Familia Alcobaça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Alcobaça

#141270 | Nelson_sma | 23 jan 2007 08:44

Olá,
Gostaria de obter qualquer tipo de informação sobre os meus antecessores de apelido Alcobaça. Ao que sei, a família Alcobaça está radicada em Setúbal pelo menos desde o sec. XIX, mas nunca soube mais nenhuma informação em concreto sobre a sua origem.

Qualquer informação seria bem vinda.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alcobaça

#143545 | acaanton | 10 fev 2007 16:36 | Em resposta a: #141270

Caríssimo,
Pouco sei sobre o assunto. É um apelido muito pouco usado. Mas posso deixar uma achega. No concelho de Alcobaça, onde resido, pelo que sei não existe esse apelido. Sei que recentemente tive conhecimento da existência desse apelido por pessoas no Entroncamento e em Santarém (confirmei mesmo agora na lista telefónica da Estremadura e Ribatejo a sua existência).
Mais nada em concreto.
Cumprimentos,
A.A.Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alcobaça

#203030 | TYCK | 12 jul 2008 18:36 | Em resposta a: #143545

Caríssimo A.A.Lopes Ribeiro,
Talvez, por viver em Alcobaça, possa responder a um questionamento meu para que eu possa prosseguir com a minha pesquisa familiar.
Nos proclames de casamento de meu trisavô, aqui no Rio de Janeiro, consta a informação de que ele teria nascido e sido batizado, em 1800/1801, na Igrena Nova da Vila de Alcobaça. Não sei se esta Igreja é a mesma anexa ao Mosteiro, ou uma outra. E para onde posso encaminhar os dados de meu trisavô para obter maiores informações.
Agradeço a sua gentil atenção.
Valéria S.C.Cesar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alcobaça

#203034 | acaanton | 12 jul 2008 19:43 | Em resposta a: #203030

Viva Valéria S.C. Cesar!
Benvinda ao forúm! Efectivamente moro no concelho de Alcobaça, perto da cidade.
Tenho também um conterrâneo a viver no Brasil com raízes nesta zona com quem mantive contacto aqui no forum - o Dr. Nazareth (têm uma excelente página na net sobre geneologia) - que é bastante participativo e interventivo por aqui.
À cerca da Igreja Nova de Alcobaça posso dizer que infelizmente hoje já não existe foi distruida. No seu lugar hoje está um posto de correios. Portanto esta foi uma que foi construída após a Igreja de Santa Maria de Alcobaça (a do grandioso Mosteiro que ainda continua a ser a maior igreja de Portugal) por isso lhe deram o nome de Igreja Nova. Mas com uma reabilitação urbana e com as novas ideias surgidas com a implantação da República Portuguesa no princípio do século XX ela foi deitada a baixo. Nunca a conheci mas lembro-me de ver fotos em algumas exposições por aqui. Por isso posso lhe confirmar que não é anexa à do Mosteiro nem a nenhuma outra; pura e simplesmente hoje já não existe. Quanto ao estudo dos seus ascendentes, existem registos e podem obter todas as informações no Arquivo Distrital de Leiria pois é lá que estão todos os livros antigos do registo de nascimentos, batizados e casamentos. Existe uma página na net onde pode pedir ajuda (paga) e ela já foi aqui no forum mencionada.
Um abraço amigo com tudo a correr pelo melhor!
A.A. Lopes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Alcobaça

#203049 | TYCK | 12 jul 2008 22:45 | Em resposta a: #203034

Caríssimo amigo A.A.Lopes Ribeiro.
Muito gentil e esclarecedora a sua mensagem. De fato havia dúvidas sobre as duas Igrejas em Alcobaça. Mas, agora, com as suas orientações poderei me nortear melhor em minha pesquisa.
A qualquer momento terei prazer em retribuir a sua colaboração. Um grande abraço amigo.
Valéria S.C.Cesar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen