Simão Vitorino de Castro Sarmento - p/Pedro França

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Hispânia | Regiões | Arquivos

Simão Vitorino de Castro Sarmento - p/Pedro França

#140492 | JSB4850 | 17 jan 2007 11:09

Caro Pedro França
Por sugestão de Samuel de Castro, dirigo-lhe esta mensagem.
Pretendo saber se o meu antepassado (8º avô) frequentou a Universidade de Coimbra.
Dr. Simão Vitorino de Castro Sarmento (nasceu cerca de 1730, em Vila Nova de Syrenne, na província da Extremadura, reino de Castela e morreu antes de 1797), foi médico do Paço (Alvará de 10.04.1780), onde teve foro de Cavaleiro Fidalgo da Casa Real. Filho de Manoel Mercado de Noronha, do reino de Castela, e de sua mulher Maria Antónia do Valle, da quinta do Bom Nome ou do «Sarmento», em Carnide, no termo de Lisboa.
Casou 1763, com Marianna Victória Siccard de Mello, que nasceu, em 1735, Lisboa.
Deste casal foi filho único:
2 - Manoel José Sarmento, FCCR. etc. (1764-1836). Casou 1797 com Marianna Raymunda Ferreira da Silva Leitão (n. 1760)
Gostava de saber a ascendência deste nosso 8º avô e confirmar a filiação, porque pelos nomes do pai e da mãe, que temos conhecimento, não lobrigo donde vem os apelidos «Castro Sarmento» e pergunto se alguém me pode dar pistas onde procurar.
Haverá registos na Biblioteca da Universidade de Coimbra dos alunos que a frequentaram dessa época?
Será que me pode dar esse tipo de informação?
Muito obrigada pela ajuda que me puder dar.
Os meus melhores cumprimentos
José Sarmento de Beires

Resposta

Link directo:

RE: Simão Vitorino de Castro Sarmento - p/Pedro França

#140744 | Pedro França | 18 jan 2007 23:38 | Em resposta a: #140492

Caro José:

Encontrei no verbete de matrículas um Simão Vitorino de Castro (sem o Sarmento), com quatro matrículas em Medicina (01.10.1739/01.10.1740/01.10.1741/01.10.1742). Diz lá que era de Vila Nova de Serena.
No verbete de actos e graus apenas vem que foi bacharel em Artes (21.05.1740) e que era filho de Manuel Mercado.
Não achei aí nada de graus relacionados com Medicina, talvez porque o verbete esteja incompleto. Outro pormenor é o erro de transcrição neste último verbete, de sua naturalidade: Vila Nova de Cerveira, talvez uma Cerveira distorcida, a partir de Sirene/Serena.
Era o único caso de semelhante composição antroponomástica.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Simão Vitorino de Castro Sarmento - p/Pedro França

#140877 | JSB4850 | 19 jan 2007 22:12 | Em resposta a: #140744

Caro Pedro França
Ref. Dr. Simão Vitorino de Castro Sarmento (*c.1730)
Muito obrigado pela sua pesquisa e rápida resposta.
Fico a saber que estudou em Portugal e não em Espanha, o que torna a pesquisa bastante mais fácil.
Será possível conseguir-me fotocópias desses registos? Ficar-lhe-ia muito grato. Como poderei entrar em contacto consigo? Se necessário, deslocar-me-ia a Coimbra, em data a combinar . . . e se não via CTT.
Enviar-lhe-ei todos os custos e despesas que forem necessários.
Retirei esta informação de uns apontamentos manuscritos por meu pai, sobre a nossa família, cuja investigação foi efectuada por meu tio, na Torre do Tombo em Lisboa com indicação da fonte, e não, na Universidade de Coimbra.
Investigação e manuscrito do Engº José Ernesto de Menezes e Souza de Fontes (JEF), meu tio materno.
Outro manuscrito do Engº José Manuel Archer Braga Sarmento de Beires (JMBB,+1993), meu pai, são cunhados.
O apelido «Sarmento» aparece no manuscrito de ambos, dos quais tenho fotocópias, embora meu tio se refira também, nos seus apontamentos sobre as fontes, duas vezes, com o nome de Simão Vitorino de Castro.
Também, assim consta na cópia do livro de baptismos, TT, Arquivo dos Registos Paroquiais, Livº 4, de Baptismos da freguesia de N. Srª das Mercês de Lisboa, fls. 42vº, registo do baptismo de seu filho: Manoel José Sarmento.

“Aos quatorze dias do Mes de Novembro do anno de mil e setecentos e secenta e quatro baptizei a Manoel que nasceo aos tres dias do dito mês e anno, filho do Doutor Simão Vitorino de Castro baptizado na freguezia de NoSsa Senhora da Assunção de villa nova de Vyrene, da Provincia da Extremadura do Reyno de Castella e de sua mulher Donna Marianna Victoria baptizada na freguezia de Santa Catharina do Monte Sinay desta cidade, e recebidos nesta de NoSsa Senhora das Merces onde são moradores na Rua Direita da Cruz de Páo desta freguezia: Foi Padrinho o Ex.mo Monteiro Mor do Reyno do q fis este aSsento q asignei
O Cura Joachim Ribrº de Carvº “

O nome « Simão Vitorino de Castro Sarmento», aparece mais vezes, nos ditos apontamentos sobre os filhos de Manuel José Sarmento (1764-1836), que não entendo onde vai buscar o «Sarmento», nem ao pai nem à mãe e portanto só poderá ser aos avós, mas não tenho conhecimento dos avós paternos.
A busca terá de ser baseada nos pais de Dom Manuel de Mercado Noronha.
Pelas datas que me informa (01.10.1739/01.10.1740/01.10.1741/01.10.1742), é provável que seja a mesma pessoa, que segundo meu tio, nasceu cerca de 1730 ou 1722 (?) e portanto teria 10 ou 18 anos, e pela naturalidade de Vila Nova de Serena, tudo bem, aí coincide.
Com que idade se frequentava nesse tempo a Universidade? Penso que seria pelos 20 anos, mais ou menos.
Quando diz «No verbete de actos e graus apenas vem que foi bacharel em Artes (21.05.1740) e que era filho de Manuel Mercado», coincide também. Meu tio nada refere, quanto a ser bacharel em Artes, mas deve (pode) tratar-se também da mesma pessoa, no mesmo período de tempo, em que frequentou medicina, ou não lhe parece?.
Quanto ao nome Sirene/Serena ou Cerveira, ou Vyrene, - penso que são erros próprios dessa época, em que não havia computadores com correcção automática . . . e cada um escrevia conforme lhe parecia ouvir.
O meu problema e dúvida está na data, em que os apontamentos de ambos referem ser médico do Paço (Alv. de 10.04.1780) (são 40 anos de diferença) – esta data não está correcta. Não é possível.
Enfim uma grande confusão, para deslindar . . . e as minhas conclusões, podem ser também precipitadas.
Infelizmente, meu tio ainda é vivo, mas já há uns anos que se encontra internado e já não reconhece ninguém. Meu pai faleceu em 1993. Portanto, cabe-nos a nós agora, continuar com esta investigação.
Mais uma vez, muito obrigado, pela sua informação e pela sua disponibilidade, fico-lhe imensamente grato.
Um grande abraço e os meus melhores cumprimentos
José Sarmento de Beires

Resposta

Link directo:

RE: Simão Vitorino de Castro Sarmento - p/Pedro França

#140896 | Pedro França | 20 jan 2007 01:17 | Em resposta a: #140877

Caro José Sarmento:

Para pedir a reprodução dos referidos assentos de matrículas e actos e graus é preferível fazer o pedido, ao cuidado da Drª Ana Maria Leitão Bandeira.
É um tipo de documentação com que habitualmente não trabalho para efeitos de reprodução e não sei se pode ser fotocopiada, se digitalizada, e daí também não poder falar de custos.
Indique as datas e o nome de acesso aos verbetes. Pode dizer que o sobrenome Sarmento faz parte mas que nas matrículas, etc., o acesso faz-se por "Castro".

O e-mail do AUC é como segue: auc@ci.uc.pt

Cuidado: em 1780, data do alvará, o seu antepassado andaria pelos 60 anos o que é perfeitamente plausível.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 18:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen