Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canveses

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canveses

#140628 | GML | 18 jan 2007 13:29

Caros Confrades,

Agradeço qualquer informação sobre a família deste apelido que terá vivido na freguesia de Santa Maria de Sobretâmega (Marco de Canaveses) no século XVIII.

Domingos José Ribeiro da Silva, filho de Manuel Ribeiro e de Catarina Ribeira casou por volta de 1760/70 com Paula Maria da Silva, da freguesia de Santo Ildefonso, Porto. Os seus descendentes fixaram-se na freguesia de São Mamede de Valongo.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canveses

#140712 | GML | 18 jan 2007 21:28 | Em resposta a: #140628

.

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canveses

#175958 | GML | 10 dez 2007 21:35 | Em resposta a: #140712

O meu antepassado Manuel Ribeiro, referido na primeira mensagem é afinal Manuel Ribeiro Soares. Alguém me sabe dizer se poderá ser o mesmo referido em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=582418 ?

Agradeço qualquer informação.

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canveses

#175962 | LCM | 10 dez 2007 21:59 | Em resposta a: #175958

Caro Gui,

Os Monteiros Borges de Araújo vêm no "Anuário", tomo III, mas pouco adianta sobre Manuel Ribeiro Soares.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canveses

#175997 | NBA | 11 dez 2007 05:38 | Em resposta a: #175962

Caros Gui Maia de Loureiro e Lourenço Correia de Matos


O "Anuário" pouco adianta sobre Manuel Ribeiro Soares, porque eu desconheço a ascendência deste meu 7.º avô. O que lhes posso dizer sobre ele é apenas o seguinte:

Cas. a 7.6.1700, em Santa Maria de Sobre Tâmega (Marco de Canaveses), com Juliana Borges de Araújo, e fal. a 15.10.1712, ib. Foi (Escrivão?) do Tabelião João Pinto Ferraz, de Tuias, em 25.7.1711 e 2.1.1712, Escrivão proprietário das Sizas da vila de Canaveses e dos concelhos de Tuias e Soalhães (A.N.T.T., Chancelaria de D. Pedro II, l.º 62, fl. 169v.º-170), ofícios herdados do seu sogro Gaspar Borges de Araújo, e de que lhe foi passada Carta a 2.5.1701. Foram moradores em Santa Maria de Sobre Tâmega.

Pelas datas que apresenta, e pelo que sei de Manuel Ribeiro Soares não creio que este seu antepassado seja o meu 7.º avô na base do Geneall com o link apresentado. É possível que se trate de um filho homónimo que teve de Catarina Nogueira, da freg.ª de Vila Boa de Quires. Este veio a casar em 1740, em Santa M.ª de Sobre Tâmega, com Teresa Ribeira, filha de Francisco Ribeiro e de Maria Ribeira, da mesma freg.ª, mas para ser o mesmo, ou a esposa tinha dois nomes próprios ou se trata de outro casamento, dado que os nomes próprios não coincidem. Apesar da coincidência do nome, época e freg.ª também pode ser outra pessoa, familiar ou não. Penso que deveria tentar levar mais longe a sua pesquisa de forma a poder confirmar esta eventual ligação.

Se conseguir descobrir a filiação de Manuel Ribeiro Soares, meu 7.º avô, gostaria muito de o saber. Nesta zona e época, os registos de casamento e óbito não referem os pais das pessoas em causa, e nunca cheguei encontrei o seu registo de baptismo. As Chancelarias também só fazem referência à paternidade da esposa, lado por que vinham os referidos ofícios.

Com os meus cumprimentos,


Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Família Ribeiro, de Sobretâmega, Marco de Canv

#210698 | paribas | 16 out 2008 11:43 | Em resposta a: #140628

Caro Gui Loureiro

Convido-o a visitar o link que certamente lhe interessará:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210442#lista

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 08:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen