Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141022 | neiva | 21 jan 2007 14:55

Cemitérios do Porto como procedem?

Será que os enterramentos nos Cemitérios Municipais do Porto procedem e procediam da mesma maneira que no Brasil?

Em São Paulo, pode-se solicitar on-line se uma determinada pessoa está enterrada no Cemitério, apenas comparecer ou telefonar para a administração do Cemitério e fornecer o nome e a data do falecimento, (a data não é obrigatória), que eles fornecem a filiação e o cartório em que se deu a feitura da certidão de óbito.
O cemitério não tem uma cópia da certidão de óbito, apelas uma declaração de falecimento.

Ex:
Nome, Filiação, local do falecimento, a causa mortis, e quem fez a declaração.

Os Cemitérios Municipais do Porto tem procedimento semelhante?

Pois já tentei no Arquivo distrital do Porto, e não localizei as certidões de nascimento, batismo, óbito, de quem busco.

Todos faleceram na segunda metade do séc. XIX.
Quem sabe se os cemitérios tais como:
Cemitério Britânico que foi inaugurado em 1788.
Cemitérios da Lapa;
Prado do Repouso;
Agramonte;
(Que já existiam em meados do século XIX) possam ter algum registro, fornecendo apenas o nome do falecido.

Esses cemitérios pode-se contactar por e-mail, se alguém possuir tais endereços?

Agradeço desde já, a quem possua essas informações e os possa disponibilizar.

Atenciosamente,
Neiva

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141064 | Francisco Queiroz | 21 jan 2007 21:42 | Em resposta a: #141022

Diga-me quais são os nomes e datas que pretende que eu irei reencaminhar os dados para os cemitérios respectivos. pode ser que os tenha em arquivo, pois há muitos anos q pesquiso nos arquivos de cemitérios, nomeadamente do Porto
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141070 | 2570 | 21 jan 2007 22:36 | Em resposta a: #141064

cCaro francisco Queiroz
Se não se importa-se gostaria que me informa-se de que forma consegue pesquisar os arquivos dos cemitérios, pois necessito e informações de familiares falecidos na cidade do Porto.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141089 | fercar | 22 jan 2007 09:49 | Em resposta a: #141022

Caro Confrade Neiva,

Procuro um familiar que faleceu no Rio de Janeiro, mais concretamente no Hospital da Beneficiência Portuguesa em Fevereiro de 1869, atendendo ao que disse na abertura deste tópico, poderá me ajudar na busca do seu assento de óbito?

Cordialmente,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141093 | ILencastre | 22 jan 2007 10:08 | Em resposta a: #141022

Caro confrade,
na cidade do Porto, os cemitérios municipais são o do Prado do Repouso e o de Agramonte. A informação que procura, está disponível nas secretarias dos Cemitérios,
ou na Divisão que os gere. Trata-se de um serviço público, pelo que poderá entrar em contacto telefonicamente, por carta, fax, via e-mail ou ir ao local. Os pedidos devem ser dirigidos à DMHP-Gabinete de História e Património.
O Francisco Queiroz, é um, dos dois, grandes estudiosos dos cemitérios do Porto, não só dos municipais, mas também do da Lapa, sobre o qual fez a sua tese de mestrado (a tese de doutoramento foi sobre os cemitérios oitocentistas em Portugal), pelo que precisando de dados biográficos, ele será a pessoa certa.
Quando digo, um dos dois, refiro-me ao Prof. D. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, segundo sei, o primeiro a estudar e a escrever sobre os cemitérios do Porto, com resultados brilhantes.
Não hesite em contactar-me, caso necessite de ajuda adicional, peça p.f. o meu e-mail ao moderador.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141095 | fercar | 22 jan 2007 10:30 | Em resposta a: #141064

Caro Senhor Francisco Queiroz,

Quase que perdi a esperança de encontrar o óbito de meu trisavô paterno, e digo quase pois ao ler este tópico a esperança renasceu. A minha questão é a seguinte:
Meu trisavô Thomaz Cardoso nasceu em Penha Longa e viveu por lá até cerca dos 40 anos. Na altura enviuvou e passou a viver em Tarouquela - Cinfães, onde casou em segundas nupcias. Fiz buscas em todas as freguesias de Cinfães de 1884 - ano em que foi pai e teria na altura 47 anos - até 1915. Procurei também em Penha Longa, Sande, Paços de Gaiolo, Manhuncelos - Marco de Canavezes. No Arquivo distrital do Porto fiz busca na freguesia do Bonfim de 1890 a 1899.
Sendo que a família se deslocou para o Porto é quase certo para mim que Thomaz Cardoso faleceu na cidade do Porto. Como a sua segunda mulher faleceu em 1938 na freguesia do Bonfim, sendo sepultada no Prado do Repouso, eu aponto para que ele tenha falecido na mesma freguesia entre 1900 e 1915. Poderá o amigo nos seus registos dar uma olhada.
Os elementos são os seguintes:
Thomaz Cardoso, casado com Maria Rosa.
Filho de Francisco Cardoso e Anna Maria.

Cordialmente,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141141 | neiva | 22 jan 2007 15:51 | Em resposta a: #141089

Prezado Peixoto Cardoso.

Sem dúvida, terias o nome de seu familiae, pois só com a data, fica difícil, pois norrem algumas pessoas na mesma data, teria o sobrenome Peixoto Cardoso, se positivo fica mais fácil a procura. Embora eu resida em São Paulo e o Rio dista a 400km de distância.
Entre em cotacto nomamente para maiores informações.
Atenciosamente,
Neiva

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141142 | fercar | 22 jan 2007 15:59 | Em resposta a: #141141

Caro amigo Neiva,

Desculpa o lapso de não ter enviado os dados de meu familiar. Aqui vai:
António Vitorino Sousa Peixoto
Filho de José Victrotino de Sousa Peixoto e Theresa Joaquina.

Aguardo suas notícias,
Grato pela sua atenção,
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141144 | neiva | 22 jan 2007 16:03 | Em resposta a: #141064

Caro Francisco Queiroz.

Muito grata pela sua disposição em fazer-me esse grande favor.
Trata-se de meu bisavô e de minha bisavó.
Pais do meu avô paterno, que morreu no Brasil antes de eu ter nascida.
O nome do bisavô Guilherme Guedes Amorim advogado as datas de nascimento, e falecimento eu não as tenho.
Minha bisavó Margarida Pinto Ferreira as datas também eu não as tenho.
Só sei que morreram na Cidade do Porto, antes mesmo de meus avós emigrarem para o Brasil.
Mais uma vez muito grata por sua gentileza.
Neiva

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141155 | neiva | 22 jan 2007 16:42 | Em resposta a: #141093

Cara Maria Isabel.

O Sr. Francisco Queiroz, contestou minhas indagações, e se propôs a efetuar a pesquisa de quem eu busco.
Tenho ficado maravilhada com a presteza e a solicitude de todos desse Fórum, principalmente a do Sr. Francisco Queiroz Doutor e Mestre no assunto que se propoe ajudar os confrades deste fórum.
Maria Isabel obrigada, obrigada meu muito obrigada.
Neiva Maria Rossi

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141157 | neiva | 22 jan 2007 16:51 | Em resposta a: #141064

Caríssimo Francisco Queiroz.

Sabedora recente que se trata de pessoa notória no assunto, doutor e mestre, com trabalhos de pesquisa, informou-me a confrade Maria Isabel.

“O Francisco Queiroz, é um, dos dois, grandes estudiosos dos cemitérios do Porto, não só dos municipais, mas também do da Lapa, sobre o qual fez a sua tese de mestrado (a tese de doutoramento foi sobre os cemitérios oitocentistas em Portugal), pelo que precisando de dados biográficos, ele será a pessoa certa”.
Prezado Francisco, muito obrigada por sua generosa atenção.
Neiva Maria Rossi.

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141161 | 2570 | 22 jan 2007 17:27 | Em resposta a: #141064

Caro Francisco Queiroz
Mais uma vez me dirijo a si na esperança que me forneça qualquer informação de como posso pesquisar através dos arquivos dos cemitérios ( CEMITÈRIO DE CAMPANHÃ)sobre familiares falecidos no porto.
Desde já agradecido
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141292 | jamador | 23 jan 2007 11:36 | Em resposta a: #141064

Caro Francisco Queiroz,

Aproveito este tópico apenas para lhe perguntar se conhece alguma base de dados informatizada sobre os registos de enterramentos em particular do Cemitério de Agramonte (Municipal e Ordens).

Os livros de registo, disponíveis no Arquivo Histórico até 1956 segundo creio, têm-me sido muitos úteis embora não faça uso deles há já algum tempo.

Quando se ignoram datas, como é o caso de alguns casos 'pendentes', é um trabalho muito moroso e aborrecido. Razão pela qual faço a pergunta, a si ou a quem souber.


Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141296 | abribas | 23 jan 2007 12:36 | Em resposta a: #141292

Caro Jorge Amado Rodrigues,

Essa para mim é uma óptima notícia.
Existem Livros de Registo dos cemitérios do Porto até 1956 no Arquivo Histórico?
Só de Agramonte ou também de Prado Repouso?
E os das Ordens também?

Cumprimentos
António B Ribas

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141453 | jamador | 24 jan 2007 09:51 | Em resposta a: #141296

Caro António Ribas,

Acerca dos Cemitérios do Porto. Para si e a quem interessar.

Os livros de registo de enterramentos dos cemitérios paroquiais estão normalmente nos próprios cemitérios (Exº Paranhos) ou nas juntas de freguesia a que pertencem.

Os livros de cemitérios propriedade de Ordens estão nas secretarias das ditas Ordens (Exº Lapa).

Quanto ao cemitério municipal de Agramonte ou Ocidental :
Os livros como disse estão no Arquivo Histórico de 1867 (data da criação) até 1956 (esta data pode não ser rigorosa, escrevo de memória). Há duas séries de livros envolvendo as mesmas datas. O do cemitério municipal própriamente dito e o das ordens. Este último é simultaneamente para as três Ordens ali existentes (O. do Carmo, S. Francisco, etc). Estas mesmas Ordens, nas suas secretarias, têm também livros de registo.

Quanto ao cemitério municipal Prado do Repouso ou Oriental :
Os livros estão no próprio Cemitério em péssimas condições de armazenagem e consulta (pelo menos há alguns meses atrás).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141455 | abribas | 24 jan 2007 10:10 | Em resposta a: #141453

Caro Jorge Amado Rodrigues,

Agradou-me a ideia de poder encontrar os Livros de Registos de enterramentos num espaço de guarda e consulta como o é o Arquivo Histórico Municipal.
Infelizmente, como suspeitava, estarão distribuídos por secretarias, arquivados eventualmente sem o cuidado necessário, e dependentes da melhor ou pior atenção que para com eles tenha o responsável do momento, e acessíveis apenas mediante a boa vontade do mesmo.

Mesmo assim o meu muito obrigado pelas informações,
ABR

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141553 | Francisco Queiroz | 24 jan 2007 20:51 | Em resposta a: #141155

Cara Neiva Rossi
A combinação de apelidos "Guedes de Amorim" existiu, de facto, no Porto, mas não encontrei nada na minha base dados. O mais provável é que o seu bisavô tenha sido sepultado nos cemitérios municipais, mas não sabendo data de falecimento, torna-se mais difícil, a não ser que algum confrade a tenha e a divulgue aqui. Não existem, para os cemitérios municipais do Porto, livros com indicie alfabético. No Cemitério da Lapa existem, mas este é um cemitério privativo. Assim, ou sabe o número de jazigo ou sabe a data de falecimento. Se não souber nenhum destes dados, pode indicar um ano em concreto e pedir uma busca na secretaria dos dois cemitérios municipais. Tem de pagar uma taxa de busca, que não é muito elevada. Se não sabe qual a zona do Porto onde residiram os seus bisavós, tem de pedir à sorte. Sugiro primeiro que peça uma busca no Prado do Repouso (pradodorepouso[arroba]cm-porto[ponto]pt) e se não encontrar nada, tente em Agramonte (agramonte[arroba]cm-porto[ponto]pt).
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141554 | Francisco Queiroz | 24 jan 2007 20:56 | Em resposta a: #141161

Não consultei arquivo do CEMITÈRIO DE CAMPANHÃ, mas posso conhecer algum nome dos seus antepassados. Em caso negativo, terá de contactar a respectiva Junta de Freguesia.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141557 | Francisco Queiroz | 24 jan 2007 21:09 | Em resposta a: #141095

Veja por favor este tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=141555
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141558 | Francisco Queiroz | 24 jan 2007 21:12 | Em resposta a: #141292

Veja por favor este tópico
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=141555
FQ

(P.S. - Não conheço base de dados informatizada em nenhum dos grandes cemitérios do Porto, embora para alguns já nao consulte o arquivo há anos)

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141627 | neiva | 25 jan 2007 03:36 | Em resposta a: #141553

Prezado Francisco Queiroz.

Meu interesse em encontrar alguma documentação de meus bisavós é o fato de querer resgatar um pouco da história da minha bisavó Margarida Pinto Ferreira.
Tínhamos noticias de parentes que já faleceram inclusive meu avô, que Margarida era filha do Conde Ferreira, isso ates de ele ser Conde.
Longe de eu estar interessada em heranças, bens materiais e nobiliárquicos.
Nem tão pouco tentar manchar a honra de tão ilustre benfeitor que foi o Conde Ferreira.
As coisas acontecem de acordo com a época, não se pode julgar o passado sem ter elementos para isso.
Não se sabe as circunstâncias, e se isso tem o aval da verdade.

Fazendo uma analise de alguns fatos, Margarida era casada com Dr. Guilherme Guedes Amorim, estudou em Coimbra, curso de Direito, exerceu sua profissão na cidade do Porto.
Deduzo, que Margarida Pinto Ferreira, não devesse ser de classe muito humilde, pois não se casaria com um jurista, e naquela época, metade do séc XIX, acredito que as classes sociais não se misturarem muito.
Sabemos que Joaquim Ferreira dos Santos, não reconheceu Margarida como filha, mas sua mãe colocou o apelido de Ferreira.
Ainda no campo das suposições, acredito a Margarida deva ter tido um nível de vida razoável, seu único filho Guilherme Ferreira Amorim, estudou na cidade do Porto, casou-se em 1895.
Logo após veio ao Brasil onde se estabeleceu no comércio, não veio como imigrante, nem passou pela hospedaria do imigrantes em São Paulo, pois nada consta nos arquivos dessa entidade.
Fez razoável fortuna, até mandou filhos estudarem na Inglaterra.

Tentando fechar o raciocínio.
Algumas datas:
Morte do Conde Ferreira 1866.
Nascimento do Filho de Margarida 1871
Quando em 1895 o filho de Dr. Guilherme Guedes Amorim e Margarida Pinto Ferreira
casou-se, seus pais já haviam falecido.
Fazendo algumas continhas:
O Filho nasceu em 1871 casou-se em 1895, então ele estava 24 anos.
Se sua mãe também se casou com essa idade, possivelmente a Margarida devesse ter em 1871, 25 anos.
E se em 1895 ela já havia morrido, supõe-se que ela morreu por volta de 1894 (?).
Possíveis datas:
Margarida Pinto Ferreira nasceu em 1847 (?).
Morreu em 1894(?) aos 47 anos(?).
Será que todas essas suposições, calcadas na lógica, poderia ser um passo para as pesquisas.
Desculpe-me de tão longa explanação, o Senhor como perito poderia dar vossa opinião, embora vossa contribuição já foi além das expectativas.
Muito grata mesmo.
Cordialmente,
Neiva Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141913 | Francisco Queiroz | 27 jan 2007 11:07 | Em resposta a: #141627

Há alguns anos, consultei no Arquivo Histórico Municipal do Porto um processo com vários documentos sobre a implementação do testamento do Conde de Ferreira. Como só me interessava o seu mausoléu não reparei se tinha dados que lhe interessassem.Quanto ao resto, sem ter datas concretas será muito difícil, a não ser que algum confrade possua esses nomes nas suas bases de dados.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#141953 | neiva | 27 jan 2007 17:21 | Em resposta a: #141913

Prezados.

Por sugestão do Senhor Francisco Queiroz, doutor e mestre no assunto cemitérios do Porto, tentou ajudar-me, mas nas suas bases de dados nada constava.
Como não tenho datas concretas fica quase impossível localizar os documentos dos ascendentes que procuro.
Teria algum confrade nas suas bases de dados os outros nomes e por fatalidade, os nomes de quem busco?

Cordialmente.
Neiva Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#142328 | neiva | 30 jan 2007 11:26 | Em resposta a: #141089

Caro Confrade Peixoto Cardoso.

Em atenção a sua solicitação de busca da certidão de óbito de seu bisavô
António Vitorino Sousa Peixoto.
Nos cemitérios nessa época não consta nenhuma documentação, só bem mais tarde, que os cemitérios tiveram essa incumbência de guardar documentação de enterramentos.
Enviei pedido a Beneficência Portuguesa e ao Arquivo Histórico e responderam o seguinte:

“Não dispomos em nosso Arquivo Histórico das informações solicitadas.

Sugerimos entrar em contato com o Arquivo Nacional, que concentra os
documentos da Administração Pública.

Rua Azeredo Coutinho, 17 / 7 Andar Centro
20230-170 Rio de Janeiro RJ

Procurar a Sra. Regina Coeli Paladino, no Núcleo de Relações Públicas, sala
701. Fax: 22328430 / diretorgeral@arquivonacional.gov.br

Informamos que entramos em contato com a Beneficência Portuguesa e que eles
já não tem mais documentação desse período.
Sugiro que o senhor entre em contato direto com o Sr. Luís Paulo, através dos telefones 55 21 22586222/
38722406 / 99115510 para maiores informações sobre essa documentação do
passado.

Atenciosamente,
Angela Cardoso Guedes
Assessoria de Comunicação
Museu Histórico Nacional”

Caro Peixoto Cardoso, na expectativa de ser útil, sinalizando uma nova opção para as suas buscas.
Cordialmente,
Neiva Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#142331 | fercar | 30 jan 2007 11:48 | Em resposta a: #142328

Caro Confrade Neiva Maria,

Estou grato pela sua atenção. Já tinha escrito para o hosptal da Beneficiência, mas pelos vistos nada vai adiantar. No entanto vou seguir a sua dica e entrar em contacto com o mail que me enviou.
Agradeço a sua atenção.
Cumprimentos
Fernando Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#142520 | Francisco Queiroz | 31 jan 2007 18:35 | Em resposta a: #141953

Cara Neiva
Posso adiantar-lhe que os nomes do Dr. Guilherme Guedes Amorim e de Margarida Pinto Ferreira não constam como primeiros concessionários de nenhum jazigo nos cemitérios municipais do Porto. Se estão ali sepultados (o que não é certo), os respectivos jazigos (ou jazigo) terão pertencido a outros parentes. Isto significa que será ainda mais difícil conseguir o que pretende. Porém, tenho duas pistas que pode tentar seguir:
1 – Como deve saber (porque facilmente se verifica buscando na Internet), existem outros Guedes de Amorim no Porto em finais do século XIX e início do século XX. Inclusivamente, em Vila Nova de Gaia existe uma Rua Guedes de Amorim. Não sei que parentesco possa haver, se é que há, com o Dr. Guilherme Guedes Amorim.
2 – Se o Dr. Guilherme Guedes Amorim era advogado e exerceu no Porto, certamente que consta em almanaques. Nesse caso, basta seguir ano a ano a existência do seu nome e quando deixar de ser mencionado é porque terá falecido no ano anterior. Por outro lado, se era advogado, terá estudado na Universidade de Coimbra. Já pediu aqui neste fórum para que algum confrade em Coimbra veja o seu processo no arquivo da universidade?
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#142542 | neiva | 31 jan 2007 21:03 | Em resposta a: #142520

Prezado Francisco.

Foi exatamente isso que fiz, escrevi para a AUC e eles me mandaram o que buscava.

E-mail resposta da AUC.

"Após a pesquisa foram localizadas referências de dois alunos, os quais são certamente o bisavô que procura e ainda o trisavô:

-Guilherme Guedes de Amorim,
natural de Vila Nova de Gaia,
filho de Joaquim Guedes de Amorim.
Frequentou a Faculdade de Direito desde 1854 até 1859, ano em que obteve a sua Formatura em Direito.

-Guilherme Guedes de Amorim Júnior,
natural do Porto,
filho de Guilherme Guedes de Amorim (o aluno anterior).
Frequentou a Faculdade de Direito desde 1880 até 1885, ano em que obteve a sua Formatura em Direito.

Podem ser reproduzidos em fotocópia os processos para obtenção de carta de curso, dos referidos alunos.

Incluem cópias do diploma entregue ao aluno e também certidões de exames.
Esta reprodução em fotocópias importa em 4,35 euros (12 fotocópias A4 e 2 A3), se desejar a reprodução em imagem digital, enviada em CD, o seu valor será de 21,48 euros (13 imagens+ CD+ 21% Iva).

Foram igualmente localizadas as certidões de baptismo dos referidos alunos, entregues aquando da sua matrícula – encontram-se inseridas na SR: Certidões de Idade, Vol. 59, fl. 114 e 115-115v. "


E quanto ao Guedes Amorim de Vila Nova de Gaia, certamente são descendestes da minha família.

Muito grata por seu empenho em ajudar-me.
Neiva Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#143312 | neiva | 07 fev 2007 18:36 | Em resposta a: #142331

Prezado Fernando Peixoto Cardoso.

Ao pedido de certidão de óbito de seu bisavô, recebi e-mail do Museu Histórico Nacional.
Repasso as informações caso queira os contactos.

“Em tempo: eis os telefones do Sr. Luis Paulo: 55 21 25756575 / 22548557 /
94292525. RJ Brasil.

Foi uma indicação da Beneficência Portuguesa. Não sei quanto ele cobra, nem
o conheço pessoalmente, mas ele diz que pode obter a certidão de óbito.

Atenciosamente,

Angela Cardoso Guedes
Assessoria de Comunicação
Museu Histórico Nacional”

Atenciosamente,
Neiva Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#143345 | fercar | 08 fev 2007 08:45 | Em resposta a: #143312

Caro Confrade Neiva Maria,

Escrevi ao Hospital da Beneficiência Portuguesa que me respondeu ser impossivel nessa data existir alguma coisa.
Será que o tal Sr. Luis Paula ficou detentor desses arquivos?
Agradeço o seu interesse no meu caso.
Já agora e sem querer abusar da sua bondade, poderá saber mail ou morada desse tal senhor?

Cordialmente
Peixoto Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#143361 | neiva | 08 fev 2007 14:51 | Em resposta a: #143345

Prezado Peixoto Cardoso.

As informações que passei foram devolvidas pelo Arquivo Histórico, apenas passaram o telefone do Sr. Luis Paula e foi informação dada pela Beneficencia Portuguesa.
Não sei se ele tem endereço eletronico.
Acredito que o Sr. Luis Paula já deva ter feito alguma busca de obitos natigos na beneficencia Portuguesa, porisso a indicação do Sr. Luis Paula.

Cordialmente
Neiva Maria Rossi

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#205388 | filomena14 | 15 ago 2008 00:55 | Em resposta a: #142520

Caro Francisco Queiroz,

Gostaria de saber informações acerca do jazigo do meu bisavô Artur Salustiano Maia Mendes (1856-1920), natural da freguesia de Cedofeita, concelho do Porto, médico, casado com D. Maria da Glória Dantas da Gama, filha do escritor Arnaldo Gama.

O Jazigo é 59 da 8.ª secção do Cemitério de Agramonte, Porto.

Agradeço toda a informação que me possa disponibilizar relativamente a esta familia.

Desde já grata pela atenção dispensada

Filomena Pereira Maia Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#205557 | FraQueiroz | 17 ago 2008 22:18 | Em resposta a: #205388

Tendo em conta o numero do jazigo em Agramonte, ele é de concessão muito anterior á morte do seu bisavô. Pesquisei no meu banco de imagens na 8º secção e não encontrei esse jazigo, o que significa (caso o número da secção esteja correcto) que já não está lá o monumento original ou então não possui monumento (ou este não possui interesse histórico/artístico).
Eu aconselhava que se dirigisse aos serviços da CMP na Rua do Bolhão (ou no próprio cemitério) para consultar a ficha do jazigo, vendo todos os inumados, tal como já está indicado neste tópico.
Da família que refere só tenho alguns dados relativos ao jazigo Dantas da Gama no Cemitério da Lapa (n.º 57). Se este jazigo também lhe interessa, por favor, contacte-me a título particular.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#206430 | JOÃO AZEVEDO | 27 ago 2008 12:51 | Em resposta a: #141064

Caro Francisco Queiroz

Tomo a liberdade de lhe escrever pelo seguinte motivo:
Este tópico despertou-me a atenção, porque o meu avô paterno Pio Artur d'Azevedo, natural de Vilarouco/S. João da Pesqueira/Viseu, morreu em 1901 no Hospital de Miragaia - segundo consta no assento de 2º casamento de minha avó.
Há muito que tento encontrar este detalhe para a minha árvore e sem exito.
Será que o confrade me pode ajudar, pois não me encontro no país de momento.
Agradecido de antemão
Cumprimentos
João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#206522 | small | 27 ago 2008 22:11 | Em resposta a: #206430

Caro João Azevedo
Embora a mensagem não me seja dirigida vou tentar ajudar.No averbamento, normalmente muito dificil de decifrar não estará antes, que faleceu em 1901 no Hospital de Santo António, freguesia de Miragaia? Se for, provávelmente já poderá pedir o assento de óbito ao ADPorto com todos os elementos que tiver nesse averbamento.
Não estou a par da evolução da digitalização do ADP, mas encontrará neste fórum, um tópico que a acompanha e até pode ser que para essa data a Freguesia de Miragaia já esteja on line. Espero ter ajudado!
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#206564 | JOÃO AZEVEDO | 28 ago 2008 07:13 | Em resposta a: #206522

Cara Stella

O assento de casamento de minha avó foi feito em 1926, portanto com uma letra"razoavel" e diz somente Hospital de Miragaia.
Pessoalmente creio que deva ser o Hospital de S. António devido a este ter começado em elaboração no séc.XIX.
Muito agradecido pela informação dada.
cumprimentos
João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#206665 | FraQueiroz | 29 ago 2008 12:28 | Em resposta a: #206430

Lamento, mas esses dados são muito vagos. Deve ser feita uma pesquisa nos Paroquiais do Porto (Miragaia e, por via das dúvidas, também Cedofeita - ele deve ter morrido no Hospital de Santo António).
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#252532 | filipeclix | 01 abr 2010 00:10 | Em resposta a: #141064

Caro Francsico Queiroz, sei que é um estudioso de excelençia por isso, gostaria que me ilucidasse sobre a forma de como me devo apresentar no cemitérios para que me possam deixar pesquisar, sobre meus antepassados.

Procuro

Jacintho Joaquim Guimarães
Jacintho Joaquim Guimarães Junior

José Joaquim Guimarães
José Joaquim Guimarães Junior

Clemente Joaquim Guimarães

Manuel Joaquim Guimarães
Manuel Joaquim Guimarães Junior

António Joaquim Guimarães
António Joaquim Guimarães Junior

Joaquim José Guimarães
Joaquim José Guimarães Junior


Caro Francisco , todos falecidos na Cidade do Porto, se souber algo sobre estes nomes agradeço

Saudações Cordeais

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#252542 | Francisco Queiroz | 01 abr 2010 10:45 | Em resposta a: #252532

Caro Luís Carvalho Guimarães.
Sugiro que comece pelos cemitérios municipais. Se souber em que zona da cidade viveram (zona oriental ou ocidental), pode pedir uma busca no respectivo cemitério municipal (oriental – Cemitério do Prado do Repouso; ocidental – Cemitério de Agramonte), com base nesses nomes. Se algum deles permitir encontrar a data de enterramento, deve constar o número de jazigo e, por aí, poderá aceder noutro livro à relação de todas as pessoas inumadas nesse jazigo.
Se a busca nos cemitérios municipais não der em nada, tem um penoso caminho a percorrer, porque o Porto teve (e tem) muitos cemitérios privativos, além dos paroquiais. Nesse caso, convém mesmo bater directamente às portas, uma a uma.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#252543 | Francisco Queiroz | 01 abr 2010 10:58 | Em resposta a: #252542

Há outra via, que é detectar o local de enterramento através do assento de óbito de um desses nomes. Mas isso depende muito da época desse assento de óbito e das informações que contém.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#252544 | filipeclix | 01 abr 2010 11:08 | Em resposta a: #252542

Caro Francisco Queiroz, agradeço sua rápida resposta, contudo coloco só mais uma questão se me puder e souber responder.

Para pedir essa busca terei que me deslocar aos próprios cemitérios ou poderei faze-lo por outras vias, tais como e-mail; fax; ou telefone?

Cumprimentos

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#252546 | Francisco Queiroz | 01 abr 2010 11:21 | Em resposta a: #252544

Nos municipais, não deve ser necessário ir pessoalmente. Nos outros, talvez. Já há muitos anos que nao consulto os respectivos arquivos dos cemitérios privativos e pode ter neles havido mudanças (para melhor). Portanto, não aceite a minha opinião como fidedigna. Pode estar desactualizada.

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#288394 | isabel71 | 02 out 2011 23:25 | Em resposta a: #252543

Caro Sr. Francisco Queiroz

Deparei com este tópico aqui no Geneall e gostaria de lhe pedir um conselho e também alguma ajuda. Há mais de 2 anos que procuro o óbito do meu bisavô de nome Isidoro da Costa Barbieri de Figueiredo, mas sem sucesso. Nos seus registos de nascimento e de casamento, não há qualquer averbamento. A única pista que possuo é uma noticia no 1º de Janeiro de 25 de Outubro de 1917 em que a familia agradece a presença no seu funeral e informa da missa de 7º dia, que se realizou na Igreja dos Congregados no Porto. Já fui ao Arquivo Central do Porto e às Conservatórias de Gaia, aos Cemitérios do Prado do Repouso e Agramonte, e também aos de Gaia e nada encontrei.A noticia do Jornal não refere qual a funerária, pelo que não poderei recorrer aos seus registos. Sei por histórias de familia, que morreu subitamente em casa e que apenas morou nestas duas cidades: Porto e Gaia. Não sei mais por onde procurar e já penso em desistir. Haverá algo mais que possa fazer?

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#288402 | Francisco Queiroz | 03 out 2011 00:57 | Em resposta a: #288394

Não sei responder. Pode tentar o Cemitério da Irmandade da Lapa.

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#288461 | Fernando do Vabo | 03 out 2011 20:26 | Em resposta a: #288402

Caro Sr. Francisco Queiroz.

Desculpe abusar do seu tempo, mas o seu conhecimento e boa vontade nos aguça ao questionamento.

Fazendo a pesquisa dos "VABO", encontrei o seguinte relato: Ruy de Vabo (1460), esta enterrado no cruzeiro da Sé do Porto, junto a sepultura de Luiz de Valladares, com um letreiro circular que diz: Aqui jaz Ruy de Vabo, escudeiro, cidadão desta cidade ett.a. e de sua mulher Margarida Gil de Gouveia: Jaz margarida Gil de Gouveia na Sé do Porto com letreiro junto aos degraus da Capela da Sé..

Gostaria de saber se ainda existem estes tumulos, ou se foram transferidos.


Também encontrei no Porto, Francisco de Vabo casado com Jeronima de magalhaês, fidalgo honrado e cidadão do Porto, sendo varias vezes vereador, Juiz e conservador da moeda e provedor da misericordia.

Caso saiba onde possam estar enterrados, agradeceria.


Fraternalmente


Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Cemiterios Municipais do Porto - como procedem?

#288462 | Francisco Queiroz | 03 out 2011 20:30 | Em resposta a: #288461

Não sou a pessoa indicada para responder a essa dúvida.
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#350396 | Lubélia Cunha | 19 set 2014 10:59 | Em resposta a: #141022

Bom dia caros confrades. Venho por este meio pedir ajuda sobre a minha ascendência. Existe um jazigo de família no cemiterio do Prado do Repouso em Campanha-Porto, cuja data é de 1839. Este jazigo pertenceu, na época, a um Francisco Pereira Fragola. Será o meu trisavô. No jazigo estão mais pessoas (familiares) sepultados, pelo q sei são 7. Ando a pesquisar, e devido a minha distância da cidade do Porto não está a ser nada fácil, pois o sobrenome " Fragola" não me parece português. Gostava muito de saber quem foram. Sei que eram e viviam na Ribeira. Nunca soube quem foram. Os meus familiares vivos nada sabem. Gostaria e desde já agradeço que me ajudem nesta pesquisa

Resposta

Link directo:

Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#350399 | Francisco Queiroz | 19 set 2014 14:01 | Em resposta a: #141022

Boa tarde. Não existe qualquer jazigo nesse cemitérios datado de 1839. O apelido Fragola não o conheço sequer no Porto. Deve haver alguma confusão de datas, ou de nomes.

Resposta

Link directo:

Cemiterios Municipais do Porto como procedem?

#350406 | jamador | 19 set 2014 17:30 | Em resposta a: #141022

Boa tarde,
Provavelmente a data não estará correcta de facto.
Existe no Arquivo Histórico Municipal do Porto um processo de Licença de Obras - cujo conteúdo não conheço mas é relacionado com o jazigo -, processo esse do qual transcrevo a respectiva identificação :
Licença de obra n.º: 66/1939
Nível de descrição: Documento/Processo
Data de produção: 1939/04/19 – 1939/05/15
Projetos para obras : cemitérios
Identificador: 66068
Código parcial: 66.1939
Tipo: JAZIGO. Colocar pedestal
Requerente / proprietário: Francisco Pereira Fragola
Localização actual: Cemitério do Prado do Repouso (Porto, Portugal),

Concluo assim que a data será provavelmente 1939. O nome confere completamente.
Para se poder saber mais, nomedamente a identificação das pessoas que estão no jazigo, por forma a poder-se fazer qualquer investigação genealógica seria útil saber o número do próprio jazigo.

Se o souber diga para ver se a podemos ajudar
Cumprimentos
Jorge Amado Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen