Cifras e Cartas secretas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Arquivos

Cifras e Cartas secretas

#141036 | Eduardo Albuquerque | 21 jan 2007 17:01

Na sequência de uma mensagem que depositei neste Fórum sob a epígrafe “Cartas secretas em Damião de Góis”, ( Crónica de D. Manuel I, Livro III, capítulo 26, página 315,) conferir em:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=139148#lista ,

aqui ficam mais umas notas obtidas na página do I. A. N. T. T., relativas a cifras:

« Carta do infante D. Henrique a D. João III em que dizia lhe enviava o treslado das cifras que Sua Alteza lhe tinha mandado pedir e outras coisas.
Datas 31/10/1542

( Corpo Cronológico, Parte I, mç. 72, n.º 154 )

Carta de Duarte da Paz dando parte ao rei que se dizia o papa partir dia de S. Martinho para Florença com intento de fazer ali um castelo para segurança daquele Estado e falar com o imperador remetendo ao senhor um A B C por cifra para lhe comunicar as coisas por segredo.
Datas 10/06/1532

( Corpo Cronológico, Parte I, mç. 49, n.º 20 )

Carta de D. Francisco Lobo ao secretário Pêro de Alcáçova Carneiro remetendo-se a outra carta que escreveu a D. João III, que com seu aviso lhe escreveria por cifra pela razão que aponta.
Datas 11/11/1539

( Corpo Cronológico, Parte I, mç. 66, n.º 25 )

Carta de D. Afonso, comendador-mor, dando parte ao rei que depois da perda de Sena, D. Rodrigo se recolhera com os soldados que dali saíram para Orbetello. Que a António Grifson se lhe acharam umas cartas, em cifra, sobre a confederação do príncipe de Salerno com França, pelo que se lhe cortou a cabeça e se entendia não teria efeito estando descoberta e do que, praticaram com o papa sobre o negócio do núncio e outros que prometera despachar na forma como o mesmo senhor requeria.
Datas 24/09/1552

( Corpo Cronológico, Parte I, mç. 88, n.º 126 ) »

Segundo a amável indicação de um mui douto Amigo, no CC da TT, encontrar-se-á alguma correspondência cifrada e algumas chaves.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Criptografia e cifras de César

#141106 | Eduardo Albuquerque | 22 jan 2007 11:46 | Em resposta a: #141036

Em aditamento à precedente mensagem, aqui ficam mais umas notas.

Nas páginas da Wikipedia, the free encyclopedia, estão disponíveis dois interessantes artigos; um sobre criptografia, sob a epígrafe Encryption, e outro sobre as cifras de César, sob o título Caesar cipher.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Criptografia

#141178 | Eduardo Albuquerque | 22 jan 2007 18:58 | Em resposta a: #141106

Em aditamento à precedente mensagem,

Ainda nas páginas da Wikipédia, pode ser consultado um interessante artigo em português sobre a epígrafe Criptografia

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Cifras em cartas de amor

#141193 | Eduardo Albuquerque | 22 jan 2007 19:58 | Em resposta a: #141178

Um exemplo de uma chave de um código familiar numérico usado em postais e cartas de amor, de uns tios de minha mulher, no princípio do século XX.

A = 8
B = 1
C = 5
D = 6
E = 9
F = 2
G = 4
H = 3
I = 0
J = 7
L = 1/2
M = 2/8
N = 3/5
O = 4/3
P = 6/9
Q = 5/4
R = 7/6
S = 8/7
T = 6/5
U = 9/4
V = 1/9
X
Z = 8/4

Assim,

8, 2/8, 4/3, 7/6 descodificando, dava:

amor.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Cifras e Cartas secretas

#141205 | artur41 | 22 jan 2007 21:07 | Em resposta a: #141036

Meu Caro Eduardo,

Bem interessante este tópico: de "formação", e não só...! O meu pai era especialiata em criptografia para além de engenheiro electrotécnico, sabia?

Dentro daquilo que me for possível, aqui colocarei alguns exemplos.

Um abraço,

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Cifras e Cartas secretas

#141211 | Eduardo Albuquerque | 22 jan 2007 21:43 | Em resposta a: #141205

Meu Caro Artur,

Muito lhe agradeço as suas benevolentes palavras.

E cá fico a aguardar os seus exemplos.

Um abraço,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Cifras e Cartas secretas

#141249 | JoãoGaspar | 23 jan 2007 02:04 | Em resposta a: #141211

Caros Confrades,

Num tumulo de um antepassado, dos fins de Quatrocentos, no tecto da Capela da Familia encontra-se as armas plenas dos Casal e noutro lado do tecto um circulo contendo um " compasso" e as palavras STA LA F III repetindo em espelho ou seja III F AL STA, como poderei decifrar ?

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Cifras e Cartas secretas

#141258 | artur41 | 23 jan 2007 02:43 | Em resposta a: #141249

Caros Confrades,


ROMANO-ÁRABE:

As vogais são numeradas em romano, e as consoantes em árabe.

A E I O U
I II III IV V


B C D F G H J K L M N P Q R S T V W X Y Z
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21


Exemplo: ALERTA = I 9 II 14 16 I


Meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Epigrafia

#141320 | Eduardo Albuquerque | 23 jan 2007 15:38 | Em resposta a: #141249

Caro João Gaspar,

Apenas pelas indicações dadas, compasso incluso num círculo e abreviaturas apresentadas, sem outro contexto histórico, nomeadamente, a indicação da família que mandou edificar a capela e da indicação das armas plenas, não será tarefa fácil.

A propósito do compasso, veio-me à memória a o emblema escolhido pelo célebre impressor Christophe Plantin ( 1520 – 1589 ) qual seja o compasso de ouro com a divisa, “Labore et Constantia”, trabalho e persistência, que se pode admirar no magnifico museu Plantin-Moretus de Antuérpia.

O compasso anda associado ao símbolo da precisão, do rigor, e, segundo a GEPB, tomo 7, página 273, para os maçónicos configura a justiça, exactidão, e a ligação entre filiados, representando os círculos as respectivas lojas.

Poderá estar associado ao mestre pedreiro que executor a obra da capela.

Não obstante, não sendo eu entendido em epigrafia, adianto-lhe esta hipótese:

STA = a pronome antigo com o significado de esta;

La = a artigo antigo correspondente ao actual a

F = sigla ou abreviatura de, talvez, fecit

III = Julius terceiro (?)

Assim:

STA LA F III = Esta a fez Júlio III (?)

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Epigrafia

#141397 | JoãoGaspar | 23 jan 2007 22:51 | Em resposta a: #141320

Caro Confrade Eduardo Albuquerque,

Agradeço a sua ajuda.

Mais dados sobre a Capela:

Pertencia a Fernão do Casal, Cavaleiro,Bisneto de Pedro Afonso do Casal e de sua mulher Dona Inês Pereira, irmã do Condestavel Dom Nuno Alvares Pereira.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=577888

Em titulos Pereiras de Alcochete, Felgueiras Gayo, diz que os seus avós Fernão Alvares Pereira e Branca Anes tinham um prazo na Vila de Alhos Vedros anexo à dita capela ( São Sebastião) e que esta fora edificada por Sancho Pires. Não sei a ligação de Sancho Pires aos seus avós mas é provavel que seja seu ascendente.

as armas estão representadas duas vezes na Capela, uma no Tumulo de Fernão do Casal em pedra, as 5 Flores de Lis em aspa, E no tecto da Capela ai estando pintadas sendo de encarnado e as 5 Flores de Lis a Ouro em aspa o que não coincide com as armas "do Casal" , estas segundo a base do genea, são : De ouro, cinco flores-de- lis de vermelho postas em aspa. Timbre: Não se lhes conhece timbre (??) estão as armas mal representadas ou seria esta troca de cores prepositada?

de momento é tudo o que sei, alem de que era irmão do meu avô Manuel Pereira ,Moço da Camara del Rey Dom Sebastião, e Cavaleiro da Ordem de Aviz ( provavelmente Fernão do Casal tambem seria cavaleiro desta ordem), que casa duas vezes sendo a minha ascendencia, pelo seu filho Afonso Pereira Galvão.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

Sinais notariais, selos e assinaturas, remissão

#141495 | Eduardo Albuquerque | 24 jan 2007 14:19 | Em resposta a: #141036

A propósito de sinais notariais, assinaturas e selos aqui fica uma remissão para o blog Pseudo-História Colombina onde se esclarece uma certa confusão entre a assinatura do interessado e o sinal tabeliónico.

Ademais, sobre selos, ver: GEPB, tomo 28, páginas 181 a 187.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Sinais notariais, selos e assinaturas, remissão

#141519 | artur41 | 24 jan 2007 16:43 | Em resposta a: #141495

Caro Eduardo,

Basta perceber de "Heráldica"!

Um abraço,

Artur João

Resposta

Link directo:

Diplomática analítica e crítica

#141799 | Eduardo Albuquerque | 26 jan 2007 14:49 | Em resposta a: #141519

Meu Caro Artur João,

E de diplomática, nem falemos...

Nem da analítica, nem da crítica...

Um abraço,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen