Será possível???

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Será possível???

#140975 | MP | 20 jan 2007 23:37

Caríssimos,
Numa das minhas investidas genealógicas mais recentes, surgiu-me um caso complicado ou talvez não!! No entanto, como sou novato nesta área, com algum conhecimento teórico mas pouco conhecimento prático, não pude deixar de ficar inquieto com um caso que sucintamente tentarei explicar.

No assento de baptismo de um António Rodrigues aparecem os seguintes dados (entre outros naturalmente):
António Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e Gertrudes da Conceição; neto paterno de José Rodrigues e Angélica de Jesus e neto materno de José dos Santos e Mariana DA CONCEIÇÃO, etc.

No assento de baptismo de Gertrudes da Conceição (mãe do referido anteriormente):
Gertrudes da Conceição, filha de José dos Santos e de Mariana DE JESUS, etc.

Será mesmo esta Gertrudes a mãe daquele António Rodrigues? A minha questão coloca-se, uma vez que o nome da avó de António/mãe de Gertrudes aparece como Mariana DA CONCEIÇÃO e como Mariana DE JESUS!!!

Serão duas pessoas diferentes que nada têm que ver uma com a outra? Terá havido alguma falha por parte do pároco ou de algum dos declarantes?

É que, depois de consultar a pente fino todos os registos paroquiais de um espaço de 50 anos da freguesia em causa, esta Gertrudes foi a única possível de ser a mãe do referido António...
Muito obrigado desde já a quem me ajudar,
MP.

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#140978 | RCCORREIA | 20 jan 2007 23:56 | Em resposta a: #140975

O que o preocupa é infelizmente mais frequente do que possa pensar e o caso que explicou nem é dos mais complicados.

Ficará com a dúvida de qual seria o último apelido mas não que seria Mariana. Muitas vezes os registos foram feitos por pessoas diferentes.

Antigamente não era necessário usar no registo o nome completo pelo que ficaria ao critério do pároco o que era registado. Sei de casos de pessoas que usariam pelo menos uma meia dúzia de apelidos e nos registos sempre surgiram só com um e não necessariamente o mesmo em registos distintos, por exemplo dos baptismos dos seus filhos.

Uma outra situação vulgar (mais nas famílias tituladas) era o primogénito varão usar o apelido paterno e os restantes filhos usarem outro, e que no caso das senhoras era muitas vezes o materno.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#140981 | MariaDavid | 21 jan 2007 00:28 | Em resposta a: #140975

Caro MP

A situação que apresentou é mais frequente do que imagina. Por vezes, numa mesma família - tratando-se de pais e avós - havendo vários filhos de um casal, os baptismos são referenciados, de filho para filho, de forma diferente, quer a nível de pais quer de avós.
Umas vezes os pais (ou avós) são referenciados com o primeiro nome do seu próprio baptismo, outras com os nomes por que são mais conhecidos, outras ainda pelo nome que gostariam de ter. Eu mesma tenho algumas situações dessas na minha ancestralidade.
Também pode acontecer ter havido lapso da parte do padre que fez o registo ou mesmo confusão, distracção; pode acontecer, ainda, que uma pessoa tenha sido baptizada com um nome e posteriormente tenha adoptado outro, através do crisma ou do casamento. Também tenho situações dessas.
O conselho que lhe dou é tentar encontrar registos de baptismo de irmãos e ver como aparecem neles os nomes dos pais e dos avós; analisar bem os nomes dos padrinhos que neles constam e ver se pode haver relação; analisar, também, registos de casamentos para tentar descobrir como aparecem nos assentos os nomes dos pais dos nubentes. Confira datas. Afinal, fazer genealogia é de certa forma uma actividade detectivesca!

Boa sorte! E não desanime.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#140992 | fertelde | 21 jan 2007 03:43 | Em resposta a: #140975

Tenha em conta o seguinte:
Os registos eram feitos, em areas bem determinadas e se supunha que todos conheciam quem era quem. Assim, nâo era necessário colocar mais que o nome dos avós, sem apelidos, para se saber quem era quem...
Registando irmâos, como nâo havia um conceito diferenciador necessario, algumas vezes, os irmâos apareciam, ou com o nome dos pais simplesmente ou com nome e apelido, ou com todos os aplidos, os quais eram ditados sobre a hora do batismo...

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#140993 | bierzo2000 | 21 jan 2007 04:13 | Em resposta a: #140981

Hello MP,

Creio sim é possivel. Minha avó foi registrada apenas como Ana Maria, posteriormente passou a ser Ana Maria de Jesus, apenas porque era muito catolica e em minha familia nao tem nenhum outro de Jesus.
Procure pelo passaporte dela, quem sabe voce consegue mais alguma informacao.
Sorte, Tchau!
bierzo2000

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#141316 | romeu | 23 jan 2007 15:28 | Em resposta a: #140992

Por acaso tinha a mesma questão, uma vez que na minha pesquisa, sempre em nomes de mulheres, deparei-me com apelidos diferentes no que julgava ser a mesma pessoa. Afinal reparo agora que é relativamente comum.

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#141340 | fercar | 23 jan 2007 17:50 | Em resposta a: #141316

Caros Confrades,

Só mais uma achega para este tópico.
Nascimento: Maria
Casamento: Maria Carneiro
Baptismo do primeiro filho: Anna Maria
Baptismo do segundo ao sétimo filhos: Anna Joaquina
Óbito: Maria Carneiro

Hoje tenho a certeza de ser minha tataravô paterna, mas tive dúvidas durante algum tempo, é que para além da troca de nome existia irmãs com os mesmo nomes, Maria e Anna.
Na altura as pessoas não imaginavam o trabalho que iriam dar séculos mais tarde!!!

Cumprimentos a todos... e buscas pacientes.
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen