Galiza

Este tópico está classificado nas salas: Hispânia | Pessoas | Famílias | Formação

Galiza

#141098 | matecas | 22 jan 2007 10:52

Exmos. Confrades,

Com tantas voltas dadas em Trás-Os-Montes seria impossivel não pular a fronteira.
Se pelo facto de ser novidade desperta um interessa superior, se pelo facto de se tornar da Galiza, zona e gentes de Espanha que tanto gosto, seja motivo de orgulho o facto é que se levantam imediatamente uma serie de outros problemas na continuação do estudo genealógico que normalmente não se verificam em Portugal.

Manuel António Velho, nasce por volta de 1802, filho de Vicente Velho e Genoveva Vasquez.
Melchior Velho, nasce por volta de 1777, filho de Melchior Velho e Antónia Vasquez.
Genoveva Vasquez, nasce por volta de 1777, filha de Rozendo Vasquez e Maria Vasquez.
Melchior Velho e Antónia Vasquez naturais da freguesia de San Pedro, Bispado de Mondonedo.
Os restantes não especifica a freguesia mas igualmente do Bispado de Mondonedo.

Depois tenho Benito Garcia e Catarina Alves que terão casado por volta de 1800, no lugar de Vilela, freguesia de San Salvador, Bispado de Emores (?)

Por ventura algum dos confrades já se cruzou com estas localidades?
E quem terá estes assentos na sua posse? Poderei fazer os pedidos por e-mail?
Certo da melhor atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Henriques Matias

Resposta

Link directo:

RE: Galiza

#141110 | manelsp | 22 jan 2007 12:20 | Em resposta a: #141098

caro Confrade
aconselho-o antes de mais a comunicar com o confrade Celso Milleiro que o poderá ajudar e orientar. Relembro-lhe que existe outro tópico referente a um site de genealogia na galiza, e digo-lhe que o site se chama xenealoxia seguido de ponto e depois a expressão org . Quanto às fontes e certidões, em Espanha são grátis mas o registo civil, se não estou em erro, so começou nos finais do século XIX. Até aí pode contactar com as paróquias específicas- muitas conservam o seu acervo - ou tentar os arquivos diocesanos que costumam ser acessiveis... Embora normalmente só por carta ou presencialmente. Também há vários sites de genealogia espanhola que lhe dão os links com as direcções dos arquivos diocesanos. Como portuguÊs que sou sei que sou suspeito nisto que lhe vou dizer, mas esqueça o fazer genealogia em Portugal: com a distância e os meios de que dispomos é muito mais difícil estudar origens do outro lado da Raia. Mas confesso, a título pessoal, ser a minha grande paixão de momento, apesar dos pesares.
Com os melhores cumprimentos, à sua disposição
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Galiza

#169851 | matecas | 11 out 2007 18:50 | Em resposta a: #141110

Caros Confrades,

Parece-me que freguesia em questão se trata de Vivalba. Alguém saberá como poderei eu requisitar assentos de nascimento espanhois?

Alguém saberá se Mondonedo era assim tão grande que não exista um indice dos nascimentos deste Bispado!

Agradeço qualquer ajuda que possa ser prestada, antes de me fazer à estrada rumo aos meus primos Galegos!


Melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

RE: Galiza

#169860 | pedro3m | 11 out 2007 21:24 | Em resposta a: #169851

Caro Pedro Matias

sou um mero curioso que navega pelo Genea com participação num tema particular e apenas lhe quero e posso deixar umas dicas.
Já me cruzei na Galiza com uma Vilalba (e não Vivalba) que nem fica muito longe de Mondonedo.
Lugares com o nome de S. Salvador são às centenas pela Galiza.

Ao seu dispôr

PMarinho

Resposta

Link directo:

RE: Galiza

#170104 | matecas | 15 out 2007 16:43 | Em resposta a: #169860

Caros Confrades,


Manuel António Velho, nasce por volta de 1802, filho de Vicente Velho e Genoveva Vasquez.
Vicente Velho, nasce por volta de 1777, filho de Melchior Velho e Antónia Vasquez.
Genoveva Vasquez, nasce por volta de 1777, filha de Rozendo Vasquez e Maria Vasquez.

Melchior Velho e Antónia Vasquez naturais da freguesia de San Pedro, Bispado de Mondonedo. Os restantes não especifica a freguesia mas igualmente do Bispado de Mondonedo.


Depois tenho Benito Garcia e Catarina Alves que terão casado por volta de 1800, no lugar de Vilalba, freguesia de San Salvador, Bispado de Emores (?)



A ser Vilalba bispado seria o de Mondonedo, o que não acontece
No que diz respeito ao Bispado de Mondonedo será a freguesia de San Pedro a de Argomos, única paroquia de San Pedro no Bispado de Mondonedo?

Requisitei estas pesquisas junto da Embaixada de Espanha, este anuiram ao pedido. Fiquei supersatisfeito quando chegou carta contendo a resposta, fiquei todo triste quando vi que resposta foi que não haviam encontrado nada!

Reparei que Confrade Milleiro no Forum de Genealogia Galega tem posts das familias Velho e Vasquez estes nomes não lhe dizem nada?

Onde posso pedir estes assentos?

Resposta

Link directo:

RE: Galiza

#170108 | matecas | 15 out 2007 17:40 | Em resposta a: #170104

Bispado de Mondonedo não é com certeza, o que me leva a crer que se trate de outro na Provincia da Galiza talvez Ourense e nesse caso talvez o Lugar seja o de Vilaza, San Salvador, Bispado de Ourense!

Qualquer ajuda é bemvinda especialmente no que diz respeito a lugar onde requisitar estes assentos!

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 02:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen