Será possível???

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Arquivos

Será possível???

#140975 | MP | 20 jan 2007 23:37

Caríssimos,
Numa das minhas investidas genealógicas mais recentes, surgiu-me um caso complicado ou talvez não!! No entanto, como sou novato nesta área, com algum conhecimento teórico mas pouco conhecimento prático, não pude deixar de ficar inquieto com um caso que sucintamente tentarei explicar.

No assento de baptismo de um António Rodrigues aparecem os seguintes dados (entre outros naturalmente):
António Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues e Gertrudes da Conceição; neto paterno de José Rodrigues e Angélica de Jesus e neto materno de José dos Santos e Mariana DA CONCEIÇÃO, etc.

No assento de baptismo de Gertrudes da Conceição (mãe do referido anteriormente):
Gertrudes da Conceição, filha de José dos Santos e de Mariana DE JESUS, etc.

Será mesmo esta Gertrudes a mãe daquele António Rodrigues? A minha questão coloca-se, uma vez que o nome da avó de António/mãe de Gertrudes aparece como Mariana DA CONCEIÇÃO e como Mariana DE JESUS!!!

Serão duas pessoas diferentes que nada têm que ver uma com a outra? Terá havido alguma falha por parte do pároco ou de algum dos declarantes?

É que, depois de consultar a pente fino todos os registos paroquiais de um espaço de 50 anos da freguesia em causa, esta Gertrudes foi a única possível de ser a mãe do referido António...
Muito obrigado desde já a quem me ajudar,
MP.

Resposta

Link directo:

RE: Será possível???

#140978 | RCCORREIA | 20 jan 2007 23:56 | Em resposta a: #140975

O que o preocupa é infelizmente mais frequente do que possa pensar e o caso que explicou nem é dos mais complicados.

Ficará com a dúvida de qual seria o último apelido mas não que seria Mariana. Muitas vezes os registos foram feitos por pessoas diferentes.