Dúvida actual sobre investigação...

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Dúvida actual sobre investigação...

#141418 | Cristina C | 24 jan 2007 00:38

Vou começar por pedir desculpas, pela ignorância.

Coloco aos utilizadores deste forum uma questão à qual não sei se poderei obter resposta positiva.

Foi-me dito que um familiar passou uma procuração de plenos direitos. Não se sabe a quem, quando, porquê. E isso deixa-me curiosa. O que quereriam as pessoas que induziram este familiar a esse propósito?

Sei que isto é transcendente... mas quem sabe alguém neste forum sabe me indicar se, com os dados que possuo há maneiras de saber o que se passou. Talvez um entendido em leis! Uma vez me disseram: não há hipótese. Mas como tenho esperança...

É claro: sei o nome da pessoa, que não está morta, e os dados pessoais desta. Mais nada. Isto ajuda a desvendar alguma coisa numa investigação de genealogia?

E termino reforçando as desculpas e solicitando dicas.

Os meus cumprimentos:
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#141684 | Mavasc | 25 jan 2007 16:36 | Em resposta a: #141418

Cara Cristina

Uma procuração, seja de que tipo for, tem como finalidade uma representação judicial ou permitir a outrém a gestão do património, ou parte dele, do procurando. Assim, se sabe quem passou essa procuração, tente saber se houve venda de bens, arrendamentos, etc. ou se houve interposição de acção judicial contra/por essa pessoa.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#141825 | Cristina C | 26 jan 2007 16:42 | Em resposta a: #141684

Penso tratar-se de uma venda de bens. Terreno.

É possível dirigir-me a algum lado onde, indicando o nome de quem passou a procuração, possam me indicar quando e para quem esta foi passada?

Cumprimentos:
CC

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#142066 | Mavasc | 28 jan 2007 14:08 | Em resposta a: #141825

cara Cristina

Se houve uma venda de um terreno, o novo proprietária deve ter registado o mesmo, em seu nome, na Conservatória do Registo Predial da zona, tente procurar por lá.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#142067 | Cristina C | 28 jan 2007 14:34 | Em resposta a: #142066

Cara Maria,

Agradeço-lhe mais uma vez a vontade de ajudar. Mas talvez não tenha me expressado claramente: não sei que terreno, nem onde, muito menos quem é o novo proprietário. Devo depreender que, a menos que ganhe um golpe de sorte, este seja um mistério permanente... Mesmo que tente adivinhar a zona do terreno (origens familiares) não sei se poderei, com o nome do ex-proprietário e herdeiro, que desconhecia possuir esse bem, obter essa informação.

A questão relacionada com a genealogia que coloco é: existindo bens herdados, nomeadamente terrenos, a cada divisão e transmissão dos mesmos, é possível descobrir as transacções de determinado herdeiro? Ou seja: reconstituir o processo apartir da pessoa, e não do bem, já que a localização exacta deste se perde com o tempo?

Muito grata por qualquer ajuda extra.

Com os melhores cumprimentos:
CC

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#142104 | fertelde | 28 jan 2007 21:35 | Em resposta a: #142067

Existe um registo central de notarios, e todos os documentos feitos em qualquer Notario do País, tem uma cópia depositada nesse registo central obigatoriamente...
Pode solicitar cópia do documento Notarial de poderes a esse registo central...
Nâo sei se terá que demonstrar o seu interesse directo no referido processo, mas em minha opiniâo, ao tratar- se de documentos públicos, estes deverâo estar à disposiçâo do público em geral...
Num motor de busca tente conhecer a direcçâo desse arquivo central de Notariado.-
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#142131 | Cristina C | 28 jan 2007 23:32 | Em resposta a: #142104

Caro Fernando,

A sua indicação dá-me esperança. Tentarei descobrir esse arquivo central de Notariado e depois verei se, com o nome de um indivíduo é possível ficar de imediato a saber se este passou declarações a outrém, quando, quem e de quê. Tomara que resulte!

Obrigada,
CC

Resposta

Link directo:

RE: Dúvida actual sobre investigação...

#142196 | JCC | 29 jan 2007 12:12 | Em resposta a: #142067

Cara Cristina C

Presumo que a situação que indica se passa em Portugal e que não será muito antiga. Se estas premissas forem correctas por óbito de uma pessoa que tenha deixado bens é obrigatório entregar, na área da resideência do falecido, pelo herdeiro cabeça de casal, uma relação de bens na qual se identificam todos os bens, móveis e imóveis, que o autor da herança possuia.

Assim se for à repartição de finanças da área em que o seu antepassado vivia, creio ser possível pedir uma cópia da relação de bens entregue. Aí estarão identificados todos os bens, com a respectiva identificação cadastral. Poderá, a partir desta, ir à Conservatória do Registo Predial e obter o histórico desse prédio.

Se lhe for possível recuar no tempo, até à altura em que este processo começºou a ser obrigatório, talvez encontre o que procura.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 01:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen