Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil | Regiões | Famílias

Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#140606 | cipa | 18 jan 2007 10:37

A minha bisavó Margarida Augusta Soares de Araújo emigrou para o Brasil no início do século XX (não sei a data exacta) e nunca se soube se faleceu lá ou aqui em Portugal. Só sei que em 1922 e 1923 viveu no Rio de Janeiro e anteriormente terá vivido na Rua da Preguiça na Bahia onde o marido (não era o meu bisavô)teria uma garagem "Garage Elite". Ela não deve ter nenhum prontuário porque na altura em que começaram a exigi-lo, teria mais de 65 anos. Nasceu em 7 de Fevereiro de 1866, na freguesia de Ataíde, concelho de Amarante, filha de Paulino de Araújo e Emília de Jesus e o nome do marido era Alfredo José da Silva. Talvez ela usasse o nome de Margarida Augusta da Silva. Já inquiri o consulado no Rio de Janeiro e estes não tinham qualquer informação. Fiz o mesmo pedido para o consulado de Salvador mas tinham pouco pessoal para procurar.
Será que aí no Brasil alguém me pode ajudar ou direccionar para algum lado? No site do Memorial do Emigrante também não aparece o nome da minha bisavó.
Ficaria muito agradecida
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#205497 | MICHELRIO32 | 16 ago 2008 16:24 | Em resposta a: #140606

PREZADA CARLA,SUGIRO QUE VISITE O SITE DO ARQUIVO NACIONAL DAQUI DO RIO DE JANEIRO, POIS LÁ ELES TEM MUITAS INFORMAÇÕES QUE PODEM SER ÚTEIS A VOCÊ PARA INICIAR SUAS PESQUISAS,JÁ QUE VOCÊ POSSUI ALGUNS DADOS, O SITE É ESSE :www.arquivonacional.gov.br , QUALQUER COISA QUE PRECISAR E´SÓ FALAR.BOA SORTE

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#205600 | cipa | 18 ago 2008 10:15 | Em resposta a: #205497

Obrigada.
Já consultei mas exigem dados que eu não possuo. Já consegui o nº de passaporte e a data em que foi passado pelo Governo Civil do Porto mas no Arquivo Nacional exigem o nome do navio e a data em que ele partiu e eu não sei nem tenho familiares vivos que possam saber.
Enviei hoje um email para a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro a solicitar a busca do assento de óbito. Vou ver se tenho sorte por aqui.
É um mistério que dura na minha familia há oitenta anos. A minha tia-avó, filha da minha bisavó, viveu a maior parte da sua vida a tentar saber onde tinha morrido a mãe. Eu herdei esta sua vontade.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#205622 | MICHELRIO32 | 18 ago 2008 14:12 | Em resposta a: #140606

Olá carla, será que no consulado de Portugal não há nenhuma informação sobre ela ? tetne ver isto,pois acredito que ela sendo uma cidadã portuguêsa, eles seriam avisados de qualquer fato,viagens,óbito etc.Qualquer coisa que precisar aqui pelo rio,conte comigo


Michel do N.G.Corrêa
Rio de janeiro-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#205635 | MICHELRIO32 | 18 ago 2008 17:52 | Em resposta a: #205600

Qualquer coisa,se precisar de acompanhamento lá na santa casa,me fale que eu fico lá averiguando para você,mas a santa casa costuma enviar um e-mail,assim que você faz o pedido, que tem que pagar uma taxa de 65 reais referente a busca do óbito,se você desejar,assim que der entrada na santa casa daqui do rio, e fizer o depósito para eles, me passa o número do comprovante que eu fico fazendo acompanhamento do seu pedido por aqui,pois trabalho próximo a santa casa.Outra informação que euqueria te passar, que fiquei sabendo esta semana lá no arquivo nacional, é que a partir do dia 22 do mês de setembro, lá vai estar disponível alguns livros de nascimento, casamento e óbito, do período de 1929 até 1961, acho que também seria uma boa alternativa para pesquisar sobre sua tia-avó.O que eu puder descobrir por aqui,vou fazer o possível para te ajudar,farei de bom grado.
fique com Deus.bjs

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206351 | cipa | 26 ago 2008 17:14 | Em resposta a: #205622

Olá Michel

Hoje fui consultar o processo de pedido de passaporte da minha bisavó existente no Arquivo Distrital do Porto e descobri que ela casou com Alfredo José da Silva no Rio de Janeiro em 13/2/1908. Só que deve ser difícil descobrir este casamento pois o Rio de Janeiro é grande. Vou seguir o seu conselho e perguntar para o consulado.

Cumprimentos
Carla AFonso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206368 | LAMBERT | 26 ago 2008 20:08 | Em resposta a: #205600

Carla:

A partir da data do passaporte, solicite ao Arquivo Nacional a possibilidade de informar os navios/data que chegaram ao Rio de Janeiro, oriundos do Porto/PT.

Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206382 | MICHELRIO32 | 26 ago 2008 23:01 | Em resposta a: #206351

Olá Carla,tudo bem ? peço por gentileza que me mande os dados,como nome do noivo e da noiva e data certa do fato,pois vou pesquisar por aqui,acho que tenho como achar algum dado sobre o casamento.Aguardo notícias







Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206386 | MICHELRIO32 | 26 ago 2008 23:11 | Em resposta a: #205600

Olá Carla, sobre a santa casa,você já obteve alguma resposta por prte deles ? se quiser, me passe algum dado, como número de protocolo, se você já deu entrada, que eu fico acompanhando o pedido e te dou notícias,pois trabalho bem próximo da santa casa.












Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206387 | MICHELRIO32 | 26 ago 2008 23:14 | Em resposta a: #206382

Olá Carla, sobre a santa casa,você já obteve alguma resposta por prte deles ? se quiser, me passe algum dado, como número de protocolo, se você já deu entrada, que eu fico acompanhando o pedido e te dou notícias,pois trabalho bem próximo da santa casa.












Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206432 | cipa | 27 ago 2008 13:01 | Em resposta a: #206387

Obrigada.

Ainda não recebi nenhuma informação da Santa Casa.

A informação sobre o casamento é a seguinte:

Noivo - Alfredo José da Silva, filho de António José da Silva e Maria Delfina, nascido em 13/11/1874, na freguesia de Massarelos - cidade do Porto

Noiva - Margarida Augusta, filha de Paulino de Araújo e Emília de Jesus, nascida em 7/2/1866, na freguesia de São Pedro de Ataíde, concelho de Amarante.

casamento ocorrido no Rio de Janeiro em 13/2/1908.

Agradeço toda a ajuda que me puder prestar. Se precisar de alguma coisa aqui do Porto, diga-me por favor.


Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206518 | MICHELRIO32 | 27 ago 2008 21:56 | Em resposta a: #206432

Olá Carla, tudo bem ? estive hoje na Catedral Metropolitana daqui do Rio de Janeiro, no setor de arquivo da cúria metropolitana,onde ficam guardados os livros de provisões de casamentos ocorridos aqui na cidade no Rio de Janeiro, esses livros contam de informações, como se fosse uma autorização que era dada naquela época pela cúria metropolitana para autorizar tal casamento a se realizar em tal paróquia,pesquisei o livro referente ao ano de 1908, de acordo com a data que você me passou,sendo que comecei pesquisar no mês anterior ( janeiro ) e fui até Março de 1908 e ainda não consegui encontrar nada,porque não sei se você sabe,antigamente o casamento do civil e do religioso eram em datas diferentes,nunca no mesmo dia,eu mesmo já comprovei isso ,quando estava a procura do da minha avó.Acredito que essa data que você tem possa ser do casamento do civil ( cartório ) e podemos tentar fazer uma busca da certidão do civil por aqui,vou tentar fazer isso por aqui,porque acredito que daí você não consiga fazer,pois o cartório aqui só faz buscas pessoalmente,mas como tenho os dados, posso fazer isso para você,esse serviço do cartório para busca é cobrado,mas não é nada absurdo, é um valor simbólico na verdade, na nossa moeda custa R$ 8,13 ( oito reais e treze centavos ) mas eu vou ver se consigo dar entrada para você e vamos ver a resposta, se for achado algo eles irão informar, se não for,também.Geralmente quando eles acham eles informam em qual cartório está a dita certidão do civil e você pode solicitar uma segunda via para você,basta localizr o cartório, poir isso é necessário fazer a busca,já que não temos essa informação sobre o cartório.Se caso você souber alguma outra informação tipo : ela tinha filhos ? onde nasceram ? sabe algo sobre bairro que moraram aqui no Rio de Janeiro ?

Qualquer coisa mande notícias.
Estou disposto a te ajudar



Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

Sobre a santa casa

#206523 | MICHELRIO32 | 27 ago 2008 22:13 | Em resposta a: #206432

você efetuou algum pagamento á santa casa ? se caso você já tiver feito pagamento e tiver o número do protocolo e desejar,me passe que eu vou lá e acompanho o andamento para você para ver se sai mais rápido,pois trabalho próximo de lá.Segundo eu sei, eles cobram uma taxa de busca de 65 reais para quem é do exterior, se a busca for feita por alguém daqui do Rio de Janerio, ainda mais que você tem data de falecimento já certa, fica mais barato, 43 reais,mas tem que dar entrada aqui pelo Rio.Só estou te passando essas informações para te deixar ao par de como as coisas funcionam aqui na santa casa,pois já vivi isso de perto para fazer buscas de óbitos também.Eles só cobram 65 reais para quem é daqui do Rio quando a pessoa não sabe nenhuma data referente ao falecimento, só o nome do falecido,pois para eles fazerem tal busca,será mais trabalhoso, por não ter a data,mas já vi casos de mesmo assim eles conseguirem localizar, somente quando a pessoa foi sepultada em cemitério de responsabilidade da santa casa.

p.s. No que estiver ao meu alcance,vou te ajudar de coração,somente coisas que são cobradas, nem tudo poderei fazer,mas farei o possível para ajudá-la sempre

Qualquer coisa mande notícias
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

Sobre a Data do Casamento

#206526 | MICHELRIO32 | 27 ago 2008 22:19 | Em resposta a: #206432

Essa data de casamento você tirou de algum documento ? onde consta essa data ?













Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a Data do Casamento

#206581 | cipa | 28 ago 2008 11:01 | Em resposta a: #206526

Tirei a data de casamento do processo de pedido de passaporte da minha bisavó em 1919. A minha bisavó foi para o Brasil, casou lá e depois veio a Portugal em 1919. Quando quis regressar ao Brasil teve de pedir passaporte.


Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Sobre a santa casa

#206582 | cipa | 28 ago 2008 11:03 | Em resposta a: #206523

Ainda não efectuei qualquer pagamento à Santa Casa. Eu enviei um mail com o pedido de busca de óbito (não sei a data) mas ainda não obtive qualquer resposta a este email.

Agradeço toda a ajuda que me puder dar.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Brasil:encontrar informações sobre bisavó

#206586 | cipa | 28 ago 2008 11:12 | Em resposta a: #206518

Olá

Não sei se ela teve filhos do Sr. Alfredo. Ela teve filhos em Portugal mas foi do meu bisavô.

Tenho uns papéis antigos com as seguintes indicações:

13 de Dezembro de 1922 e 1-3-1923
Margarida Augusta da Silva
Rua Ribeiro Guimarães nº1
Aldeia Campista
Rio de Janeiro


Maio 1922
Alfredo José da Silva
Frei Caneça 51
Sobrado
Rio de Janeiro

Presumo que tivesse sido correspondência enviada para estas moradas mas não sei se foram respondidas.

Obrigada pela ajuda

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

Esclarecendo sobre a santa casa

#206598 | MICHELRIO32 | 28 ago 2008 15:22 | Em resposta a: #206581

Olá Carla,tudo bem ?
se puder, tente localizar o e-mail que você enviou para a santa casa e me passe a data e os dados que você colocou nesse e-mail para que eu possa entrar em contato com eles e eles localizarem e assim obter alguma resposta.Eu mesmo vou mandar um e-mail com os dados e vou ver se eles me respondem daí eles me respondendo,eu encaminho a cópia para você, e se caso você quiser, eu fico acompanhando por aqui.Me mande algum e-mail seu por favor.


para qual e-mail você mandou da santa casa ?



meus telefones aqui no Brasil são esses :
0xx21 2440-9854 residencial
0xx21 7831-1984 celular

caso queira algum dia entrar em contato


Aguardo notícias



Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre o endereço deles na época

#206603 | MICHELRIO32 | 28 ago 2008 16:46 | Em resposta a: #206598

Esse endereço que você me falou realmente existe ainda até hoje,mas o bairro aldeia campista não existe mais,retirei esse tópico de um site que explica tudo leia atentamente :


Aldeia Campista é originalmente um bairro da cidade do Rio de Janeiro que surgiu com a implantação da Fábrica Confiança, no final do século XIX e com a conseqüente construção de casas para os operários. Os três apitos, que marcaram outrora os horários dos trabalhadores na fábrica, foram imortalizados na música de Noel Rosa, que como muitos, se refere ao local como Vila Isabel, embora muitos insistam que a área pertença à Tijuca. A Vila Operária ainda existe e conserva a arquitetura original. Localiza-se nas fronteiras, encravado, nos bairros da Tijuca, Maracanã, Andaraí e Vila Isabel. A região é formada por ruas residenciais que interligam esses bairros como a Gonzaga Bastos, Pereira Nunes, Dona Maria, Araújo Lima, Amaral, Ribeiro Guimarães, Almirante João Cândido Brasil, entre outras.

Muitos preferem avaliá-lo como sub-bairro, outros não consideram mais a sua existência chamando-o de Tijuca, Andaraí ou Vila Isabel. Há quem considere ser um bairro pertencente a um conglomerado de bairros que é a Grande Tijuca.

Neste bairro também se encontra a Paróquia Sangue de Cristo, igreja construída pelos padres da Congregação do Preciosíssimo Sangue de Cristo, localizada na rua Adalberto Aranha, nº 48.

O bairro também foi imortalizado nas crônicas e contos de Nelson Rodrigues. O autor, que em 1916 morou ali, inspirou-se no cotidiano da Aldeia Campista para escrever "Engraçadinha" - que se passa numa praça que já não existe, além da maior parte da série "A vida como ela é". Nesta encontram-se os nascimentos feitos por parteiras e os velórios em casa, os vizinhos cuidando uns das vidas dos outros, os hábitos das senhoras, a moda e a boêmia nas décadas de 30 a 50.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_Campista"

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre a Rua Ribeiro Guimarães

#206604 | MICHELRIO32 | 28 ago 2008 16:48 | Em resposta a: #206598

Rio - Tijuca - Rua Ribeiro Guimarães 1924
Imagem da fábrica da Eucalol em seus primórdios.

A Eucalol foi muito famosa até meados da década de 60 por seus produtos de banho populares e as então cobiçadas "Estampas Eucalol", figurinhas educativas com temas
nacionais.

A seguir, informações extraídas do texto de autoria do pesquisador Samuel Gorberg
(Pesquisador e colecionador das Estampas Liebig e Eucalol):

"Em 1917, na Rua São Pedro localizada no Centro do Rio de Janeiro, o imigrante judeu alemão PAULO STERN fundou a empresa CORREA DA SILVA & CIA LTDA. com a atividade de venda de essências, as quais eram fabricadas no sobrado em cima da loja.
Terminada a 1ª Guerra Mundial aqui chegou seu irmão, RICARDO STERN, que ingressou na sociedade e a dinamizou, assim é que em 1923 foram iniciadas as obras de construção de uma fábrica na Rua Ribeiro Guimarães n° 15, inaugurada por volta de 1924. Nas novas instalações fabris a empresa alterou a sua razão social para PAULO STERN & CIA LTDA. e partiu para a ampliação da linha dos produtos por ela fabricados, lançando inicialmente o sabonete EUCALOL e mais tarde a pasta de dentes e o talco."

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre a santa casa

#206613 | cipa | 28 ago 2008 17:51 | Em resposta a: #206598

O email foi enviado no dia 18/8/2008 para santacasa@openlink.com.br com o assunto: Pesquisa de óbito.

Este é o teor do email:

"Carla Isabel Peixoto Afonso, moradora em Porto, Portugal, requer ao Exmo Senhor Conservador da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro que mande efectuar pesquisas nos anos de 1920 a 1940 do assento de óbito de Margarida Augusta, nascida em 7 de Fevereiro de 1866, na freguesia de Ataíde, concelho de
Amarante, distrito do Porto, Portugal, filha de Paulino de Araújo e de Emília de Jesus; casada com Alfredo José da Silva. Solicita ainda a V. Exa que a informe do valor a pagar e como o deverá fazer, uma vez que é natural e moradora em Portugal"

Mais uma vez obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre o endereço deles na época

#206621 | cipa | 28 ago 2008 18:23 | Em resposta a: #206603

Obrigada.

O marido da minha bisavó teve uma garagem, a Garagem Elite, na Rua da Preguiça, nº 10 na Baía. Não sei se no Rio de Janeiro teria a mesma garagem. Sei que ele era mecânico.

Se esta informação também ajudar.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre a santa casa

#206629 | MICHELRIO32 | 28 ago 2008 18:50 | Em resposta a: #206613

Entendido.O valor que eles devem te cobrar pela busca é de 65 reais por você estar em outro país, geralmente quando a pessoa é daqui do Rio e já possui os dados, ou pelo menos um período, ou ano por exemplo, o valor cai para 43 reais,mas a entrada tem que ser dada aqui pelo Rio de Janeiro e pessoalmente lá na santa casa, daí eles dão um número de protocolo que é para a pessoa conseguir acompanhar o andamento através desse número e pede para a pessoa retornar dentro de mais ou menos 15 dias para saber se eles já tem alguma resposta.
Eu mandei um e-mail também hoje solicitando essa busca,vou aguardar para ver se eles repondem,qualquer coisa eu te encaminho a cópia assim que eles me responderem e ao mesmo tempo vou entrar em contato com eles para saber notícias sobre o seu e-mail e te informo.


sobre essa garagem que você disse,pesquisei e ainda não conseguil ocalizar sobre isso não..

Qualquer coisa mande notícias


Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre a rua da preguiça

#206630 | MICHELRIO32 | 28 ago 2008 18:58 | Em resposta a: #206621

pesquisando na internet, eu chei na Bahia uma rua de nome : Rua Jaqueira da Preguiça, não seii se há possibilidade de ser essa.Só coloquei a informação aqui pois pode ajudar e para você ficar sabendo que existe uma rua com esse nome de fato.








Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro.-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Esclarecendo sobre a santa casa

#206858 | vegaboy | 01 set 2008 01:27 | Em resposta a: #206629

Carla
Em relação á data de saida ponho a consideração pedir à Capitania do Douro ou de Leixões a consulta dos livros de desembaraço dos navios que largaram nessa data, ou os serviços de imigração (EX SEF).
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Informações novas

#206917 | MICHELRIO32 | 01 set 2008 15:11 | Em resposta a: #206858

Prezada Carla,encontrei infomações no site do Cepese,que acredito serem interessantes á você, lá consta uma Margarida Augusta, mas não tem sobrenome,de freguesia de Amarante, com ID Nº 403443 , que acredito poder ser sua tia-avó,ela tinha passaporte na época ? eu acredito que deveria ter....Acharia interessante você pesquisar isso para ver e comprovar se é ela ou não.esse Cepese fica no Porto, aí em Portugal,nãosei se você conhece,procura pelo número desse ID que te passei que vai facilitar,vê se o que vai constar lá tem a ver com algumas informações que você tem, e pede também,se no passaporte dela constar acompanhantes, os dados dos mesmos,pois pode te ajudar também.

CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Edifício CEPESE
Rua do Campo Alegre, 1021/1055
4169-004 Porto
Telefones: 22 600 15 13 / 22 609 53 47
Fax: 22 543 23 68
E-Mail: cepese@cepese.pt

http://cepese.up.pt/passaportes_pesquisa.php

Espero pode ter ajudado
Estou empenhado nas suas pesquisas aqui no Brasil,em breve devo ter novas notícias.

Mande notícias,assim que puder
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Informações novas da santa casa

#208724 | MICHELRIO32 | 19 set 2008 16:22 | Em resposta a: #206917

Prezada Confrade Carla, recebi hoje dia 19/09/2008 e-mail da santa casa, com número de protocolo, referente ao seu pedido de busca do óbito de sua bisavó e gostaria de encaminhar-lhe para que você faça contato com eles,se for de sua vontade.Por favor me mande algum e-mail particular seu, meu e-mai é : michelbiologoarrobaoipontocompontobr





Melhores cumprimentos

Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Informações novas

#210889 | cipa | 18 out 2008 15:38 | Em resposta a: #206917

Essa senhora não é a minha tia-avó, é a minha bisavó de quem procuro o óbito. Como lhe tinha dito, já encontrei esse passaporte no Arquivo Distrital do Porto. Eu não ando à procura da minha tia-avó, mas sim da mãe dela.

Agradeço a sua ajuda.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 06:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen