Arte sacra medieval

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património

Arte sacra medieval

#141747 | Gilson Nazareth | 26 jan 2007 01:27

Amigos,
Não sei se o tema é valido para o Genea...
Gostaria de localizar imagens medievais de NS de Nazareth.
Tenho como tal uma imagem sentada num cadeiral e recoberta por um manto vermelho.
No colo o Menino que dá a benção papal com a mão direita e com a esquerda segura o globo.
Ambas as figuras estão coroadas e NS segura, em cada mão,uma flor de liz.
Pode ser uma representação de NS de Nazareth?
Agradecido
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Arte sacra medieval

#141802 | A. Varela Remígio | 26 jan 2007 15:07 | Em resposta a: #141747

Caro Gilson,

Salvo erro e a grosso modo, chama-se Idade Medieval ao período da História compreendido aproximadamente entre 600 e 1453, datas marcadas pelo declínio do Império Romano e pela conquista de Constantinopla pelos Turcos.

Reza a lenda que a escultura da Nossa Senhora da Nazaré existente no Santuário da Nossa Senhora da Nazaré foi esculpida em madeira pelo próprio São José. Representa uma Nossa Senhora do Ó, sentada, cabeças coroadas, assenta sobre uma peanha em madeira dourada, dos finais do séc. XVIII, tendo sempre a cobri-la um dos vários mantos que fazem parte do seu tesouro.

Nunca vi nem li qualquer referência sobre imagens medievais da Nossa Senhora da Nazaré.

Existem em muitas igrejas, imagens denominadas de Nossa Senhora da Nazaré, mas com outras representações. Há que distinguir, representação de denominação.

Caso não tenha e pretenda, poderei facultar-lhe uma imagem digitalizada da principal imagem da Nossa Senhora da Nazaré existente no Santuário da Nazaré. Para isso, agradecia que me desse o seu e-mail.

Cumprimentos,

André Varela Remígio
mail@avremigio.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 02:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen