Regimento de Cavalaria 10 - Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Regimento de Cavalaria 10 - Aveiro

#140944 | acardote | 20 jan 2007 19:42

Existe alguma documentação sobre a historia e pessoas do Regimento de Cavalaria 10 de Aveiro?

Cumprimentos,

Antonio cardote

Resposta

Link directo:

RE: Regimento de Cavalaria 10 - Aveiro

#155371 | san1 | 08 mai 2007 11:47 | Em resposta a: #140944

Bom dia,

Alguma informação que talvez lhe possa interessar :

« Na organização dos Corpos do Exército feita pelo novo governo, em Agosto de 1834, o Regimento de Cavalaria Nº 10 toma a designação de Regimento de Cavalaria Nº 3 »
« Com a reorganização de 1884 foi novamente criado o Regimento de Cavalaria Nº 10 fornecendo o Regimento de Cavalaria Nº 3 algum pessoal para a nova unidade. »
(site sobre Regimento de Cavalaria Nº 3 www.geocities.com/Area51/5906/rc3.htm)

« Durante este segundo período de gerência camarária, a obra de Manuel Firmino que merece maior destaque foi a construção de um novo quartel militar no local do antigo Convento de Sá, destinado a instalar o regimento de cavalaria n.º 10, criado pela reforma do exército de 1884. »
(site sobre Manuel Firmino de Almeida Maia www.prof2000.pt/users/avcultur/aveirilustres/Manuel%20Firmino.htm)

Sobre a Cavalaria : (ver « Composição da Cavalaria ») (arqnet.pt)
www.arqnet.pt/exercito/cavalaria.html


Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Regimento de Cavalaria 10 - Aveiro

#155464 | acardote | 08 mai 2007 22:47 | Em resposta a: #155371

Boa noite Sandra Carvalho,

Não conhecia o site sobre Manuel Firmino de Almeida Maia,e curiosamente poderá ter alguma informação interessante, passo explicar:
1º O meu Trisavô (Penta e tetra-avôs eram de Ourentã, como já verificou noutra questão aqui no Forum) era natural de S. Lourenço do Bairro, Anadia e entrou no Exercito em Junho de 1885, mas iniciou os testes para admissão no Exercito em 15 de Janeiro de 1884.
2º O meu Trisavô nessa época vivia em Aljustrel (Alentejo) e foi também fundador de um Jornal, O Campo de Ourique, que foi o primeiro Jornal publicado no Baixo Alentejo. Dai possivelmente o conhecimento do Manuel Firmino de Almeida Maia e o convite para regressar á Aveiro, pois os seus filhos eram naturais de Aveiro.
O seu regresso á Aveiro passou pelo o Regimento de Cavalaria 10, onde se reformou.
3º O meu Bisavô também foi militar no Regimento de Cavalaria 10 - Aveiro ( no mesmo periodo que o seu Pai) e tinha um casa na Rua de Sá ou seja na mesma rua do Quartel.

É curioso ter sido uma emigrante a responder á minha questão sobre o Regimento de Cavalaria 10 - Aveiro, pois estou certo que haverá mais informação sobre o meu Trisavô e Bisavô, para além da que está disponivel no Arquivo Histórico Militar em Lisboa.

Mais uma vez obrigado,
António Cardote

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen