Murça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Murça

#141315 | victória | 23 jan 2007 15:04

Caros Confrades

Procuro informações sobre as familias Ribeiro de Sampaio e Botelho de Magalhães da vila de Murça. Desde já grato pelas informações.

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141327 | tmacedo | 23 jan 2007 16:08 | Em resposta a: #141315

Caro confrade:

De que época são os "Ribeiro Sampaio" que busca ?
Há uma família em Murça que conjuga esses dois apelidos na transição do século XVI para o XVII. Serão esses?

Cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141334 | victória | 23 jan 2007 17:15 | Em resposta a: #141327

António Botelho de Magalhães, Boticário na Vila de Monção, nascido em Murça casado cerca de 1712 na Vila de Monção e pai do dr. António José Botelho de Magalhães, Bacharel em Cânones a 15.jun.1740 U.C. e I.G. 1.set.1731 que morou na Casa das Cortes (ou Casa dos Almadas) em Monção n. 7.mai.1712 Monção.

António de Botleho de Magalhães foi filho de Vicente Ribeiro de Sampaio e de Filipa Botelho de Magalhães, ambos da vila de Murça, neto paterno de Manuel Fernandes e de Ana Ribeiro.

Pelas datas que possuo podem estes Ribeiro Sampaio serem os mesmos que refere, uma vez que há duas IGenere contemporaneas de Vicente Ribeiro de Sampaio, são elas de João e de Manuel Ribeiro de Sampaio, filhos de Manuel Fernandes e de Ana Ribeiro.

Deste modo agradecia toda a informção relativa a estas familias.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141346 | tm | 23 jan 2007 18:21 | Em resposta a: #141334

Caros Eduardo Domingues e António Taveira,

Tenho alguma informação sobre esses Ribeiro Sampaio.
Para além de Manuel, João e Vicente (que desconhecia), há também um Luis Ribeiro de Sampaio, todos filhos de Miguel Fernandes e Ana Ribeiro.
Apareceu-me igualmente um Gonçalo Ribeiro de Sampaio, pai de uma Maria Sequeira Ribeiro de Sampaio, nascida em Murça em 1743. Não os consegui ligar aos outros.

o meu mail é telmomail@iol.pt

com os melhores cumprimentos

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141392 | tmacedo | 23 jan 2007 22:31 | Em resposta a: #141334

Caro Eduardo Domingues:

Um João Ribeiro de Sampaio, dito cavaleiro fidalgo, de Murça, casou em Alfarela de Jales, cerca de 1570, com Isabel Luis de Sousa, filha de Luis Álvares de Sousa, tabelião, e de sua mulher Violante Dias. Estes foram moradores na vila de Alfarela e instituidores da capela de S. António no lugar das Cortinhas (Carva). Na igreja de Alfarela tinham sepultura própria com inscrição "sepultura de Violante Diz e de seus herdeiros". Ele natural do lugar de Chaim, freguesia de S. Martinho da Várzea, couto de Alpendurada. Ela de Vila Real, x.n., filha de Diogo Dias "o cheira dinheiro". João Ribeiro de Sampaio e sua mulher tiveram pelo menos dois filhos que casaram "a troco" em Alfarela. Foi seu filho António de Sampaio que casou com Juliana de Macedo, filha de Melchior Teixeira e de sua mulher Maria de Macedo. António Sampaio sucede a seu sogro em 1599 como tabelião em Alfarela. Deste António de Sampaio foram filhos Pascoal de Macedo, que lhe sucedeu no ofício, e a mulher de Álvaro de Novais (escrivão dos orfãos em Alfarela). Estes últimos pais de José de Novais de Sampaio. Maria (ou Juliana) de Sampaio, irmã daquele António de Sampaio casou com Gaspar Pinto da Fonseca (irmão daquela Juliana de Macedo, de Alfarela). Foram pais de Maria de Macedo, casada 1ª vez com António Borges Moutinho, de Lamas, pais de Juliana Borges casada com Bento Ferreira Guedes. Maria de Macedo casou 2ª vez com o licenciado Jacinto Correia e tiveram ao padre Paulo Pinto de Macedo, de Murça. Gaspar Pinto da Fonseca e sua mulher, de Murça, tiveram mais a António Pinto da Fonseca, casado em Guiães com sua prima Juliana de Macedo Pinto. Estes últimos, pais de D. Mariana da Fonseca casada com António Cardoso de Vasconcelos, capitão mor de Murça.
Os apelidos Ribeiro e Sampaio desaparecem da descendência durante o século XVII. Terão continuado noutro ramo?
Melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141395 | tmacedo | 23 jan 2007 22:41 | Em resposta a: #141346

Caro Telmo Monteiro:

Um João Ribeiro de Sampaio, dito cavaleiro fidalgo, de Murça, casou em Alfarela de Jales, cerca de 1570, com Isabel Luis de Sousa, filha de Luis Álvares de Sousa, tabelião, e de sua mulher Violante Dias. Estes foram moradores na vila de Alfarela e instituidores da capela de S. António no lugar das Cortinhas (Carva). Na igreja de Alfarela tinham sepultura própria com inscrição "sepultura de Violante Diz e de seus herdeiros". Ele natural do lugar de Chaim, freguesia de S. Martinho da Várzea, couto de Alpendurada. Ela de Vila Real, x.n., filha de Diogo Dias "o cheira dinheiro". João Ribeiro de Sampaio e sua mulher tiveram pelo menos dois filhos que casaram "a troco" em Alfarela. Foi seu filho António de Sampaio que casou com Juliana de Macedo, filha de Melchior Teixeira e de sua mulher Maria de Macedo. António Sampaio sucede a seu sogro em 1599 como tabelião em Alfarela. Deste António de Sampaio foram filhos Pascoal de Macedo, que lhe sucedeu no ofício, e a mulher de Álvaro de Novais (escrivão dos orfãos em Alfarela). Estes últimos pais de José de Novais de Sampaio. Maria (ou Juliana) de Sampaio, irmã daquele António de Sampaio casou com Gaspar Pinto da Fonseca (irmão daquela Juliana de Macedo, de Alfarela). Foram pais de Maria de Macedo, casada 1ª vez com António Borges Moutinho, de Lamas, pais de Juliana Borges casada com Bento Ferreira Guedes. Maria de Macedo casou 2ª vez com o licenciado Jacinto Correia e tiveram ao padre Paulo Pinto de Macedo, de Murça. Gaspar Pinto da Fonseca e sua mulher, de Murça, tiveram mais a António Pinto da Fonseca, casado em Guiães com sua prima Juliana de Macedo Pinto. Estes últimos, pais de D. Mariana da Fonseca casada com António Cardoso de Vasconcelos, capitão mor de Murça.
Os apelidos Ribeiro e Sampaio desaparecem da descendência durante o século XVII. Terão continuado noutro ramo?
Melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141463 | victória | 24 jan 2007 11:02 | Em resposta a: #141392

Caro António

Por acaso tem mais dados relativos a esta descendência que teve a amabilidade de me remeter? pergunto isso, porque nas geraqões apresentadas não há tempo cronológico para serem familiares do meu Vicente Ribeiro de Sampaio, casado com Filipa Botelho de Magalhães, ele filho de Miguel Fernandes e de Ana Ribeiro, neto paterno de António Fernandes e de Maria Pires de jou, e materno de João Riberio de Sampaio e de Domingas Fernandes.
Com os melhroes cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141508 | tm | 24 jan 2007 15:53 | Em resposta a: #141395

Caro António Taveira,

Obrigado pela informação que me forneceu. À pergunta que me coloca de os apelidos Ribeiro e Sampaio terem desaparecido no séc. XVII, penso que não. No meu estudo desses Ribeiro de Sampaio ainda não recuei muito para além de 1700, contudo tenho alguma informação que poderá ter interesse para si.
Começo por corrigir a informação sobre o Gonçalo Ribeiro de Sampaio. Afinal ele não aparece num documento apenas, mas em dois. Num deles, no assento de baptismo de Leanor, sua filha, em Janeiro de 1717 em Murça, aparecesse como sendo casado com Mariana de Castro, filha de Pedro Nunes e Catarina Rodrigues, de Murça,
Noutro, no assento de óbito de Maria Sequeira Ribeiro de Sampaio, em Setembro de 1743, em Murça, também aparece como sendo pai dessa senhora, mas a mãe era Maria Cabral, de Murça. A curiosidade deste assento é que a Maria Sequeira Ribeiro de Sampaio já era avó nessa data, por ter tido uma filha, Francisca Teixeira, e esta por sua vez dois filhos Manuel Caetano e Ana.
A nomeação dos pais neste assento deve-se ao facto de, à data da morte, Maria Sequeira Ribeiro de Sampaio ser solteira, e por essa razão, como penso ser normal nestes casos, são mencionados os pais.
Estes dois Gonçalos não me parecem ser a mesma pessoa, por uma simples analise de datas, mas há uma probabilidade forte de terem alguma relação de parentesco.
O segundo dos Gonçalos terá nascido em pleno séc. XVII em Murça, indicando assim que os dois apelidos juntos se mantiveram ao longo do dito séc..

Por outro lado, na I. G. mencionada acima, de Manuel Ribeiro de Sampaio, nascido em 1692, em Murça, é dado como sendo filho de Ana Ribeiro, de Murça, e esta por sua vez filha de João Ribeiro de Sampaio, também de Murça. Mais uma vez aparecem Ribeiro de Sampaio em Murça em pleno séc. XVII.

Pelos dois exemplos acima, tudo indica que os apelidos Ribeiro de Sampaio se terão mantido noutros ramos, pois dada a proximidade das datas que o António forneceu e as que tenho não me parece muito viável ter havido em Murça duas famílias com os mesmos apelidos, sem estarem relacionadas, em datas tão próximas.

Sei também que o apelido Ribeiro de Sampaio se terá mantido por esta via até ao séc. XIX.

Tenho algum interesse nesta questão, que parece interessar aos dois. Estou à sua disposição para qualquer esclarecimento, se assim o desejar.

Espero ter ajudado.

melhores cumprimentos

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

Pinto, de Guiães, Vila Real

#141518 | 2910 | 24 jan 2007 16:27 | Em resposta a: #141392

Caro António Taveira
Refere um António Pinto da Fonseca, casado em Guiães com sua prima Juliana de Macedo Pinto. Por acaso tem alguma noticia de um João Pinto, de Guiães, casado com Brizida Pinto, do Carvalhal, Mirandela, presentes em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=525791

Melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Pinto, de Guiães, Vila Real

#141532 | tmacedo | 24 jan 2007 18:40 | Em resposta a: #141518

Caro Óscar Caeiro Pinto:
Infelizmente não. O João Pinto que refere terá nascido por volta de 1670. A Juliana de Macedo Pinto, nascida cerca de 1610, era filha de Melchior Taveira Pinto, de Vila Real, e de sua mulher Ana Guedes, de Guiães. Os livros paroquiais de Guiães cobrem mal o século XVII, se encontrar alguma referência comunicarei.

Cumprimentos
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141536 | tmacedo | 24 jan 2007 18:57 | Em resposta a: #141508

Caro Telmo Monteiro:
Há muito tempo que estudo algumas famílias de Alfarela de Jales e Vila Pouca de Aguiar. Apanhei assim aqueles Ribeiro Sampaio que lá casaram com dois irmãos. A descendência deles, acompanhei-a até final do século XVIII. Esses dois filhos de João Ribeiro Sampaio (este nascido cerca de 1540) poderão ter tido mais irmãos ou primos cuja descendência desconheço. Conhecia a existência, em Murça, desses apelidos no final do século XVII. Não a sei ligar aos primeiros, em cuja descendência (por mim conhecida) eles desapareceram. Admito, óbviamente, poderem ser da mesma família.
Soube, por uma nossa confreira, que tem dados sobre a Casa Grande de Lourosa. É um tema pelo qual tenho interesse. Nomeadamente o mais antigo Tristão da Cunha.
Melhores cumprimentos.
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141551 | VictorC | 24 jan 2007 20:21 | Em resposta a: #141395

Caro António Taveira,

Deixe-me dizer-lhe que foi muito agradável e útil ler a extensa informação genealógica que nos proporcionou a propósito de João Ribeiro de Sampaio.

Sou também descendente dele, via seu filho António Sampaio (cc Juliana Macedo) e sua neta Francisca Sampaio (cc Álvaro de Novais).

Tenho consultado ocasionalmente os paroquiais de Alfarela de Jales e confesso ser-me difícil ler e interpretar esses registos. Será que a(s) fonte(s) para os dados relativos a Alfarela de Jales que nos descreve se cinge(m) a esses ditos paroquiais ou se existem outras possibilidades?

Por acaso não dispõe de informação adicional (estou a pensar nos seus ascendentes) para Álvaro de Novais? As informações que disponho apontam para que tenha falecido em 20/02/1657 e que a sua mulher Francisca de Sampaio tenh falecido em 12/10/1652.

Penso que o casal Álvaro e Francisca terá tido pelo menos dois filhos chamados Afonso e José (meu avoengo, cc Isabel Rosa Borges).

Por último tem outros ramos familiares em Alfarela de Jales? Em caso positivo seria muito interessante para mim conversar sobre eles uma vez que tenho extensas ligações familiares em toda aquela zona do planalto de Jales.

Agradeço-lhe desde já as informações que já disponibilizou e fico expectante relativamente a outros dados que me possa disponibilizar.

Melhores cumprimentos,
Victor João Carocha

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141571 | tmacedo | 24 jan 2007 22:31 | Em resposta a: #141463

Caro Eduardo Domingues:
Os últimos por mim referidos são contemporâneos do seu João Ribeiro de Sampaio. Este descenderá do João Ribeiro de Sampaio (nascido cerca de 1540) por outro filho, que não os dois casados em Alfarela, ou por um filho desses dois que eu desconheça ou ainda de um seu parente. Na descendência, que conheço, da Maria (ou Juliana) de Sampaio e de seu irmão António de Sampaio, jamais aqueles apelidos voltam a aparecer juntos.
Com os melhores cumprimentos
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141638 | tm | 25 jan 2007 10:28 | Em resposta a: #141536

Caro António Taveira,

Agradeço-lhe os dados que disponibilizou. Embora haja um lapso temporal entre os meus dados e os seus, os seus poderão ser-me uteis mais tarde. Obrigado.
Quanto à Casa Grande de Lourosa, tenho alguma coisa, não tanta como desejaria.
Para não estar a fujir ao tópico, e se estiver interessado, envie-me um mail para o endereço que coloquei acima. Terei todo o gosto em trocar opiniões consigo.

melhores cumprimentos,

telmo monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141716 | victória | 25 jan 2007 21:28 | Em resposta a: #141536

Caro António

Citando o "Há muito tempo que estudo algumas famílias de Alfarela de Jales e Vila Pouca de Aguiar" posso perguntar, de Vila Pouca de Aguiar, quais? também tenho interesse em trocar dados sobre Sousas e companhia. Se preferir pode usar o meu mail coloca quinta letra do albafeto seguida de um ponto o meu apelido arroba e o servidor é netcabo ponto pt.

Cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141770 | tmacedo | 26 jan 2007 09:11 | Em resposta a: #141716

Caro Eduardo Domingues:
Sobre Vila Pouca de Aguiar tenho-me concentrado nos Teixeiras que tão baralhados andam nos nobiliários. Dos Sousas e Machados tenho referências avulsas mas nunca me preocupei em relacioná-las. Não deixa de ser curioso, ao longo de todo o século XVI, o afastamento entre estas famílias. Os Teixeiras já instalados pelo vale de Aguiar da Pena no século XV. Chamemos-lhe os Teixeiras "locais", descendentes dos senhores da Teixeira. Estes, terra tenentes seguramente desde o século XIII.
Cumprimentos
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141774 | tmacedo | 26 jan 2007 10:06 | Em resposta a: #141551

Caro Victor João Carocha:

Desculpe-me o atraso na resposta à sua mensagem.

É-me grato que os dados que lhe enviei lhe sejam úteis. Não sou, pelo menos que saiba, descendente do João Ribeiro de S. Paio. Sou sim, de Pedro Teixeira de Macedo irmão daquela Juliana de Macedo (cc António de Sampaio). Assim o cerne das minhas investigações são estes e as suas ascendências. São filhos de Melchior Teixeira e de s.m. Maria de Macedo. Netos paternos de Pedro Teixeira e de s.m. Isabel Taveira, de Alfarela. Netos maternos, segundo creio convictamente (mas sem o poder provar, por ora, de forma inequivoca), de Pedro Taveira de Sá e de s.m. Juliana de Macedo Pinto, de Vila Real. Aquele Melchior Teixeira teve além dos dois filhos (casados com filhos do João Ribeiro Sampaio), do "meu" Pedro Teixeira de Macedo, mais oito (dos quais só conheço três).

Deixe-me dizer-lhe que não sabia o nome da mulher de Álvaro de Novais, nem datas de falecimento dela e do marido, nem o nome de seu filho Afonso. Onde as obteve? O José de Novais de S. Paio casou 1ª vez com Isabel de Miranda, sua prima pelos Teixeiras. E segunda vez com Isabel de Arosa (ou da Rosa, e não Rosa) também sua prima (descendente do Luis Álvares de Sousa). Dambas deixou geração.

Em relação ao Álvaro de Novais. Tenho muitas notas de Novais - já andam pela terra da Pena desde o século XV. O nome próprio Álvaro aparece com alguma frequência na família. Tenho de juntar os dados que tenho e logo lhe digo. Ele foi escrivão dos orfãos de Alfarela, cargo em que lhe sucedeu o filho,e cargo não herdado do sogro (Melchior Teixeira era juiz dos órfãos, tabelião e escrivãio das sizas). Deve ser neto (ou filho) de Álvaro de Novais (cc. Juliana Soares, filha do Luís Álvares de Sousa, de Alfarela, moradores em Vila Pouca de Aguiar) ou de seu irmão Jorge de Novais (Machado), o novo, casdo em Murça com Maria Cabral. Filhos ambos de Jorge de Novais, o velho, e de s.m. Catarina Machado, de Vila Pouca de Aguiar. Netos paternos de Álvaro de Novais, e maternos de Agostinho Machado. Deixe-me consultar as minhas desorganizadas notas.

Consultei para além de livros paroquiais, matrículas de ordens, inquirições de genere, tombos conventuais, emprazamentos, forais, chancelarias régias...

Estou à sua inteira disposição para outras informações que pretenda. Mas, só investiguei detalhadamente a descendência do Melchior Teixeira (para além da ascendência) até à segunda metade do séc. XVIII.

Com os melhores cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141819 | VictorC | 26 jan 2007 16:31 | Em resposta a: #141774

Caro António Taveira,

fico-lhe muito agradecido pelas novas informações, notáveis pela extensão temporal que abarcam e por estar a da-las de memória. Elas são valiosas (para mim) pela novidade que constituem, permitindo-me avançar um pouco mais neste meu ramo familiar. Sei bem a dificuldade que é consultar e interpretar registos dos séculos XVII para trás. Fico, por essa razão, muito impressionado com a variedade e quantidade de fontes que consultou.

Constato que partilho consigo como antepassado Melchior Teixeira, por via de sua neta Francisca, mulher de Álvaro de Novais. Assim se (e quando lhe for possível) puder partilhar as ascendências de Melchior, ficar-lhe-ei muito grato.

Relativamente ao nome da mulher de Álvaro de Novais, obtive-o e estabeleci as ligações a partir de registos paroquiais de Alfarela de Jales. Disponho assim de:

- Registo paroquial de óbito de Francisca de Sampaio (São Paio), mulher de Álvaro de Novais, datado de 12/10/1652. Fez testamenteiro seu marido. (nota adicional: existe também um registo de óbito, datado de 5/10/1678 e que indica uma irmã de Francisca chamada Maria Sampaio)

- Registo paroquial de óbito de Álvaro de Novais, viúvo de Francisca de Sampaio, datado de 20/02/1657. Fez testamenteiro seu filho Joseph.

- Registo paroquial de óbito de Izabel de Miranda, mulher de Joseph de Novais, datado de 12/09/1668. Contém uma série de disposições que ainda não me propus a tentar "decifrar" pois o Padre Francisco Rebelo de Carvalho tinha uma caligrafia algo problemática.

Não disponho (ainda) do registo de óbito de Joseph mas sei que faleceu antes de 1711 uma vez que Izabel Aroza, sua segunda mulher (provavelmente chamar-se-ia na realidade Izabel Rosa Borges) era viúva nessa data.

- Registo paroquial de óbito de Izabel de Aroza, viúva de Joseph de Novais, datado de 12/09/1711.

- Registo paroquial de baptismo de Alexandre Borges de Novais, filho de Joseph de Novais e de Izabel de Aroza, datado de 20/10/1676. Este foi meu antepassado directo.

Se tiver algum interesse particular, posso ceder-lhe uma cópia digitalizada de qualquer um destes registos.

Da família de Álvaro Novais e de Francisca Sampayo, tenho para além de referências a seu filho José (Joseph), notas pessoais que me indicam que tiveram pelo menos um outro filho chamado Affonso.

Joseph Novais casou duas vezes, a primeira com Izabel Teixeira de Miranda e a segunda com Izabel Arosa e teve de facto filhos das duas mulheres.

Do primeiro casamento sei da existência dos seguintes filhos:

1 - Luiza Sampayo de Novais (? a ?)
casou com Manoel Pinto Pimentel e teve pelo menos dois filhos: Joseph (23/03/1717 a ?) e Maria Luiza (7/111/1719 a ?).

2 - André (? a 10/01/1662)

3 - Genoveva (? a 19/03/1666)

4 - Joana (? a ?)

Izabel Teixeira de Miranda faleceu em 1668.

Do segundo casamento entre Joseph de Novais e Izabel Teixeira de Miranda "Aroza" terão resultado mais filhos:

5 - Alexandre (1/11/1676 a 20/03/1731)
que aparece como referenciado como "lecenciado" (provavelmente em leis).
Teve um relacionamento com Domingas Fernandes, natural de Moreira de Jales. Desta ligação resultou do mesmo, pelo menos, uma filha chamada Izabel Borges.

6 - Maria (20/09/1860 a ?)

7 - Madalena (29/07/1680 a ?)

Tenho ainda, em Alfarela de Jales, a referência a um registo de óbito contemporaneo de um Joseph de Novais, filho de Inácio Borges e de Comba Maria. Soldado, solteiro, faleceu na praça de Chaves. Este Joseph era irmão do padre Leonardo Teixeira de Macedo (inquirição de génere de 6/02/1734, pasta 417, processo 9134). Desconheço alguma relação de parentesco com este ramo da Familia Novais.


E assim termino, embora provavelmente este ramo dos Novais não lhe mereça um interesse directo, optei por me extender um pouco mais. Espero não o ter maçado.

Com os melhores cumprimentos,
Victor João Carocha

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141852 | VictorC | 26 jan 2007 20:53 | Em resposta a: #141819

correcção:

"Do segundo casamento entre Joseph de Novais e Izabel de Aroza terão resultado..."

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141922 | tmacedo | 27 jan 2007 13:41 | Em resposta a: #141819

Caro Victor João Carocha:

Dá-me uma informação notável: LIVROS PAROQUIAIS DE ALFARELA COM REGISTOS DE 1652. Onde estão eles? Quando os consultei no ADVR, os registos mais antigos eram de 1693, se não estou em erro. Ainda que, há mais de meio século, o Dr. Júlio Teixeira tenha consultado livros mais antigos. Será que foram incorporados posteriormente?
Em relação às questões que me coloca, em breve responderei.
Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141923 | VictorC | 27 jan 2007 14:02 | Em resposta a: #141922

Caro António Taveira,

Existe de facto um livro no ADVR de paroquiais "Mistos" de Alfarela de Jales que cobre os anos de 1631 a 1796! O livro apresenta as primeiras e as últimas páginas com alguma degradação, mas inclui registos de baptismo, e óbitos (não me lembro se também tem casamentos).

Consultei-o pela primeira vez em Agosto de 2001 e desde então já o voltei a percorrer mais umas 3 a 4 vezes. Seguramente que nem sempre tenho disposição para ler os registos em pior condição nem tentar decifrar as abreviaturas a que com frequência os párocos naquela altura recorriam.
Mas ele está lá, pronto a revelar-nos algumas das ligações que tanto procuramos estabelecer...

Com os melhores cumprimentos,
Victor João Carocha

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#141927 | tmacedo | 27 jan 2007 14:40 | Em resposta a: #141923

Caro Victor João Carocha:

Antes de mais obrigado por essa extraordinária revelação. Nem imagina as vezes que pensei nesse livro "perdido". O professor Luis de Melo Vaz de Sampaio, na introdução `à reedição dos Fidalgos e Morgados, também a ele se refere como desaparecido. Constata também a utilização de dados nele contidos para a ascendência do Dr. Júlio Teixeira na citada obra. Terá aparecido entretanto, misturado com outros vindos erradamente classificados do Registo civil (já vi vários casos assim no ADVR). Ou terá sido uma incorporação mais recente, vinda de um fundo paroquial ou outro.

Tenho muitas respostas para lhe dar. Começarei por referências a Novais, que ainda lhe mandarei hoje.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: NOVAIS

#142001 | tmacedo | 27 jan 2007 23:51 | Em resposta a: #141923

Caro Victor João Carocha:

Vou lhe dar referências várias a NOVAIS:

--JOSÉ DE NOVAIS (o seu José de Novais Sampaio) - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. João IV - L.º 27, F.ª 37 ano de 1648.
--ÁLVARO DE NOVAIS (pai de José de Novais Sampaio) - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. Filipe II - L.º 159, F.ª 91.
--JORGE DE NOVAIS (antecessor de Álvaro de Novais, seu pai ou irmão) - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. Filipe II - L.º 12, F.ª 37.
--ÁLVARO DE NOVAIS - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. João III - L.º ???.
--ANTÓNIO DE NOVAIS - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. João III - L.º ???.
--JORGE DE NOVAIS - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. João III - L.º ???.
--ÁLVARO DE NOVAIS - carta de escrivão dos órfãos de Aguiar da Pena e Jales - chancelaria de D. Manuel - L.º 12, F.ª 60 v.º - L.º 39, F.ª 72.
--JOÃO DE NOVAIS - carta de escrivão dos órfãos de Aguiar da Pena - chancelaria de D. Manuel - L.º ???.
--ÁLVARO DE NOVAIS - carta de tabelião de Aguiar da Pena e Jales - chancelaria de D. Manuel - L.º ???.
--JOÃO DE NOVAIS - carta de tabelião de Aguiar da Pena - chancelaria de D. Manuel - L.º ???.
--ÁLVARO DE NOVAIS - carta de escrivão dos órfãos e das sisas de Aguiar da Pena - chancelaria de D. João II - L.º 25, F.ª 88 e 88 v.º.
--ÁLVARO DE NOVAIS - carta de tabelião de Aguiar da Pena - chancelaria de D. João II - L.º 8, F.ª 59 .

Há várias outras referências a Novais, em S. Estevão, junto a Chaves e em ofícios de Ribeira de Pena. Mas durante o século XV (até meados do século XVI) os ofícios de Aguiar da Pena e Jales (às vezes até os da Pena - actual Ribeira de Pena) andavam frequentemente ligados. Após essa data, pelo natural crescimento concelhio, vão-se separando. Torna-se necessário consultar os livros das chancelarias, para relacionar familiarmente os proprietários dos ofícios.
Em 1537 um Henrique de Novais possuía umas casas na aldeia de Calvos, em Aguiar da Pena.

Vou ver se amanhã pego nas minhas notas para lhe mandar dados de Melchior Teixeira e da sua vasta família.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: NOVAIS - Re.

#142028 | tmacedo | 28 jan 2007 08:48 | Em resposta a: #141923

-Caro Victor João Carocha:

Preciso de óculos para trabalhar no computador. Mas, tenho de tirá-los para ler os meus apontamentoa manuscritos, o que provoca alguns erros.

Rectifico na mensagem anterior
--ÁLVARO DE NOVAIS (pai de José de Novais Sampaio) - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. Filipe II - L.º 33, F.ª 159.
--JORGE DE NOVAIS (antecessor de Álvaro de Novais, seu pai ou irmão) - carta de escrivão dos órfãos de Jales - chancelaria de D. Filipe II - L.º 12, F.ª 91.

Com os melhores cumprimentos

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Macedo

#142030 | tmacedo | 28 jan 2007 10:10 | Em resposta a: #141923

Caro João Victor Carocha:

Cá vai a minha relação de Teixeiras de Alfarela, tirada da minha árvore de Taveiras. Terá de ser corrigida pela consulta do célebre Lº MISTO, de Alfarela. As referências, a registos do período desse livro, são da obra de Júlio Teixeira ou transcrições de registos de baptismo tiradas de inquirições de genere.

6- Maria de Macedo que casou em AIfarela de Jales com Melchior Teixeira, tabelião, juiz dos orfãos e escrivão das sisas de Jales, por renúncia de seu irmão
Baltasar Teixeira (moço-fidalgo da Casa de D. Sebastião) de Monforte de Rio Livre, filho de Pero Teixeira, que possuía os ditos ofícios, e de s. m. Isabel Taveira,
moradores em Jales. Talvez este seja o Pero Teixeira que recebeu ordens menores em 1502?, filho de Diogo da Fonseca, de Ervededo, e de s. m. AIda de Macedo, de Vila Real. Felgueiras Gaio em tít.º de Pintos diz que "Maria de Macedo muIher de Melchior Teixeira moraram no lugar de Jales da vila de AIfarela epossuiram a metade da quinta de Guimaraes na freguesia de S. Marinha do Zezere no concelho de Bayao. (Destes vem os Calças de Lamego e os Mesquitas
de Vila Real)". Mais diz, que Maria de Macedo era irmã de fuIana casada em Vila Real com P.º Taveira de Mesquita, de António de Macedo Pereira c.c. Maria
Mesquita, de Vila Real, fiIha de Francisco Taveira de Mesquita, e de Domingos Lobato. Todos quatro filhos de Melchior Teixeira Pinto, licenciado, c. c. Leonesa
Pinto, da quinta de Guimarães em Baião. Netos paternos de Aires Pinto Teixeira, FCR, e de s. m. Isabel Fernandes Baracha, a quem se referem uns inventários
de 29/9/1535 e 10/12/1558. Deste arrazoado, não em desacordo com o que diz Júlio Teixeira, fica-nos a convicção de um parentesco próximo entre Pero Taveira
(tabelião em Vila Real) e Maria de Macedo (casada em Alfarela de Jales com Melchior Teixeira). Pero Taveira de "Sá ", tabelião, e não "de Mesquita" (pois Pero Taveira da Mesquita era filho de Francisco Taveira e irmão de Maria de Mesquita casada com António de Macedo irmão de Juliana de Macedo Pinto, mulher de
Pero Taveira de Sá), é dito cunhado de António de Macedo (a quem no assento do seu casamento foi acrescentado, mais de cem anos depois, o apelido Pereira
por mão de José Taveira de Mesquita, que veio a suceder no ofício de Pero Taveira de Sá). Pero Taveira de Sá e sua muIher Juliana de Macedo Pinto são de
facto antepassados dos "Calças", alcunha antiga dos morgados de Guiães, por seu filho João casado em Guiães. Maria de Macedo seria uma geração posterior
a Pero Taveira de Sá. Aparecendo na descendência de Maria de Macedo várias Julianas com o apelido Macedo e, sabendo que Pero Taveira teve cinco filhos
(pelo documento referido das Chancelarias régias), será certamente sua filha. Será por esta Juliana de Macedo Pinto (casada com Pero Taveira de Sá), que
Maria de Macedo terá transmitido o apelido Pinto à sua descedência. Nomeadamente a seu filho Gaspar Pinto da Fonseca (pai de António Pinto da Fonseca)e a sua filha, cujo nome não conhecemos, casada com Rui Correia, mãe de André Correia Pinto. Melchior Teixeira diz, em 1609, que tem setenta anos e onze filhos, no requerimento para um seu genro ser encartado como juiz dos orfãos de Jales. Melchior Teixeira teria nascido por volta de 1539 em Jales (a vila de Alfarela, e a sua paróquia, é criada em finais do seculo XVI, e seus pais, Pero Teixeira e Isabel Taveira, são ditos moradores na paróquia da Vreia de Jales, à
qual pertencia o lugar de Alfarela, quando seu filho Diogo Teixeira recebe ordens de missa). Terá casado por volta de 1572. Terá falecido cerca de 1615.
6.1- Juliana de Macedo casou com Antonio de S. Paio, natural de Murça, fiIho de João Ribeiro de S. Paio, de Murça, e de s. m. Isabel Luis de Sousa, de
Alfarela. Antonio de S. Paio foi encartado, por renúncia de seu sogro, em 1599 no ofício de tabelião de Jales.
6.1.1- Pascoal de Macedo, tabelião em Jales por carta de 1631. Casou com Maria Pereira.
6.1.1.1- Pedro Teixeira de Macedo, tabelião em Jales em 1670. Foi pai de André Teixeira de S. Paio, tabelião, morador na Breia de Jales.
6.1.1.2- Juliana de Macedo, casou em 1640 com Pedro Afonso.
6.1.2- Fulana casada com Álvaro de Novais, escrivão dos orfãos de Jales.
6.1.2.1- José de Novais de S. Paio, escrivão dos orfãos de Jales. C. c. Isabel de Miranda e 2ª vez com Isabel de Arosa. Moradores em Alfarela. José de Novais faleceu em 29/5/1697, em Alfarela, com testamento feito na nota de Pedro Teixeira de Macedo, em que nomeava sua mulher por herdeira e testamenteira. Isabel de Arosa faleceu m 12/11/1711. Pai de Frei Frutuoso (2º casamento), Joana Borges, do padre João Teixeira de Miranda, de Francisco Borges de Almeida, D. Luisa de S. Paio (mulher de Manuel Pinto Pimentel) e do licenciado Alexandre Borges de Novais.
6.2- Gaspar da Fonseca Pinto, licenciado, casou com Juliana de S. Paio, que também é chamada Maria de S. Paio e Sousa, irmã de António de S. Paio referido em cima. Moradores em Murça e em Porrais.
6.2.1- António Pinto da Fonseca, capitão-mor de Murça, casado em Guiães com sua prima D. Juliana de Macedo Pinto, filha de Melchior Pinto Taveira e de sua mulher Ana Guedes, com geração já referida, que terá herdado por este lado a quinta de Murças, em Covelinhas que veio a pertencer a António Cardoso de Vasconcelos, capitão mor de Murça e senhor da casa de Fontelo e Tões.
6.2.2- Maria de Macedo casou com António Borges Moutinho de Lamas de Orelhão, filho de fulano e de s.m. Paula Borges, que traziam o assento da igreja de Lamas, foreiro a S. Clara de Vila do Conde. Neto materno de Baltasar Borges e de s. m. Catarina Gomes, da casa do Outeiro em Cerva.
6.2.2.1- Juliana Borges casou com Bento Ferreira Guedes. Foram pais de Gaspar da Fonseca Leite.
Casou 2ª vez com o lic.º Jacinto Correia, médico.
6.2.2.2- Paulo Pinto de Macedo, padre.
6.2.3- Custódio de Sousa e Alvim, que também assinou Custódio de Sousa de Macedo e Custódio Soares de Alvim, natural de Alfarela casado em 5/11/1669 na capela particular de S. António, em Santiago, Armamar, com Maria de Carvalho Pinto, prima em 3º grau, filha de Jorge Cardoso de Carvalho, de Tões e de s.m. Cecília Rodrigues Saavedra. Faleceu em 13/6/1680, sendo sepultado na capela de S. Tiago (S. Martinho das Chãs).
6.2.3.1- Luís Pinto de Sousa Alvim, licenciado, casado em 28/1/1742 com Domingas Mendes Teixeira, filha de Manuel Teixeira. Luis Pinto faleceu em 15/8/1752 sendo sepultado na capela de S. António.
6.3- Pedro Teixeira de Macedo, tabelião em Vila Pouca. Casou com Isabel de Araújo, filha de Diogo de Araújo, natural de Vila Pouca, lá tabelião, capitão de
ordenanças, e de s. m. Genebra da Cunha Nunes, natural da casa do Outeiro em Ribeira de Pena (parente pelos Borges, da casa das Pereiras e da casa da Olaria). Neta paterna de Nicolau Teixeira, escrivão das sisas de Vila Pouca, procurador de número, de lá natural, e de s. m. Mécia de Araújo, de Chaves, filha de Fulano Faro. O avô paterno é certamente o Nicolau que recebe ordens menores em 1502, filho de João Afonso Chamorro e de sua mulher Brites Teixeira, de S. Martinho de Bornes. Pedro Teixeira morou na casa que foi do sogro, na parte de cima de Vila Pouca, junto à capela do Senhor.
6.3.1- António Teixeira de Macedo casou 1ª vez em Carva em 1650 com Ana de Novais, viúva, sem geração. Casou 2ª vez com D. Ana Botelho, filha de Sebastião Borges Botelho e de s. m. D. Faustina Lobo, de Vila Real. Viveu em Carva. Foi tabelião em Alfarela (1649). D. Ana Botelho casou 2ª vez com António de Barros Guedes, que foi capitão mor de Alfarela, filho de Rodrigo de Barros e de Catarina Moutinho. Foram pais de D. Marinha de Alvim casada com André Pinto de Araújo.
6.3.1.1- D. Joana Botelho. Nasceu em 24/1/1662 e foi baptizada em Carva em 5/2. Foram padrinhos Miguel da Mesquita, morador na Seara, em Poiares e Isabel de Miranda, de Alfarela, mulher de José de Novais de S. Paio. Casou com João Correia de Mesquita, "o beiço rachado", de Vila Real, filho de Miguel de Mesquita Pinto, FSO, de Vila Real e de s.m. Leonor Correia Alcoforado, da quinta da Portela em Sedielos. Esta filha de Gonçalo Pereira, o velho. Moradores em Carva. Foram pais de Francisco Teixeira Botelho (ADB, inquirição de genere n.º 9112 de 1731), João Correia de Mesquita Botelho, sargento mor de Jales, e de D. Rosa Maria.
6.3.2- Genebra da Cunha casou com Francisco Pereira Pinto, primeiro morgado de Fiolhoso, instituído por seu tio Gaspar Pereira, FCR, falecido em Goa em Dezembro de 1627, que deixou em seu testamento muito dinheiro para se comprarem bens de raiz. Francisco Pereira era filho de Francisco Gonçalves e de s. m. Catarina Fernandes, do lugar da Ribeirinha.
6.3.2.1- Francisco Pereira Pinto, morgado de Fiolhoso, casou 1ª vez com D. Madalena de Mendonça, falecida em 1700 e sepultada na capela de S. Gonçalo em Fiolhoso. Casou 2ª vez com sua prima Teresa da Fontoura. Do 2º casamento teve D. Maria Teixeira Carneiro, o padre Leonardo José Teixeira da Fontoura (avô materno do genealogista transmontano, padre Manuel de Queiroga Correia Carneiro da Fontoura), D. Bernarda Maria Carneiro (casada em Chaves), José Pereira Carneiro da Fontoura (morgado de Fiolhoso, capitão mor de Murça, casado D. Jacinta Clara de Sequeira Pinto, pais da morgada D. Teresa Delfina Carneiro da Fontoura, casada com o capitão mor de Castro Vicente, Alexandre José Ferreira de Aragão Cabral) e o padre João Carneiro da Fontoura (inquiriçao de genere em 1733). Francisco Pereira faleceu em 22/7/1714 sendo sepultado na capela de S. Gonçalo.
6.3.2.2- Mariana de Macedo faleceu solteira em 1708 sendo sepultada na capela de S. Gonçalo.
6.3.2.3- Francisca Teixeira.
6.3.2.4- Joana de Macedo e Cunha casou em Vilarinho de S. Romão com Melchior Teixeira de Macedo. Foram pais de Ana Teresa de Macedo casada em Guiães com seu primo José Correia de Macedo.
?6.3.2.5- Isabel de Miranda casou com seu primo José de Novais de S. Paio, de Alfarela. Foram pais de Comba Maria de Araújo (casou em 1703 com Inácio Borges e foram pais do padre Leonardo Teixeira de Macedo), de Genebra da Cunha e avós de José Pinto de Barros (daVreia de Jales).
6.3.3- Pedro Teixeira de Macedo casou 1ª vez em Alfarela com uma filha do padre António Guedes, pároco de Alfarela e morgado de Sanhoane, e de Isabel Rodrigues, sua criada, do lugar de Campo de Jales. Neta paterna de António Guedes e de sua mulher Maria Antónia, morgados de Sanhoane. Sem geração. Do padre António Guedes e daquela sua criada foi filho, e herdeiro, o morgado Manuel Guedes Pinto casado com D. Catarina Correia. Casou 2ª vez em Sabrosa com Francisca Correia de Sá, fillha de António Rodrigues da Fonseca e de sua mulher Ana Correia de Sá. Neta paterna de António Rodrigues da Fonseca e de s.m. Marinha Antunes. Neta materna de Francisco Correia, alferes, e de s.m. Maria Pires de Sá. Francisca Correia de Sá era irmã inteira de Madalena de Sá Correia casada com Domingos Vilela de Carvalho, de S. Lourenço de Riba Pinhão. Estes, pais de Teodósia de Sá Correia, de Sabrosa, casada com António de Sousa Machado Canavarro, de Vila Pouca, tronco dos Canavarros de Sabrosa.
6.3.3.1- Eusébio da Cunha Teixeira nascido em Alfarela em 22/2/1671. Casou em Alfarela em 4/7/1717com dispensa em 3º e 4º grau de consaguinidade, com Catarina de Miranda, filha natural de Luis Teixeira de Miranda, solteiro, e de Ana Afonso. Catarina de Miranda faleceu em Alfarela em 20/9/1743 com testamento feito por tabelião. Eusébio da Cunha faleceu em Alfarela em 247171745. Foram pais de António da Cunha de Miranda casado com sua prima Joana Machado de Andrade, filha de Domingos Machado de Vasconcelos. E, por estes, avós paternos de José Teixeira da Cunha, casado em Abrecovo com Helena Pereira de Carvalho. Estes últimos, foram pais de Maria José Pereira da Cunha, de Abrecovo, casada em Donelo com João Taveira, de Macedo, n.º 11, X.º capítulo, onde segue.
6.3.3.2- António da Cunha Teixeira, reitor de S. Miguel de Tres Minas e vigário em Alfarela. Foi baptizado em Alfarela em 23/4/1672 tendo nascido a 14/4. Foram padrinhos António Dias, de Soutelo de Aguiar e Joana da Fontoura, filha de Francisco Pereira Pinto, de Fiolhoso. Sabemos, por várias inquirições que "estudava " as famílias de Jales e das terras vizinhas. Com geração. Foi seu descendente o Dr. Júlio Teixeira, autor de "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo". Faleceu em 18/10/1748 em Alfarela sendo sepultado na capela-mor.
6.3.3.3- Luis Taveira de Macedo que faleceu em Sevilha em 4/7/1737.
6.3.3.4- Maria da Cunha Teixeira que faleceu solteira em Alfarela em 19/9/1734.
6.3.3.5- Matias frade em Castela. Nasceu em 17/2/1667 em Alfarela (J.T.). Este ou seu irmão era franciscano em Castela. Ainda era vivo em 1701, aquando da inquirição de seu irmão António (o outro irmão, também frade em Castela já era falecido na altura) e "...tinha ido a Vila Pouca já depois de ser sacerdote de pregar..."
6.3.3.6- Jacinto trade em Castela. Nasceu em 6/6/1664 em Alfarela. (J.T.).
6.3.4- Isabel de Araújo que casou em Nozedo com Domingos Machado.
6.3.5- Juliana de Macedo que casou em Vila Pouca com Baltasar Barroso natural de Toubres de Jou, que veio a ser tabelião em Vila Pouca, por dote de casamento da mulher, filho de Baltasar Fernades de Sousa, capitão de ordenanças, e de s.m. Isabel Barroso. .
6.3.5.1- D. Ana de Macedo baptizada em 29/5/1662 em Vila Pouca. Foram padrinhos António Teixeira de Macedo e s.m. D. Ana, de Carva. Casou com Manuuel Taveira da Fontoura, de Jou, que veio a ser tabelião em Vila Pouca. Foram pais de Francisco Carneiro da Fontoura (casado em Souto de Escarão com D. Brites Botelho Cardoso), de Baltasar Carneiro de Magalhães, do padre Mateus Teixeira Carneiro (nascido em 1692 com inquirição em 1713) e de Manuel Taveira da Fontoura (que viveu em Vila Pouca com sua mulher D. Isabel de Almeida e Silva, de Ribeira de Pena).
6.3.5.2- D. Francisca de Azevedo que casou com José Carneiro da Fontoura, irmão de seu cunhado, que herdou a casa de Jou onde moraram. Foram pais de D. Arcângela Carneiro, do padre António Carneiro da Fontoura (inquirição de genere em 1707), de D. Teresa da Fontoura (casada com seu primo Francisco Pereira Pinto, morgado de Fiolhoso) e de João Carneiro.
6.3.6- Catarina de Miranda, que faleceu solteira em Vila Pouca.
6.4- Ana de Macedo, que julgo ser a filha mais velha, casou com Gaspar de Araújo que foi juiz dos orfãos de Alfarela por renúncia de seu sogro em 1609.
6.4.1- Susana de Macedo
6.5- Catarina de Miranda casou com Pedro da Fonseca. Moradores em Alfarela.
6.5.1- António Correia de Macedo casou em Guiães com Isabel de Mesquita. 6.5.1.1- Brites de Macedo Correia.
6.5.1.2- Maria de Miranda.
6.5.1.3- Catarina Correia.
6.5.1.4- Ana.
? 6.5.1.5- Gonçalo Correia de Macedo.
teve bastardo
6.5.1.6- Francisco Correia da Fonseca, tirou inquirição em 1699.
? 6.5.2- Heitor Correia casou com Maria Moutinho, de Raiz do Monte, filha de Gonçalo Ribeiro e de s. m. Maria Moutinho.
6.5.2.1- Pedro da Fonseca, baptizado em Alfarela em 13/3/1642. Padrinhos Rui Correia, de Alfarela, e Susana filha de Ana de Macedo. Padre. Faleceu em Alfarela em 8/ / 1694 sendo sepultado na capela mor.
6.5.2.2- José Teixeira de Miranda, baptizado em 19/3/1661 em Alfarela. Padrinhos Gaspar Álvares e Susana de Macedo. Padre.
6.5.2.3- Susana Teixeira.
6.5.2.4- Luís Teixeira de Miranda, soIteiro, pai de Catarina de Miranda casada com Eusébio da Cunha Teixeira, em cima
6.5.2.5- Susana Teixeira.
6.5.2.6- Catarina de Miranda que casou com Francisco Cardoso. Pais de Francisco Cardoso.
6.5.2.7- Maria.
? 6.5.2.8- Isabel de Miranda casada com Baltasar Borges. Pais de Albina Correia (casada com João Borges), Ana Borges, Paulo e Inácio Borges (casado com Comba Maria de Araújo).
6.6- Fulana casou com Rui Correia que, por renúncia do sogro em 1610, foi escrivão das sisas em Alfarela.
6.6.1- André Correia Pinto, sargento-mor de Alfarela, escrivão das sisas e tabelião em Alfarela. Casou com Maria Pinto, de Sanhoane, familiar do padre António Guedes, vigário de Alfarela. Maria Pinto, dona viúva, faleceu em Alfarela em 2/8/1701.
6.6.1.1- Carlos Pinto da Gama, falecido em Alfarela em 30/8/1694 e sepultado na capela mor.
6.6.1.2- D.Catarina Correia casada com Manuel Guedes Pinto, que depois de viúvo se ordenou, filho do padre António Guedes, vigário de Alfarela. Foram pais de D. Mariana Guedes Correia (casada com Gaspar Vaz Teixeira, capitão mor de Lamas de Orelhão, pais de outro Manuel Guedes Pinto).
6.6.1.3- D.Sebastiana Correia casada com José Teixeira de Mendonça capitão-mor de Alfarela. Foram pais de José Teixeira de Mendonça (casado com D. Maria Josefa), de Francisco Teixeira de Mendonça (casado com D. Mariana Bernarda) e de frei Vicente da Natividade. D.Sebastiana, viúva, faleceu em Alfarela em 29/11/1728.

Espero que não haja desvirtuação gráfica pela alteração de programa informático. Espero também não ter cometido nenhum lapso, pois tive de alterar a numeração de cada indivíduo.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Macedo

#142035 | VictorC | 28 jan 2007 12:23 | Em resposta a: #142030

Caro António Taveira,

Deixa-me verdadeiramente quase sem palavras!

As que mais lhe devo são naturalmente de um grande agradecimento pela extensão e qualidade dos dados que me disponibiliza. Uma esmagadora qualidade e profundidade de informação!

Agradeço-lhe igualmente as pistas que me lança para um futuro trabalho de novas pesquisas ao nível dos livros das chancelarias. O trabalho de pesquisa genealógica tem destas surpresas e recompensas: quando parece que chegamos a um ponto sem saída, uma pista pode originar novas vias e surpresas.

Vou calmamente analisar toda esta informação e gostosamente integrar estes dados no meu "paf".


Renovando os meus profundos agradecimentos,
com os melhores cumprimentos,
Victor João Carocha

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#234379 | gmg | 17 jul 2009 01:43 | Em resposta a: #141315

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#234380 | gmg | 17 jul 2009 01:44 | Em resposta a: #141327

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#234381 | gmg | 17 jul 2009 01:44 | Em resposta a: #141346

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Murça

#234382 | gmg | 17 jul 2009 01:44 | Em resposta a: #141551

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Pinto, de Guiães, Vila Real

#234383 | gmg | 17 jul 2009 01:45 | Em resposta a: #141518

Caríssimos Confrades,

Em Santa Maria de Émeres, houve uma Família CARDOSO, que possuiu uma casa armoriada com as referidas armas dos Cardoso.

Esta família em causa foi estudada pelo Genealogista Calvão Borges., no seu livro "Tombo Heráldico do Noroeste Transmontano". Faz nesse livro referências aos CARDOSO de:

* Santa Maria de Émeres
* Loivos (família "relativamente bem documentada")
* Murça (família "relativamente bem documentada")
* Águas Revés
* Carrazedo de Montenegro.


A todos aqueles que possam ter alguma informação sobre a seguinte pessoa agradeço, bem como alguma ligação à família em causa.


DOMINGOS LUÍS CARDOSO, nat. da freg.ª de Santa Maria de Émeres, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, teve de Maria Ferro (da freguesia de Lamalonga) uma filha natural. A partir desta filha natural houve descendência. Esta filha nasceu no ano de 1748.

DOMINGOS LUÍS CARDOSO, deve ter nascido entre 1700 - 1730.

Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Macedo

#338811 | Luisa Castro | 29 nov 2013 19:02 | Em resposta a: #142030

Caro António Taveira,

procuro informações sobre José Teixeira Coelho, ou José Coelho de Queiroz, de Breia de Jales, fº natural de Domingos Rodrigues de Maria Fernandes, que casou em Vila Pouca de Aguiar a 28.10.1734 com Isabel Rodrigues, fª de Gaspar Lourenço e s.m. Maria Gonçalves do Lugar de Barbadães.

Sendo conhecedor dos Teixeiras de Breia de Jales, vinha perguntar-lhe se tem alguma informações sobre os antepassados deste José Teixeira Coelho, ou José Coelho de Queiroz.

Muito lhe agradeço a colaboração,

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Macedo

#339077 | tmacedo | 05 dez 2013 23:54 | Em resposta a: #338811

Cara Luísa Castro,

Lamento não lhe poder ser útil mas não tenho nenhuma notícia das pessoas que refere. Concentrei-me mais no século XVII e na descendência [e ascendência] próxima do casal Melchior Teixeira e Maria de Macedo que viveram no 2ª metade do século XVI e início do seguinte. Do século XVIII, período em que terá nascido o José Teixeira Coelho que refere, só pesquisei a pente fino os paroquiais da vila de Alfarela, cabeça da terra de Jales. Não me lembro de alguma vez ter visto por terras de Jales [desses tempos] o apelido Queirós. Não viu nos registos de baptizados da Breia alguém filho dos pais daquele? A freguesia da Breia, que tinha uma dimensão considerável [a própria cabeça do termo, Alfarela, até meados do século XVI foi um lugar da paróquia da Breia] tem mais do que um povoado (Breia, Raiz do Monte, Campo, Cerdeira, Quintã e Barrela). No assento de casamento não se refere de que lugar da freguesia é o noivo ? Isso ajudaria na pesquisa.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras de Macedo

#339213 | Luisa Castro | 09 dez 2013 17:31 | Em resposta a: #339077

Caro António Taveira,

Muito obrigada pela informação. O assento de casamento refere que é natural do Lugar de Barrela e aparecem como testemunhas do casamento, Jerónimo de Sousa Coelho e Manuel Rodrigues Coelho. Não obstante não consigo obter mais informação.

Muito obrigada,

Luisa Castro

Resposta

Link directo:

Murça

#392038 | Conde | 12 mai 2018 12:18 | Em resposta a: #141463

Por acaso não ligará com a descendência de Pascoal Ribeiro de Jou ? Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 13:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen