Como buscar documentos de portugueses imigrantes?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Como buscar documentos de portugueses imigrantes?

#141006 | Danila Freitas | 21 jan 2007 12:05

Busco registros da Familia Almeida (José de Almeida e Maria Emilia com 4 filhos), nacidos na regiao de Viseu, aldeia Roda Moinho (que nao consigo localizar??)em Portugal para o Brasil, no vapor Chili (desconheço a bandeira) em agosto de 1909, desembarque no Rio de Janeiro. Busco informaçao também sobre o vapor CHILI. Busquei no museu da Marinha portuguesa e nada encontrei sobre a época. Tambem pesquisei no Arquivo de Viseu (mas sem ter a freguesia exata, é quase impossível...). Alguém sabe onde posso localizar o registro de pasaporte e sobre a a existencia da Aldeia Roda Moinho (em Trás os montes e Viseu)??? Aguardo retorno.

Resposta

Link directo:

Roda, Mangualde

#141026 | salen | 21 jan 2007 15:50 | Em resposta a: #141006

1. Há uma Roda, aldeia da Freguesia de Mangualde, sede do concelho do mesmo nome. Fica a noroeste de Mangualde a exactamente 2Km e meio do centro de Mangualde, e pode "vê-la" no Google Earth;
2. A Roda não é uma freguesia, mas apenas uma localidade;
3. Na Roda passa uma ribeira que vai dar ao Regato das Freiras, curso de água que alimentou o Real Mosteiro de Santa Maria Maceira Dão desde o século XII em que foi construído. Ora nesse Regato, a jusante da Roda e a cerca de 1 km fica (ou ficava, se já não estiver em ruínas) uma azenha (os moinhos são de vento, as azenhas de água, e nessa zona não há moinhos de vento, só azenhas), que pode ter sido erradamente chamada de "moinho". Essa azenha já fica quase a chegar a Tabosa, que é uma aldeia de outra Freguesia (Fornos de Maceira Dão). Mas não me parece que haja nenhum local em especial chamado "Moinho" nos arredores "desta" Roda.
Assim (e na falta de melhor palpite ...) se for essa a "Roda" que procura, entre em contacto com ou vá ao ADV e procure nos Livros da Freguesia de Mangualde pelos nascimentos referentes à Roda.
Talvez não seja de desprezar referências a "moinhos" constantes nos registos. O que se pass é que eu próprio descobri um registo de uma pessoa nascida nos "moinhos das Ferreirinhas". Ora não existe esse local na tal freguesia, ou pelo menos ninguém se lembra de tal local. Mas quando obtive a carta militar 1:25000 da zona descobri o local lá referido. Explicação: há mais de 40 anos que ninguém mói nas azenhas e elas estão em ruínas, bem como a sua memória, mesmo nas populações locais. Triste. Mas verdadeiro.
Cumprimentos. E boas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

Como buscar documentos de portugueses imigrantes?

#141027 | Lourval | 21 jan 2007 15:51 | Em resposta a: #141006

Caro Danila Freitas,
Eu encontrei um lugar chamado Moinhos da Roda, no Distrito de Viseu, Concelho de Mangualde, Freguesia de Mangualde.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Roda Moinho = Rio de Moinhos?

#141029 | rmfrp | 21 jan 2007 15:56 | Em resposta a: #141006

Cara Danila Freitas:

Creio que a aldeia que refere como "Roda Moinho" será na realidade Rio de Moinhos. Existem em Portugal várias freguesias com este nome (seis "Rio de Moinhos" e uma "Póvoa de Rio de Moinhos"), mas apenas uma delas na região de Viseu, pelo que deverá ser a que lhe interessa: Rio de Moinhos, no concelho de Sátão.

Se os filhos de José de Almeida e Maria Emília tiverem nascido nessa freguesia antes de 1909 não deverá ser muito difícil localizar os seus registos de baptismo. Tem as datas exactas de nascimento?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Roda, Mangualde

#141040 | Danila Freitas | 21 jan 2007 17:48 | Em resposta a: #141026

Obrigada pelo retorno e onde posso consultar a carta militar que vc refere no texto?

Resposta

Link directo:

RE: Roda Moinho = Rio de Moinhos?

#141041 | Danila Freitas | 21 jan 2007 17:55 | Em resposta a: #141029

Muito obrigada pela informaçao, mas já consultei a conservatória de Sátao e nao foi encontrado nada. O assento de baptismo que procuro é de Antônio de Almeida (06/02/1900).

Resposta

Link directo:

RE: Roda, Mangualde

#141076 | salen | 21 jan 2007 23:26 | Em resposta a: #141040

1. A outra interpretação, do confrade Rui Pereira, é muito pertinente. Pode ser um erro de leitura ou de cópia de um documento escrito para uma certidão dactilografada. Eu não descartaria essa pista e talvez fizesse mais uma tentativa no Sátão, ou no ADV.
2. Sobre a carta militar, ela pode ser consultada on line no site do Instituto Geográfico do Exército. Trata-se da carta 189.
Cumprimentos VF

Resposta

Link directo:

RE: Roda Moinho = Rio de Moinhos?

#157206 | MILACASTILHO | 24 mai 2007 22:33 | Em resposta a: #141041

Cara Daniela
Também o meu lado materno é de Rio de Moinhos -Satão,existe vários"Almeida" nesta freguesia,tente as páginas brancas da lista telefónica ou já tentou o Arquivo Distrital de Viseu ,pode preencher com os dados que tem e enviar ,eles tem os baptismos até 1901.Também sei que muita gente emigrou para o Brasil nesses anos .
Emília Albuquerque Castilho

Resposta

Link directo:

RE: Como buscar documentos de portugueses imigrantes?

#157207 | pachancho | 24 mai 2007 23:08 | Em resposta a: #141006

Danila,

sobre o vapor chili:
http://www.chilecollector.com/archwebhist2/archwebprefilatelia/mpfvaporchile_01.html

http://www.ligamar.cl/recuerdo/pasajerosdelvaporchilealausanzade1840.html

Resposta

Link directo:

RE: Como buscar documentos de portugueses imigrantes?

#157216 | Peixeira | 25 mai 2007 00:57 | Em resposta a: #141027

Também poderá ser este local:
http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX=241578&YY=399954&INE=180601&id=79930

i.e. Freguesia : Abrunhosa-a-Velha

Boa sorte,
C. Peixeira

Resposta

Link directo:

RE: Como buscar documentos de portugueses imigrant

#157218 | Peixeira | 25 mai 2007 01:31 | Em resposta a: #157216

E ainda...
http://scrif.igeo.pt/ASP/topo_cr.asp?XX=233767&YY=407641&INE=181104&id=80975

Moinhos da Roda, uma localidade com 40 habitantes em 1991; eu apostaria nesta!!!

Concelho : Penalva do Castelo
Freguesia : Germil

C. Peixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 02:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen