Biografia D. Afonso Henriques

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Biografia D. Afonso Henriques

#14063 | alentejo | 10 dez 2001 23:22

Caríssimos Amigos e Confrades,



Como eu outros já terão lido e relido (sic) o extraordinário artigo do Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo no último n.º da revista do Centro de Estudos do Porto. Esse artigo (dissecação da biografia de D. Afonso Henriques, da autoria do dr. Freitas do Amaral) pela magnificência da explanação, pela riqueza da informação que aporta e acima de tudo pela mensagem que transmite (Ne, sutor, ultra crepidam) é um Hino à genealogia enquanto ciência e prova que para escrever sobre certas matérias é necessário mais do que fértil imaginação.

Grande Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Biografia D. Afonso Henriques

#14064 | JoséSandeVasconcelos | 10 dez 2001 23:59 | Em resposta a: #14063

Caro Nuno:
Mesmo não sendo grande conhecedor do assunto, bem me parecia que havia ali algo de estranho. Fico satisfeito por me ter tirado a dúvida.
Um abraço
José Sande Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Biografia D. Afonso Henriques

#14078 | fsomr | 11 dez 2001 09:41 | Em resposta a: #14063

Caro Nuno,
Não li o artigo.
Pode enviar-me por email?
Como posso comprar a revista?
Um abraço,
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Biografia D. Afonso Henriques (correcção)

#14081 | alentejo | 11 dez 2001 09:56 | Em resposta a: #14063

Caros Vasco e Francisco,


O artigo em causa está no último n.º de Raízes e Memórias (17). Estava a pensar numa coisa e escrevi outra. As minhas desculpas. São cerca de 20 págs. que vou tentar passar pelo scanner.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Biografia D. Afonso Henriques (correcção)

#14105 | Carlos Silva | 11 dez 2001 16:19 | Em resposta a: #14081

Caro Nuno Borrego,

Infelizmente, nào li a referida obra de Diogo Freitas do Amaral, e nào sabia do artigo de Luiz de Melo Vaz de S. Paio.

Nào adquiri a biografia de D. Afonso Henriques por Freitas do Amaral por julgar, nào sei se com muito fundamento, que um politico que nào começou por ser a propriamente falar historiador antes de ser politico costuma nào escrever bem sobre historia medieval (ideias).
Creio notar certa propensào de responsaveis politicos em intervir no campo da publicaçào historica por via da biografia de vulgarizaçào. Pode ser fenomeno (internacional) de moda?

Outro criterio muito pessoal cujo fundamento é sujeito talvez a reserva : Neste caso como nos casos comparados creio que a obra nào contem indice (nem notas) o que sempre é significativo, me parece.

Claro que nào nego o direito à imaginaçào por pouco que se "avise" o leitor ou que se trate de obra de ficçào historica.

No entanto, nào significa, tratando-se de figura incomparavel da idade media portuguesa, que nào deseje conhecer opinioes sobre a dita biografia, por pessoas que a tenham estudado, ou por colegas que tenham visto o comentario em "Raizes e Memoria" por Luiz M.V. Sào Paio.

Como ja tive ocasiào de referir em certo topico, nào ignoro que os autores que escrevem na materia nunca deixam de ter amigos particulares (por vezes parentes) leitores do forum. Estes podem tomar a peito criticas que sejam feitas à obra (e portanto, de certo modo, ao autor).

Nào pretendo abordar a questào em tom polemico, mas resumindo, gostaria de conhecer o parecer dos colegas quanto a biografia.

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Biografia D. Afonso Henriques

#14333 | magalp | 15 dez 2001 23:54 | Em resposta a: #14063

Caríssimo Nuno

Em menos de sete linhas conseguiu, com grande mestria, sintetizar a obra de Luís Vaz de São Payo! Definindo uma obra classificou outra...
Parabéns! Foi bem feito e com a maior elegância.
Um grande abraço!

Manuel M/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen