Minha Família Barata

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Minha Família Barata

#141222 | CCS1953 | 22 jan 2007 22:09

Caro Primo Manuel Rolão,

Deve andar muito atarefado com a feitura e ultimato do seu/"nosso" precioso livro, mas eu gostaria, se caso me pudesse ajudar a encontrar a família do meu avô Barata, marido da minha avó Maria da Piedade/Maria Segunda, descendente da família Costa Riscado:

Então:

- Meu avô paterno: Joaquim d'Ascenção Barata, nasceu 10/2/1886 em Portalegre.
- Seu pai- Bernardino d'Ascenção, fazendeiro, natural da freguesia de Tortozendo.
- Sua mãe: Maria Trindade, natural de Alcains, moravam no Ribeiro de Bacho.
- Pais de Bernardino, eram: António Ascenção de Tortozendo e Maria Joaquina Serror, natural de Castelo Branco.
- Pais de Maria Trindade: António Rodrigues Barata e Patrocinia da Conceição, ambos naturais de Alcains.
- Padrinhos de baptismo do meu avô: Joaquim Rodrigues Barata, padeiro, morava na Rua dos Potes e Manoel Rodrigues Barata, 2º sargento do Regimento de Infantaria nº 5, morava em Lisboa.

Será que nas suas pesquisas da Beira Baixa encontrou esta minha família que está ligada "em parte" à sua?

Um abraço,

Celeste Correia


P.S. No Autor onde está Filipa27, é a minha filhota, pois a 1ª vez que entrei no Fórum foi com o nome dela.

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141232 | manuelr | 22 jan 2007 22:36 | Em resposta a: #141222

Cara Prima Celeste Correia

Os Barata que tenho são de São Vicente da Beira e ligam-se aos Romano, de Castelo Branco, e os dos Escalos de Baixo que se ligam aos Pestana, de São Vicente da Beira.
É difícil estabelecer os ascendentes dos Barata, pois práticamente vêm todos da Sertã e localidades próximas e os registos mais antigos parece-me que desapareceram. Em Alcains e Escalos de Baixo há inúmeras famílias Barata, que penso terem tronco comum.
De qq maneira, quando for à TT já vejo o que posso encontrar e informá-la-ei.

Um abraço

Mnauel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#141235 | Lourval | 22 jan 2007 23:12 | Em resposta a: #141222

Cara Prima Celeste,

Eu já havia lhe falado que meu único antepassado Barata era o Domingos Rodrigues Barata. Ele era natural de Tinalhas e se casou com Teresa Nunes, de São Vicente da Beira. Os filhos deste casal nasceram em Ninho de Açor. Eu avancei uma geração e descobri que os pais de Domingos Rodrigues Barata são Manuel Rodrigues Trinta (da Soalheira) e Maria Barata (de Arganil, Teixeira). No batismo da neta deles, Maria Nunes, nascida em 5.7.1717 em Ninho de Açor, dizia que Maria Barata era do lugar do Porto de Castanheiro, Distrito de Coimbra. E assim vamos avançando. O próximo passo é descobrir onde Maria Barata casou-se, talvez em Tinalhas ou na Soalheira. Mas também pode ter se casado em Teixeira, Arganil.
Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141344 | manuelr | 23 jan 2007 18:14 | Em resposta a: #141222

Cara Celeste Correia

António Rodrigues Barata era casado com Patrocínia da Conceição ou Jacinta da Conceição?
Se for Patrocínia, veja se sabe de quem é filho António Rodrigues Barata, pois um António Barata era filho de António Rodrigues Barata e de Jacinta da Conceição.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141348 | manuelr | 23 jan 2007 18:29 | Em resposta a: #141235

Caro primo Lourval

Os Barata da nossa região vieram de Álvaro com o casal Manuel Barata casado com Isabel Mendes moradores em Alcains com filhos casados a partir de 1689.
Deram os Duarte Barata, Mendes Barata e Rodrigues Barata que se espalharam por toda a região (Póvoa de Rio de Moinhos, EScalos de Baixo, Alcains, Rosmaninhal, e talvez por mais localidades.
Os de São Vicente da Beira (onde há dois ramos) tb vieram de Álvaro mas não os ligo a estes embora tenham passado tb à Póvoa de Rio de Moinhos. Há uma Maria Barata que faleceu em São Vicente da Beira em 11-03-1646 casada com Manuel Rodrigues mas não sei descendência nem ascendência.
Há tb Baratas na Sobreira Formosa que passaram a São Vicente da Beira onde deram os Brito Barata.
Não perca a paciência, quando menos esperar, encontra-os!

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141373 | CCS1953 | 23 jan 2007 20:59 | Em resposta a: #141344

Caro primo Manuel Rolão,

O meu avô António Rodrigues Barata era casado com Patrocínica da Conceição, nat. de Alcains.
Este meu avô era filho de outro António Rodrigues Barata, casado com Jacinta Rodrigues da Conceição.

A minha avó Patrocínica da Conceição era filha de João Gonçalves Beato, casado com Genoveva Borrego da Conceição, naturais de Alcains.

Eis até onde cheguei pelos meus Baratas.

Primos Lourval e Manuel Rolão estou ansiosa pelas v/ respostas.

Até já,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141393 | manuelr | 23 jan 2007 22:35 | Em resposta a: #141373

Cara prima Celeste Correia

O que sei dos seus Barata é:

Manuel Barata casou com Isabel Mendes. Naturais de Álvaro e moradores em Alcains. Pais de

Inês Rodrigues que casou em Alcains em 31.10.1694 com António Vaz filho de António Fernandes e de Maria Antão naturais das Sarnadas, Álvaro. Pais de

Amaro Rodrigues Barata natural da Póvoa de Rio de Moinhos que casou em Alcains em 07-05-1724 com Ana Mendes natural de Monforte filha de Manuel Fernandes Neto e de Maria Antónia. Pais de

António Rodrigues Barata casou em Alcains em 29-07-1770 com Catarina Nunes filha de Manuel Rodrigues Davide (da Vide?) e de Catarina Martins. Pais de

Manuel Rodrigues Barata que casou em Alcains em 26-03-1799 com Catarina Antunes Riscado filha de José da Costa Riscado e de Catarina Antunes Mercadora (penso que já tem estes. Se não tiver, diga). Pais de

António Rodrigues Barata casou em Alcains em 30-05-1827 com Jacinta da Conceição filha de Manuel Gonçalves Lourenço e de Maria Rodrigues.

Penso que já tem a descendência destes.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141406 | CCS1953 | 23 jan 2007 23:49 | Em resposta a: #141393

Primo Manuel Rolão,

Não imagina como estou tão CONTENTE!
"Água mole em pedra dura tanto dá até que fura", ... é tão verdadeira esta frase.
Eu sabia que ía encontrar os meus Baratinhas tão queridos para mim.
Eu vou-lhe contar um segredo: quando eu e a minha gémea eramos pequeninas, ficávamos muito aborrecidas quando nos chamavam as Baratinhas... e neste momento estou tão feliz!

Na minha terra as pessoas mais antigas conhecem a minha família, pelos Baratas.

"Meus queridos pai e avós consegui chegar aos seus antepassados".

"Querido" primo Manuel Rolão, graças a si e os primos Lourval e António Pereira estou começando o meu ano 2007 EM CHEIO.

Bem hajam a todos vós.

Gostaria de o contactar pelos nossos e-mails pessoais. Pode pedir o meu contacto ao Guarda-Mor.

Muito grata,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#141408 | Lourval | 23 jan 2007 23:51 | Em resposta a: #141373

Cara Prima Celeste Correia,

Estou visualizando mais um ramo comum de antepassados para nós: o ramo dos Borregos. Sou descendente de Domingos Nunes Borrego nascido em Alcains em 6.5.1690. É bem provável que a sua Genoveva Borrego seja descendente dele.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141409 | manuelr | 24 jan 2007 00:03 | Em resposta a: #141406

Cara prima Celeste Correia

Ainda bem que pude ser útil nalguma coisa.
Não sei bem como funciona a obtenção do email pelo Genea, pois já por 3 vezes dei autorização para ceder o meu e nunca fui contactado por quem o pediu.
O meu é manuelrarrobanetcabopontopt. Escreva.

Manuel da SIlva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141412 | CCS1953 | 24 jan 2007 00:19 | Em resposta a: #141409

Primo Manuel Rolão,

Para si e para o Lourval, o meu e-mail é: juliosaraiva28arrobahotmailpontocom.

Estou felicíssima. Mas pelo que tenho lido neste Fórum não foi só útil nalguma coisa, como diz. Tem sido util para muitos confrades.

Já agora, estive a ver por alto a família da minha avó Maria Segunda/Maria de Piedade, e vejo que os meus avós são parentes a partir dos avós JOSÉ DA COSTA RISCADO com CATARINA ANTUNES.

Diga-me se não é assim. Já estou a ficar baralhada com tanta emoção no meio de tantos nomes.

Pelo primo Lourval, somos primos por dois lados.

Até já.

Pode-me escrever sempre que queira.

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141415 | CCS1953 | 24 jan 2007 00:28 | Em resposta a: #141408

Primo Lourval,

Como pode ter lido no que escrevi ao primo Manuel Rolão, estou satisfeitíssima.

Afinal a minha avó descende dos mesmos familiares do meu avô? Estou a ver entes comuns às duas famílias.

Quando necessitar escreva-me para o meu e-mail pessoal.


Até já,

Celeste Correia

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#141422 | Lourval | 24 jan 2007 00:47 | Em resposta a: #141406

Cara Prima Celeste,

Eu consigo sentir sua alegria aqui do Brasil. Fazer genealogia em Castelo Branco é fácil porque há um número relativamente grande de pesquisadores que há muito tempo vem trabalhando, abrindo trilhas, tornando o caminho mais fácil para quem se inicia. E quando estes pesquisadores são nossos primos.....é realmente muita sorte. E você ainda não conhece o João Pereira, primo de nós todos, que anda um pouco ausente ultimamente. De certo anda com muito trabalho.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#141423 | manuelr | 24 jan 2007 00:56 | Em resposta a: #141412

Cara prima Celeste Correia

Catarina Antunes casada com Manuel Rodrigues Barata é irmã de Amaro José das Costa Riscado. É normal e frequente a consanguinidade. Quando a não há, é que eu fico desconfiado!

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Rodreigues Barata

#152590 | Cau Barata | 16 abr 2007 18:04 | Em resposta a: #141393

Prezado Manuel S Rolão,

Sobre o citado casal: Amaro Rodrigues Barata natural da Póvoa de Rio de Moinhos que casou em Alcains em 07-05-1724 com Ana Mendes natural de Monforte filha de Manuel Fernandes Neto e de Maria Antónia.

Tenho para Amado Rodrigues um irmão chamado José Mendes Barata, natural de Alcains, casado com Ana Simões, e que foram pais de:

1. Antonio Barata, nasc. em 12.02.1778, em Alcains (Livro corrente de batizados, fl. 99 - que se encontra na Torre do Tombo, onde o vi no ano 2000)

O mesmo ocorre com o casal Manuel Rodrigues Barata e Catarina Antunes Riscado.

Tenho para este Manuel Rodrigues, uma irmã chamado Maria Barata, nascida em 10.09.1778, em Alcans (Livro corrente de batizados, fl. 112 - na Torre do Tombo)

Resposta

Link directo:

RE: Rodreigues Barata

#152611 | CCS1953 | 16 abr 2007 22:18 | Em resposta a: #152590

Caro Confrade Cau Barata,

Agradeço-lhe a sua atenção.
Além de já ter conseguido chegar a uns, não tinha encontrado outros.
Com a ajuda mútua, vamos juntando todas as peças
Reitero os meus agradecimentos,
Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#152710 | raquelst | 17 abr 2007 16:49 | Em resposta a: #141415

Cara Celeste Correia

Também me encontro no início das pesquisas da minha ascendência e ao ler as mensagens deste tópico verifico que é muio provável descendermos da mesma família "Rodrigues Batata".

Os meus ascendentes da família em questão, de que, até à data tenho conhecimento, são:

Antónia Barata (nasc 1840), filha de José Rodrigues Barata (nasc 1810) e de Maria Goulão (nasc 1815), os três com origem em Alcains.

Antónia Barata (minha terceira avó) casou com João Duarte Dentes de Póvoa de Rio de Moinhos, freguesia que localiza grande parte da minha ascendência.

Com os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#152754 | CCS1953 | 17 abr 2007 21:06 | Em resposta a: #152710

Cara raquel Tavares,

Vou ver melhor os meus Baratas, depois dar-lhe-ei mais informações.
Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Rodreigues Barata

#152782 | FIGUEIRA | 17 abr 2007 22:28 | Em resposta a: #152590

Prezado Cau Barata,

Gostaria de obter a sua ajuda no seguinte tópico: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=152576

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: estou também encravado, num outro ramo Barata, em Ana Barata Salgueiro, aparentemente neta, não sei porque filho/a de Damião Salgueiro e de Feliciana Barata: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=535836

Resposta

Link directo:

RE: Rodreigues Barata

#152784 | FIGUEIRA | 17 abr 2007 22:34 | Em resposta a: #152590

(Cont. da Mensagem anterior)

Relativamente aos meus Mendes Barata, estou encravado no baptismo do meu tetravô João Mendes Barata, natural do Pessilgal, na freguesia do Sobral (de Baixo), concelho de Álvaro, c. 1815, casado com sua prima Maria Martins ou Antunes, filho de José Mendes (Barata?) e de Maria Antunes, neto paterno de João Mendes, do Casalinho (Álvaro) e de Maria de Jesus, da Cava (Madeirã), e materno de Matias Antunes, da Bichinheira (Álvaro), e de Josefa Antunes, do Pessilgal (Álvaro). Também aqui agradeço a sua ajuda.

Resposta

Link directo:

Mendes Barata

#152796 | Cau Barata | 18 abr 2007 01:02 | Em resposta a: #152784

Prezado Nuno,

Infelizmente, numa olhada rápida no meu banco de dados, não encontrei o seu João Mendes Barata. Achei outros dois, mas são bem mais antigos:

João Mendes Barata, natural de Álvaro, onde nasceu cerca de 1719. Filho de António Vaz e de Inês Rodrigues, e casado cerca de 1743, com Inês Rodrigues; e

João Mendes Barata, nasc. cerca de 1666, filho de Antonio Mendes e de Ana Barata. Casado cerca de 1690, com sua prima Maria Barata, filha de Barnabé Henriques e de Inês Barata.

Vou continuar procurando pois, nem tudo está no banco de dados.

Atenciomente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

Barata Salgueiro

#152797 | Cau Barata | 18 abr 2007 01:12 | Em resposta a: #152782

Prezado Nuno,

Já estive olhando a sua mensagem - António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro) - e nada encontrei que pudesse ser acresentando à suas dúvidas.

Com relação a Ana Barata Salgueiro, acredito mais que seja filha, e não neta do Damião. Eu não tenho esta resposta, porém calculo Damião Salgueiro, que foi morador na Vila de Alvaro, nascido por volta de 1688. Casado por volta de 1712, com Feliciana Barata, nasc. por volta de 1691, esta, filha do citado João Mendes Barata e de Maria Barata, citados na mensagem anterior.

Já Ana Barata Salgueiro, imagino nascida por volta de 1714, o que permite que seja filha.

Desculpas por não ter este elo bem definido. Vi um manuscrito genealógico do século XVIII, referente à família Barata, que não é da lavra do Manso de Lima, que tratava desta gente, porém não citou a geração de Damião e Feliciana.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Barata Salgueiro

#152915 | FIGUEIRA | 19 abr 2007 01:47 | Em resposta a: #152797

Caro Cau Barata,

Nas minhas investigações parei em Teresa de Jesus Barata Salgueiro: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=335686 ; graças a um tópico que criei no Genea, um primo permitiu-me andar uma geração mais para trás, isto é ao José Barata Salgueiro: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=151881&fview=e ; andei mais uma geração para trás porque alguém colocou na base de dados do Genea a dita Ana Barata Salgueiro.
Há pouco tempo atrás, no tópico do Confrade Manuel Rolão: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=151829 , tive a seguinte conversa com o meu primo Mário B. Constâncio:
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 05-02-2007, 21:06
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Mário B. C.,

Tenho antepassados em Tolosa (Alto Alentejo), de quem descendo pelos Barata Salgueiro, Álvaro, nomeadamente através do lado materno da minha sexta-avó Teresa de Jesus Barata Salgueiro http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=335686

Agradeço informações,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 06-02-2007, 10:54
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Nuno Figueira,

Tenho alguma ascendência da Maria Monteiro, mas não tenho todos os dados aqui á mão, espero mais tarde dar-lhos. Para já posso dizer-lhe que o pai Manuel Dias também era conhecido por Manuel Dias Cavalote e são também meus parentes através de um irmão da Maria Monteiro.

Cumprimentos
Mário BC

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 06-02-2007, 14:39
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro "primo" Mário B. Constâncio,

Agradeço a sua pronta resposta e fico a aguardar.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: estes são os meus antepassados não-beirãos mais próximos que tenho.

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 06-02-2007, 22:38
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Primo Nuno,

Aqui segue o que tenho:

Manuel Dias Cavalote , do Monte da Falagueira, Nisa;
filho de:
António Dias, do Monte da Falagueira, Nisa;
Joana Simoa, do Monte do Duque, Nisa;

Isabel Monteira, de Tolosa, Nisa;
filha de:
João Gonçalves Crespo, filho de Manuel Gonçalves Crespo e Beatriz Nunes;
Maria Monteira, filha de João Dias Navalha e Maria Monteira.

Manuel Dias Cavalote teve pelo menos um primeiro casamento com Maria de Almeida Chambela, com 6 filhos. Do seu casamento com Isabel Monteira tenho registo de 7 São eles:
Catarina, Catarina Monteira, André, Maria (julgo que a sua Maria Monteira), Isabel, José e o Manuel Dias Monteiro (meu antepassado).
As duas Catarinas são-o de baptismo, tenho uma como Catarina Monteira por já lhe conhecer descendência.
O baptismo da Maria Monteira vem, salvo erro, na página 1 do Livro de Baptismos de 1744-1751. Não há registo que ela e o José Barata Salgueiro tenham tido filhos em Tolosa.

Espero que lhe seja útil e assim que tiver novidades logo lhe digo.

Um abraço
Mário BC

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 06-02-2007, 22:54
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Mário B. Constâncio,

Muito obrigado por esta útil informação, mais útil ainda porque o ramo dos Barata Salgueiro é um ramo no qual não consigo evoluir uma vez que no século XIX um incêndio na Igreja Matriz consumiu todos os livros de assentos paroquiais.
Os Assentos Paroquais de Tolosa estão em Lisboa na Torre do Tombo? Ou viu essa informação em Portalegre?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 06-02-2007, 23:04
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Nuno,

É uma pena que muita informação se tenha perdido dessa forma.
Quanto aos assentos estão no Arquivo de Portalegre, a Torre do Tombo não tem cópia. Eu tenho uma cópia em microfilme comigo pelo que se precisar de mais alguma informação disponha.

Cumprimentos,
Mário BC

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 06-02-2007, 23:06
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Primo Mário BC,

Obrigado pela disponibilidade.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 07-02-2007, 23:23
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro primo Mário B. Constâncio,

É possível que o pai de José Barata Salgueiro, Félix Monteiro, também seja de Tolosa e da mesma família?

Obrigado,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

[Topo]
RE: Famílias da Beira Baixa, Raizes e Ramos-Novo t 08-02-2007, 12:35
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Primo Nuno,

Embora existam referências a Monteiros já desde o primeiro livro de baptismos (1691-1725) não encontro referência a nenhum Félix.
Curiosamente encontrei uma Maria Barata casada com o Capitão Manuel Alvares Gouveia da Amieira, que tiveram 2 filhos entre 1725-1744 (Ana e Francisco).Esta Maria é filha de Feliciana Barata e de um individuo que não percebi o nome mas que me deu a ideia de ser Salgueiro. Vou tentar perceber melhor.

Um abraço,
Mário BC

[Topo]
Família Barata Salgueiro, de Álvaro 08-02-2007, 22:08
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro primo Mário B. Constâncio,

Há tempos o confrade Cau Barata deu esta informação aqui no Fórum:

«Ainda no coração da nossa família, a Vila de Álvaro, me parece estar as respostas para o seu ramo familiar, pois nesta vila, em fins do séc. XVII, aconteceu o casamento de Damião Salgueiro, que viveu na mesma vila, com Feliciana Barata, nasc. por volta de 1679, filha de João Barata e de sua esposa e prima, Maria Barata sendo ele, integrante do ramo Mendes Barata. »

Será que estamos perante a mesma Feliciana Barata?!
Será essa Ana, irmã de Francisco, Ana Barata Salgueiro, mulher de Félix Monteiro?!

Antecipadamente grato,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: o que entra fora da data do Cau Barata fou uma informação dada pelo condrade João D. Filipe:
«Nos registos da minha familia Fernandes,na minha posse, existem referencias que poderei partilhar, sobre muitas pessoas de Alvaro e seu termo entre os quais vários Baratta Salgueiro o primeiro dos quais num «prazo» contrato celebrado em 1675. entre Manoel Baratta Salgueiro, novo, e um ascendente meu, João Fernandes.»

[Topo]
RE: Família Barata Salgueiro, de Álvaro 09-02-2007, 09:18
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro primo Nuno,

Como se costuma dizer não há fumo sem fogo, vamos ver se é o caso. Não me parece que na altura existissem muitas "Felicianas" casadas com "Salgueiros" e Damião também é um nome pouco vulgar, o que torna mais dificil, para um leigo como eu, distinguir na caligrafia antiga, daí ser bastante provável tratar-se dele.

Quanto a Ana, conhecida por Ana Francisca, filha da Feliciana Barata, tenho aqui um primeiro casamento dela com António Dias Mendes Pinto. Neste caso ou voltou a casar, ou não é a mesma filha. Nuno tem a certeza da Ana Barata Salgueiro ser filha da Feliciana Barata ou é suposição? Quanto ao irmão é o Francisco Antonio Barata e casou com a Páscoa Nunes da Encarnação.
Vou tentar confirmar este fim de semana se é mesmo o Damião para ver se desvendamos este mistério :)

Um abraço
Mário BC

[Topo]
RE: Família Barata Salgueiro, de Álvaro 09-02-2007, 14:23
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Mário,

É só uma suposição!
Por estudos meus parei no assento de baptismo do meu tetravô António Dias Barata Salgueiro, onde informava que ele era filho de Maria Antão Barata Salgueiro, e neto materno de António Antão Barata Salgueiro e de Teresa de Jesus Barata Salgueiro.
O António Antão só é Barata Salgueiro no baptismo do seu filho mais novo e seus pais não são Barata Salgueiro, mas isso pode não querer dizer nada.
Em relação à Teresa, andei mais uma geração para tràs graças à ajuda do confrade e primo Alberto BS no tópico que criei "Adriano Antão Barata Salgueiro", informando-me que Teresa de Jesus era filha de José Barata Salgueiro e de Maria Monteiro.
Mais tarde, na base de dados do GENEA apreceu, não sei sugerido por quem, os pais de António Antão, de José Barata Salgueiro (como filho de Félix Monteiro e de Ana Barata Salgueiro) e de Maria Monteiro.

Obrigado pela ajuda,

Votos dum bom fim-de-semana!

Nuno M. Figueira

[Topo]
RE: Família Barata Salgueiro, de Álvaro 26-02-2007, 11:15
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro primo Nuno,

Espero que esteja tudo bem consigo desde a última vez que falamos.
Sempre se confirma! Trata-se realmente de Damião Salgueiro e Feliciana Barata, os 2 da Vila de Álvaro , assim como a filha D. Maria Barata.
Os 2 filhos de Maria Barata com o capitão Manuel Alvares nasceram respectivamente em:
Ana 11-10-1728
Francisco 24-10?-1729

Fazendo as contas a sua Ana Barata Salgueiro terá nascido pela mesma altura que esta Ana. Será filha de uma irmã da Maria Barata? Será a mesma Ana mas com casamentos diferentes?

Um abraço,
Mário B Constancio

Conversa complementada noutro tópico

RE: Teixoso / Proença a Nova / Pedrogão Grande 26-02-2007, 19:34
Autor: MarioBC [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro primo Nuno,

Caso não tenha recebido a msg no tópico sobre as familias da Beira, coloco-a aqui novamente.
Sempre se confirma! Trata-se realmente de Damião Salgueiro e Feliciana Barata, os 2 da Vila de Álvaro , assim como a filha D. Maria Barata.
Os 2 filhos de Maria Barata com o capitão Manuel Alvares nasceram respectivamente em:
Ana 11-10-1728
Francisco 24-10?-1729

Fazendo as contas a sua Ana Barata Salgueiro terá nascido pela mesma altura que esta Ana. Será filha de uma irmã da Maria Barata? Será a mesma Ana mas com casamentos diferentes?

Um abraço,
Mário B Constancio

[Topo]
RE: Teixoso / Proença a Nova / Pedrogão Grande 05-03-2007, 21:48
Autor: FIGUEIRA [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Mário,

Obrigado pela ajuda. Talvez essa Ana seja a minha Ana Barata Salgueiro casada com Félix Monteiro, e talvez esse Félix seja da Tolosa, é pena é não haver um único registo desse Félix Monteiro.
Mais uma vez obrigado,

Sempre ao dispor,

Nuno M. Figueira

Acrescentar a isto há os tais Barata Salgueiros mais antigos que o confrade João Filipe refere.

Face a isto pergunto-lhe se a minha Ana Barata Salgueiro será filha ou neta do Damião Salgueiro e de Feliciana Barata?
Já agora, quais foram as fontes do damião Salgueiro e da Feliciana Barata?
e tem a ascendência deles?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Barata de Almeida Figueira

#152916 | FIGUEIRA | 19 abr 2007 01:51 | Em resposta a: #152796

Caro Cau Barata,

Ainda relativamente ao meu casal de antepassados António Álvares & Maria Barata, desconfio que a minha Maria Barata esteja ligada aos Baratas referidos no seguinte tópico: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=150330&fview=e
Pelo que ela será irmã dos Padres Simão Barata e Domingos Barata e da minha antepassada Domingas Barata.

Abraço,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Barata de Almeida Figueira

#152918 | FIGUEIRA | 19 abr 2007 01:55 | Em resposta a: #152796

Acrescento que de todas as minhas costelas Baratas é nesta que tenho mais interesso pois é a que me está mais próxima, pois o apelido Barata que o meu pai ainda carrega e já não me passou vem desta Maria Barata (a filha Joana Barata vem em duplicado no Genea):
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=316995
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=505094
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=118787

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#152937 | camac 41 | 19 abr 2007 10:35 | Em resposta a: #152796

Caro Cau Barata

Tenho tentado entrar em contacto consigo via e-mail (endereço errado) mas não consigo. Tenho dados que lhe quero enviar e que não podem ser via Genea referente aos Carneiro Leão que sei que também estuda.
Quanto aos Baratas estou ligado aos Barata da Guerra que descendem do casamento de um Manuel Barata (cerca de 1610) com Maria Nunes natural de Videmonte-Linhares da Beira (ligada ao fidalgo galego Sebastião Rodrigues da Guerra) que se refugiou em Celorico da Beira - Linhares da Beira. Este Manuel Barata é possivelmente descendente deu ma das seguintes que encontro em Monforte da Beira:
- Catarina Barata casada com Luís Fernandes com vários filhos em que só consegui a data de nascimento da filha Leonor em 3 de Maio de 1589.
- Catarina Barata casada com Brás Pinto com vários filhos em que só consegui a data de nascimento de Leonor em 8 de Junho de 1590. Pela data de casamento de alguns dos filhos essas Catarina Barata devem ter nascido entre 1550 -1560. Possivelmente poderá ser só uma Catarina Barata
Desse Manuel Barata ficou um ramo em Monforte e outro foi para o Rosmaninhal através do seu filho Sebastião Rodrigues da Guerra, meu antepassado.
No Rosmaninhal há um casal Manuel Lopes Barata casado com Inês Pires que tiveram 7 filhos que tomaram o apelido Lopes Pires e otros Pires Barata com vasta descêndencia.
Na Câmara Eclesiástica de Catelo Branco aparece Afonso Miguel Barata, nasceu em Sarzedas em 8 de Fev 1627, (recebeu as odens de missa) filho de António Barata e de Maria Miguel, neto paterno de Diogo Gonçalves e de Maria Afonso e neto materno de Afonso Miguel e de Madalena Pires.
O meu endereço é camac[arroba)clix.pt

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#152966 | AQF | 19 abr 2007 14:43 | Em resposta a: #152796

Prezados Cau Barata e Nuno Figueira,

Por curiosidade, relembro que o Barnabé Henriques c.c. a Inês Barata estão no meu site. Segundo os registos apanhados pelo João da Fonseca Barata terão tido cinco filhos:

Marcos Henriques Barata , Padre ca 1635
Ana Henriques ca 1640-1670
Isabel Henriques Barata ca 1642
Marcos Barata , Padre ca 1644
Marta Henriques ca 1646

Assim, não encontro a Maria Barata cc João Mendes Barata, que atendendo ao ano de casamento (1690), terá nascido mais tarde ou coincide com a última Marta, havendo lapso no levantamento do registo. Neste último caso teria casado com 44 anos e a sua ascendência seria:

Geração 1
1 - Marta Henriques ca 1646
Geração 2
2 - Barnabé Henriques ca 1613
3 - Inês Barata
Geração 3
4 - António Domingues, Capitão †
5 - Catarina Henriques †
6 - Martim Afonso †
7 - Brites Barata
Geração 4
8 - Domingos Simões
9 - Catarina Álvares
10 - Manuel Henriques †
11 - Catarina Lopes
12 - Aleixo Fernandes
13 - Branca Álvares †
14 - António Martins
15 - Inês Barata
Geração 5
16 - Domingos Simões Dias, Ver com JFB 1 - Dias
17 - Margarida Antão
18 - Álvaro Simões
19 - Isabel Vaz
20 - Henrique Álvares
21 - Isabel Afonso
22 - Baltazar Lopes
23 - Susana Vaz
28 - Álvaro Martins †
29 - Leonor Barata

Se tiverem mais dados da dita Maria Barata ou a filiação da sogra e prima Ana Barata agradeço a informação.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Barata

#156048 | Lourval | 14 mai 2007 05:59 | Em resposta a: #152590

Caro Cau Barata,

Você conhece alguma Maria Barata, nascida cerca de 1675 no Concelho de Arganil, Freguesia de Teixeira, Distrito de Coimbra, casada com Manuel Rodrigues, da Soalheira, pais de Domingos Rodrigues Barata (provavelmente nascido em Tinalhas), o qual se casa com Teresa Nunes (de São Vicente da Beira) e tem filhos em Ninho do Açor?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Baratas, de Porto Castanheiro

#165017 | Lourval | 14 ago 2007 06:53 | Em resposta a: #152796

Caro Cau Barata,

Você conhece Maria Barata, filha de Isabel Barata e Pedro (não consegui ler o sobrenome dele no casamento da filha em 09.04.1690 em Tinalhas) que são do lugar de Porto Castanheiro, Concelho de Arganil, Freguesia de Teixeira?

Atenciosamente,
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#165051 | CCS1953 | 14 ago 2007 20:30 | Em resposta a: #152796

Primo Lourval,

Este tópico do Confrade Cau Barata, tem a ver com os meus Baratas.

Pode dar uma "olhadela?".

O 2º parágrafo são meus avoengos.

Um abraço,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Barata Salgueiro

#165052 | CCS1953 | 14 ago 2007 20:35 | Em resposta a: #152797

Caro Nuno Figueira,

É neste tópico que vejo os meus Baratas.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#165053 | CCS1953 | 14 ago 2007 20:43 | Em resposta a: #152754

Cara Raquel Tavares,

Dê uma "espreitadela" à mensagem que enviei nesta data ao meu primo Lourval e a Nuno Figueira.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#165291 | raquelst | 19 ago 2007 12:26 | Em resposta a: #165053

Cara Celeste Correia Saraiva

Li o tópico "Mendes Barata".
Ainda não pesquisei os livros de Alcains, pelo que ainda não conheço a ascendência do meu quarto avô José Rodrigues Barata nascido em 1810. Não sabendo de que ramo da família Barata descende.
Quanto à sua descendência cruza com os Duarte Dentes também de Alcains, é possível que o cruzamento dos Barata com os Duarte já se tenha verificado anteriormente (consaguinidade) mas por enquanto é uma suposição.

Os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#165308 | Lourval | 19 ago 2007 16:38 | Em resposta a: #152710

Cara Prima Raquel,

Encontrei o casamento de Martinho Rodrigues Barata com Maria Sanches em Alcains em 21.11.1807.

Maria Sanches havia sido casada com João Duarte Dentes.

Martinho Rodrigues Barata era filho de António Rodrigues Barata e Catarina Nunes (antepassados da Celeste).

Maria Sanches era filha de Manuel Duarte e Tomásia Sanches.

Acho que há ligações entre estas famílias e a sua.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#165333 | raquelst | 19 ago 2007 23:32 | Em resposta a: #165308

Caro Primo Lourval

Os nomes repetem-se. O meu João Duarte Dentes de Alcains nasce a 1840 e o pai chamava-se Manuel Duarte Dentes e nasceu por volta de 1805. É o último Duarte Dentes que tenho apontado. (post de 17/04/07)
A minha única ligação conhecida aos Barata é através do casamento de Antónia Barata, nascida em 1840 e filha de José Rodrigues Barata (nas 1810) e de Maria Goulão (nasc 1815). Ainda não estudei estes ramos. Imagino que haja muitas outras ligações pelos assentos de nascimento que já tenho visto e por grande parte da minha ascendência se encontrar em Alcains (Duarte Dentes, Cruz, Borrego, Cruz Borrego e Barata).


Melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#165365 | raquelst | 20 ago 2007 11:23 | Em resposta a: #141373

Cara Celeste Correia

Em conversa com o primo Lourval verifiquei que tenho nos meus apontamentos um assento de nascimento de uma Genovéva de Alcains e que eventualmente pode ser a sua avó Genovéva Borrego.
Desconhecendo se tem consigo esse assento de nascimento aqui deixo o que tenho registado:

1.Genovéva nascida em 27/11/1814 (pag 276 do livro 97 de Alcains - TT)
2.António Domingos Borrego
3.Doroteia Vaz
4.Manuel Domingos Borrego
5.Maria Rodrigues Caldeira
6.João Vaz "xxxxx"
7.Maria Adónis
Padrinhos: Clemente Marques, Genovéva "xxxxxx"
Testemunhas: Domingos Duarte Barata José Martins Patricio


Melhores cumprimentos
Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#165404 | CCS1953 | 20 ago 2007 19:09 | Em resposta a: #165365

Cara Raquel Tavares,

A minha Genoveva da Conceição Borrego casada com João Gonçalves Beato, pais de Patrocínia da Conceição cadada com António Rodrigues Barata.

Bata certo com os seus elementos?

Somos primas?

Aguardo resposta,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Genoveva Borrego

#165422 | raquelst | 20 ago 2007 21:11 | Em resposta a: #165404

Cara Celeste Correia Saraiva

Eu não conheço a descendência desta Genovéva do assento de nascimento que lhe enviei. Eu tenho alguns registos de assentos de nascimento e de casamento de individuos de Alcains e este era um deles. Apontei-o porque também tenho Borrego na minha ascendência. São elas:

minhas: bisavó: Guilhermina da Cruz Borrego (1876) cc José Duarte Barata
trizavó: Maria da Cruz Borrego (1837) cc Alexandre Martins Pereira
quarta avó: Mariana da Cruz Borrego (1815) cc Bernardo d Santos d Costa
quinta avó: Maria da Cruz (1790) cc José Luis

Logo que eu avance ou estude mais neste ramo podemos vir a verificar o cruzamento dos nossos Borrego, mas por agora não tenho mais dados.

Queria só fazer-lhe referência que corrigi nos n.º 2 e n.º 4 o apelido Domingos para Nunes, sendo este último o correcto.
Abaixo envio o assento corrigido.

Genovéva nascida em 27/11/1814 (pag 276 do livro 97 de Alcains - TT)
2.António Nunes Borrego
3.Doroteia Vaz
4.Manuel Nunes Borrego
5.Maria Rodrigues Caldeira
6.João Vaz "xxxxx"
7.Maria Adónis
Padrinhos: Clemente Marques, Genovéva "xxxxxx"
Testemunhas: Domingos Duarte Barata José Martins Patricio

Com os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Genoveva Borrego

#165425 | CCS1953 | 20 ago 2007 22:19 | Em resposta a: #165422

Raquel Tavares,

Eu sou prima do Lourval (por agora) por 2 vezes. Sou prima do Manuel Rolão, António Pereira, Rui Pereira e Marco Pereira.

Nós temos alguma ligação?

Aguardo,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Genoveva Borrego

#165455 | raquelst | 21 ago 2007 12:17 | Em resposta a: #165425

Cara Celeste Correia Saraiva

Por enquanto penso que entre nós ainda não há nenhuma ligação confirmada. Provavelemente virá a acontecer porque também tenho ascendência em Alcains por parte da minha bisavó paterna. ´

Resta-nos ir pesquisando. A genealogia exige paciência e dedicação.

O Lourval também é meu primo, mas pelo ramo da família Prata que sai de Alcains para a Póvoa de Rio de Moinhos.

O registo de nascimento que lhe enviei diz-lhe alguma coisa?

Boas investigações.

Cumprimentos
Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#167286 | Lourval | 13 set 2007 04:59 | Em resposta a: #165365

Caras Primas Celeste e Raquel,

Hoje eu encontrei o batismo de António, filho de Manuel Nunes Borrego e Maria Rodrigues Caldeireira. Neto paterno de Manuel Nunes Borrego e Catarina Nunes Mingacho. Neto materno de António Fernandes Caldeireiro e Francisca Rodrigues. António nasceu em Alcains em 15-12-1792.

Tirando o detalhe que Raquel leu Caldeira e eu li Caldeireira, tudo indica ser este António antepassado da Celeste e pai da Genoveva. Neste caso, avançamos uma geração.

Este Manuel Nunes Borrego nascido cerca de 1740 e casado com Catarina Nunes deve ser descendente de Domingos Nunes Borrego nascido em 01-01-1656.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Os Nunes Borregos

#167287 | Lourval | 13 set 2007 04:59 | Em resposta a: #141222

Caras Primas Celeste e Raquel,

Hoje eu encontrei o batismo de António, filho de Manuel Nunes Borrego e Maria Rodrigues Caldeireira. Neto paterno de Manuel Nunes Borrego e Catarina Nunes Mingacho. Neto materno de António Fernandes Caldeireiro e Francisca Rodrigues. António nasceu em Alcains em 15-12-1792.

Tirando o detalhe que Raquel leu Caldeira e eu li Caldeireira, tudo indica ser este António antepassado da Celeste e pai da Genoveva. Neste caso, avançamos uma geração.

Este Manuel Nunes Borrego nascido cerca de 1740 e casado com Catarina Nunes deve ser descendente de Domingos Nunes Borrego nascido em 01-01-1656.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Os Nunes Borregos

#167472 | CCS1953 | 15 set 2007 19:23 | Em resposta a: #167287

Oi Lourval,

António....( qual é o apelido?).

A Raquel é minha parente?

Descende de que casal?

Aguardo.

Um abraço,

celeste

Resposta

Link directo:

Os Nunes Borregos

#167473 | Lourval | 15 set 2007 19:46 | Em resposta a: #167472

Celeste,

Este António é o pai da Genoveva. Ele é o António Nunes Borrego. Amanhã verei se encontro o casamento do Manuel Nunes Borrego e Catarina Nunes Mingacho.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Os Nunes Borregos

#167476 | CCS1953 | 15 set 2007 20:51 | Em resposta a: #167473

Lourval,

... e a Raquel é minha familiar?.... como?

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Os Nunes Borregos

#167477 | CCS1953 | 15 set 2007 20:57 | Em resposta a: #167476

Lourval,

Outra pergunta:

Tenho um avô (Bothé). Tenho lido no Fórum nomes: Botte e Botto. O meu Bothé estarão ligados a estes? qual a origem deste nome?

Bothé para mim só me aparece uma vez.

Cump.

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Rodreigues Barata

#167478 | CCS1953 | 15 set 2007 21:05 | Em resposta a: #152590

Caro Cau Barata,

Existe um Amaro Rodrigues...., mas também há um Amado Rodrigues...?

Cump.

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Os Nunes Borregos

#167484 | Lourval | 15 set 2007 23:53 | Em resposta a: #167476

Prima Celeste,

Documentalmente ainda não (todos afinal somos parentes em algum grau). Só enviei a mensagem a ela pois foi ela quem achou o batismo do António Nunes Borrego. Agora eu achei o batismo do pai dele, o Manuel. Este Manuel deve ser neto ou bisneto de Domingos Nunes Borrego, meu antepassado, que viveu cerca de 100 anos anos do Manuel.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#167520 | CCS1953 | 16 set 2007 20:46 | Em resposta a: #152966

Caroa Ângelo da Fonseca,

....
João Mendes Barata, natural de Álvaro, onde nasceu cerca de 1719. Filho de António Vaz e de Inês Rodrigues, e casado cerca de 1743, com Inês Rodrigues; e

João Mendes Barata, nasc. cerca de 1666, filho de Antonio Mendes e de Ana Barata. Casado cerca de 1690, com sua prima Maria Barata, filha de Barnabé Henriques e de Inês Barata.

.....

Eu tenho esta ascendência.

Qual a sua ligação a Barbané Henriques cc Inês barata?

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#167545 | aeiou2 | 17 set 2007 10:19 | Em resposta a: #167520

Olá Celeste,

Quem são os pais de Barnabé Henriques? Donde era natural?
BJs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#167546 | AQF | 17 set 2007 10:19 | Em resposta a: #167520

Cara Celeste Correia,

Tanto o Barnabé Henriques como a mulher, Inês Barata, são meus colaterais, com quem tenho respectivamente 8 e 2 graus de parentesco. Efectivamente, verifica-se o seguinte :

O pai do Barnabé Henriques, Cap. António Domingues, penso que seja (ainda sem provas finais) simultâneamente meu 8.º tio-avô, por ser irmão do meu 8.º avô Bartolomeu Simões cc Margarida Luís Álvares, e ainda meu 9.º tio-avô por ser irmão do meu 9.º avô Mateus Simões cc Bárbara da Fonseca. Todos os referidos irmãos seriam filhos dos avoengos Domingos Simões & Catarina Álvares, respectivamente nº 8 e 9 na ascendência que indiquei na minha mensagem.

A mãe do Barnabé Henriques, Catarina Henriques é minha 8.ª tia-avó, por ser irmã do meu 8.º avô Simão Henriques cc Catarina Barata, ambos filhos dos avoengos Manuel Henriques & Catarina Lopes, respectivamente nº 10 e 11 na ascendência que indiquei.

A mãe da Inês Barata, Brites Barata, é simultâneamente minha 8.ª tia-avó por ser meia irmã da minha 8.ª avó Leonor Barata cc Luís Lopes, Senhor da Qta de Nossa Sra da Memória de Padrões, e ainda minha 9.ª tia-avó por ser meia irmã da minha 9.ª avó Maria Barata cc Domingos Gonçalves. Todas as irmãs são filhas do avoengo António Martins (14) que casou com Inês Barata (15) e com Beatriz Barata, esta última minha avoenga.

Poderá ver isto melhor no meu site ("gw.geneanet.org/aqf") ou se me enviar um e-mail para angelo.fonseca (da rede netcabo.pt), eu dou-lhe os links das pessoas indicadas.

Tinha interesse em saber a sua ligação aos Mendes Barata, Barnabé Henriques e Inês Barata, que depois se quiser posso colocar no site.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#167547 | AQF | 17 set 2007 10:31 | Em resposta a: #167545

Olá Maria,

Na minha mensagem id=152966#lista, que a Celeste respondeu, pode ver os pais do Barnabé:
...
Geração 2
2 - Barnabé Henriques ca 1613
3 - Inês Barata
Geração 3
4 - António Domingues, Capitão †
5 - Catarina Henriques †
6 - Martim Afonso †
7 - Brites Barata
...

O Barnabé nasceu ca 30 de julho 1613 - em Alvares Fundeiro, fregª de Alvares, concº de Góis.

Pode também ver a minha resposta à Celeste enviada á mesma hora da sua !

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Mendes Barata

#167563 | AQF | 17 set 2007 14:18 | Em resposta a: #167520

Cara Celeste Correia,

Só agora dei conta de ser a mesma Celeste Correia a quem tenho estado a enviar cópia de e-mails trocados com o Nuno Figueira e o Cau Barata, e portanto já tem o meu e-mail, o endereço do meu site e várias informações sobre o Barnabé e a Inês.

Se necessitar de mais alguma coisa envie-me um e-mail.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Barata

#167747 | Lourval | 19 set 2007 05:29 | Em resposta a: #152966

Caro Ângelo,

Você sabe com quem casou Isabel Henriques Barata? Estou procurando por Isabel Barata, que aparentemente era do lugar de Porto Castanheiro, Arganil, Teixeira. Pelo menos é onde nasceu a filha dela, Maria Barata, que se casa em Tinalhas. O marido da Isabel Barata foi Pedro Fernandes. Eles devem ter se casado cerca de 1665, provavelmente em Porto Castanheiro. Porto Castanheiro não é muito longe de Álvares, Góis. Nunca se sabe....

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Isabel Henriques Barata

#167793 | AQF | 19 set 2007 14:43 | Em resposta a: #167747

Caro Lourval,

Por enquanto, ainda não me cruzei com o casamento da Isabel Henriques Barata, mas se encontrar avisarei.

De momento, apenas sei que é filha de Barnabé Henriques e Inês Barata pelo respectivo registo de baptismo de Sta Margarida (Alvares) - pág. 91 - 29/7/1642 - Isabel. Padrinhos: Um filho (não nomeado) de Matias Nogueira de Oleiros e Isabel Henriques mulher de Pedro Barata de Alvares (JFB).

Os apelidos Henriques e Barata aparecem isoladamente associados a ela nos registos de baptismo dos afilhados (AQF).

Talvez a consulta dos registos de Porto Castanheiro lhe permitam avançar.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Caldeireiro

#167881 | Lourval | 20 set 2007 03:22 | Em resposta a: #167520

Cara Prima Celeste,

Hoje encontrei o batismo de Genoveva, filha de António Fernandes Caldeireiro e Francisca Rodrigues, nascida em Alcains em 20-07-1759. Neta paterna de António Fernandes Caldeireiro e Inês Domingues. Neta materna de Francisco Rodrigues (de Escalos de Baixo) e Ana Antunes.

Esta Genoveva é tia avó do pai da Genoveva da Conceição Borrego.

Eu não estava encontrando o batismo do Manuel Nunes Borrego e hoje descobri o porquê. O pai dele casou-se duas vezes sendo que a primeira vez cerca de 1740 ou antes. Então terei de retroceder o período de busca.

Mas isto aproxima muito a data de nascimento dele com a do Manuel que tenho anotado, filho de Domingo Nunes Borrego e Maria Rodrigues Ramalho, que nasceu em 1688. Se ele não for filho do Domingos, é neto.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Os Nunes Borregos

#169818 | Lourval | 11 out 2007 04:55 | Em resposta a: #167472

Cara Celeste,

Localizei o casamento de Domingos Vaz e Domingas Luís em Alcains em 02-04-1683. Ele filho de Domingos Gonçalves Borrego e Francisca Vaz. Ela filha de Bento Fernandes e Mécia Lopes.

Domingos Vaz nasceu em Alcains em 14-06-1665.

Eu tenho um antepassado Domingos Gonçalves Borrego mas era casado com Catarina Gonçalves. Talvez Francisca Vaz seja o segundo matrimônio dele....talvez! Eu não consegui localizar o casamento da Francisca Vaz.

Completamente sem intenção encontrei o batismo de António, filho de Domingos Fernandes Caldeireiro e Domingas Gonçalves em Alcains em 13-10-1679. Só pode ser o batismo de seu antepassado António Fernandes Caldeireiro pai de outro de mesmo nome.

Também sem intenção encontrei o batismo de Francisco, em Alcains, em 08-09-1657, filho de Manuel Antunes Mingacho e Ana Fernandes. Só pode ser o batismo de seu antepassado Francisco Fernandes Mingacho casado com Maria Nunes e pais da sua antepassada Catarina Nunes Mingacho. Confirmarei com o casamento dele que acho ter ocorrido em 1678, segundo Sanches Roque.

Estás com sorte, cara Celeste!

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Os Nunes Borregos

#169945 | CCS1953 | 13 out 2007 00:14 | Em resposta a: #169818

Oi Lourval,

Tenho tido muita sorte graças aos meus primos Lourval e Manuel Rolão.

Mais uns achados para acrescentar às nossa árvores. Ramo a ramo e a árvore vai ficando mais ramificada.

Beijos,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#171684 | raquelst | 04 nov 2007 11:24 | Em resposta a: #152754

Cara Celeste Correia Saraiva

No que respeita aos tópicos do passado mês de Abril e Agosto já avancei mais umas gerações em relação à minha família Barata de Alcains e verifico que desdendemos do mesmo ramo.

Joé Rodrigues Barata, nascido em 20/11/1784 e meu quarto avô, descende do casal António Rodrigues Barata e Catarina Nunes. Por sua vez o primeiro descende de Amaro Rodrigues Barata e Ana Mendes e a última de Manuel Rodrigues David e de Catarina Martins.

Descendemos ambas do mesmo casal, António Rodrigues Barata e Cararina Nunes, meus quintos avós. Não é assim?

Com os melhores cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#171747 | CCS1953 | 04 nov 2007 21:40 | Em resposta a: #171684

Olá prima Raquel,

Sim somos primas e não muito afastadas.

Vou pedir o seu e-mail para contactar-nos mais directamente.

Você onde vive? eu vivo em Lisboa.

Cumprimentos,

Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#171749 | raquelst | 04 nov 2007 21:59 | Em resposta a: #171747

Cara prima Celeste

O meu email é raquelstavares arroba gmail ponto com

Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#172136 | raquelst | 08 nov 2007 21:55 | Em resposta a: #141348

Caros confrades

No lugar do Palvarinho, freguesia de Salgueiro do Campo, concelho e distrito de Castelo Branco encontrei mais um ramo descendente da família Barata residente nos Escalos de Baixo:

Joana, que nasceu em 9/11/1745 no Palvarinho, filha de João Mendes Barata dos Escalos de Baixo e de Maria Vaz do Palvarinho.

João Mendes Barata era filho de Luis Mendes Falcão e Catarina Mendes Barata dos Escalos de Baixo.


Cumprimentos

Raquel Tavares

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#172998 | Lourval | 16 nov 2007 05:56 | Em resposta a: #172136

Cara Prima Raquel,

Encontrei na Mata em 26.02.1759 o casamento de Luís Martins Falcão, filho de Amaro Mendes e Maria Martins Falcão, com Catarina Mendes Barata, filha de João Mendes Barata e Inês Rodrigues. Diz o registro que todos eram naturais de Escalos de Baixo e moradores na Mata.

Os dados são muito parecidos com os de sua mensagem anterior porém as datas não se ajustam. Vou rever o meu registro.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Os Nunes Borregos

#173015 | LProjecto | 16 nov 2007 10:57 | Em resposta a: #169818

Caro Lourval,

Por acaso ainda não deu com nenhum baptismo de um Domingos que possa coincidir com o baptismo do meu ascendente, Domingos Gonçalves Borrego, que casou a 14.6.1698 - Escalos de Baixo, comMaria Gonçalves Ribeiro?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Minha Família Barata

#175178 | CCS1953 | 04 dez 2007 00:34 | Em resposta a: #172998

Caro Primo Lourval,

O casal João Mendes Barata e Inês Rodrigues, são meus antepasados?

Diga-me qualquer coisa,

Celeste

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#175184 | Lourval | 04 dez 2007 03:04 | Em resposta a: #175178

Cara Prima Celeste,

Pelo que foi dito aqui no forum você é descendente do irmão dele, Amaro Rodrigues Barata. Foi assim que eu entendi.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Família Barata

#184590 | Lourval | 12 fev 2008 04:36 | Em resposta a: #141393

Caro Primo Manuel Rolão,

Encontrei o casamento de Manuel Rodrigues David e Catarina Martins Capado em 06-07-1749. Ele filho de João Rodrigues (não consegui ler sua naturalidade) e Isabel Marques (de Monforte). Ela filha de Manuel Fernandes Capado e Domingas Lopes. Você conhece estes casais?

Finalmente descobri mais um pesquisador descendente dos Tourões de Alcains. Trata-se da Celeste. Ela descende de Domingos Martins Tourão e Ana Fernandes. Do mesmo modo que acontece com minha avoenga Maria Martins Tourão, eu não sei se Domingos é filho ou neto de Francisco Martins Tourão que se casa em Alcains em 20-07-1608 com Ana Simão e com Constância Lopes em 04-11-1624. Eu até hoje não consegui localizar o casamento de Maria Martins Tourão e André Fernandes Culão. Aliás, Culão existe em Monforte, apesar de André sempre ser citado como da Póvoa de Rio de Moinhos.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Barata

#184660 | CCS1953 | 12 fev 2008 22:11 | Em resposta a: #184590

Olá Lourval,

Mais uns antepassados que nos ligam. Eu não digo que somos quase GÉMEOS!!!

Temos a Beira Baixa por nossa conta.

Temos que nos deslocar lá e fazer trabalho de CAMPO. ... e vamos ter muito trabalho.

No final teremos que nos juntar com os primos Manuel Rolão e António Pereira e fazermos o tal livro de família. Seria engraçado.

Um beijo,

Celeste

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#436655 | cthemudo | 29 set 2021 10:23 | Em resposta a: #141393

Bom dia Manuel Rolão. Por acaso conseguiu maos descendência de Manuel Barata e Isabel Mendes?
Muito obrigado
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#436656 | cthemudo | 29 set 2021 10:25 | Em resposta a: #436655

Queria dizer mais e não maos. As minhas desculpas

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#436658 | manuelr | 29 set 2021 11:51 | Em resposta a: #436656

Caro Carlos Themudo Barata.

Refere-se ao casal Manuel Brata e Isabel Mendes naturais de Álvaro, moradores em Alcains, pais de Isabel Rodrfigues casada com António Vaz em Alcains?
Queira fazer o favor de me contactar pelo mail manuelpontorolaoarrobagmailpontocom

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#436687 | cthemudo | 30 set 2021 14:10 | Em resposta a: #436658

Boa Tarde Manuel Rolão.
Já enviei mail.
Cumprimentos
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#436736 | manuelr | 02 out 2021 12:33 | Em resposta a: #436687

Caro Carlos Themudo Barata

Não recebi qq mail.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#436741 | cthemudo | 02 out 2021 15:55 | Em resposta a: #436736

Boa tarde Manuel Rolão
Pois faltou uma letra.....no endereço
Abraço
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#441154 | cthemudo | 26 mai 2022 16:41 | Em resposta a: #172998

Boa Tarde.
Conseguiu esclarecer esta dúvida, em relação aos dados da Raquel Tavares??
Cumprimentos.

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445710 | anderson3k | 06 fev 2023 22:06 | Em resposta a: #141222

Preciso achar informação do meu Bisavô que se chamava Juvelino das Neves Barata que tem sua nacionalidade portuguesa.

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445711 | Jorge Resende | 06 fev 2023 22:43 | Em resposta a: #141222

Ele era do Amazonas? Em 1937 estava inscrito nos cadernos eleitorais como sendo dali.
Mas tem de ajudar mais para ser ajudado. E se dissesse quando ele nasceu? Era de Portugal mas de onde? Nome dos pais dele? Quando chegou ao Brasil? Casou no Brasil?, Onde quando e com quem?...
Aguardo a sua ajuda, diga qualquer coisa
Jorge resende

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445712 | Jorge Resende | 06 fev 2023 22:53 | Em resposta a: #141222

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFQ-YDPX?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VX9-GDCJ&action=view&groupId=TH-909-67647-10965-0

nascimento de Rosangela, uma neta, em Manaus... filha de um filho dele, confirma????

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445713 | Jorge Resende | 06 fev 2023 23:01 | Em resposta a: #141222

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSVK-TS3P-P?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZQ-2RL7&action=view&groupId=TH-909-70796-55474-11


nascimento de outro neto, marco antónio...

O filho António Milton Barata teve vários filhos...

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445739 | anderson3k | 07 fev 2023 22:13 | Em resposta a: #445711

A informação que tenho é que ele tinha nacionalidade Portuguesa, veio para o Brasil se casou com minha Bisavô chamada Celina Goes das Neves Barata, estou tentando conseguir a certidão de casamento deles, eles viveram no município de Borba estado do Amazonas, depois de um tempo casado, já com filhos ele precisou voltar para Portugal para resolver alguma coisa e não voltou mais.

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445740 | anderson3k | 07 fev 2023 22:14 | Em resposta a: #445712

Confirmo, ela é filha do irmão da minha avó, filhos de Juvelino das Neves Barata.

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445741 | anderson3k | 07 fev 2023 22:16 | Em resposta a: #445739

Confirmo, ele também é filho do irmão da minha avó, filhos de Juvelino das Neves Barata.

Resposta

Link directo:

Minha Família Barata

#445742 | Jorge Resende | 07 fev 2023 23:36 | Em resposta a: #141222

Deve tentar junto da Curia da zona onde se verificou o casamento deles, pesquisar o processo desse casamento, pois certamente ali se deve encontrar arquivado o assento de batismo de Juvelino. Talvez algum documento relacionado com passaporte ajude a saber qual a naturalidade dele.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 09:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen