Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#141555 | Francisco Queiroz | 24 jan 2007 21:07

Caros confrades,
De modo a não criar expectativas demasiado altas, venho esclarecer o seguinte:
1 – A pesquisa que tenho vindo a fazer sobre cemitérios portugueses desde 1994 cinge-se ao período do Romantismo e centra-se em aspectos artísticos.
2 – É verdade que estive a fazer consulta em algumas dezenas de arquivos municipais/distritais e fotografei tudo o que me interessava em mais de 600 cemitérios portugueses (segundo contagem feita em 2002, porque depois desse ano já perdi a conta ao número de cemitérios).
3 – Também é verdade que para muitos dos monumentos que fotografei coligi dados sobre os seus primeiros concessionários (quem mandou fazer ou para quem foi mandado fazer), mas o meu interesse nesses primeiros concessionários é mais biográfico que genealógico. Não me interessa recuar para trás dos seus pais e não me interessa avançar para a frente dos seus filhos. Em geral, no que diz respeito ao estudo de túmulos românticos só me interessam pessoas da respectiva família que viveram a sua vida adulta entre cerca de 1834 e 1900.
4 – Por outro lado, a maior parte dos levantamentos que fiz em cemitérios portugueses estão em bruto (ou seja, anotações em papel e no verso de fotos, que são algumas dezenas de milhar). Por mais arrumadas que estejam, fazer uma busca em casa torna-se quase sempre demorado.
5 – Não trabalho em nenhum arquivo de cemitério, nem tenho disponibilidade para me deslocar a qualquer arquivo de modo a buscar dados concretos que aqui me sejam pedidos. Por isso, o máximo que posso fazer é verificar se tenho esses dados em casa ou reencaminhar os interessados, caso a questão colocada seja de difícil solução. Entre 1995 e 2002 perdi inúmeras horas em arquivos de cemitério, mas desde então só muito esporadicamente faço esse tipo de consulta. Tenho-me dedicado sobretudo a aprofundar aqueles monumentos que são mais interessantes (sempre que tenha tempo para tal) e vou fotografando mais túmulos em cemitérios que ainda não conheço, quando há oportunidade, o que começa a ser cada vez mais raro.

Por tudo isto, como é óbvio, não poderei responder a várias questões que me têm colocado neste fórum, nomeadamente aquelas que se referem a pessoas cuja idade adulta corresponda já ao século XX. Para além disso, porque por vezes pode demorar muito tempo até que eu encontre a resposta, peço que compreendam caso eu demore a responder. Os confrades mais atentos certamente já repararam que, se há uma ou outra semana em que envio dez mensagens para o fórum, há meses em que não envio nenhuma, pois isso depende do trabalho que eu tiver em mãos e do escasso tempo livre que tenho. Aliás, tenho no computador uma lista de nomes para criar tópicos no fórum e nem para isso tenho tido tempo, pelo que vou enviando aos poucos.

Assim, resolvi criar este tópico apenas sobre túmulos (jazigos de família ou túmulos individuais) do século XIX em cemitérios portugueses, onde estou disponível para responder a dúvidas dos confrades que desejarem obter algum esclarecimento (sobre o significado / valor estético do túmulo em si ou sobre a respectiva família), desde que as perguntas se enquadrem nos limites que atrás coloquei. De outro modo não poderei responder.
Antecipadamente agradeço os dados documentais ou visuais que os confrades possam partilhar também comigo sobre este tópico.
Sempre que considerarem mais adequado, podem entrar em contacto directo comigo através de francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt, nomeadamente caso queiram enviar alguma imagem para que eu veja e comente.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#141584 | Augustus_o | 24 jan 2007 23:50 | Em resposta a: #141555

Caro confrade Francisco,

um parenteses de assunto...

Um dos meus apelidos é queiroz, de raízes nortenhas... do que sei veio do meu bisavô que era do concelho de Peso da Régua.

O seu apelido porventura terá raízes próximas?

Cpts,
Augusto Ricardo Queiroz Neves Videira da Costa

Ps.: O meu bisavô chamava-se António Ribeiro Queiroz/ós

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#141911 | Francisco Queiroz | 27 jan 2007 10:53 | Em resposta a: #141584

Os meus antepassados tinham os apelidos Queiroz Monteiro e na primeira metade do século XVIII viviam em Campelo (Baião), mas ainda não tive disponibilidade para recuar. De qualquer modo, já deixei neste fórum um apelo para quem enventualmente descenda deste ramo.

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#141916 | Lourval | 27 jan 2007 11:59 | Em resposta a: #141555

Caro Francisco Queiroz,
Acho sua pesquisa bastante interessante e entendo que seus objetivos sejam diferentes. Apesar disso eu lhe pergunto se você visitou os cemitérios de Meda e de Alcains.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#142519 | Francisco Queiroz | 31 jan 2007 18:32 | Em resposta a: #141916

Meda, sim. Alcains, ainda não, embora me interesse ver, pois foi no século XIX terra importante de canteiros. O cemitério da Meda é pequeno e pouco relevante. Não consultei nenhum arquivo local. Apenas tirei algumas fotos.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#155444 | Francisco Queiroz | 08 mai 2007 22:37 | Em resposta a: #142519

continuo ao dispor

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#198867 | mtt | 01 jun 2008 18:55 | Em resposta a: #141555

Caro Francisco Queiroz
Por acaso, o Google conduziu-me até um site seu,
http://franciscoeanamargarida.planetaclix.pt/tese.htm
onde consta o resumo e o índice da sua tese de doutoramento.
Porque lá se verifica que estudou o cemitério de São Dinis, pergunto-lhe se não terá encontrado informação sobre um José António Teixeira Coelho de Melo e Niza, a propósito de quem lancei um ignorado tópico, “Teixeiras Coelho, de Vila Real”, que lhe peço para visitar:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=196758
Este José Niza, por quem me interesso, faleceu em 28 de Dezembro de 1848 e foi sepultado no cemitério público de Vila Real, que penso ser o de São Dinis.
Se acaso nada puder adiantar sobre este assunto, poderá ao menos esclarecer-me sobre se existem registos onde eu pudesse procurar informação?
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#198881 | biblos | 01 jun 2008 20:30 | Em resposta a: #198867

Caro Francisco Queiroz,

Por acaso não visitou o cemitério do Samouco, concelho de Alcochete?
Possui alguma informação relativa ao jazigo de Estêvão Fernandes da Cruz Vispeira e família?

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#198891 | FGR | 01 jun 2008 22:07 | Em resposta a: #141555

Caro Confrade Francisco Queiroz

Nos seus estudos sobre os jazigos em cemitérios portugueses, teria alguma informação sobre o meu jazigo de família do Cemitérrio dos Prazeres? Ele está em nome de Luís de Mello Breyner Gonzaga Ribeiro, embora a primeira proprietária tenha sido a sua mulher Júlia Alexandrina Borel.

Melhores cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#198986 | FraQueiroz | 02 jun 2008 18:49 | Em resposta a: #198867

Caro Manuel
Vamos por partes. Conhece o cemitério em causa? Sabe se existe jazigo em nome José António Teixeira Coelho de Melo e Niza? Esse nome não me sugere nada, pelo que não espere grande coisa da minha parte. De qualquer modo, em função do que me responder a estas questões vou procurar reencaminha-lo. A data de falecimento tão recuada não ajuda muito...
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#198988 | FraQueiroz | 02 jun 2008 18:53 | Em resposta a: #198881

Não conheço o Samouco sequer, mas como a pesquisa continua poderei por lá passar um dia destes. O jazigo em causa é interessante ou a questão diz respeito a genealogia?
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#198989 | FraQueiroz | 02 jun 2008 18:57 | Em resposta a: #198891

Caro Filipe Gonzaga Ribeiro
Como tenho muita coisa do Cemitério dos Prazeres, preciso do número, para ver se lhe posso ajudar.
De qualquer modo, esses nomes não me sugerem nada.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199038 | biblos | 03 jun 2008 00:26 | Em resposta a: #198988

Caro Francisco Queiroz,

Consegue vislumbrar o jazigo em questão no site www.monumentos.pt, pesquisando por Alcochete, Samouco, Capela do Cemitério.
Surge numa das fotografias, à esquerda - é aquele com duas colunas toscanas.
Foi construído em 1897, por iniciativa de Estêvão Fernandes da Cruz Vispeira (proprietário e familiar do pintor Vespeira), também impulsionador da construção da capela do dito cemitério.
É o maior e mais antigo daquele local, precedendo o que lhe está em frente, de 1917.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199062 | mtt | 03 jun 2008 05:44 | Em resposta a: #198986

Caro Francisco Queiroz
Conheço o cemitério e já lá fui procurar o jazigo, isto é, o que fiz foi ler epitáfios, pois nada mais sabia fazer. Existe lá um panteão (não sei se é assim que se designa) dos Teixeira Coelho, mas é um monumento medieval, adjacente à igreja, e não creio que o tal José António Teixeira Coelho de Melo e Niza lá tenha sido inumado.
Tem razão quando diz que a data é recuada e se este José Niza não inaugurou o cemitério, deve, em todo o caso, ter sido dos primeiros a usá-lo.
A sua mensagem, ao falar de reencaminhamento, deixou-me, apesar de tudo, uma pequena esperança.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199071 | mtleite | 03 jun 2008 10:40 | Em resposta a: #198989

Agradecia me disponibilizasse o que tem sobre jazigo 2980, Cemitério dos Prazeres
Teresa Leite

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199096 | maria dias | 03 jun 2008 16:29 | Em resposta a: #199071

agradecia informaçaõ sobre jazigo de familia barata cemiterio Alto S.João
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199121 | mpgs | 03 jun 2008 21:24 | Em resposta a: #141555

Caro Francisco Queiroz
Vi no forum que fez um estudo sobre os cemiterios do Porto ( e não só)
Como procuro informação sobre os meus antepassados familia Mello e Souza que são de Abragão - Penafiel e como sei que tem la um jagigo que infelizmente não conheço se enventualmente tiver alguma informação fico desde já agradecido
Respeitosos cumprimentos
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199241 | FraQueiroz | 04 jun 2008 20:37 | Em resposta a: #199038

Muito obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199242 | FraQueiroz | 04 jun 2008 20:38 | Em resposta a: #199062

Vou procurar no meu arquivo.
P.F. aguarde uns dias
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199243 | FraQueiroz | 04 jun 2008 20:39 | Em resposta a: #199071

Tenho de procurar nos papéis.
P.F. aguarde uns dias
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199245 | FraQueiroz | 04 jun 2008 20:48 | Em resposta a: #199121

No seu caso, infelizmente não posso ajudar.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199524 | FraQueiroz | 06 jun 2008 18:04 | Em resposta a: #199062

Meu caro confrade Manuel
Fazendo uma busca pelas fotos que tenho do cemitério, não encontrei qualquer jazigo com o nome de José António Teixeira Coelho de Melo e Niza. Aliás, tendo em conta que ele faleceu em 1848, se houvesse teria de ser obra muito posterior à sua morte, pois os mais antigos monumentos deste cemitério são de finais da década de 1850 / início da década de 1860 e contam-se pelos dedos de uma mão.
Creio, contudo, que tenho algo interessante para si:
José António Teixeira Coelho Pinto de Mesquita – este nome diz-lhe alguma coisa?
Em caso afirmativo, aconselho-o vivamente a consultar:
ARQUIVO DISTRITAL DE VILA REAL, Fundo da Câmara Municipal de Vila Real, Actas, 1841-1842, fls. 80v. e 84v.
É possível que existam os documentos originais mencionados nas actas, o que será bem mais interessante para si.
Levantando um pouco o véu, dir-lhe-ei o seguinte: talvez a capela tumular medieval dos Teixeira Coelho tenha sido mesmo utilizada para inumar o seu José António Teixeira Coelho de Melo e Niza, por muito que isso pareça estranho (e, de facto, é, embora não um caso único, dadas as circunstâncias de localização de um jazigo medieval dentro de um cemitério público, o que permitia interpretações dúbias da lei dos cemitérios públicos, que não contemplavam tal bizarria).
Creio, contudo, que já não existe livro de enterramentos para essa época, pelo que se no registo de óbito nada disser, será difícil provar.

A referência que lhe dei está em:
QUEIROZ, José Francisco Ferreira - Os Cemitérios do Porto e a arte funerária oitocentista em Portugal. Consolidação da vivência romântica na perpetuação da memória. Tese de Doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, 2002 (policopiada), vol. 1, tomo 1. p. 287.

Sobre a história do Cemitério de Vila Real, embora numa versão muito resumida, pode consultar:
QUEIROZ, Francisco / PORTELA, Ana Margarida - O Cemitério de S. Dinis e a memória de Vila Real na época romântica. In "Tellus" - revista de cultura transmontana e duriense, n.º 32, Maio de 2000, p. 3-17.

Espero ter sido útil.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199525 | FraQueiroz | 06 jun 2008 18:05 | Em resposta a: #199071

Cara confrade Teresa Leite
Lamento, mas não tenho esse número. Aliás, informo os demais confrades que
a atribuição dos números de jazigos no Cemitério dos Prazeres segue o critério cronológico do ano da concessão, pelo que jazigos com número superior a 1000 são já tardios e não os estudei, com excepção de meia dúzia (de qualquer modo nunca passando do 1700 para a frente). No caso do Cemitério do Alto de S. João, tenho apenas elementos sobre alguns jazigos com numeros inferiores a 800.
Volto a lembrar também, que para a maior parte dos jazigos que estudei nos cemitérios de Lisboa não procurei fazer genealogias, mas apenas traçar biografias de modo a compreender a estética do monumento sepulcral. Por conseguinte, a todos os que pretendam obter dados completos sobre quem está sepultado, filiações, etc., deverão consultar os respectivos processos, nos serviços da Câmara Municipal de Lisboa.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199526 | FraQueiroz | 06 jun 2008 18:05 | Em resposta a: #199096

Desculpe-me mas isso é demasiado vago.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199567 | Manitu | 07 jun 2008 02:48 | Em resposta a: #198989

Caro Confrade Queiroz

Não sei se me poderá ajudar, mas tenho duas interrogações que carecem de resposta, e como tem muita coisa sobre o Cemitério dos Prazeres, aqui vai o que pretendo:

Jazigo de Família, onde se encontram os restos mortais de Artur dos Santos Ribeiro, Oficial do Exército, que desconheço a data do seu falecimento, bem como a de sua esposa Maria da Conceição Raposo Ribeiro, esta penso que tenha falecido depois de Maio de 1950.
No mesmo Jazigo encontra-se Jaime Augusto dos Santos Ribeiro, foi Advogado e Tesoureiro dos Hospitais Civis de Lisboa, tendo falecido a 28 de Maio de 1950.
Pretendo saber, caso tenha possibilidades, pois não resido em Lisboa, se dispuser de alguma informação, me transmite as datas de nascimento e de falecimento em falta.

Não sei também, se tem alguma informação sobre o Cemitério do Alto de S.João, pois se assim for, gostaria de saber as datas de nascimento e falecimento, assim como o nome todo de Cordes de Avelar, que se encontra sepultado num dos Jazigos do Cemitério.
Sei que em testamento, deixou ao asilo de Santo António, parte dos seus bens, com o firme propósito de cuidarem do Jazigo e (segundo constava) a obrigatoriedade de rezarem todos os sábados uma missa nesse mesmo Jazigo. Penso que será um Jazigo grande.
Já tentei entrar em contacto com o referido asilo, mas ninguém me sabe dizer absolutamente nada sobre um dos seus beneméritos.
Se tiver informação, de mais alguns restos mortais que lá se encontram, também muito grato ficaria se me pudesse fornecer.
Apresento-lhe os meus atentos respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199573 | mtt | 07 jun 2008 05:11 | Em resposta a: #199524

Caro Francisco Queiroz
Agradeço-lhe encarecidamente a informação que enviou, que não deixarei de investigar.
O José António Teixeira Coelho Pinto de Mesquita, realmente, diz-me alguma coisa.
Era o pai da Maria da Graça Teixeira Coelho de Melo Pinto de Mesquita, de que falo no outro tópico.
O José António Teixeira Coelho de Melo e Niza devia ser familiar dos dois, provavelmente por bastardia, daí a dificuldade em esclarecer-lhe as origens.
Uma carta de finais da década de 1880 diz o seguinte sobre a sua morte, em 1846 (eu escrevi 1848 mas é 1846):
----------------------------------------------------------------------
A morte dele foi um suicídio por causa de amores infelizes a uma fidalga [...]
Esta senhora era [...] D. Maria da Graça, conhecida pela morgada d’Abaças e representante dos Teixeiras Coelhos.
----------------------------------------------------------------------
Note que ele se não suicidou, muito pelo contrário, foi “suicidado” quando prisioneiro, durante a Patuleia. O uso da palavra suicídio pretende evocar o destemor com que ele procurava a morte. O que é curioso é que, apesar de se conhecer a data exacta do óbito e até o local onde ele aconteceu, por duas fontes literárias independentes, e de se saber que foi sepultado no “cemitério público” de Vila Real, os livros paroquiais são omissos, talvez por se tratar de um militar, digo eu que nada sei disso.
Encontrei em tempos o epitáfio dele, e transcrevi-o hoje mesmo de um jornal da época.
Acredito que tenha lido centenas se não milhares de epitáfios, mas nenhum como este. É em verso e começa da mais original maneira que se possa imaginar:
– Parabéns, caro amigo!
Parabéns lhe envio eu também, depois de ler o seu trabalho na revista Tellus, que por acaso possuo.
Entendi agora qual a fonte da informação sobre a madame Brouillard, que já conhecia antes de a ler no seu artigo, por tê-la ouvido ao meu amigo Elísio Amaral Neves, que me fez companhia em visita recente – improfícua, já se vê – à Vila Velha e ao seu cemitério.
Vi lá também as placas que refere no artigo, com o nome do José Cabral Teixeira de Morais, o Zé da Bola, reposto já no séc. XX, por ter sido cortado do mármore na época em que perdeu o poder.
Muito gratos cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199577 | pachancho | 07 jun 2008 08:15 | Em resposta a: #199245

Caro Francisco Queiroz,

reparei que andou para os lados de Vila Real, por acaso deparou-se com algum Jazigo pertencente à Familia Feyo, Rebello Feyo, Feyo de Figueiredo, Pereira Rebello, na freguesia de S.Pedro e/ou Sta. Maria de Guiães?
Publicou alguma obra sobre esses cemitérios?

Grata pela atenção, cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199599 | FraQueiroz | 07 jun 2008 15:12 | Em resposta a: #199567

Quanto ao pedido que faz para o Cemitério dos Prazeres, não posso ajudar. São pessoas que viveram já no século XX e os dados muito vagos.
Quanto ao Cemitério do Alto de S. João, se for um jazigo grande e se for do século XIX talvez tenha algo. O problema é que preciso do número, porque não tenho os apontamentos em suporte informático e, por isso, não posso procurar por nomes ou apelidos. Esses apelidos não me lembram nada.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199600 | FraQueiroz | 07 jun 2008 15:17 | Em resposta a: #199577

Nunca estive nessa terra. Devia ter estado?
A pesquisa em cemitérios, ao contrário do que muitos julgam, não pode ser feita por regiões, mas sim por núcleos – dos maiores para os menores, dos mais urbanos para os mais rurais. É que o cemitério romântico [isto é, com monumentos interessantes e arborizado] é um fenómeno urbano, que as aldeias pequenas assimilaram muito tardiamente ou não assimilaram de todo.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199602 | mpgs | 07 jun 2008 15:51 | Em resposta a: #199245

Obrigado de qualquer forma
Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199628 | Manitu | 08 jun 2008 00:22 | Em resposta a: #199599

Meu Caro Confrade Francisco Queiroz


Infelizmente, não disponho de números correspondentes aos Jazigos nos dois Cemitérios que referi, penso contudo, que o do Alto de S.João, é grande, pois vagamente lembro-me que me desloquei lá, por altura de um Funeral, e verifiquei que era grande, mas confesso que poderei estar a cometer um erro.
Não posso deixar de agradecer, a resposta que lhe mereceu a minha solicitação, e assim que tenha uma disponibilidade de ir a Lisboa com algum tempo, não deixarei de me deslocar lá e verificar e que pretendo, assim como o diz respeito ao Cemitério dos Prazeres.
Mais uma vez os meus agradecimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199719 | FraQueiroz | 08 jun 2008 21:58 | Em resposta a: #199573

Muito obrigado pela sua resposta.
Agora fiquei curioso quanto ao teor completo do tal epitáfio em verso.
Também apreciei a referência ao José Cabral Teixeira de Morais, pois não sabia que fora esse o motivo de haver uma tira metálica com o seu nome nas ditas placas. Já agora, porque razão lhe chamavam Zé da Bola?
Em Vila Real, na década de 1840 houve também o Cemitério do Carmo, no qual ainda há uns anos havia três túmulos, um dos quais muito interessante. Contudo, sendo o seu Teixeira Coelho da família do tal panteão medieval junto a S. Dinis, terá sido sepultado em S. Dinis.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199763 | mtt | 09 jun 2008 05:02 | Em resposta a: #199719

Caro Francisco Queiroz
Nunca li a explicação da alcunha, mas penso que era Zé da Bola por morar na rua do Jogo da Bola, actual rua Alexandre Herculano.
Se conhece Vila Real, a casa que foi dele é uma casa de esquina, ou melhor, uma casa na confluência de duas ruas, sem esquina já que é arredondada, em frente à face lateral direita do Palácio de Justiça. Se essa rua é a Alexandre Herculano, antiga rua do Jogo da Bola, não sei, acredito que sim, mas em todo o caso era aí a residência dele.
Possuía também, na época da Patuleia, a quinta de Montezelos, que fora do avô do Camilo e é hoje da família Amaral Neves.
Conheço o túmulo do Carmo a que se refere, isto é, conheço o epitáfio, que começa com Aqui termina o problema, ou coisa semelhante.
Quanto aos versos não posso servi-lo inteiramente, pois houve um encadernador extraordinariamente inteligente que cortou os fundos das páginas de alguns jornais da época que se conservam na Biblioteca do Porto, pelo que apenas lhe posso dar o que tenho e que lhe farei chegar ao seu endereço particular.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199768 | maria dias | 09 jun 2008 08:44 | Em resposta a: #199526

Caro senhor,
De facto só posso salientar que se encontram sepultados a minha Bisa materna Maria de Jesus, e seu filho(Meu Avô ) Manuel Serafim Barata.
Como estou tentanto encontar a restante familía em virtude de não ter os meus pais , quero construir a minha árvore e quiçá conhecer a família de minha mãe oriunda de Pampilhosa da Serra.
Desde já o meu muito obrigada!
Cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199806 | mtleite | 09 jun 2008 15:02 | Em resposta a: #199525

Caro confrade Francisco Queiroz,

Obrigada pela disponibilidade e por me ter respondido.
Cumprimentos
Teresa Leite

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199808 | mtleite | 09 jun 2008 15:08 | Em resposta a: #199525

Caro confrade Francisco Queiroz,

Obrigada pela disponibilidade e por me ter respondido.
Cumprimentos
Teresa Leite

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#199832 | FraQueiroz | 09 jun 2008 19:20 | Em resposta a: #199763

Muito obrigado.
Já recebi.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#234730 | MMQ | 22 jul 2009 01:36 | Em resposta a: #141584

Caros Francisco Queiroz e Augusto,

Encontrei este website quase acidentalemte e fiquei deslumbrado com as possibilidades de conhecer melhor a minha genealogia.

Sei que o meu Bisavô era do Peso da Régua. O meu Avô chamava-se Américo de Serpa e Melo Queiroz, mas porque deixou cair o apelido Mesquita. Ele terá nascido no concelho de Vila Real - Peso da Régua, mas veio viver para Lisboa ainda novo, onde terá sido enterrado. O seu nome original deveria ser Américo Mesquita de Serpa e Melo Queiroz ou Américo de Serpa e Melo Queiroz de Mesquita.

O meu Bisavô portanto deveria ter Queiroz e Mesquita como apelidos, mas não tenho a certeza se o Melo e o Serpa seríam dele ou da minha Bisavó. Au que julgo saber ainda, a minha Bisavó sería morgadinha (de título, entenda-se... não de apelido).

Será possível apurar qual o nome, datas de nascimento e falecimento do meu Bisavô e Bisavó? Será o meu Bisavô o mesmo do Augusto, ou pelo menos familiar?

Eu sei que o meu Avô tinha vários irmãos e que muitos emigraram para o Brasil onde tiveram descendência. Penso que os irmãos dele terão mantido o apelido Mesquita.

Alguns nomes mensionados neste tópico, poderão ainda estar relacionados com este ramo:

- José António Teixeira Coelho de Melo e Niza
- José António Teixeira Coelho Pinto de Mesquita

Curioso que dois nomes tão parecidos difiram justamente em 2 apelidos, ambos presentes no nome do meu avô.

Agradeço qualquer informação que possa trazer luz a estas questões.

Miguel A. de Serpa e Melo Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#234859 | joaopecegueirodias | 23 jul 2009 19:11 | Em resposta a: #199600

Exmo. Sr. Francisco Queiroz,

O Senhor já esteve em algum cemitério de Matosinhos? Em caso afirmativo, sabe me dizer se encontrou algum túmulo de algum Correa? ou de Anna Júlia Corrêa, Florêncio Júlio Corrêa, Maria Júlia Corrêa, António Júlio Corrêa, Custódia Maria de Jesus? Todos faleceram entre fins do século XIX e início do século XX (até a década de 30)

Desde já agradeço.

Com meus melhores cumprimentos,

João Dias

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#234860 | Francisco Queiroz | 23 jul 2009 19:13 | Em resposta a: #234859

Penso que fotografei todos os cemitérios do concelho, mas só os túmulos mais antigos (anteriores a 1900). Não me recordo de tais nomes.
Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#234862 | joaopecegueirodias | 23 jul 2009 19:33 | Em resposta a: #234860

Obrigado pela informação.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#234993 | mjfreire | 25 jul 2009 11:01 | Em resposta a: #155444

Caro confrade

Num registo de óbito de 1819 está registado que o corpo foi enterrado no Convento
das Albertas. Como o convento já não existe para onde foram trasladados esses corpos. Ninguém até agora me soube responder. Ficaria muito grata se me pudesse dar alguma informação sobre este assunto.

M. J. Freire

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#235013 | Francisco Queiroz | 25 jul 2009 19:54 | Em resposta a: #234993

Deve verificar o que sucedeu ao convento com a lei de 1834 (extinção das ordens religiosas). Por aí encontrará a resposta. De qualquer modo, o mais provável é que não tenha havido qualquer trasladação. Assim sucedeu nos casos que conheço.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#235036 | mjfreire | 26 jul 2009 01:50 | Em resposta a: #235013

Grata pela informação
M.J. Freire

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240653 | curadora64 | 29 set 2009 19:36 | Em resposta a: #234860

Creio, Senhor Doutor Francisco Queiroz, que um dos cemitérios mais estudados por VExa. é o da Lapa, no Porto, pela importância arquitetônica de alguns jazigos-capela. Creio que, anterior a 1900 e uma das menores capelas (em tamanho) e, a meu ver, sem importância arquitetonica, é a de José Francisco Lima Júnior (Capela 182, secção 10ª.), onde estão inumadas pessoas com sobrenome Santos Silva e também Almeida. Dispõe VExa. de ulgum dado biográfico sobre o primeiro concessionário desse jazigo? Muito agradeço se puder facultar-me algum dado, já que minha bisavó, (Maria) Eugénia Ferreira Pedrosa, também está ali inumada.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240658 | joaopecegueirodias | 29 set 2009 19:47 | Em resposta a: #234860

Já que o senhor fotografou todos os cemitérios do Concelho, dentre os túmulos anteriores a 1900 que o senhor fotografou, há algum que tenha lápide ou inscrição do nome Correa ou Correa dos Santos ou Joaquim Correia (Correa) dos Santos?

Desde já agradeço.

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240663 | Francisco Queiroz | 29 set 2009 20:46 | Em resposta a: #240658

Caro João Dias Rezende Filho
O que me pede, pelo modo como tenho o meu arquivo organizado, é trabalho para horas, com elevadíssima probabilidade de não encontrar nada. Peço desculpa, mas o meu tempo é escassíssimo: quando me reformar (se lá chegar), talvez tenha possibilidade de aceder a pedidos desse género. Entretanto, pode ser que a Câmara Municipal de Matosinhos entenda por bem publicar um inventário sobre os seus túmulos...
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240664 | Francisco Queiroz | 29 set 2009 20:47 | Em resposta a: #240653

No computador nada encontrei sobre essa capela. Fui procurar nas fichas em papel e lamentavelmente concluí que não tenho ficha sobre a mesma (ou seja, nunca pesquisei nada sobre o primeiro concessionário), existindo apenas uma fotografia.
Embora já se tenham passado 15 anos, lembro-me vagamente de ter optado por não pesquisar nada sobre essa capela porque me pareceu que a data de 1895 não corresponde à edificação: esta, pelo estilo e sobretudo pelo tipo de portão, parece ser de c. 1905-1915, ou seja, posterior à época que estudei.
Sucede, porém, que existe uma coisa nessa capela que sempre me intrigou: ela copia o desenho da capela da família Santos Silva, que foi erguida no Cemitério da Lapa quase meio século antes. É a única em que isso sucede em granito, não só na Lapa como em outros cemitérios do Porto, pois a capela da família Santos Silva foi trazida de uma oficina de Lisboa. Como me diz que à capela de José Francisco Lima Júnior estão ligadas pessoas com o sobrenome Santos Silva, sou eu que pergunto se há alguma ligação de parentesco com a família Santos Silva do Porto (Barão de Santos), ou se é mera coincidência.
Obrigado
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240666 | joaopecegueirodias | 29 set 2009 20:49 | Em resposta a: #240663

Prezado Sr. Francisco Queiroz,

Mesmo assim, obrigado.

Cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240777 | curadora64 | 30 set 2009 20:00 | Em resposta a: #240664

Muito obrigado por sua pronta resposta, preclaro Professor Doutor Queiroz. Na verdade, na busca da "árvore", fui primeiramente à Capela do Barão de Santos e, nada encontrando, descobri que o "início da meada" - D. Amélia Ernestina dos Santos Silva (fal. em 1988), casada com o Brigadeiro Mário da Conceição Almeida (fal. em 1961) -, estava no jazigo de José Francisco Lima Júnior. Este era casado com D. Amélia Ernestina Pereira Pedrosa de Lima (fal. em 1942), tia - e talvez madrinha - da premencionada D. Amélia. Até agora, não consegui outros dados biográficos. Tenho algumas razões para crer (questão de fé e não de pesquisa, por enquanto!) que estas pessoas estariam ligadas ao Palacete da Quinta do Montado, no Canidelo, em Vila Nova de Gaia, hoje em fase de demolição (que tristeza!)
Muito interessante a "coincidência copiativa" da capela que, claro, me tinha passado despercebida. Por outro lado, se merecer de VExa. o endereço eletrônico, indicarei a pessoa, residente aí no Porto, que é a atual responsável pelo jazigo, a quem escrevi (ainda não obtive resposta) sobre o enfoque genealógico, mas que, eventualmente, poderá elucidar sobre essa possível (e provável, pelo que eu sei) ligação com o "brasileiro do Porto", Barão de Santos.
Renovo meu agradecimento

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#240795 | Francisco Queiroz | 30 set 2009 23:48 | Em resposta a: #240777

Muito obrigado.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#242416 | Bruno Cruz | 21 out 2009 13:40 | Em resposta a: #240663

Sr Francisco Queiroz:
Com o intuito de efectuar um apesquisa histórica sobre António Araújo Vasques da Cunha Portocarrero - Barão de Pombalinho, - falecido a 10/05/1855 (penso que em Lisboa), interrogo se alguma vez encontrou o local onde o mesmo está sepultado ?
Acredito que esse local possa ser Lisboa, Santarem, ou Arcos de Valdevez visto que o mesmo aí tinha propriedades.

Atentamente
Bruno Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#242418 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 14:07 | Em resposta a: #242416

Tenho quase a certeza que já vi o túmulo dele e que é uma capela. Tenho de pesquisar. Espero que não tenha pressa, porque não posso fazer isso nas próximas duas semanas. Peço-lhe que me contacte a título particular na segunda semana de Novembro, até porque Cunhas Portocarreros interessam-me, devido ao estudo sobre a Casa do Terreiro de Leiria, cujo volume 2 terá um capítulo sobre essa família.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243153 | aalmartins | 30 out 2009 14:32 | Em resposta a: #141555

Sr. Francisco Queiroz,

boa tarde,


Não sei se tem quaisquer informações dos cemítérios de Guimarães. Em caso afirmativo gostaria de saber se tem alguma informação do meu bisavô "Joaquim Justiniano de Araújo Leão). Desde já os meus agradecimentos,


António Leão Martins

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243164 | Francisco Queiroz | 30 out 2009 17:31 | Em resposta a: #243153

Infelizmente, sobre o cemitério de Guimarães só tenho dados artísticos e de construtores; não de carácter genealógico.
Cumprimentos;
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243243 | Metalbrain | 01 nov 2009 15:39 | Em resposta a: #243164

Boa tarde caro Francisco Queirós,

Por acaso dispõe de alguma informação de carácter genealógica de cemitérios de Marco de Canaveses, de Cinfães ou de Penafiel?

Caso tenha, poderia-me indicar de que freguesias, para saber se poderia ter alguma informação que me poderia se útil?

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243251 | Francisco Queiroz | 01 nov 2009 18:46 | Em resposta a: #243243

Nao lhe posso ser útil. Aplica-se o mesmo que referi sobre Guimarães.
Só tenho pesquisa mais aprofundada sobre famílias relativamente aos cemitérios da Lapa (Porto) e de Leiria, salvo monumentos específicos de maior interesse espalhados pelo país. Mesmo assim, não tenho genealogias, porque o interesse é sobretudo biográfico (abrangendo duas gerações). Dos demais cemitérios tenho levantamentos fotográficos, mas só de uma certa época e, em termos de epígrafes, em mais de 90% só recolhi as dos autores/construtores. Portanto, não pretendo ser uma base de dados sobre cemitérios, nem tenho tempo para o poder ser a médio e mesmo longo prazo.
A propósito, - e isto agora não é para si, mas para eventuais outros interessados - peço que seja sempre lida a primeira mensagem deste tópico.
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243255 | fertelde | 01 nov 2009 19:03 | Em resposta a: #141555

Estimado Francisco Queiroz:

Agarecia verificasse, nos seus arquivos, se possui alguma informaçâo sobre: Adelino António das Neves e Melo, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra
Escreveu varias obras sobre musica popular, estatuaria artistica de Coimbra e monografias de Zanzibar, Pará e Guiana Inglesa, locais onde exerceu funçoes consulares,
falecido em Lisboa presumivelmente na Estrela c. de 1900, e da mulher deste D. Felicia Leite Velho, também falecida em Lisboa, Estrela, c. 1908.

Esperando sua atenta resposta,
Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243273 | Francisco Queiroz | 01 nov 2009 21:43 | Em resposta a: #243255

O nome não me é estranho, mas nunca o pesquisei.
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#243341 | fertelde | 02 nov 2009 18:58 | Em resposta a: #243273

Estimado Francisco Queiroz:

Agradecido por ter-me respondido. Entâo, se nâo se importa, se tropeçar com algum dos nomes indicados anteriormente, agradecia que me o indicasse.

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245231 | mgomes28 | 30 nov 2009 17:22 | Em resposta a: #243341

Sr Francisco Queirioz

No jazigo Nº987 situado na rua 17 do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, estiveram em tempos sepultados os Viscondes de Portocarrero e o Barão de Pombalinho (António de Araújo Vasques da Cunha Portocarrero). Hoje esse mesmo jazigo está ocupado e é propriedade da famíla João Ildefonso Bordallo. Como ando a fazer um trabalho histórico sobre o Barão de Pombalinho, gostaria de saber se o senhor me poderia ajudar quanto a possíveis fotografias ou outras ilustrações do referido jazigo na sua forma original, que comprove a propriedade original do referido jazigo.

Respeitosos Cumprimentos
Manuel Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245240 | Saba | 30 nov 2009 20:54 | Em resposta a: #141555

Caro Colega,

Por acaso ja visitou ou pensa visitar o cemiterio do Alto de S. Joao, em Lisboa?

O meu tetra-avo, Jose Bento de Araujo, cavaleiro tauromaquico, foi la sepultado em jazigo de familia em 1924. Nao sei se tal jazigo ainda existe e quem mais estara la sepultado. Estou nos estados unidos na costa oeste, por isso e'-me impossivel visitar.

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245556 | anr109 | 04 dez 2009 20:34 | Em resposta a: #141555

Oi, Francisco Queiroz

Por acaso entre os cemitérios pesquisados há o da freguesia de Santa Cristina de Nogueira, lugar Outeiro, do tempo em que esta freguesia e lugar pertenciam ao Arcebispado de Évora, referentes a Gregório Nogueira ou Maria Ribeiro. Foi-me enviado do AD do Porto o assento de batismo de seu filho André, nascido em 1682, veja o assento:

"André filho legítimo de Gonçalo Nogueira e de sua mulher Maria Ribeira do lugar do Outeiro desta freguesia Baptizei aos dezoito dias do mês de Maio de seiscentos e oitenta e dois anos. Foram padrinhos André Martins e Madrinha Isabel Ribeira tia do Baptizado e por verdade fiz este termo dia era ut supra.
Manuel Pinto de …"

Atenciosamente,

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245560 | Francisco Queiroz | 04 dez 2009 20:55 | Em resposta a: #245556

Essa referência é muito anterior aos cemitérios públicos.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245561 | Francisco Queiroz | 04 dez 2009 20:57 | Em resposta a: #245231

Só agora verifico que enviou para o fórum a mesma mensagem que me enviou a título particular. Espero que já tenha recebido resposta por parte da pessoa a quem reencaminhei o pedido.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245562 | Francisco Queiroz | 04 dez 2009 21:00 | Em resposta a: #245240

Como pode verificar, pela primeira mensagem deste tópico, a época de falecimento desse antepassado está fora do meu âmbito de pesquisa.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245596 | RUIANTUNES | 05 dez 2009 13:32 | Em resposta a: #245560

Caro Francisco Queiroz



Por acaso conhece o cemitério de Évora ? Nele existe um jazigo que por acaso é o maior jazigo que se encontra neste cemitério ( cemitério dos remédios ) jazigo esse que julgo ser do século XIX , em nome de José Maria Ramalho Diniz Perdigão , que na altura éra um dos maiores proprietários e lavrador da região de Évora , eu resido nesta cidade e costumo ir diversas vezes a este cemitério. Ao dispor .



Atenciosamente

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245602 | Francisco Queiroz | 05 dez 2009 14:19 | Em resposta a: #245596

Sim, conheço o cemitério dos remédios, mas não tenho elementos biográficos sobre o proprietario desse jazigo.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245605 | RUIANTUNES | 05 dez 2009 15:31 | Em resposta a: #245602

Caro Francisco Queiroz


Vejo que conhece o jazigo em questão , é o maior que se encontra no cemitério , quanto ao seu proprietário , o Sr. José Maria Ramalho Diniz Perdigão , caso queira eu tenho bastantes elementos biográficos sobre esse senhor acompanhados de uma fotografia dele em formato pdf .





Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245607 | Francisco Queiroz | 05 dez 2009 15:48 | Em resposta a: #245605

Caro Rui Filipe Antunes
Agradeço-lhe imenso.
Envie-me por favor esses dados por email --- francisco[arroba]queirozportela[ponto]com
Como modesta retribuição, enviar-lhe-ei uma nota sobre o significado artístico e importância do jazigo em causa. Aliás, foi para isso mesmo que iniciei este tópico: para partilhar dados, sendo que os dados que eu posso oferecer são de carácter artístico e, em alguns casos, biográfico; ao passo que os dados que mais me faltam são sobretudo os dados biográficos, os retratos dos fundadores dos jazigos (ou daqueles a quem foram dedicados os túmulos) e alguns dados genealógicos sobre a filiação e descendência directa (apenas uma geração para trás e para a frente).
Fico a aguardar.
Grato,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245608 | RUIANTUNES | 05 dez 2009 16:13 | Em resposta a: #245607

Caro Francisco Queiroz



Acabei agora mesmo de lhe enviar os documentos pedidos para o seu mail.
Espero ter ajudado.



Ao seu dispor , atenciosamente


Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245611 | Francisco Queiroz | 05 dez 2009 16:38 | Em resposta a: #245608

Recebi, muito obrigado.
Respondo em breve, a título particular.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245679 | RUIANTUNES | 06 dez 2009 20:11 | Em resposta a: #245611

Caro Francisco Queiroz



Tenho novidades para si em relação á imagem que se encontra dentro do jazigo de José Maria Ramalho Diniz Perdigão , hoje visitei o cemitério dos remédios e fui pesquisar sobre esse assunto , tenho uma foto que tirei á dita imagem com a dedicatória , ficou um pouco clara de mais por causa do flash , mas dá para perceber , não dá para ler porque a letra é péssima .


Atenciosamente

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245688 | coviantiga | 06 dez 2009 22:19 | Em resposta a: #199600

Caro confrade
Queria perguntar-lhe se por acaso tem algum registo de Matosinhos onde figurasse como lá tendo sido enterrada Hermínia Augusta Leal Delgado, ou Leal de Campos,ou só de Campos , ou só de Campos lPaes do Amaral?
cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245690 | RUIANTUNES | 06 dez 2009 22:37 | Em resposta a: #245679

.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245728 | tecr | 07 dez 2009 19:35 | Em resposta a: #141555

Caro Francisco Queiroz

Visitei no outro dia um jazigo de familia que desconhecia no cemitério da Oliveirinha em Aveiro.Lá dentro pode ver-se que alguns dos caixões são pintados com motivos florais de diversas cores.Gostaria de saber, se fosse possivel, se isso era prática usual na segunda metade do século XIX (não tenho a certeza em relação à data do jazigo,mas será por aí).

Com os melhores cumprimentos

Teresa Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245742 | MFMG | 08 dez 2009 02:56 | Em resposta a: #141555

Caro Francisco

Trocámos informações sobre o apelido bahuto num tópico iniciado por mim.
Nesse tópico refiro a existência de um jazigo familiar no Cemitério da Ajuda em Lisboa. Não sabia do seu trabalho sobre cemitérios.
Ora esse jazigo foi construido pelo meu bisavê e seu irmão em meados do séc XIX. Actualmente pertence à familia Torrado pois já foi vendido.
Em frente a esse jazigo existe um outro de uma tia avó minha do mesmo ramo da familia (Familia Gonçalves Parente). Nesse jazigo está também sepultado o seu marido o Arquitecto Francisco Carlos Parente, filho do Arquitecto Domingos Parente da Silva e que tem um Mausoléu nesse mesmo cemitério da Ajuda. Esse Domingos Parente da Silva foi o arquitecto que projectou a avenida da liberdade e penso que está ligado ao portal do cemitério dos Prazeres e aos Paços do Concelho de Lisboa e a demais projectos.

Gostaria de saber se tem mais alguma informação sobre estes assuntos, bem como saber se a sua tese está publicada em livro e onde poderia adquiril-o.

Atenciosamnte
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245814 | coviantiga | 10 dez 2009 00:42 | Em resposta a: #245611

Caro SrFrancisco Queiroz
Possívelmente não terá reparado numa pequena pergunta bastante mais atrás.Vinha por isso renovar o pedido.Por acaso tem algum registo de Matosinhos onde figurasse como lá tendo sido enterrada Hermínia Augusta Leal Delgado, ou Leal de Campos , ou só de Campos, ou de Campos Paes do Amaral ? é que esta minha bisavó que eu fazia enterrada no Fundão, embora não a encontrasse lá ,aparece numa certidão de óbito de 1 filho que faleceu em Oliveira do Hospital, como filho de-----falecida em Matosinhos !!!
Muito obrigada se me puder informar
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245949 | fertelde | 13 dez 2009 22:37 | Em resposta a: #245231

Estimado Manuel Gomes:

Infelizmente nâo o posso ajudar.
Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245986 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 18:26 | Em resposta a: #245688

Desconheço.
Cumps.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245987 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 18:31 | Em resposta a: #245679

Obrigado.
Também tenho foto desse retrato, feito talvez em 2000, mas na altura a máquina também não apanhou bem a dedicatória.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245988 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 18:33 | Em resposta a: #245814

Já respondi acima.
Esse pedido está fora do meu âmbito de estudo.
Peço aos confrades interessados em colocarem questões neste tópico para lerem primeiro, atentamente, a minha mensagem inicial.
Obrigado.
Cumprimentos
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245990 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 18:39 | Em resposta a: #245728

Nesse cemitério, tenho fotografadas apenas 3 capelas do século XIX, mas todas já dos últimos 15 anos desse século. As restantes capelas serão certamente posteriores.
Uma das capelas fotografadas é particularmente interessante, devido a possuir estuques. Há uma outra que é brasonada.
Qual delas é a da sua família?
De qualquer modo, não sou especialista nesse género de arte fúnebre, até porque geralmente não está visível: no século XIX, salvo casos raros, os caixões não eram colocados à vista, como veio a suceder mais tarde.
Posso dar algumas dicas sobre o significado dos motivos florais. Porém, pedia-lhe foto dos mesmos.
Tem o meu contacto abaixo.
Cumprimentos.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245991 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 18:40 | Em resposta a: #245742

Caro Miguel Gonçalves
Para que eu possa responder sem constrangimentos a tudo o que pergunta, por favor contacte-me a título pessoal.
Obrigado.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245992 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 18:42 | Em resposta a: #245728

Autor: Francisco Queiroz [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Nesse cemitério (Oliveirinha), tenho fotografadas apenas 3 capelas do século XIX, mas todas já dos últimos 15 anos desse século. As restantes capelas serão certamente posteriores.
Uma das capelas fotografadas é particularmente interessante, devido a possuir estuques. Há uma outra que é brasonada.
Qual delas é a da sua família?
De qualquer modo, não sou especialista nesse género de arte fúnebre, até porque geralmente não está visível: no século XIX, salvo casos raros, os caixões não eram colocados à vista, como veio a suceder mais tarde.
Posso dar algumas dicas sobre o significado dos motivos florais. Porém, pedia-lhe foto dos mesmos.
Tem o meu contacto abaixo.
Cumprimentos.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245994 | coviantiga | 14 dez 2009 19:01 | Em resposta a: #245988

Caro Confrade
Peco imensa desculpa e muito obrigado
Cumprimentos e Boas Festas
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#245999 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 19:24 | Em resposta a: #245994

Agradeço e retribuo os votos.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#252350 | Ana Norton | 28 mar 2010 17:39 | Em resposta a: #141555

Caro confrade:

neste momento estou a estudar a genealogia da familia e deparei com estes ascendentes dos quais sei que são de Braga mas a data do seu falecimento nada sei será que te tem no seu estudo este jazigo e sua descrição,sei que viveram e morreram no sec xix.
O cemitério é o prado do repouso no jazigo nº 97 5ªsecção estão estes meus ascendentes, José Alexandre Xavier, Francisco Xavier, Alexandre Álvaro, Rosa Maria Mendes, Rosa Maria Mendes Xavier.

Ana Norton

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#252392 | Francisco Queiroz | 28 mar 2010 23:47 | Em resposta a: #252350

Não tenho esse jazigo pesquisado. Provavelmente, terei apenas fotografado.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#253195 | pachancho | 15 abr 2010 18:09 | Em resposta a: #141911

Caro Francisco Queiroz,

Estive a ler o seguinte documento:
"A encomenda de monumentos sepulcrais no período Romântico e o papel da mulher na construção da memória familiar"

A uma dada altura, o documento, refere "No antigo Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, erigiram-se os primeiros monumentos sepulcrais românticos em Vila Real. Ali existe ainda um belíssimo monumento, do melhor que foi feito na década de 1840 em Portugal (Fig. 2). Trata-se de um pedestal de grandes dimensões e bem trabalhado que, através de volumosas molduras e um pequeno caveto, evolui para uma base de suporte a um grupo escultórico representando uma figura feminina - a Dor - debruçada sobre uma urna. A escultura é algo tosca, mas o granito também não ajudava a melhor aperfeiçoamento das formas anatómicas. Este monumento é da família Botelho Machado, proprietários da Casa de S. Pedro. A inscrição não refere quaisquer nomes, apenas aludindo a uma viúva e filhos menores. Contudo, supomos que este mausoléu tenha sido mandado erigir por Luísa do Loreto Teixeira e Sousa que, em requerimento de 1856, identificou-se como sendo do Lugar de Relvas, com casas no Pioledo e viúva do Dr. Sebastião Botelho Machado de Queiroz, a quem terá dedicado o monumento..."

Acontece que encontrei um registo de óbito, D, Maria Delfina Botelho Feio, datado 1838, casada que era com Sebastião Botelho Machado de Queiroz, sepultada no Cemitério dos Terceiros, Vila Real.
Será que, Sebastião era a mesma pessoa?


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#253204 | Francisco Queiroz | 15 abr 2010 21:46 | Em resposta a: #253195

Talvez. Infelizmente, não sei responder. Não pesquisei a família em causa e esses dados foram recolhidos há cerca de 12 anos. Desde então, o tema ficou em suspenso. Não é que não me interesse saber mais sobre esse tema, mas há tantas outras coisas a pesquisar...
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#253210 | pachancho | 15 abr 2010 22:55 | Em resposta a: #253204

Obrigada, Francisco.
Vou ter que arranjar um dia para ir a Vila Real, infelizmente os registos on line, ainda estão muito imcompletos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#253221 | filipeclix | 16 abr 2010 12:57 | Em resposta a: #253210

Caros confrades,

Como procedem as Administrações dos cemitérios aquando dos Jazigos-Capela que são abandonados, o que fazem aos restos mortais.

Conseguirei saber quem mandou edificar determinado Jazigo, reporto-me a Jazigos oitocentistas na cidade do Porto.



Obrigado
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#256517 | RUIANTUNES | 14 jun 2010 19:13 | Em resposta a: #245999

Caro Francisco Queiroz


Por acaso nas suas pesquisas em cemitérios , mais própriamente no cemitério dos remédios em Évora, estudou ou tem dados do jazigo de José Perdigão de Sousa Carvalho , 1º Visconde e posteriormente 1º Conde de Ervideira ? No topo da fachada do referido jazigo está a data de 1886. Agradeço qualquer informação a respeito deste jazigo, pois estou a tentar fazer um estudo sobre a referida pessoa. Muito obrigado .



Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#256520 | Francisco Queiroz | 14 jun 2010 19:34 | Em resposta a: #256517

Limitei-me a fotografar, há uns bons 10 anos, a referida capela. Em termos artísticos, não apresenta grande interesse. É de um modelo estereotipado, tipicamente lisboeta, e foi executada na oficina de Cristiano Augusto Teixeira da Silva, em 1893.
Cumprimentos;

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#256521 | RUIANTUNES | 14 jun 2010 19:59 | Em resposta a: #256520

Caro Francisco Queiroz


Muito obrigado pela sua explicação, Disponha sempre.


Melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#258908 | vovodoluca | 19 jul 2010 15:41 | Em resposta a: #141555

OLÁ! AMIGO
PRECISO SABER INFORMAÇÕES A RESPEITO DE ADLAIDE DOS PRAZERES QUE, ATE ONDE SEI, MORAVA EM BRAGANÇA, MAS PRECISAMENTE EM GONDESENDE E TINHA UM FILHO CHAMADO PROFIRIO AUGUSTO E OUTRO CHAMADO REINALDO. NÃO SEI SE TINHAM OUTROS FILHOS.
MUITO GRATA!
SANDRA

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#259542 | LAMBERT | 28 jul 2010 18:10 | Em resposta a: #256520

Caro Francisco:

Alguma imagem de cemitérios em Miranda do Corvo e/ou Lousã ?

Abraços
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#259551 | Francisco Queiroz | 28 jul 2010 20:48 | Em resposta a: #259542

Da Lousã, sim.
De Miranda do Corvo, só duas ou três, porque o cemitério é pobre em jazigos do século XIX.
Em nenhum dos casos pesquisei os concessionários dos jazigos mais antigos.
Cumps

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#276905 | RUIANTUNES | 23 mai 2011 12:05 | Em resposta a: #259551

Caro Francisco Queiroz,


Por acaso tem informação sobre o jazigo de José Maria Eugénio de Almeida, situado no cemitério do alto de São João , em Lisboa?
Gostava de saber a história desse jazigo e saber se podia disponibilizar , caso tenha uma foto do mesmo.
Meu e-mail : rfm_antunes2010@sapo.pt

Desde já agradecido.


Com os meus melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes
Évora.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#276912 | graça58 | 23 mai 2011 16:22 | Em resposta a: #141555

Exmo. Senhor Francisco Queiroz
Por acaso visitou o cemitério de Vila Chã - Vale de Cambra, Distrito de Aveiro? Gostaria de saber mais sobre um jazigo em nome de José da Costa Leite, entre 1900 e 1911.
Muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#277007 | graça58 | 25 mai 2011 08:47 | Em resposta a: #276912

Exmo. Senhor
Francisco Queiroz
Em relação à minha mensagem anterior, por não ter os dados naquela altura em meu poder, enganei-me no cemitério.
O cemitério é o de S. Pedro de Castelões. O jazigo antes de ser de José da Costa Leite, tinha sido mandado construir pela Viscondessa de Castro Silva para os restos mortais do Barão de Areias em 1900.
Se me puder ajudar muito agradeço.
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#278246 | maria ap dos santos | 11 jun 2011 04:08 | Em resposta a: #245990

gostaria de saber qual cemiterio de portugal foi enterrdo os portugueses friciano marques dos santos e sua espos márcia marques

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#284156 | cida0909 | 07 ago 2011 23:05 | Em resposta a: #141555

Caro Senhor Francisco
sem querer o google me jogou em seu site e eu pude ver o quanto o Senhor e uma pessoa inteligênte e estudioso, li quase toda a sua pesquisa sobre cemitérios e seus túmulos fiquei maravilhada com tanta informações, vi as fotos dos túmulos. depois do que vi e li eu tenho certeza que o senhor e a pessoa certa para me ajudar, agora eu não sei se o senhor vai ter tempo e querer me ajudar. mais vou tentar talveís quem sabe o Senhor resolva me ajudar gostaria de ter a sua inteligência é ser estruida como o Senhor mais infelismente não tive inteligência e nem condições financeira para poder estudar. desculpa o desabafo sou Brasileira Moro no Brasil no Estado do Rio de Janeiro sou neta e bisneta de Português mais mais infelismente não cheguei a conhecer os meus parentes Portuguêses nem meus bisavos e nem meu avõ quando nasci eles ja eram falecidos mais eu sei que ainda tenho Parentes em Portugal mais como falei não cheguei a conhece-los meu avõ era Portugês e morava no Brasil mais meus bisavos ficaram em Portugal. minhas tias falavam que ele pouco falava da família, ele falava para elas nunca se desfazerem do apelido Marques porque em Portugal eles eram de família muito abastada e eram marquêz agora eu não sei elas falarão que o irmão dele chegou a vir no Brasil para ele ir a Portugal para a divisão dos béns mais infelismente ele já tinha falecido é a família já tinha vindo para o Rio de Janeiro ai meu o irmão dele não sabia aonde encontrar a família e voltou para Portugal e a família dele ficou sem a parte da herançs que cabiam a eles, antes do meu avõ morrer eles moravam em uma fazenda chamada santa cruz que fica em Minas Gerais os donos da fazenda sabiam onde a família dele estava morando mais com raiva poeque perdeu a mão de obra barata não quis dizer para o irmão dele é como eu falei ele voltou para Portugal. mais a ajuda que eu quero do Senhor é claro se o Senhor poder me ajudar eu queria saber qual o cemitério que meus bisavos estão enterrados e gostaria de obiter uma copia da certidão de obito. pouco sei a única coisa que sei e que meu bisavô se chamava não sei ao certo porque para nós e Friciano Marques dos Santos ou Feliciano Marques dos santos minha bisavó se chamava Màrcia Marques meu avô se chamava josé marques dos santos todos eram Portugueses só não sei de onde eles eram eu acho que era de ávore ou campo verde alguma coisa assim infelismente eu não tenho muitas informações para passar para o Senhor, mais o que quero mesmo e saber em qual cemitério eles estão é obiter uma copia da certidão de obito ou o site do cemitério. de qualquer jeito eu fico muito agradecida muito obrigada e desculpa alguns erros e que eu não tenho muita instrução.
estou no aguardo de uma resposta com ansiedade. até breve.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#284373 | Francisco Queiroz | 09 ago 2011 22:53 | Em resposta a: #284156

Esses nomes não me dizem nada. Fotografei dezenas de milhares de túmulos. Por isso, só retive na memória alguns dos nomes que me interessavam. Se não me indicar o cemitério, é quase impossível saber. De qualquer modo, existe a freguesia de Árvore, em Vila do Conde.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#284398 | PAIVAMANSO | 10 ago 2011 14:38 | Em resposta a: #259542

Caro amigo Lambert, quero dizer-lhe duas coisas: Diga que fotografias quer nos cemitérios de Miranda do Corvo e do da Lousã, terei muito gosto em o ajudar pois como sabe vivo em M. do Corvo e a Lousã fica a 15 minutos de carro. Caso queira poderei ir fotografar a Fábrica do Papel onde trabalhou no século XVIII o seu ascendente Pierre Lambert. Chamo a sua atenção para o tópico recente CONTACTO COM CELSO LAMBERT do confrade Joaquim Miranda que tem notícias para si. Não conseguindo contactar por email, por isso aqui me socorri do fórum. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#284568 | LAMBERT | 12 ago 2011 20:54 | Em resposta a: #284398

Caro Jorge Santos:
Vamos atirando em todas as direções, nunca se sabe.
Quando recebi informações de alguns Gomes, havia informações que uns estavam sepultados no atrio da Igreja,outros no cemitério.
Será campa comum, será campa propria dos Gomes ?
Haverá campa dos Lambert em Miranda ou na Lousã ?
Continuamos garimpando, caro Jorge.
Um grande abraço
Lambert

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#284580 | PAIVAMANSO | 12 ago 2011 22:44 | Em resposta a: #284568

Caro Lambert, no cemitério de Miranda do Corvo não encontrei nenhuma sepultura ou jazigo com lápide ou inscrição referente ao apelido Lambert, mas existem lá várias sepulturas muito antigas sem lápide e outras com pedras igualmente antigas mas tão degradadas pelo desgaste natural que não se consegue ler o que em tempos lá esteve gravado. Acresce que os livros antigos dos primeiros tempos deste cemitério perderam-se . Já vi o livro mais antigo actualmente conhecido, que está á guarda da Câmara Municipal, mas é muito recente. Assim de memória creio que é de 1945. Vi só o inicio tenho de lá voltar para o consultar por inteiro. Quanto ao cemitério da Lousã fui lá duas vezes mas não com o tempo necessário para ler todas as lápides e quero lá voltar. Nos livros do cemitério da Lousã obtive em tempos a autorização para os poder consultar e depois fui adiando..... e terei de reiniciar o processo. Ainda não lhe enviei o tal livro sobre a Lousã. Resumindo, estou a falhar consigo, mas a falhar muito. Não descansarei enquanto não ganhar força de vontade para sair de casa, meter os pés ao caminho e fazer por merecer a sua amizade. Por agora só lhe posso pedir desculpa. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#305521 | antikualhas | 10 mai 2012 12:54 | Em resposta a: #284580

Caros Confrades,
o programa do VII Ciclo Cultural dos Cemitérios Municipais do Porto (2012), inclue 2 visitas inéditas:
3 de Junho; 10:30H; Prado do Repouso: "O Porto e os seus fotografos"; Maria do Carmo Serén;
22 de Junho; 21:30H; Visita Noturna ao Cem. de Agramonte; Francisco Queiroz.
Apareçam. Pré-Inscrição através do nº 225320080.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#306484 | Metalbrain | 22 mai 2012 17:10 | Em resposta a: #141555

Boa tarde,

Gostaria de lhe fazer uma perguntinha, visto que esteve em vários cemitérios a fazer as suas pesquisas, deverá me saber responder...

Pretendo ter acesso a livro de registos de alguns jazigos dos cemitérios de Vila Boa do Bispo, Favões e Ariz em Marco de Canaveses. Sabe onde poderei encontrar esses registos em cada freguesia?

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#306556 | Francisco Queiroz | 23 mai 2012 11:04 | Em resposta a: #306484

Se não estiverem nas respectivas juntas de freguesia, não sei onde estarão... mas há juntas que não têm registos sistemáticos de jazigos e de inumados... sobretudo de tudo o que for anterior à década de 1940

Resposta

Link directo:

RE: Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#311998 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 18:21 | Em resposta a: #276905

Caro Rui F Antunes
Só agora vi esta mensagem.
O que lhe interessa no JM Eugénio de Almeida?

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#428857 | MManuel | 13 nov 2020 10:44 | Em resposta a: #141555

Arquivo do Cemiterio dos Prazeres

Fica aqui o meu pedido se me podem informar se no cemiterio se encontra JUDITH OLIVEIRA MARTINS nascida a 5 de junho de 1904 Elvas Sao Pedro, uma vez que faleceu em Lisboa penso eu que era onde vivia. Penso que vivia na Rua do Ouro nessa altura.
Procuro o Obito dela ha anos
Filha de Jose Antonio Martins e Joaquina Casilda Oliveira Martins
Um mt obg por alguma informacao

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#428859 | MManuel | 13 nov 2020 10:47 | Em resposta a: #141555

JUDITH OLIVEIRA MARTINS devia de ter falecido entre 1920 tot 1940

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#438959 | Beatrizdovale | 31 jan 2022 21:15 | Em resposta a: #141555

Boa noite,

Aproveito este tópico para perguntar se alguém me sabe informar onde posso aceder aos arquivo do Cemitério dos Prazeres? Devo dirigir-me lá pessoalmente?

Estou á procura de Ana Rita Xavier que faleceu a 26 de Junho de 1833 na freguesia de São Mamede e consta no seu assento de óbito que foi enterrada no cemitério dos prazeres. Era casada com Mateus Valente do Couto.

Agradecia qualquer informação/ajuda que me pudessem dar.
Beatriz do Vale

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#438961 | LDS | 31 jan 2022 22:34 | Em resposta a: #438959

Não é necessário lá ir. O telefone ou o e-mail também funcionam...

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#439261 | Jorge Resende | 12 fev 2022 20:30 | Em resposta a: #141555

CONSEGUIU O ASSENTO DE ÓBITO????

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#439262 | Jorge Resende | 12 fev 2022 20:36 | Em resposta a: #141555

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819877 TIF427,, PÁGINA DIREITA, 5º ASSENTO DE ÓBITO

Resposta

Link directo:

Cemitérios: seus arquivos e seus túmulos

#439264 | Beatrizdovale | 12 fev 2022 21:59 | Em resposta a: #439261

Sim, o assento de óbito eu tenho, obrigada. Tinha curiosidade em saber exatamente onde a senhora estava enterrada, dai ter perguntado como obtinha essa informação junto do Cemitério dos Prazeres

Mas agradeço a atenção a mais uma vez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 21:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen