Procura-se família Gomes Freire em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#141682 | lessness | 25 jan 2007 16:13

Moro no Brasil e procuro alguém em Portugal que seja das famílias Gomes Freire ou Ramires, que possa esclarecer minhas dúvidas quanto ao local exato do nascimento dos meus avós portugueses já falecidos. Não possuo informações da freguesia do nascimento de ambos, informação esta fundamental para busca nos arquivos das conservatórias. Gostaria de obter o registro de civil de minha avó ou de meu avô, para dar entrada no processo de cidadania portuguesa.
Possuo o passaporte brasileiro de meus avós, a carteira de identidade brasileira para estrangeiros de minha avó e fotos com dedicatória da cidade do Porto, de Coimbra e outra de Nelas, portanto imagino que possam existir familiares nessas localidades.

Aqui vai o nome completo de meus avós com suas respectivas datas de nascimento:
Alfredo Lopes Gomes Freire - 06/02/1903
Laura do Céu Ramires Gomes Freire. - 14/12/1907

Grato de antemão por qualquer ajuda.
João

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#141837 | lessness | 26 jan 2007 19:05 | Em resposta a: #141682

up

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#142390 | lessness | 30 jan 2007 18:19 | Em resposta a: #141682

up

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#143460 | lessness | 09 fev 2007 16:26 | Em resposta a: #141682

up

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#144751 | lessness | 19 fev 2007 16:39 | Em resposta a: #143460

up

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#145483 | carledu79 | 26 fev 2007 00:10 | Em resposta a: #141682

Caro João,

fica difícil descobrir de que freguesia eram seus avós. Não há ninguém da família que tenha alguma idéia sobre lugar, freguesia, concelho, distrito?

Nelas é um município no distrito de Viseu.

Minha bisavó, Rita do Carmo Gomes, nasceu em 1892 na freguesia de S. Gião, concelho de Oliveira do Hospital, Coimbra. Era flha de José Diogo Galvão e Maria Gomes Freire.

Oliveira do Hospital não é longe de Nelas, mas há várias freguesias entre uma e outra. Você vai ter que ser mais específico para encontrar. Seus avós não teriam se registrado no consulado de Portugal mais próximo de sua casa? Se fizeram isso, o consulado tem o local do nascimento.

Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#145521 | lessness | 26 fev 2007 12:41 | Em resposta a: #145483

carledu79,

Antes de mais nada, muitíssimo obrigado pela sua informação.
Tenho a impressão que você pode ser um primo distante e sua ajuda pode ser o começo da montagem de um longo quebra-cabeça...
Vamos a ele:
Não, ninguém da família pode me ajudar, infelizmente não há mais ninguém da família além de mim. Todos os meus parentes deste ramo da família ou já faleceram ou estão em Portugal. Ouvi estórias na minha infância, sobre nosso familiares do ramo Gomes Freire em Portugal e sobre o um suposto conde de bobadela Gomes Freire enviado de Portugal, que foi governador do Rio em 1753(?). É possível que meu avô, ou familiares dele, tenham nascido ou vivido no concelho de Oliveira do hospital, creio ter lido algo relacionado aos nomes Oliveira e Coimbra no envelope
de alguma carta perdida no passado. Recordo agora que minha falecida mãe trocou
correspondência com primos portugueses no início dos anos 80. Justamente por isso, Coimbra era minha segunda opção de cidade. Minha desconfiança inicial pela cidade do Porto, se deve apenas a uma foto antiga assinada por algum parente e datada de 1932.
Meu problema atual: Estou na cidade de Florianópolis, longe da cidade do Rio de Janeiro, domicílio de meus avós após chegarem de Portugal, portanto no momento, não posso fazer uma peregrinação por cartórios em busca de respostas. Minha busca necessariamente começará pela internet. Caso eu ganhe confiança nesta pesquisa genealógica, irei até o Rio para efetuar diligências em cartórios e outros locais. Tentarei informações junto ao consulado no Rio de Janeiro por telefone ou email, para saber se eles ainda possuem registros dos imigrantes vindos no início do século passado.
Segue algumas informações complementares:

Meus avós tiveram em minha mãe, sua única filha.
Maria Helena Ramires Lopes Gomes Freire nascida no Rio em 27/11/1941
Meu avô Alfredo Lopes Gomes Freire faleceu um 1977 na cidade do Rio. Foi funcionário do Banco Ultramarino (Atual Banco Real/Amro Bank) aqui no Brasil.

Se não for pedir muito, caso alguém da sua família conheça esses nomes, por favor entre em contato através do fórum.

Reitero meus mais profundos agradecimentos.
João

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#145534 | carledu79 | 26 fev 2007 14:13 | Em resposta a: #145521

Prezado João,

infelizmente acho que não posso ajudar muito. Ao menos não até que você possua mais dados.
Você pode tentar entrar em contato com o consulado de Portugal no Rio de Janeiro (mail@cgrio.dgaccp.pt) e verificar se eles possuem algum registro dos seus avós (informe nome completo e data de nascimento).

Outra opção é verificar se eles se registraram como estrangeiros e ver se nesse registro há alguma informação sobre o local de origem. Para isso, você deve procurar o Arquivo Nacional: http://www.arquivonacional.gov.br/serv_pub/con_est_cp.htm

A terceira opção é buscar através de sua mãe. No registro de nascimento dela talvez esteja de onde seus avós eram. Normalmente isso não aparece na certidão aqui do Brasil, mas pode ser que esteja registrado no livro. Você pode entrar em contato com o cartório onde o nascimento dela foi registrado e pedir para verificarem se esta informação está no livro de registro. Caso esteja, ou pede para te dizerem, ou pede uma certidão de inteiro teor ou xerox da página do livro.

Bem, ainda vale tentar o recursos humanos do Banco Real. Eles devem ter algum registro dos funcionários antigos.

Se você tem a data de nascimento dos seus avós e se você acha que eles possam ser de Nelas, tente escrever para todas as conservatórias de lá (uma para cada freguesia) perguntando se está lá o registro deles, informando o nome completo e data de nascimento.


O ideal seria você ainda ter alguma dessas cartas e escrever novamente para os familiares. :)

Quanto ao nome Oliveira, há muitos lugares, freguesias e concelhos em Portugal com Oliveira no nome. Se for de Oliveira do Hospital, é provável que haja algum parentesco, mas ainda não andei muito por este lado da árvore.

Bem, espero que algum desses caminhos dê resultado.

Boa sorte!

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#145914 | lessness | 28 fev 2007 17:01 | Em resposta a: #145534

Eduardo,
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda inestimável. Tentarei todas as suas dicas.

Abraço
João

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#145937 | carledu79 | 28 fev 2007 18:35 | Em resposta a: #145914

João,

depois diga se alguma deu resultado.

abraços

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#162933 | Saba | 18 jul 2007 06:51 | Em resposta a: #145534

Talvez isto seja util. E' informacao que acabei de descobrir hoje:

O meu avo, nascido em 1900, natural de Vale de Espinho, Concelho do Sabugal era neto materno de Isabel Gomes Freire (de Vale de Espinho). Isabel era filha de Diogo Gonçalves Moreira e de Dona Inês Gomes Freire (naturais de Quadrazais).

Vale de Espinho e' na Beira Alta, nao muito longe de Oliveira do Hospital....nao sei onde fica Quadrazais!

Espero que ajude!!

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#162934 | Saba | 18 jul 2007 06:53 | Em resposta a: #162933

O facto de dizer "Dona" antes do nome podera querer dizer que era alguem importante ou descendente de alguem importante....se de facto os seus Gomes Freire eram nobres, talvez se trate da mesma familia.

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#162935 | Saba | 18 jul 2007 06:54 | Em resposta a: #162933

Esqueci-me de dizer: Isabel nasceu em 1846.

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#162937 | pachancho | 18 jul 2007 09:06 | Em resposta a: #145521

João,

porque não tenta, recolher informações, junto do Banco onde seu avô trabalhou? Ou junto da associção dos bancários?



cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#162986 | rmfrp | 18 jul 2007 21:57 | Em resposta a: #162933

Caro Luis Ramos:

Quadrazais é uma das freguesias do concelho do Sabugal.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#313627 | jab | 13 set 2012 23:00 | Em resposta a: #141682

Caro João

Por mero acaso encontrei a tua mensagem de 2007.
Se leres esta mensagem informo-te que eu sou o primo residente em Coimbra com quem a tua Mãe se correspondeu.
Em 1973,em março ou abril,na minha viagem de fim de curso,estive no Rio de Janeiro em casa dos teus Avós,para mim o primo Alfredo e em casa dos teus Pais.


Um abraço do teu primo

José António

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#313726 | Saba | 16 set 2012 07:43 | Em resposta a: #145521

Eu descendo de uma familia Gomes Freire, e alguns imigraram para o Brasil, Argentina e Uruguai.

-Luis

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#314226 | lessness | 25 set 2012 03:39 | Em resposta a: #313627

Caro Primo José António, é com muita alegria que recebo tua resposta.
Tentei em 2007 este contato como quem lança uma garrafa ao mar com uma mensagem dentro.. Já havia até me esquecido.

Em março 1973 eu era apenas um zigoto na barriga de minha mãe.

Tentei contato atráves do link http://www.geneall.net/P/forum_contactos.php.

Espero poder trocar emails em breve.

Abraço

João Mário

Resposta

Link directo:

RE: Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#314254 | jab | 25 set 2012 16:48 | Em resposta a: #314226

Caro João Mário

Acabo de ver a tua resposta à mensagem que enviei.
Para já,informo que tens inúmeros parentes em portugal.
Como é um assunto de Família vou-te mandar um apartado em Coimbra,para onde me enviarás a tua direcção.
O meu pai era primo direito do teu avô,filho de um irmão da minha avó paterna,Albertina Lopes Gomes Freire, natural de Vale de Espinho,que casou com o meu avô,António da Silva Bigotte,de Nelas.
O teu bisavô,pai do teu avô Alfredo,chamava-se Alfredo Lopes Gomes Freire.Era médico e igualmente natural de Vale de Espinho.
E depois desta pequena informação aqui vai a direcção: José António Bigotte
Apartado 4038
3030 Coimbra
PORTUGAL
Um abraço do
José António
3030 Coimbra

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#353416 | AnaMLopes | 06 jan 2015 19:55 | Em resposta a: #314254

Boa tarde José António,

Estava precisamente à procura de mais informações sobre a família da minha bisavó, Ernestina Lopes Gomes Freire, natural de Vale de Espinho, que segundo me parece é irmã de sua avó Albertina. A minha bisavó casou com um professor natural do Soito, concelho de Sabugal, José Augusto Garcia, e tiveram três filhos, que presumo que sejam primos direitos de seu pai.

O meu avô chamava-se Arnaldo Augusto Garcia Lopes e, por um mero acaso, nasceu em Nelas e não no Soito, porque provavelmente a minha bisavó estava de visita à irmã. Não sei porque razão em nenhum dos filhos da minha bisavó aparecem os nomes Gomes e Freire, apenas o Lopes, que nem sequer era o seu último nome.

Por acaso tem mais alguma informação sobre os irmãos e pais de Ernestina e Albertina, nomes, profissões, locais de nascimento, etc?

Foi um prazer "descobrir" mais alguns primos.


Muito obrigada!

Ana Lopes

Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#353417 | Saba | 06 jan 2015 20:29 | Em resposta a: #353416

Ernestina Lopes Gomes Freire era minha parente tanto pelo lado dos Gomes Freire como dos Lopes.

Pai: Francisco Lopes Junior
Profissão: comerciante e proprietario
Mãe: D. Luisa Gomes Freire
Naturalidades: Vale de Espinho, Sabugal

-Luis

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#353419 | Saba | 06 jan 2015 21:12 | Em resposta a: #141682

Alfredo Lopes Gomes Freire era natural de Vale de Espinho, concelho do Sabugal.

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#353488 | jab | 09 jan 2015 16:35 | Em resposta a: #353416

Cara prima
Tudo o que afirmou está correcto.
A minha avó Albertina era irmã da tia Ernestina, como lhe chamava, sua bisavó e que eu conheci quando criança, bem como ao seu bisavô, visitas frequentes de Nelas.
Havia ainda uma outra irmã, mais velha, casada com o tio António Barata, da Covilhã, que faleceu precocemente. De referir igualmente mais dois irmãos, médicos e um outro casado com uma senhora espanhola, julgo que em Valverde del Fresno. Não sei se haveria mais irmãos, a maioria com descendentes.
O seu trisavô, Francisco Lopes Junior, meu bisavô(tinha o nome igual ao do pai), era casado com Luisa de Jesus Gomes Freire, de uma família de Medelim, distrito de Castelo Branco.
Nos finais do Séc. XIX e principio do Séc. XX colocáva-se o apelido paterno em primeiro lugar, daí a sua bisavó chamar-se Ernestina Lopes Gomes Freire e os seus filhos usarem Lopes com apelido paterno.
Sempre ao seu dispor receba um abraço do
José António

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#354962 | AnaMLopes | 23 fev 2015 03:03 | Em resposta a: #353488

Caro primo José António,

Muito obrigada pelas informações sobre estes nossos antepassados. Gostaria um dia de tentar elaborar uma árvore genealógica.

Um abraço,

Ana Lopes

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#354964 | Saba | 23 fev 2015 04:37 | Em resposta a: #354962

Eu tenho grande parte da arvore da familia feita...

-Luis

Resposta

Link directo:

Procura-se família Gomes Freire em Portugal

#377003 | anavi | 15 jan 2017 16:03 | Em resposta a: #141682

Boa tarde!!! Por curiosidade acabei colocando o nome de Laura do Céu no google e achei esse tópico,Laura do Céu foi irmã de minha avó,Judith Ramires Gomes,casada com Antonio Gomes;vc conseguiu achar algo;se não me engano tenho certidão de nascimento e casamento dela;me mande noticias!!!
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen