qualquer form encontrei um ramo em Valpaços vindo também do Minho no século XVIII. Irei procurar os dados para mandar.

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famнlia Silva Magalhгes em Tomar

#140846 | Lobo | 19 jan 2007 19:17 | Em resposta a: #140781

Caríssimo

Agradeço a sua mensagem.

Aguardo com o maior interesse os dados que me irá mandar corroborando a sua boa vontade.

Um abraço,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família Silva Magalhães em Tomar

#177793 | NBA | 26 dez 2007 03:59 | Em resposta a: #140403

Caro José de Azevedo Coutinho

Concretamente a que obra ou obras de Amorim Rosa se estava a referir?
Cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Família Silva Magalhães em Tomar

#182100 | NBA | 26 jan 2008 13:53 | Em resposta a: #140403

Caro José de Azevedo Coutinho

Concretamente a que obra ou obras de Amorim Rosa se estava a referir?
Cumprimentos,

NBA

Resposta

Link directo:

RE: Fam#1085;lia Silva Magalh#1075;es em Tomar

#182103 | Filipe PC | 26 jan 2008 14:08 | Em resposta a: #140738

Caro Amigo

Encontrei por aqui mais este "desgarrado". Será que tem interesse?

António, filho de Diogo de Sepúlveda, mestre sapateiro, solteiro, de Santo André de Redufe (Braga) do Minho e Antónia de Sá ou Henriques, solteira, nasceu em Rebordelo em 2 de Março de 1719, baptizado a 10, sendo padrinhos António de Sá e mulher D.Maria de Vasconcellos.
Sua irmã Teodora nasceu em Rebordelo em 19 de Agosto de 1721, baptizada a 27,. Sendo padrinhos Duarte Ramos e Maria de Sá.

Um abraço

Filipe PInheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Fam#1085;lia Silva Magalh#1075;es em Tomar

#182107 | Filipe PC | 26 jan 2008 14:58 | Em resposta a: #140773

Caro Amigo

Encontrei por aqui mais este "desgarrado". Será que tem interesse?

António, filho de Diogo de Sepúlveda, mestre sapateiro, solteiro, de Santo André de Redufe (Braga) do Minho e Antónia de Sá ou Henriques, solteira, nasceu em Rebordelo em 2 de Março de 1719, baptizado a 10, sendo padrinhos António de Sá e mulher D.Maria de Vasconcellos.
Sua irmã Teodora nasceu em Rebordelo em 19 de Agosto de 1721, baptizada a 27,. Sendo padrinhos Duarte Ramos e Maria de Sá.

Um abraço

Filipe PInheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Fam#1085;lia Silva Magalh#1075;es em Tomar

#182123 | Lobo | 26 jan 2008 17:53 | Em resposta a: #182107

Caríssimo

GARDEÇO A SUA "dica" mas... não consigo entronca-lo. De qualquer forma um muito obrigado.

Um abraço,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

Amorim Rosa, Castilho e Mendes Godinho

#182124 | S.João de Rei | 26 jan 2008 18:14 | Em resposta a: #182100

Caro NBA

Desculpe a resposta tardia.
Nesta altura encontro-me sem a “livralhada”!
De memória vem-me a História de Tomar em dois volumes (de mesa) magnificamente encadernados, em 1972 ou 73. Editada com o patrocínio do antigo grupo Mendes Godinho. O primeiro e grande Empreendedor desse futuro grupo de nome Manuel, da primeira metade do século passado (já no período do estado novo). Cuja família que foi a grande responsável e pioneira pelo desenvolvimento industrial da região de Tomar. Desde o ultimo grande empresário e que terá sido, o infante D. Henrique, no século XV. As primeiras duas gerações foram as “responsáveis”, a terceira percorreu o caminho “comum”, auxiliada pelos “novos ventos”, nada de novo! Sem esquecer os grandes Castilhos que edificaram o convento de Cristo e outras “grandes obras no império” da época, séculos XV e XVI, cuja terceira neta (herdeira) se casa com um senhor de S. João de Rei. Os Castilhos que me dá parecer, terem sido, os grandes iniciadores da “construção civil” “high tec” aqui pela santa terrinha...Que eu saiba, apesar do “boom” especialmente “difundido” nos últimos 20 anos pela engenharia civil ou trolhas, como queiram chamar, de contornos ditatoriais acadêmicos, não vi nenhuma referencia a esses grandes vultos da historia, não é certamente por acaso! Não deixo de lembrar igualmente da região de Tomar, nomeadamente “ a Serra” donde proveram os grandes empreendedores que construíram a “nova Lisboa”(anos 60), nomeadamente as “avenidas novas” etc. Sendo antigos agricultores, transformaram-se “por si próprio” numa classe, empresarial e técnica fortíssima, no entanto afastada dos “canhanhos acadêmicos”, isso sim, gravíssimo, eram chamados jocosamente de “pato bravos”. A eles todo o meu respeito e admiração.
O meu avô materno que foi um “grande tomarense, que muito amou a sua terra”, como está escrito no seu epitáfio, teve um livro dedicado por Amorim Rosa, e salvo erro também se chamava “Tomar”, abordava o tema do período da revolução francesa (invasão) na região de Tomar. Feito em resposta a uma pergunta do meu avô, sobre o assunto... O “meu livro” tem a sua dedicatória de (AR), ainda sendo eu um menino. Amorim Rosa era amigo e freqüentador de casa dos meus avós e tios.
E é tudo meu caro, de momento nada mais me vem há memória.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Amorim Rosa, Castilho e Mendes Godinho

#182127 | NBA | 26 jan 2008 18:59 | Em resposta a: #182124

Caro José de Azevedo Coutinho

Obrigado pela sua resposta e informação.

NBA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 06:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen