Burguetes,de Abrantes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Burguetes,de Abrantes

#141174 | falco | 22 jan 2007 18:32

TENHO COSTADOS DESTA FAMILIA ANTIGA EM ABRANTES.
ALGUEM CONHECE ALGUMA GENEALOGIA DESTE APELIDO?

QUEM QUISER ALGUM APONTAMENTO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO CONCELHO DE ABRANTES ONDE ESTÁ O ARQUIVO DA MISERICÓRDIA É FAVOR DIZER.

CUMPRIMENTOS


PAULO FALCÃO TAVARES

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141203 | Mavasc | 22 jan 2007 20:59 | Em resposta a: #141174

Caro Paulo Falcão Tavares

Conheço uma senhora de apelido Burguete, de Abrantes, Maria dos Anjos, viúva de Carlos Alberto da Cunha Soares Machado, de Aveiro. Conhecia um parente, Pedro Falcão de Miranda Villaverde Gonçalves, que, infelizmente, já faleceu. Se quizer algum contacto estou á sua disposição.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

Vicente Lopes Burguete, de Abrantes

#141218 | agp | 22 jan 2007 22:00 | Em resposta a: #141174

Caro Paulo Falcão Tavares

A minha esposa descende de Vicente Lopes Burguete, que viveu em Abrantes nos séculos XVI e XVII, e que pode ver em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=556489

Não sei ligar este Vicente aos demais Burguetes de Abrantes. De resto, o apelido foi logo abandonado na linha que conduz à minha esposa.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141234 | Pedro França | 22 jan 2007 22:59 | Em resposta a: #141174

Caro Paulo:

Tenho uns primos Burguetes, saídos da união de uma tia minha - Maria Manuel Alves Arega da França Machado -, irmã mais velha de minha mãe, com um Burguete - Rui Pereira de Almada Burguete -, cuja grafia escrevem aqui com dois "tt" (Burguette), o que se pode ver aqui no site:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=126510

Creio que são estes Burguetes que lhe interessam.
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141269 | zamot | 23 jan 2007 07:38 | Em resposta a: #141234

Também eu tenho uns primos Burguetes que são estes:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=97918

Resposta

Link directo:

RE: Vicente Lopes Burguete, de Abrantes

#141289 | falco | 23 jan 2007 11:18 | Em resposta a: #141218

Caro Senhor


Muito agradeço a sua informação e desde já me disponibilizo para colaborar.
Quanto a este Vicente Lopes Burguete é meu avô e é descendente dos Burguetes medievais que habitaram Abrantes.Esta figura tambem é ascendente dos contemporâneos que vivem aqui.


Com os melhores cumprimentos


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141290 | falco | 23 jan 2007 11:28 | Em resposta a: #141269

Exmª º Senhor ª

Muito obrigado pela informação simpáticamente prestada.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Vicente Lopes Burguete, de Abrantes

#141309 | agp | 23 jan 2007 14:34 | Em resposta a: #141289

Caro Paulo Falcão Tavares

Desconheço em absoluto a ascendência deste Vicente Lopes Burguete e estou, por isso, muito interessado na sua colaboração.

Também estou disponível para trocar dados sobre Oledo, onde eu e a sua esposa temos antepassados em comum, como se pode observar na base de dados do Genea Portugal.

Por mim, a troca de dados pode ser feita em Abrantes, onde resido.

Com os melhores cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141318 | FSA | 23 jan 2007 15:30 | Em resposta a: #141290

Boa tarde!

Como sabe também descendo dos Burguetes de Abrantes. Nomeadamente de D. Maria Paula Burguete de Oliveira, filha do Dr. José Burguete de Oliveira e de D. Maria Cazimira Inácia de Sousa, neta patena de Vicente Lopes Burguete. Este último terá ponderado seguir a carreira eclesiástica uma vez que surge nas Habilitações a Ordens Menores. Esta informação, obtive-a aqui no fórum, só que não consigo encontrar a mensagem, até referiam as cotas.
Na TT portanto, poder-se-á acrescentar algo mais da sua ascendência próxima, apesar do Dr. Paulo Falcão Tavares ser detentor de muita informação sobre ascendências mais longínquas.

Expresso-lhe os meus sinceros desejos de que esta informação lhe seja útil.

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

Vicente Lopes Burguete,de Abrantes

#141324 | falco | 23 jan 2007 15:50 | Em resposta a: #141318

Caro Fernando d´Andrade

Fico contente por saber que está vivo e de saúde.
Como estão essas investigacões ?

Na verdade existe um Vicente Lopes Burguete que tomou ordens e que está na TT(o processo) e que pode ver aqui no sitio de camara eclesiastica de Castelo Branco pelo sr.Rolão a brilhante e útil intervenção.

Obrigado pela sua intervenção.

Bem haja

PFT

Resposta

Link directo:

RE: Vicente Lopes Burguete, de Abrantes

#141328 | falco | 23 jan 2007 16:34 | Em resposta a: #141309

Boa tarde,


Não sabia que residia em Abrantes o que me apraz imenso.

Logo que organize os meus apontamentos genealógicos lhe darei com muito gosto a ascendencia deste Vicente Lopes Burguete.

Com respeito a Oledo tenho qualquer coisa mas não tenho grande apetência pelo ramo,de qualquer forma fica registdo.


Saudações Abrantinas


PFT

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141343 | Lobo | 23 jan 2007 18:09 | Em resposta a: #141234

Caro Pedro França

Desculpe a pergunta, os seus tios - D. Maria Manuel e Rui Burguete - andaram no Colégio Nun'Álvares de Tomar?

A razão da pergunta é que eu tive dois colegas, naquele colégio, com os mesmos nomes. Eram alunos internos.

Cumprimentos

A. de Serpúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141362 | Pedro França | 23 jan 2007 20:11 | Em resposta a: #141343

Caro A. de Sepúlveda:

Tanto minha mãe Ilda de Jesus como meus tios Maria Manuel, Henrique Manuel e Josefina da França Machado andaram no Colégio Nuno Álvares em Tomar, como internos, na década de 40 (séc. XX). Todos estão vivos ainda.
Quanto ao meu tio Rui Burguette, já falecido (1971) de um acidente de aviação em Moçambique, terei de perguntar a minha mãe, com quem estarei na próxima 5ª Feira.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Vicente Lopes Burguete, de Abrantes

#141383 | agp | 23 jan 2007 21:30 | Em resposta a: #141328

Muito Boa Noite

Muito obrigado pela sua disponibilidade. Como deve calcular fico a aguardar com alguma ansiedade as suas notícias.

De Oledo, esteja à vontade.

Um abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

Processo de Vicente Lopes Burguete

#141396 | agp | 23 jan 2007 22:41 | Em resposta a: #141318

Caro Fernando Serrão d´Andrade

Disponho de alguma informação sobre o seu antepassado Vicente Lopes Burguete, informação essa que me foi passada pelo confrade Carlos Machado que consultou os respectivos processos da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco (maços 2293 e 1903, da TT).

Vicente Lopes Burguete nasceu a 22.9.1671, filho de outro Vicente Lopes Burguete e de Joana Dias, neto paterno de João Ferreira Solis (?) e materno de Manuel Rodrigues e Violante Ferreira. No baptismo teve como padrinhos o Reverendo Manuel Lopes Pataroxa e sua sobrinha Vitória, filha do Licenciado João Gaio Machado, todos de Abrantes.

Muito provavelmente o Vicente Lopes Burguete, casado com Joana Dias, é descendente (neto?) do Vicente Lopes Burguete casado com Joana Fernandes, antepassados da minha esposa. Estes terão casado no final do século XVI.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#141471 | Lobo | 24 jan 2007 11:39 | Em resposta a: #141362

Caro Pedro França

Agradeço a sua mensagem.

Quanto à sua tia D. Maria Manuel, se bem me recordo, frequentavamos anos diferentes. Quanto ao seu tio Rui Burguete eramos colegas de ano mas de turmas diferentes. Tenho boas recordações do seu tio, sempre irrequieto e bem disposto. Não tinha conhecimentodo acidente que o vitimou.

Recordo também do seu tio Henrique. Se estiver com ele pergunte-lhe se se lembra do Xico Prista Caetano e do Augusto Correia. Já lá vão um bom par de anos.

Um abraço,
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Vicente Lopes Burguete,de Abrantes

#142249 | FSA | 29 jan 2007 17:56 | Em resposta a: #141324

Caro Dr. Falcão Tavares

Tive que me ausentar durante uns dias e só agora tomei conhecimento dos desenvolvimentos sobre a questão deste tópico. Espero que este Vicente Lopes Burguete seja o pai do Dr. José Burguete de Oliveira, não tenho agora acesso aos meus apontamentos.

As investigações nunca param, como sabe, mas também não progridem muito. Como muitos de nós, não tenho muito tempo e a TT fica longe do Porto.
Também fico contente por saber que está vivo e de saúde.
Gostava de lhe enviar um mail com um assunto genealógico sobre o qual talvez me possa ajudar.
O meu endereço: fernandoandradearrobaifuturopontonet. Se não vir algum inconveniente, envie-me uma curta mensagem e obterei o seu endereço.

Fico contente de o reencontrar,

Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Vicente Lopes Burguete

#142250 | FSA | 29 jan 2007 18:13 | Em resposta a: #141396

Caro António Pereira

Excelentes notícias. Vou consultar os meus apontamentos e esperar que este seja também o meu antepassado. Sei com quem casou mas não sei quem são os pais. Agradeço ao confrade Carlos Machado a consulta e a amabilidade em ter passado tão desejada informação. Dou-lhe os meus parabéns, por ter obtido mais algumas gerações.
Aproveito para lhe agradecer a informação. Fazia parte dos meus planos, ir à TT procurar o Vicentes Lopes Burguete nas Ordens Menores mas, infelizmente, não tenho tido oportunidade de ir a esse arquivo.

Sou natural do Sardoal. Somos portanto vizinhos, descendo de famílias de Abrantes e terei o maior gosto em trocar ou fornecer informações.
Escrevi o meu endereço electrónico neste mesmo tópico endereçado ao Dr. Falcão Tavares.

Ao dispôr,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Vicente Lopes Burguete

#142370 | FSA | 30 jan 2007 15:48 | Em resposta a: #141396

Caro António Pereira

Passo a transcresver o que possuo sobre estes Burguettes ou Burguetas de Abrantes, seguindo um trabalho feito pelo Eng. António de Mattos e Silva.

D. Maria Paula Burguete de Oliveira, (irmã, nomeadamente de José Francisco Xavier Burguette de Oliveira e Sousa) n. freg. de S. Vicente, Abrantes, a 1.4.1767 - c.c. Sebastião Serrão Themudo Soares de Albergaria Galhardo, monteiro-mor e capitão-mor do Sardoal, c.g., era filha do dr. José Burguetta de Oliveira (n. freg. de S. Vicente, Abrantes, a 19.6.1705), bacharel em Leis (U.C.), juiz de Monforte, corregedor na ilha da Madeira, superintendente dos tabacos na província do minho, etc., familiar do Santo Ofício (carta de 8.10.1739 e de sua mulher D. Maria Casimira Inácia de Sousa (bapt. freg. Santiago Torres Novas a 1.1.1722); neta paterna de Manuel Ferreira Burguetta n. freg. de S. Vicente, Abrantes, a 27.2.1664), lavrador abastado (filho, por sua vez de Vicente Lopes Burguetta e de s. m. Joana Dias, ambos de Abrantes) e de sua mulher Maria Nunes Gadanho (tb. nat. de Abrantes); e neta mat. do dr. Manuel de Oliveira Andrezo (n. freg. de São Vicente, Abrantes, a 19.11.1694), advogado e de sua mulher Filipa Maria de Sousa (nat. Torres Novas).

Corrijo assim, os dados que forneci no post anterior, onde escrevi que Vicente Lopes Burguete era pai do dr. José Burguete de Oliveira. Podemos concluir que o Vicente Lopes Burguete que refere é irmão do meu avô Manuel Ferreira Burguete nomeado acima.

Infelizmente não acrescentei nada de importante à ascendência de sua esposa, mas não resisti a fornecer estes dados que compõem um pouco estas gerações de Burguetes de Abrantes.

Com os meus cumprimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#142384 | ppl | 30 jan 2007 17:56 | Em resposta a: #141269

Caro Primo Zamot e Caro Confrade Paulo F.Tavares (não falando agora de roadsters ingleses..)

Não esquecendo o antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros(e meu caro Amigo) Francisco Burguete de Sousa Soares!

Pedro P.Lima

Resposta

Link directo:

RE: Processo de Vicente Lopes Burguete

#142385 | agp | 30 jan 2007 17:57 | Em resposta a: #142370

Caro Fernando Serrão d´Andrade

Muito obrigado pelos dados que acaba de disponibilizar.

Com as datas que adianta parece-me que o Vicente Lopes Burguete casado com Joana Dias (com filho Manuel nascido a 27.2.1664) deverá ser duas gerações mais novo que o Vicente Lopes Burguete casado com a Joana Fernandes (com filha Maria nascida a 19.5.1601). Talvez o Paulo Falcão saiba a relação entre estes dois Vicentes.

Com os melhores cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#142505 | pbpn | 31 jan 2007 16:01 | Em resposta a: #141362

Caro Pedro França,

Andei em Tomar (Col. NunÁlvares) com um Burguete, meu colega de turma, nos anos 1965 a 1968.

Sabe de quem se trata ? Provávelmente será seu primo.

Em caso afirmativo, p.f. pergunte-lhe se se lembra do Pedro de Noronha (alcunha "Marialva").

Mto Obrigado

PN

Resposta

Link directo:

RE: Burguetes,de Abrantes

#175347 | Pinduka | 05 dez 2007 16:17 | Em resposta a: #141174

Caro Paulo Falcão Tavares,

Só hoje tive conhecimento deste tópico e como tal respondo, na esperança que possa auxiliar. O meu tio-bisavô Jayme Leal de Gouvêa Pinto e Cerqueira (irmão de minha bisavó Maria Judith Leal de Gouvêa Pinto e Cerqueira c.c. Abílio da Fonseca de Mattos e Silva) foi casado com Maria Clementina Pequito Caldeira Serrão Burguete, mas deste casamento não houve qualquer descendência.
Qualquer assunto que possa ajudar, disponha.
Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

Burguetes,de Abrantes

#359247 | ruiburguete | 08 jul 2015 04:14 | Em resposta a: #141218

eu creio que tenho a ligacao so nao sei porque gurguette levou dois t a a bem pouco tempo passou a levar so um

Resposta

Link directo:

Burguetes,de Abrantes

#422999 | bandeira | 07 abr 2020 19:44 | Em resposta a: #142370

Boa tarde
Será possível o assento de nascimento de Maria Casimira de Souza seja a data que indica?Não consigo encontrá-lo. Ando a fazer uma pesquisa sobre os Burguetes de Abrantes e encalhei aqui...agradeço desde já


Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen