Genealogia e ortografia

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Genealogia e ortografia

#14148 | JCC | 12 dez 2001 11:50

Meus caros

Os que me conhecem sabem bem do amor que tenho à língua portuguesa e o que sofro com os constantes atropelos que a vitimam.

Há dias, noutro tópico, trocamos algumas graças sobre este tema.

Em minha opinião nós, genealogistas, deveremos ter um especial cuidado com a ortografia (não só, mas se começarmos por aqui já não é mau) uma vez que, mais tarde ou mais cedo, acabamos por publicar as nossas investigações. E, claro, não me estou a referir a erros que a rápida digitação neste Forum sempre acaba por introduzir. Esses são facilmente detectáveis e, até, compreensíveis.

Falo, claro, daqueles erros que, quando eu andava na primária, já lá vão uns anitos, eram chamados "erros de palmatória".

Já hoje detectei alguns, ao passar por outos tantos tópicos do Forum. Vejamos:

"Impoem-se a pergunta" - então e a concordância?
"expanção" - com "ç"?
"são antes demais" - não será "antes de mais"?
"obra que procura retractar " - e que tal "retratar"

Depois há os clássicos: "se eu manda-se" em vez de "se eu mandasse", "não tem nada a haver" por "não tem nada a ver" e outros que, creio, têm sido bem mais raros - refiro-me ao verbo "hader"(?)- "eles hadem" em vez de "eles hão-de", "tu fizestes" em vez de "tu fizeste" ("vós fizestes" seria correcto, claro) e outros de igual calibre.

Já vai longa esta mensagem que não pretende ser mais que um desabafo e um pedido: estejamos atentos e usemos da nossa bela língua com o cidado que os nossos maiores merecem.

Um Santo Natal para todos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia e ortografia

#14156 | jnt | 12 dez 2001 13:43 | Em resposta a: #14148

Apoiado.

Joaquim Silva Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia e ortografia

#14203 | LCM | 13 dez 2001 13:47 | Em resposta a: #14148

Caro João,

Tem toda a razão!! Prometo ter mais cuidado com a escrita :-))
Encontramo-nos no Sábado, certo?

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia e ortografia

#14242 | ajhbpm | 14 dez 2001 01:37 | Em resposta a: #14203

Caro João Cordovil Cardoso

Assino por baixo a sua indignação.
Mas o pior ainda está para vir quando daqui a alguns anos, os que hoje andam na primária, comunicarem neste fórum numa linguagem viciada pela tecnologia.
Só para exemplo - "O K axa disto"?
Que Deus nos acuda.

António Marramaque

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia e ortografia

#14370 | JCC | 17 dez 2001 02:22 | Em resposta a: #14148

Continuando a minha cruzada, que já obteve alguns apoios, cá vão mais uns achados:

Merçê Nova - antes de "e" e "i" o c não precisa de cedilha (daí ser Mercê)

Boas Festas e um Santo Natal
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia e ortografia

#14451 | kee | 19 dez 2001 10:50 | Em resposta a: #14242

Caros amigos:
Pedindo desculpa pela inflexão que vou introduzir no tema, agradecia que me auxiliassem na resolução de uma dúvida que sempre me assalta cada vez que tenho que escrever o nome de uma pessoa cuja grafia não corresponde à actual.
Assim deve manter-se a grafia do período em que a pessoa viveu (ou com que foi baptizada) ou deve a mesma ser actualizada?
Por exemplo
Joze ou José
Thereza ou Teresa
Anna ou Ana
Etc.
Antecipadamente grato,
Kee

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia e ortografia

#14465 | rafael mião | 19 dez 2001 15:35 | Em resposta a: #14451

Ex.mo Senhor
Parece-me que se deve actualizar a ortografia,sobretudo necessária na informática e base de dados;embora,eu goste muito,quando é caso disso,utilizar a grafia encontrada nos documentos respectivos,que reputo autêntica,mas a realidade e facilidade de introdução de dados não se compadece com as nossas simpatias e respeito pela grafia original.Todavia,que me corrijam os entendidos na matéria,o que agradeço.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 15:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen