RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140826 | manuelr | 19 jan 2007 17:10

Caros confrades

Tenho pronto para publicação um estudo sobre Famílias da Beira Baixa, encontrando-se em fase de revisão. Impõe-se no entanto fazer dois esclarecimentos, o 1º sobre o porquê desta publicação.

Quando em 1967 comecei a estudar a minha família, não encontrei nada publicado que de uma maneira geral e mais recente tratasse as Famílias da Beira Baixa, pelo que me vi na necessidade de ser eu a fazer as pesquisas necessárias.

Comecei assim por fazer o levantamento de todas as famílias da Soalheira (Fundão) até início do Sec. XX e as Famílias com quem se ligavam, fora da Soalheira. Acabei por ter que tratar praticamente de todo o Distrito, já que sempre que encontrava uma ligação, a estabelecia e dentro dos possíveis estudava a sua ascendência. Ligações e Famílias do Concelho de Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Penamacor, entre outras (e em alguns casos ligações a Celorico da Beira, Guarda e Trancoso, por exemplo) e até famílias que não tinham origem na Soalheira mas naturais dos Concelhos indicados, acabaram por constar na obra que me proponho publicar, com cerca de 800 páginas A4.
Claro que muito haverá que fazer ainda, pois me parece que não chega uma vida para estudar completamente todas as Famílias, mas há que começar. E é nesse espírito e no de tornar públicos os estudos que faço há quase 40 anos, que os publico.

Feito o 1º esclarecimento, torna-se imperioso que faça o 2º.
Sempre me pautei pelos Valores da Honra, Educação e Respeito (entre outros) e é em defesa destes que tenho de fazer o 2º esclarecimento, pedindo no entanto desculpa aos Confrades por ter que o fazer, já que não é meu costume incomodar outros com os meus problemas. Mas tenho que o fazer.

Que fique bem claro que em todo o trabalho que vou apresentar, não há uma linha sequer (nem sequer uma palavra!) que me tenha sido dada pelo Engenheiro Manuel da Silva Castelo Branco, contrariamente ao que ele vem dizendo aos Genealogistas ou interessados na Genealogia que encontra, não sei com que intenção ou motivo. Antes pelo contrário. Quando tinha a 1ª cópia, facultei-lha para ele me dar a sua opinião (inclusivamente se ele achasse que eu deveria cortar alguma ligação que a cortasse, nem tendo eu sequer que lhe dizer isso) cópia que teve na sua mão 1 mês. Ele sim, poderia copiar o que era meu, já que tinha na sua posse todo o meu trabalho e dele não conheço obra completa publicada, estudos de Famílias publicados, nem sei o que anda a estudar, para que lhe possa no mínimo fazer referência. E até me perguntou se os meus filhos não poderiam publicar o meu trabalho a título póstumo!!!
Aliás, só conheci o Engenheiro Manuel da Silva Castelo Branco nos anos 90 (já eu levava 23 anos de pesquisas!), quando entreguei o meu processo de atribuição de Armas e na altura já tinha 99% do meu trabalho feito. E o que fiz depois, a ele não o devo, com toda a certeza.
Outro que não eu passará pela vergonha da difamação. Mas eu não podia ficar calado, sentindo-me na obrigação de tornar público entre os Confrades a verdade dos factos.

Peço desculpa ao Genea e aos Confrades pela 2ª parte do texto, mas tem que ser!

Cordiais cumprimentos

Manuel Estevam Martinho da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140834 | Augusto Tavares | 19 jan 2007 17:32 | Em resposta a: #140826

Ex.mo Senhor,

Aproveito para perguntar se figura nesse seu trabalho um BRÁS MARQUES VALENTE, filho de MANUEL MARQUES E DE JOANA DA ROCHA, que embora natural da Soalheira, casou e teve descendência em S. Vicente da Beira?

E sobre esta última freguesia, estudou algumas das suas famílias?

Talvez não fosse despropositado colocar um índice das famílias estudadas e respectivas freguesias de origem.

Com os melhores cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140848 | manuelr | 19 jan 2007 19:41 | Em resposta a: #140834

Caro Augusto Tavares

Tenho o seu casamento em São Vicente da Beira em 29-03-1787 com Inês Maria de Oliveira filha de Ambrósio de Oliveira e de Isabel das Neves, naturais do Casal da Serra. Não tenho a sua descendência. A mãe tenho-a como Maria Joana Domingues Marques da Rocha filha de António da Rocha natural do Casal Tripeiro e de Maria Domingues natural da Soalheira.

Seria realmente conveniente colocar um Índice sobre as Famílias tratadas, mas dado que ainda não tratei da distribuição, custa-me aproveitar outros caminhos. Mas penso que para a semana já possa ser mais concreto nas indicações que possa dar.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140852 | salen | 19 jan 2007 19:53 | Em resposta a: #140826

Honra-me poder ser uma das primeiras mensagens neste Forum a felicitá-lo pelo trabalho.
Bom fim de semana. VF

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140854 | Augusto Tavares | 19 jan 2007 20:10 | Em resposta a: #140848

Caro Manuel da Silva Rolão,

Muito obrigado pelas informações.
Poderá ver aqui no GENEA, pelo menos, um dos ramos da sua descendência que vem até minha mulher.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=564289

Os dados relativos aos avós maternos do Brás Marques Valente foram novidade para mim. Tens mais dados relativos à sua ascendência? Valente seria alcunha?

Melhores cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140855 | Augusto Tavares | 19 jan 2007 20:13 | Em resposta a: #140848

P.S. Casal Tripeiro é um lugar da freguesia de Soalheira?

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140856 | CCS1953 | 19 jan 2007 20:18 | Em resposta a: #140852

Caro primo Manuel Rolão,

Passo a ser a 2ª a congratulá-lo e a congratular-me por ter saído bem o ano de 2006 e ter entrado melhor o ano de 2007 com a sua ajuda.

Parabéns, para mais por ter tido a sorte de debitar os meus elementos paternais e termos chegado à conclusão que fazemos parte da mesma família, e pela ajuda que me deu juntamente com o primo Lourval fazer o rol de toda a minha/nossa família.
Eu que da parte da minha avó paterna, só a conhecia. Nunca soube da sua família.

Dou também os parabéns a este Fórum por tão grande alegria que tem dado a todos os Confrade a encontrarem as suas raízes.

Caro primo, para quando a publicação. Se necessitar de alguma ajuda, pode contar comigo.

Peça o meu contacto ao Guarda-Mor.

Reitero os meus parabéns e aguardo, tanto eu como a minha família mais directa de ter na minha mão a história da nossa família e das famílias da Beira Baixa.

Até breve,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140857 | Augusto Tavares | 19 jan 2007 20:21 | Em resposta a: #140848

P.S. 2 - Desculpe a gralha, na primeira mensagem onde se lê "tens", leia-se "tem".

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140863 | manuelr | 19 jan 2007 20:55 | Em resposta a: #140854

Caro Augusto Tavares

Valente seria concerteza alcunha, mas desde 1700 que se fixou como apelido na Soalheira.
Sobre a sua ascendência tenho-a pelo menos pelos Marques, mas peço a sua compreensão para o facto de não poder por enquanto ser mais específico. Espere pela semana que vem (iol, como agora se diz!).

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140864 | manuelr | 19 jan 2007 20:57 | Em resposta a: #140852

Caro VF (desculpe não ir o nome, mas não sei)

Agradeço a felicitação, que registo com agrado.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140867 | manuelr | 19 jan 2007 21:04 | Em resposta a: #140856

Cara Celeste Correia

Agradeço as gentis palavras que me mandou. Pena tenho eu de não saber tudo o que gostaria de saber, mas para isso não me chegariam 2 ou 3 vidas! Tenho que ir tentando fazer o que posso com a que tenho.

Permita-me um beijo

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140874 | MariaDavid | 19 jan 2007 22:04 | Em resposta a: #140826

Caro Manuel Rolão

Embora o tenha felicitado já, pessoalmente, pela envergadura do seu trabalho e lhe tenha demonstrado todo o meu interesse nele, quer pelo vazio que sempre achei de investigações ligadas ao distrito de Castelo Branco, quer pela possibilidade de através dele poder encurtar alguns passos na minha própria investigação, não posso deixar de inserir aqui o meu testemunho pessoal sobre esse livro que vai dar à estampa.

É bom que eu deixe aqui um testemunho da sua total disponibilidade em ajudar sempre que me defrontei com algumas dúvidas e dificuldades. Nunca "escondeu" informação, antes pelo contrário, sempre me alertou para passos que considerou importantes e facultou-me dados sempre que surgiram dúvidas, de forma absoluta e desinteressada.

Fui testemunha, em parte, do seu entusiasmo, esforço, na feitura desse fantástico trabalho que é o levantamento das famílias do distrito de Castelo Branco, já que praticamente nos cruzávamos nas mesmas salas da TT, praticamente todos os dias.

Tive oportunidade de ver, porque teve a gentileza de partilhar comigo, os dois grossos volumes em formato A4 que vão sair em breve, sabendo que ficarão outros dois de igual monta para outro momento de edição.

Como militar que foi e é, porque isso fica impregnado na pele para sempre, pauta-se por valores que já se vão tornando raros e que não ligam bem com mesquinhez nem hipocrisia, para além da Educação, Honra e Respeito que tão bem mencionou.

Dito isto, creio que quem o conhece bem e até mesmo eu, que o conheço mal, não vai colocar sequer como hipótese ter havido da sua parte qualquer aproveitamento em termos de investigação de terceiros. Portanto, não se deixe tocar por maus pensamentos nessa perspectiva.

Assim, .....que saia esse livro o mais depressa possível, para alegria de todos nós e para honra de quem o escreve e das gentes da beira baixa!

Renovados parabéns e pode já contar com a minha inscrição.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140880 | manuelr | 19 jan 2007 22:35 | Em resposta a: #140874

Cara Maria David

Agradeço sinceramente as palavras que escreveu. Mas tenciono agradecer-lhe pessoalmente na TT.

Permita-me tb um beijo
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140886 | salen | 19 jan 2007 23:13 | Em resposta a: #140864

O que lamento é não ter família pela região que estudou.
Ando há tempos a tentar fazer uma coisa parecida em apenas uma Freguesia do Concelho de Mangualde, desde os fins de quinhentos até o mais próximo possível de hoje, agregando pessoas em grupos familiares. Por isso sei bem o que custa.
Se sair algum escrito, muito bem. Se não, muito bem à mesma. Tenho a certeza que resgatar a memória dessas pessoas do limbo dos paroquiais para um lugar na nossa memória colectiva é uma tarefa suficientemente nobre para merecer um cumprimento sincero. E merecido.
Bom fim de semana. Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140937 | aeiou2 | 20 jan 2007 18:09 | Em resposta a: #140826

Caro Senhor,

O seu a seu dono. Muitos parabéns pela sua frontalidade e pelo seu trabalho e ainda mais porque o vai publicar, podendo assim muitas mais pessoas poderem consultá-lo.

Um abraço
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#140984 | manuelr | 21 jan 2007 01:10 | Em resposta a: #140937

Ex.mª Srª

Tenho tido problemas com o acesso ao Fórum, pelo que só agora agradeço as gentis palavras que me dirigiu.

Aceite os meus respeitosos cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141068 | camac 41 | 21 jan 2007 22:28 | Em resposta a: #140826

Caro amigo Manuel Rolão

Aguardo com ansiedade o fruto dos teus 40 anos de investigação.
Com um abraço muito especial louvo a tua iniciativa e aproveito a oportunidade para te agradecer a colaboração e os ensinamentos que me foste dando ao longo dos últimos 7 anos em que comecei a frequentar a Torre do Tombo.
Sempre ouvi dizer que qualquer homem na sua vida deve fazer um filho, escrever um livro e plantar uma àrvore. Espero que não te falte plantar àrvore. Se ainda não o fizeste terei muito prazer em te oferecer uma para a plantares na nossa Beira Baixa.

Com amizade

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141072 | manuelr | 21 jan 2007 22:53 | Em resposta a: #141068

Caro amigo Machado

Bem, filhos foram 4, livros já escrevi 1, quanto às árvores, tb já plantei, mas se me arrajares umas oliveiritas e uns sobreiritos...
Agradeço as tuas palavras, mas atenção que aos 40 anos tens que descontar Angola, Guiné, Madeira, e ainda umas quantas saídas por conta. Mas mesmo assim penso que ainda fica qq coisa que vale a pena publicar.
Quanto ao probrama em gedcom já consegui. Obrigado

Um grande abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141090 | Silveira Ladoeiro | 22 jan 2007 09:53 | Em resposta a: #140826

Caro Confrade,

Os meus Parabens!
Sempre senti a necessidade de tal obra : Beira baixa.

Fiz muitas investigações, desde 85, e cheguei a a conhecê-lo no Arquivo de Castelo Branco.

Tenho alguns trabalhos sobre famílias da Beira Baixa, especialmente às quais eu ou a minha mulher somos ligados.

Se necessitar de algo, muito em especial sobre GAMBOA (GAMBOA FONSECA E COSTA), de Castelo Novo; BOAVIDA (BOAVIDA GODINHO, BOAVIDA CALDEIRA DE BOURBON, PESTANA BOAVIDA etc), de Alpedrinha; VIDE PINTO E CERVEIRA (ou Cerveira e Vasconcelos) de Alpedrinha; SILVA PEREIRA E CUNHA, do Fundão, SILVEIRA, de Idanha-a-Nova e Ladoeiro..e muitas ligações com estas famílias, disponha.

Cumprimentos

Luís da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141119 | Jotri | 22 jan 2007 12:49 | Em resposta a: #141090

Ex,mo Senhor
Manuel da Silva Rolão
Agradeço a informação da data do lançamento do seu valioso trabalho, pelo qual todos nós ficaremos reconhecidos, assim como os locais da sua venda em Lisboa.
Cumprimentos
João Trigueiros
jotri @ sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141128 | nutconcd | 22 jan 2007 14:10 | Em resposta a: #140826

Caro Confrade Manuel Rolão,

Apesar de nunca ter respondido/trocado mensagens consigo, gostaria de lhe dizer que sempre li, com muita atenção, todas as respostas que deu às questões que lhe eram colocadas.

Outra coisa não seria de esperar de um BEIRÃO.

Sei, pelo que tenho lido ao longo dos anos neste Forum, que temos ascendentes comuns.

É pois, na minha qualidade de prima Beirã que lhe deixo aqui os parabéns pelo lançamento do seu livro, desejando-lhe que consiga os maiores êxitos com a sua publicação. Será, efectivamente, uma ajuda preciosissima não só para os genealogistas mas, também, para quem tem as suas raízes na Beira Baixa.

Melhores cumprimentos,

Maria da Conceição Valente de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141130 | nutconcd | 22 jan 2007 14:12 | Em resposta a: #141128

Caro Confrade Manuel Rolão,

No seguimento da mensagem anterior queria comunicar-lhe que estou, desde já, muito interessada na compra do seu livro.

Melhores cumprimentos,

Maria Conceição V Moura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141150 | Conde | 22 jan 2007 16:25 | Em resposta a: #140826

Meu Ilustre Confrade:
Fez o favor de me deixar ver a sua obra e considero-a de enorme valia. Em termos geográficos, prolonga o levantamento feito pelo Arq. Eduardo Osório o que é extremamente importante para a genealogia da Beira. Sugiro que quem tiver aditamentos e novidades relativamente aos seus temas as apresente para actualização. Fotogrtafias antigas, que seguramente também interessam, podem ser enviadas por email ou terá de ser por outra via?
Os meus parabéns e não desista, por favor.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141156 | E. Osório | 22 jan 2007 16:44 | Em resposta a: #140826

Caro Manuel Rolão,

Venho desde já cumprimentá-lo pela sua próxima publicação, que certamente virá a corresponder às melhores expectativas.

Apresento-lhe uma sugestão: não seria interessante - se ainda for oportuno - fazer uma divulgação prévia, aqui no Fórum, do índice das famílias estudadas? Ou das principais localidades? Com essa informação, qualquer um de nós poderia fornecer, talvez ainda a tempo, elementos adicionais para o seu trabalho.

Eu, por ex., tenho elementos da Beira Baixa - como certamente muitos outros confrades - que nunca serão aproveitados, porque simplesmente não tenho "contexto" suficiente para os vir a publicar (fico-me pela Beira Alta...).

Aqui fica a proposta.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141182 | manuelr | 22 jan 2007 19:15 | Em resposta a: #141090

Caro Luís da Silveira

Agradeço as suas palavras e a disponibilidade. Agradecerei também de bom grado todos os elementos que me queira facultar, que sempre serão uma mais valia para a publicação.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141186 | manuelr | 22 jan 2007 19:27 | Em resposta a: #141130

Cara Confreira Maria da Conceição Valente de Moura

Agradeço o interesse na publicação, de que brevemente darei mais promenores, pois só o farei quando e se o Genea autorizar. Penso falar com um dos responsáveis amanhã ou depois, e só então serei mais concreto.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

PS Posso saber quais são os nosos antepassados comuns? Pode enviar para manuelrarrobanetcabopontopt.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141187 | manuelr | 22 jan 2007 19:31 | Em resposta a: #141150

Caríssimo Conde

Desistir não desisto e obrigado pelos parabéns.
Claro que todas as contribuições serão bem-vindas. Vou abrir outro Título com o mesmo nome, este só para intervenções sobre as Famílias da Beira Baixa. Por razões óbvias.

Um grande abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141189 | manuelr | 22 jan 2007 19:38 | Em resposta a: #141156

Caro Eduardo Osório

Agradeço as suas palavras e claro que tem razão no seu 2º parágrafo.
Quanto ao mais, agradeço qq contribuição, como imagina. Vou abrir novo Tópico com o mesmo nome, onde então poderei ser mais concreto.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141191 | lami | 22 jan 2007 19:53 | Em resposta a: #140826

Boa noite,

Numa pesquisa pela Internet encontrei um ficheiro PDF com o índice onomástico da publicação “Uma Família da Beira Baixa”. Não sei se é a mesma que refere aqui no fórum, mas estou convencido que sim.

Se for, caso não considere inconveniente, solicito-lhe informações sobre os Lamim (existem 3 referências), designadamente Manuel Freire de Lamim.

Com os melhores cum.tos,
Jorge Lami Leal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141195 | manuelr | 22 jan 2007 20:13 | Em resposta a: #141191

Caro Jorge Lami Leal

O Livro a que se refere é sobre "os Fevereiro", uma Família da Beira Baixa, onde constam as suas ligações e do qual também tenho elementos, quer por parentesco quer por amizade.
No entanto, no Livro que tenciono publicar (Famílias da Beira Baixa, Raízes e Ramos e não "Uma Família da Beira Baixa" de Luís Sampayo de Torres Fevereiro que é o que refere), consta um ramo dos Brak Lamy que se liga aos meus Leitão de Matos, pelos Morato Roma ,dos quais no entanto não tenho a descendência. Mas é Lamy e não Lamim.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141248 | JoãoGaspar | 23 jan 2007 01:43 | Em resposta a: #141189

Caro Senhor Manuel da Silva Rolão,

Felicitações pelo seu trabalho, pelo que li escrito por si, parece ser uma pessoa honrada e determinada, qualidades de grandes Homens.
Espero que aprecie ao fim de tantos anos dedicados aos Concelhos da Beira Baixa e suas familias, o sabor do dever cumprido e do sucesso do seu livro.
Espero que a cortina de fumo , desapareça e é com obras tais que as coisas acontecem. Se formos ver, a genealogia 50 anos atrás era coisa esquecida, ciquenta anos antes , era só para Nobilitados e hoje é para TODOS.
Todos temos Pais e AVÓS, e até hoje e sendo eu ainda um iniciado perto dos Senhores, fico muito contente quando encontro o tal avô ou avó incongnito, ao contrario dos que apareciam nos anuarios e que eu não tive de ter trabalho para os encontrar. Posso dizer que os meus olhos brilham quando cito de cor , ramos da minha familia esquecidos até ao momento em que eu os voltei a chamar , dias e dias perdidos em volta de paroquiais...dos dias em que saio desanimado por nem encontrar uma pista sobre mais antepassados e da exitação que é ser apresentado a um 13º avô subitamente numa certidão.
A historia de Portugal contem poucos nomes ainda para a Grande Nação que Somos, por isso e por muito mais a sua obra é importante... Não trazemos vida mas ao mesmo tempo damos alguma imortalidade a gente esquecida, Gente Nossa.No seu livro , esses nomes serão lidos e vividos de novo.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

P.S. : caro Senhor, por acaso no seu estudo não se extendeu até Vila Velha de Rodão e até Mação?
é que Mação não sendo Ribatejana, pertence actualmente a Santarém, fica perto de Gavião que ja é Alto Alentejo e para mim é Beira Baixa. Claro que sendo uma vila entre Castelo Branco e Abrantes, terá familias tanto das Beiras como do Alentejo e Ribatejo.
Sendo o meu pai nascido em Mação, tenho alguns ramos a expliorar nesse vasto território. Os Caratão de Mação/ Vila Velha de Rodão, os MARQUES que são tantos e aparentemente impossiveis de se encontrar a ponta do fio! os Mendes Esteves, os Mattos, os Silva e os Gaspar ( Mação)
Vila Velha de Rodão, Araujo, Pires Rombo e Marques outra vez... porque existem tantos Marques de Castelo Branco até Abrantes? tem alguma ideia?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141254 | ana filipe morais | 23 jan 2007 02:29 | Em resposta a: #140826

caro confrade

separei as famílias para maior comodidade.
tenho ainda outro ramo da beira baixa , do qual ainda menos sei.
os meus bisavós eram:manoel moraes & ana pires. desta união nasceram : josé morais pires ( meu avô) e maria rosa pires.
gostaria de saber mais......

mais uma vez agradecida
cordiais cumprimentos
afm

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141274 | spes | 23 jan 2007 09:42 | Em resposta a: #140826

Caro Confrade

Minha avó paterna nasceu no Alcaide (Fundão). Era Maria José Barros Ayres de Matos da Costa, casada com José Simões Figueirinhas.

Era filha de Maria Barros Pires de Matos e de Ayres da Costa Matos e neta paterna de Maria Salvado Barros e José Pires Barros, todos do Alcaide.

Será que tem informações que me possam ser úteis ?

Cumprimentos
Fernando d`Orey de Brito e Cunha Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141314 | Conde | 23 jan 2007 14:53 | Em resposta a: #141156

Concordo com a proposta do confrade Eduardo Osório, meu ilustre primo.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141356 | djabaf34 | 23 jan 2007 19:12 | Em resposta a: #140826

Caro Senhor

Há já alguns anos que faço investigação genealógica, na Torre do Tombo e também nos Arquivos Distritais (Castelo Branco, Portalegre etc.), com o propósito de melhor conhecer tanto as minhas origens, como também no sentido de melhor compreender a história social local e a sua evolução; no entanto o que leva a dirigir-lhe esta mensagem prende-se com a conhecimento que terá da região da Beira-Baixa, fruto dos seus largos anos de investigação, e nomeadamente das localidades de Soalheira, Lardosa, São Vicente da Beira, Monsanto etc.; de facto procuro mais algumas informações, se possível, sobre o casal Jorge de Almeida e Isabel Gonçalves Torrão, ele natural de São Vicente da Beira, filho de Francisco de Almeida e de Maria de Andrade, ela filha de Domingos Gonçalves Torrão e de...., naturais de Soalheira; por outro lado em Monsanto procuro informações sobre o casal Gaspar Rodrigues de Morais e Maria Calva, pais de Afonso Calvo de Morais casado este com Catarina Cristovão Robalo de Proença-a-Velha, uma filha destes é nomeada na instituição de um morgado por Domingas Robalo mulher de Cristovão Vaz Robalo, Capitão-Mor de Proença-a-velha. Por ora é tudo, estarei à sua disposição para troca de informações.

Os meus cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141420 | lami | 24 jan 2007 00:43 | Em resposta a: #141195

Obrigado pela resposta e boa sorte com a publicação!

Melhores cum.tos,
Jorge Lami Leal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#141899 | sacadura cabral | 27 jan 2007 03:23 | Em resposta a: #140826

Prezado Manuel
Pesquisando a genealogia de meu avô, Arnaldo Cabral Sacadura(JÁ FALECIDO), encontrei entre seus documentos dados suficientes para alcançar um antigo sonho, o de construir minha árvore genelógica. Ao conciliar estes dados ao site do Genea consegui chegar aos registros de meus antepassados até o ano de 1200 com João Cabral.
Encontrei também registros que apontam Pedro Álvares Cabral, figura notória na história Brasileira e Mundial, como meu tio-avô, irmão de João Fernandes Cabral (5° Sr de Azurara, este, meu avô há 18 gerações passadas).
Não tive como não me comover com tamanha honra. Percebi as bolinhas azuis em minhas gerações passadas e com orgulho digo, com o sangue Portugues nas veias que realizei meu grande sonho, o de conhecer minha descendência.
Será que conseguirei descobrir algum parente próximo aqui no Brasil ou em Portugal.
Se for possível, gostaria de contar com sua ajuda.
Antecipadamente agradeço,
Márcio Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#189867 | pmgeraldes | 27 mar 2008 17:52 | Em resposta a: #140826

Caro Manuel Rolão,
esperando não ser abuso da minha parte, gostaria de saber se tem alguns dados sobre:

- (julgo que de) Alcains:
1) João Amaro Lopes cc. Maria da Ressureição Sousa, tiveram pelo menos uma filha
2)Maria Rosa Amaro Lopes (20/02/1906) cc. António da Silva Junior filho de
3) José da Silva e de Teresa de Jesus

- de Trancoso
1) Francisco Monteiro cc. Maria da Luz Gomes, tiveram pelo menos uma filha
2) Conceição de Jesus Monteiro (18/04/1891) cc. António Maria Tomé (02/02/1891) filho de
3)Urbana de Jesus Tomé (02/02/1871) e filho bastardo de
4)João Garcês ou Garcez

Aguardo qualquer informação útil. Obrigado.
Patrícia Geraldes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#216484 | coviantiga | 27 dez 2008 22:13 | Em resposta a: #141314

Caro Senhor.
Primeiro que tudo, queria perguntar se pertence aos "Rolão Preto"do Louriçal que são meus parentes chegados do lado de minha Avó-(tetravô)Depois nasceu-me uma grande esperança que tenha no seu livro ou que saiba alguma coisa sobre meu bisavô António de Campos Paes do Amaral nasc.4/2/1838 e falec.7/11/1907, casado c/ Hermínia Augusta Leal de Campos, de quem teve 6 filhos e mais outros quantos de Maria de S.Bento.Residia no Castelejo onde nasceu e foi Advogado no Fundão onde teve grande relevo.e por ter feito a 1º filarmónica do Castelejo, visto ser um músico nato. Sei apenas que era filho de José Alexandre de Campos Paes do Amaral e de Maria Antónia Moreira.Ele dizia ser parent /Primo ) dos Condes da Anadia que já soube se visitavam.e com quem não consigo fazer o "entroncamento".Já fiz várias pesquisas do Arquivo Distrital de C.B. sem resultados e no Registo Civil o pouco que me deixaram ver, pois é necessária uma autorização do Institutos R.N.que já pedi. Aí, já descobri algumas coisas sobre os filhos mas pouco.Até sobre um Cónego José de Campos P.A. nem das dioceses
da Guarda ou de C.B. onde foi até Governador Civil seg.os Apontamentos da His. do Fundão nada sei e creio que era o pai de minha bisavó,Os meus agradecimentos se me puder ajudar.Quero também felicitá-lo pelo seu trabalho que espero poder comprar em breve.Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#216491 | GTSPereira | 28 dez 2008 00:07 | Em resposta a: #140826

Prezado Confrade Manuel Estevam Martinho da Silva Rolão

Gostaria de saber se já publicou o seu livro,
se sim onde o posso comprar?

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#216969 | manuelr | 01 jan 2009 16:09 | Em resposta a: #216491

Caro Pedro Silva Pereira

Pode contactar-me pelo tlm 934195592?
Obrigado e Bom Ano Novo

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#217055 | GTSPereira | 02 jan 2009 10:21 | Em resposta a: #216969

Caro confrade Manuel da Silva Rolão

Obrigado pelo seu contacto,
vou ligar para o nº que indica.

Mcump.tos
Pedro Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#217937 | LProjecto | 09 jan 2009 21:54 | Em resposta a: #140826

Caro Manuel da Silva Rolão,

Li e reli, com bastante interesse alguns dos títulos que constam da notável obra “Famílias da Beira Baixa - Raízes e Ramos”, da sua autoria, e que, oportunamente, adquiri.

Encontrei, documentados na mesma, além dos “Barroso, da Soalheira” uma outra linha da minha ascendência, que apresentei no tópico “Famílias de Sobreira Formosa, Proença-a-Nova”.
Despertou-me particular interesse a suposta ascendência de João Peres de Tavares, governador de Ormuz, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=991757

o mesmo que, na sua obra (e faça o favor de corrigir-me se a interpretação que fiz dos dados que publicou não foi a mais correcta), faz neto de António Tavares e de Joana de Proença, que constam em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=426767

João Peres de Tavares seria, dessa forma, filho de Rui Dias Tavares ou de seu irmão Lopo Dias Tavares, filhos do referido casal.

Tomo, por essa razão, o atrevimento de lhe perguntar onde é possível encontrar mais informação biográfica sobre João Peres Tavares e se, à luz das inúmeras fontes que certamente terá consultado, será possível encontrar documentada a filiação do mesmo?

Considerei de uma grande audácia o facto de ter apresentado uma versão pessoal, claramente descolada daquela que é apresentada por Felgueiras Gayo, e que há muito vem sido questionada, da ligação entre o atrás referido, António Tavares, e Estêvão Pires Tavares, primeiro que usou “Tavares”, pelo que ficarei grato por qualquer informação adicional que corrobore a versão que apresentou.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#343573 | ggomes | 10 mar 2014 14:25 | Em resposta a: #141090

Caro Luis de Silveira,

Voce tem dados sobre uma familia Pinto de Alpedrinha cerca 1780 ....tenho un Jose Pinto casado com Brízida da Conceição ambos de Alpedrinha (que nasceram cerca de 1785) ... mas desconheco os pais deles ...

Cumprimentos

Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#367689 | diasgama | 30 mar 2016 12:14 | Em resposta a: #140984

familia gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#367712 | coviantiga | 31 mar 2016 00:28 | Em resposta a: #367689

Caro Confrade
Contactei-o noutro tópico sobre os Boavida -Dr.José Vicente Boavida (Castelo Branco? )irmão do Deão Boavida de Alpedrinha casado em Beja em 13/9/ 1872 com Maria Augusta Paes de Castelo Branco, filha da Viscondessa do Dominguiso, a fim de tentar saber se teria algum dado através do qual se poderia saber se Luis Boavida Castelo Branco seria filho deste casal ou de outro filho do mesmo casal, Engº João Augusto Boavida Castelo Branco casado com Hermínia Augusto Donoso de Mendonça Guimarães Boavida C.B.e até agora nunca me respondeu.Não encontrou nada sobre esse Luis.?
Cumprimentos-
M.Alice Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Beira Baixa-Raizes e Ramos

#367744 | tsunami | 31 mar 2016 19:19 | Em resposta a: #367712

Cara Confrade

A ascendência, bem como, os irmãos do Deão Boavida encontra.se em:
http://geneall.net/pt/nome/326589/antonio-jose-boavida/

Melhores cumprimentos
José Sebastião Chaves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 16:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen