Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Património

Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#142521 | judiaria | 31 jan 2007 18:40

Algum dos confrades sabe alguma coisa sobre as azenhas do estuário do rio Arade, pertencentes a Silves e Estombar ?

Agradeço alguma contribuição

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#142675 | AlferesPereira | 01 fev 2007 23:51 | Em resposta a: #142521

Caro Senhor

Fiz pesquisa no Arquivo do Cabido da Sé de Faro e lembro-me de ter visto por lá uma lista dessas "azenhas". Penso que se quer referir a "moinhos de maré".

Penso que, por curiosidade, fiquei com alguns registos, mas só posso consultar os apontamentos no fim de semana. De qualquer forma fica a infrmação de que em Faro, existe qualquer coisa

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#142713 | MigSousa | 02 fev 2007 12:06 | Em resposta a: #142675

Caros Confrades:

Tratam-se, de facto, de moinhos de maré, de que o mais antigo exemplar no Algarve é o de Castro Marim, que data de antes da reconquista aos mouros.

Infelizmente, essas unidades proto-industriais estão pouco estudadas na nossa província, com excepção do excelente trabalho de Luis Filipe Rosa Santos "Os Moinhos de Maré da Ria Formosa", editado pelo Parque Natural em 199, que traz bastante documentação sobre os antigos proprietários, que mudaram com alguma frequência ao longo dos séculos.

Uma referência, que esta obra não traz, e que está inédita, é de que o Moinho do Bom João, no sítio do mesmo nome em Faro, a sul do Alto de Santo António, foi propriedade do Hospital de Todos-os-Santos, e tinha o respectivo timbre sobre a cantaria da porta, um S dentro de um O. Foi ele doado em testamento pelo Mestre Fernão Martins, que dirigiu a construção do Hospital e foi o seu primeiro Provedor, falecendo em 1508.

Fernão Martins tornou-se personagem bem conhecida, por os nossos livros de Armaria terem reproduzido as suas armas, que muita gente julga ser da família Mestre, pois as pinturas dizem Fernão Martins Mestre (ele foi Mestre-Escola da Sé de Lisboa).

Anteriormente esss moinhos do Bom João, de 4 aferidos, tinham pertencido a Mestre Guedelha, que julgo o físico do Infante D. Henrique. a quem o Mestre-Escola os comprou. No seu legado constam também propriedades em Quelfes e em Guelhim - Estoi, pelo que o julgo algarvio.

Aqui fica esta pequena informação, para se ver que até nos moínhos de maré os enredos se desenrolam como as serpentinas. E até têm a ver com a genealogia e a heráldica.

Cumprimentos a todos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#175631 | judiaria | 08 dez 2007 11:38 | Em resposta a: #142675

Carissimo Alferes Pereira

Já conseguiu alguma coisa sobre os moinhos ?

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#175840 | A-Pereira | 10 dez 2007 09:11 | Em resposta a: #175631

Caro Joaquim Reis

Confesso que não mais me lembrei dos benditos moinhos. Perdão.
Não tenho, de momento, acesso aos meus apontamentos, mas assimque chegar a casa, vou ver o que por la tenho.
Mais uma vez me penitencio pela minha falta.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#175843 | judiaria | 10 dez 2007 11:20 | Em resposta a: #175840

Caro Alferes Pereira

Cá fico à espera. Aproveito para lhe desejar umas Boas Festas e se necessitar algo de Silves, diga alguma coisa.


Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Moinhos do estuário do Arade - Silves, Estombar

#175959 | A-Pereira | 10 dez 2007 21:44 | Em resposta a: #175843

Caro Joaquim Reis

Quando fiz as pesquisas em Faro, no Cabido, fiqei com a sensasão de que tinha trascrito alguma coisa acerca dos moinhos. Já corri os meus apontamentos e não encontro nada. Devo ter confundido com uns apontamentos que fiz sobre arrendamentos de vinhas e celeiros aqui de "Vila Nova". Pouca coisa.
No entanto, tenho a certeza de que vi referenciados os moinhos.
O que é estranho é eu continuar com a sensasão de que transcrevei algo. Ainda vou ver melhor ...

Agradeço os seus préstimos em relação a Silves. Vou aí muitas vezes. Dei aulas durante seis anos na Escola do 2º ciclo. Bons anos aqueles! Fiz aí bons amigos que conservo.

Aproveito para também lhe formular votos de Boas Festas. Saúde, sobretudo!
Lamento não lhe poder ser mais concreto acerca dos moinhos.

Disponha sempre
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 01:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen