Salvador Correia de Sá - Descendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Salvador Correia de Sá - Descendência

#14262 | ajhbpm | 14 dez 2001 13:05

Gostaria de saber se existe algum livro , ou se alguem neste fórum possui um estudo da descendência de Salvador Correia de Sá, que em 1648 partiu do Brasil e reconquistou Angola, nas mãos dos holandeses desde 1641.

António Marramaque.

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14274 | S.João de Rei | 14 dez 2001 17:47 | Em resposta a: #14262

José de Azevedo Coutinho

Torres Vedras, 2001-12-14


Caro António Marramaque


Em 1985 no Brasil, na Amazónia durante uma campanha de prospecção sísmica para pesquisa de petróleo, numa zona relativamente perto de Santarém – Pará, tive o prazer de conhecer um colega Brasileiro com o apelido Correia de Sá e Benevides, nascido e residente no Rio de Janeiro. Inquiriu-o se pertencia á família desse herói, respondeu-me que sim e disse-me que a sua irmã se interessava muito pela genealogia da família. Outro assunto que me relatou, é que a família tinha movido um processo ao estado Brasileiro, por este lhes tomar as suas terras herdadas, situadas em Cabo Frio (zona de veraneio perto do Rio de Janeiro), segundo ele, essas terras eram posse da família desde o século XVII.
Acredito que a maior parte dos Correia de Sá e Benevides se encontra no Brasil, é certamente a Genealogia Brasileira que é detentora de estudos sobre eles.

Em Portugal, os viscondes de Asseca representam titularmente essa nobilíssima família.



Cumprimentos,


“S. João de Rei”

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14280 | Ricardo de Oliveira | 14 dez 2001 20:30 | Em resposta a: #14262

Prezados colegas

Brasil Genealógico. Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia. Tomo II, N° 3. Ano de 1965. Comemorativo do 4° Centenário do Rio de Janeiro.
Na página 142-143 encontramos uma nominata de descendentes vivos (daquela época) do ramo brasileiro de Salvador Correia de Sá.

Como bibliografia histórica,existe o livro do Charles Boxer - Salvador de Sá e a luta pelo Brasil e Angola 1602-1686.

Nossos cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14281 | doria_gen | 14 dez 2001 21:55 | Em resposta a: #14274

Cuidado: há uns descendentes dos Correias, de Gonçalo Correia da Costa, mas que não provêm do casamento Sá, e que no século XIX adotaram o nome Correia de Sá e Benevides. São de Rio Bonito no Rio, se bem me lembro.

fad

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14285 | ajhbpm | 14 dez 2001 23:47 | Em resposta a: #14280

Caro José Azevedo Coutinho

Faço esta pesquisa para poder auxiliar um amigo meu, Gustavo Correia de Sá, na descoberta das suas raizes genealógicas e tambem dos solares que esta familia poderia ter possuido em Portugal.
É sabido por parte da familia deste meu amigo, que descendem de Salvador Correia de Sá, nas linhas mais directas.
Os seus ascendentes, vieram para Portugal acompanhando D.João VI, após o seu exílio no Brasil.
No entanto, o caso que me conta acerca do processo que a familia moveu ao estado brasileiro, deve estar na origem de um episódio curioso que aconteceu aqui há uns anos atrás.
Segundo este amigo meu,apareceram em casa do seu avô uns delegados do estado brasileiro, a dar conta do direito que ele tinha a umas terras no Rio de Janeiro, mas que para lhes tomar posse, teria "somente" que pagar três séculos de imposto.
Está quieto...
Obrigado pela sua participação neste tópico, assim como ao FAD, e Ricardo de Oliveira pelas suas informações.

Cordialmente
António Marramaque

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14289 | Ricardo de Oliveira | 15 dez 2001 01:24 | Em resposta a: #14285

Caros colegas

O bom D. João VI permaneceu no Brasil como soberano legal e pleno em uma parte dos seus territórios e domínios. Aqui ele se sentia forte e bem disposto, como se depreende dos comentários por ele feitos. O exílio é o termo para o Dom Pedro II e para Dom Manuel II quando estes foram banidos. O seu amigo andou exagerando um monte nesta história das terras !
Se qualquer um imaginar as terras de um antepassado do século XVII, a coisa vai longe.

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14293 | aeiou2 | 15 dez 2001 08:48 | Em resposta a: #14262

Bom dia!
Havia em Novo Redondo,Quanza Sul,Angola,1951,(hoje tem outro nome)uma família que usava Correia de Sá e que eram descendentes do grande Salvador Correia de Sá e Benevides.Vou ver se sei mais alguma coisa,contactos....
Estamos no Natal e nunca se sabe,as surpresas do MENINO JESUS.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14302 | zamot | 15 dez 2001 15:10 | Em resposta a: #14262

Caro António,

Há cerca de 15 anos meu Pai foi contactado na qualidade de 1 dos descendentes de Salvador Correia de Sá, por um grupo de advogados Brasileiros ( Nildo Martini de Barros) para recuperar uma serie de terras no Brasil. Nessa altura houve uma reunião de todos os descendentes que viviam em Portugal, e foi elaborada uma árvore genealógica que tenho em meu poder. Depois os Brasileiros desapareceram. O que herdámos foi essa árvore e um jantar no Hotel Tivoli. Conforme lhe disse tenho essa árvore em casa e estou pronto a eslcarecê-lo do que precise.

Um abraço

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14339 | ajhbpm | 16 dez 2001 04:59 | Em resposta a: #14302

Caro José Tomáz de Mello Breyner

É uma boa notícia , essa que me dá referente à árvore genealógica.
Claro que o principal encantado com esta notícia vai ser o meu amigo Gustavo, que já há uns tempos se tem interessado em procurar os descendentes de Salvador Correia de Sá em Portugal, mas só que por não saber por onde começar ou por falta de tempo ainda não se tinha lançado na pesquisa.
Imagino que a árvore seja extensa, e não pretendendo maçar com a sua transcrição, deixo o meu endereço electrónico para combinar uma forma mais prática.
Agradeço a sua disponibilidade.

Um abraço
António Marramaque

E-Mail: antoniomarramaque@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14340 | ajhbpm | 16 dez 2001 05:22 | Em resposta a: #14289

Caro Ricardo de Oliveira

Não creio que o meu amigo tenha exagerado nesta história.
Como já lá vão uns anos que ele me falou neste assunto e ainda assim , muito por alto, o mais provável é que eu já não me recorde com exactidão o que ele disse.
Mas que aconteceu, aconteceu, e talvez dentro do mesmo assunto que o José Tomáz Mello Breyner referiu numa mensagem deste tópico.
Enfim...coisas da vida.
De qualquer modo, não foi este o tema que me levou a abrir este tópico.

Um abraço
António Marramaque

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14374 | zamot | 17 dez 2001 09:31 | Em resposta a: #14339

Caro António,

A arvore que possuo está emoldurada em minha casa, tenho todo o gosto em emprestá-la ao seu amigo ou para a fotografar ou até para a tentar fotocopiar ( é grande ) fico assim ás suas ordens.

Meus Contactos:

clubeqpatino@mail.telepac.pt
ou
93 302 40 40

Um abraço

José Tomáz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14392 | Avintes | 17 dez 2001 18:27 | Em resposta a: #14374

A arvore a que refere o Exmo.Sr.de Mello Breyner, meu parente também pelo lado Corrêa de Sá, começa, salvo erro, no 6º Visconde de Asseca (séc. XIX). Quanto me lembro, o jantar no Hotel Tivoli foi feito com o que restava da herança milionária deste e que incluia quase 200km de costa no estado do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14403 | Lobo | 17 dez 2001 23:34 | Em resposta a: #14392

Caros Amigos
Não esquecer a descendência de Salvador Correia de Sá no Visconde Ervedoza.
Cumprimentos
A. de Sepulveda

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14405 | Genea Portugal | 18 dez 2001 00:48 | Em resposta a: #14403

Também não se esqueçam da descendência que se encontra na base de dados deste site. Fica aqui o link a Salvador Correia de Sá:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=45947

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#14406 | Ricardo de Oliveira | 18 dez 2001 00:52 | Em resposta a: #14403

Caríssimos

Cuidado com essas supostas heranças ! Nasci no Rio de Janeiro e parte da minha família materna está, ininterruptamente, desde o século XVI nessa jóia brasileira fundada pela nossa comum cultura portuguesa histórica. A área metropolitana do RJ tem cerca de dez milhões de habitantes. As antigas sesmarias estão soterradas por milhões de toneladas de concreto, asfalto, casas, favelas, balneários de luxo e outras áreas densamente povoadas. Todo o litoral, dentro e fora da região metropolitana, foi intensamente ocupado nos últimos séculos. A propriedade mudou várias vezes de mão, de maneira controlada ou simplesmente por invasões. A complexidade e a desordem fundiária foram/são grandes. Nenhuma sesmaria ou propriedade do século XVII ou XVIII permaneceu incólume em nenhum lugar do centro-sul do Brasil. A legislação agrária do Império, a Lei de Terras de 1850, redefiniu vários padrões de ocupação. Sem contar que qualquer um dos nossos antepassados do século XVIII ou XIX teve centenas e mesmo muitos milhares de descendentes no século XX. Nas festas do IV Centenário em 1965 foram colocados grupos de descendentes dos 18 troncos de primeiros povoadores selecionados pelo Colégio Brasileiro de Genealogia. A minha família ainda recebe o aluguel de frações de terrenos alugados no Centro do RJ e que foram adquiridos com trabalho escravista no século XIX. É a sobra da sobra da sobra da exploração escravocrata. Atenção com essas histórias de velhas heranças ! Só sobraram antigas ruínas e histórias, às vezes com belas estórias imaginativas !

Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#26600 | aburma | 15 set 2002 23:14 | Em resposta a: #14262

Reparei neste tópico já antigo, e caso isso ainda desperte o interesse de algum confrade, também me "acuso" como descendente de Salvador Correia de Sá, podendo fornecer a quem porventura esteja interessado toda a minha ascendência até ele.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208605 | M.Dourados | 17 set 2008 21:29 | Em resposta a: #26600

Este tópico é muito antigo e por isso não sei se alguem me vai reponder. O assunto também não é ligado a salvador Correia de Sá, mas ao pedido de informação dos seus descendentes, se alguma vez encontraram em terras de Santa Maria da Feira, algum Corrêa de Sá.
Minha bisavó era Emilia Corrêa de Sá, e minha avó era Rosa Corrêa de Sá.
Deve haver muitos Correia de Sá que nada tem a haver com o Salvador, mas no entanto agradecia a informação se encontraram alguem en Santa Maria da Feira.

Grata pela atenção
M.Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208645 | AQF | 18 set 2008 12:48 | Em resposta a: #208605

Cara Maria Dourados,

O Genea Portugal em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=14405#lista dá um link onde também pode ver a descendência, mas está desactualizado.

Actualmente será em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=45947

Nas suas pesquisas no ADA, para além do favor de estar atenta a Correias e Costas, pedia-lhe também que fizesse o mesmo relativamente a Violante Rosa, Rosa como a sua avó.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208678 | tmacedo | 18 set 2008 23:22 | Em resposta a: #208605

Cara Maria Dourados:

Há uma família na Feira que, pelo menos desde o século XIX, assina Corrêa de Sá, presumo que nada tendo a ver com o célebre Salvador Corrêa de Sá. Quem tem estudado essa gente é o meu amigo Luís António Corrêa de Sá que deles descende. Deles descende também um Tomás António Corrêa de Sá (nascido cerca de 1850) casado com uma senhora Pereira Carneiro Canavarro, da Régua, avós dum tio de minha mulher.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208679 | M.Dourados | 18 set 2008 23:36 | Em resposta a: #208678

Caro António Taveira


Obrigado pela sua atenção e resposta. Pedia, se fosse possivel ,algum contacto das pessoas que me falou, dos Corrêa de Sá. O nome que usam como autores no forum, para eu poder entrar em contacto com eles.

Mais uma vez agradeço a sua amavél atenção
Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208680 | tmacedo | 18 set 2008 23:52 | Em resposta a: #208679

Cara Maria Dourados:

Esse tio de minha mulher foi médico no Porto e faleceu há muito tempo, cerca de 35 anos. Chamava-se Manuel Canavarro de Sá Ramalho Fontes. Era neto materno de Tomás António Corrêa de Sá e de D.ª_____ Pereira Carneiro Canavarro. Poderei perguntar aos familiares se sabem algo da ascendência daquele Tomás que tenho ideia de ser aparentado com um ramo da família Crispiniano da Fonseca. Quanto ao meu amigo Luís António Corrêa de Sá tem origens familiares na vila da Feira e vive no Porto. Julgo que não intervém neste forum. Actualmente estou raramente com ele mas, vou procurar o seu contacto, e transmitir-lho-ei.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208682 | M.Dourados | 19 set 2008 00:00 | Em resposta a: #208680

Caro António Taveira


Mais uma vez lhe agradeço, pois o meu interesse era mesmo na Feira. Minha Bisavó, Emilia Corrêa de Sá, foi casada com Manuel Maximo d´Aquino Ribeiro e moraram em S.Nicolau, Santa Maria da Feira.
Sua filha, minha avò, Rosa Corrêa de Sá nasceu nessa freguesia e meu Pai nasceu em 1909, em Espargo - Santa Maria da Feira.
Se entrar em contacto com o seu amigo, peço que lhe pergunte se estes nomes estão ligados a alguma familia que ele conheça.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208707 | tmacedo | 19 set 2008 10:06 | Em resposta a: #208605

Cara Maria Durados:

Já falei com o meu amigo. Fiquei de lhe mandar os nomes de sua bisavó e de seus trisavós para pesquisar nos dados que reuniu ao longo de uma vida.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208712 | gafanhoto | 19 set 2008 12:48 | Em resposta a: #14262

Para uma maior compreensão da formação do Brasil, e do seu papel na história de Portugal, mas também de Angola e do papel da família de Salvador Correia de Sá aconselho um livro extraordinário sobre este assunto:

título - "O Trato dos Viventes"

subtítulo - Formação do Brasil no Atlântico Sul (Sécs. XVI e XVII)

autor - Luiz Felipe de Alencastro

editora - Companhia das Letras

Comprei este livro na FNAC do Chiado em Lisboa, em 2006?, se não houver eles encomendam
e na altura custou-me 25,43 €.

Aconselho vivamente a leitura e estudo desta obra, de historiador brasileiro, que desmonta muitos mitos e não se recomenda a almas de patriotismo frágil.

Gafanhoto

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#208715 | Samuel C O Castro | 19 set 2008 14:34 | Em resposta a: #208712

Gafanhoto,

Sobre o livro que citaste, lembra de ter lido alguma coisa sobre algum relato de atuação de pessoas da família Castro na formação do Brasil?

Agradeço qualquer informação. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em V. da Feira (S. Nicolau)

#208717 | AQF | 19 set 2008 14:49 | Em resposta a: #208707

Caro António Taveira,

Atendendo a que o seu amigo não frequenta o Geneall, se não fosse pedir-lhe muito, agradecia que também lhe perguntasse se nos estudos que fez alguma vez encontrou ou conhece Correias da Costa em Vila da Feira.

Para mais detalhes pode ver os meus pedidos de ajuda em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=146772#lista (2007) e

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=204129#lista (2008).

Fico desde já agradecido pela sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209024 | gafanhoto | 23 set 2008 12:51 | Em resposta a: #208715

Apenas lhe posso responder que dei uma vista de olhos rápida
ao índice onomástico (pág. 517) e aí vem referido um tal
de Antônio Castro de Sousa na pág. 370 onde se referem os
brasílicos que ajudaram à tomada de Angola aos holandeses em 1648.
Foi para Angola "...escrivão régio, depois ouvidor-geral e mestre-de-campo em Angola..." citado da obra referida acima de Luiz Felipe Alencastro.

Não sei se isto ajuda em alguma coisa. Uma resposta exacta demoraria a
consultar ou reler a obra coisa para a qual não disponho de tempo neste momento.

Gafanhoto

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209031 | Samuel C O Castro | 23 set 2008 13:47 | Em resposta a: #209024

Gafanhoto,

Muitíssimo obrigado pelas informações.

Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209044 | fertelde | 23 set 2008 15:51 | Em resposta a: #208715

Caro Samuel de Castro:

Gregório de Castro de Morais: Governador do Rio de Janeiro, filho de outro Gregório de Castro de Morais...
Veja na basa de datos.-
Cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209085 | Samuel C O Castro | 23 set 2008 22:55 | Em resposta a: #209044

Estimado Fertelde,

Agradeço a dica. Do ramo a que referiste, já tenho excelentes dados na base.

Muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209087 | avc | 23 set 2008 23:26 | Em resposta a: #208605

Caro M.Dourados

Caso lhe interesse informo que tive um cunhado da família Corrêa de Sá que indica.
Chamava-se Severino Rodrigo Perez Correa de Sá, nasceu em 1946, Engenheiro Técnico Agrário, casou com a minha irmã Maria Inácia Aleixo Vacas de Carvalho. É o id do geneall 345437. Infelizmente faleceu, há poucos anos, de doença grave.
O seu filho, Rodrigo Vacas de Carvalho Correa de Sá, foi durante 14 anos, cabo do Grupo de Forcados de Montemor, e outro filho. António, ainda é forcado do Grupo.

Se lhe interessar mais dados, posso dar. Eu sou o tio que trato da genealogia da família. Estou interessado em completar no geneall a ligação completa à família Correa de Sá, se me puder enviar dados complementares.

Cumprimentos. António A. P. Vacas de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209090 | M.Dourados | 24 set 2008 00:17 | Em resposta a: #209087

Caro António A.P. Vacas de Carvalho

Obrigado pela sua resposta e agradecia imenso os dados que tenha que possam ligar á minha familia Corrêa de Sá de Santa Maria da Feira.
O meu contacto é magdalenaF@sapo.pt, onde me poderá deixar ainformações que tem.

Grata pela sua atenção, apresento os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209824 | M.Dourados | 04 out 2008 01:34 | Em resposta a: #208707

Caro António Taveira

Desculpe novamente a pergunta, mas gostaria se saber se o seu amigo, já lhe deu os seus ramos de Correia de Sá de Santa Maria da Feira.
Estou meio perdida na fase em que estou e gostava muito de conhecer essa linhagem de São Nicolau - Feira.

Com os meus respeitosos cumprimentos

Maria Magdalena

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em V. da Feira (S. Nicolau)

#209825 | M.Dourados | 04 out 2008 01:37 | Em resposta a: #208717

Caro Angelo da Fonseca

Não me esqueci dos seus Correias da Costa de Santa Maria da Feira. Infelizmente ainda não consegui deslocar-me ao Arquivo de Aveiro, mas não vai passar da semana que vamos entrar.
Enviarei depois os meus resultados.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209833 | tmacedo | 04 out 2008 08:34 | Em resposta a: #209824

Cara Maria Magdalena:

Transmiti-lhe os dados que me enviou. Aguardo a sua resposta que, mal a tenha, logo lha farei chegar.

Cumprimentos.

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa e Correias de Sá na TT on-li

#209978 | AQF | 06 out 2008 05:20 | Em resposta a: #209825

Cara Maria Dourados,

Os meus agradecimentos e votos de boas pesquisas.

Entretanto na TT On-line encontrei vários Inventários Orfanológicos com Correias da Costa ou Correias de Sá ligados a Vila da Feira. Para ver os resumos pode fazer:

1) Ir à TT On-line no endereço seguinte:

http://ttonline.iantt.pt/DServe.exe?dsqServer=calm6&dsqApp=Archive&dsqDb=Catalog&dsqCmd=Search.tcl

Nota: se a linha ficar partida pode fazer 'cut and paste' do endereço completa para o Internet Explorer

2) Depois basta preencher os campos seguintes e 'clicar' em search:

CódigoReferência: PT-ADAVR
CódigoReferAlternCota: Feira
ÂmbitoConteúdo: Correia da Costa (ou Correia de Sá)

Se lhe interessar algum pode depois consultá-lo no AD de AVeiro.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#209987 | filipe acciaioli | 06 out 2008 10:24 | Em resposta a: #14262

desculpem a minha intromissão mas talvez gostassem de saber que existe uma obra em quatro volumes muito interessante chamada HISTÒRIA DE ANGOLA , de Ralph Delgado, Edição do Banco de Angola. Tenho um exemplar dessa obra, que poderei fotocopiar e fornecer aos interessados caso não a consigam encontrar. Como trata dos governos, governadores entre muitos assuntos é natural que fale do Correia de Sá como do Vidal de Negreiros Fernandes Vieira etc. atenciosamente.

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa e Correias de Sá na TT on-li

#210031 | M.Dourados | 06 out 2008 19:32 | Em resposta a: #209978

Caro Angelo da Fonseca


Muito obrigado pelo que acaba de me enviar, são dados importantes para a pesquisa.
Comecei hoje em Aveiro, mas a freguesia de Santa Maria da Feira vai levar dias a ser pesquisada, pois além dos muitos livros (em mau estado), tem que ser feita pesquisa um a um dos registos.
Se quizer posso pedir os dados que me enviou dos Correia da Costa, ou pedir outras dados.
Voltarei ao arquivo na proxima sexta-feira de manhã.

Com os meus cumprimentos

Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em V. da Feira (S. Nicolau)

#213133 | AQF | 13 nov 2008 01:10 | Em resposta a: #210031

Cara Maria Dourados,

Conforme poderá ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213131 afinal os meus Correias da Costa são de Coimbra.

Contudo há efectivamente um João Correia da Costa, de Coimbra, que vem casar com uma Violante Rosa, de S. Nicolau da Vª da Feira, entre 1750-1770 e que têm nesta freguesia pelo menos o meu 4º avô José Correia da Costa que depois vem casar no concº de V. N. de Poiares.

Assim sendo, em Vª da Feira (S. Nicolau) mantinha interesse apenas em:

Casamento de João Correia da Costa com Violante Rosa entre 1750-1770
Nascimento do filho José Correia da Costa entre 1750-1770 e/ou outros filhos
Nascimento da mãe Violante Rosa entre 1720-1750

Desde já agradecido por qualquer ajuda.

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá - Descendência

#213161 | Samuel C O Castro | 13 nov 2008 13:15 | Em resposta a: #209987

Prezado Filipe Acciaioli,

Sobre a obra que citaste, se por acaso tiver alguma coisa sobre a família Castro e puder me informar, fico-lhe muitíssimo agradecido.

Caso afirmativo, poderás enviar cópia da página diretamente para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br (sem espaços).

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222710 | AQF | 03 mar 2009 12:57 | Em resposta a: #210031

Cara Maria Dourados,

Finalmente fez-se alguma luz nos meus antepassados de S. M. da Feira, com o registo de casamento do João Correia da Costa e Violante Rosa em S. Nicolau, que o ADA encontrou no intervalo que eu estimei, com o seguinte teor :

Tem registo de casamento da Vila de Santa Maria da Feira, livro 6, fl. 191v, 3/3/1752, João Correia filho de Manuel Correia e de Comba Santiago da freg. de São Tiago de Coimbra, neto paterno de Manuel Correia e de s.m. e materno de Manuel Luis e de s.m., com Violante Rosa filha de Dionisio Ferreira da Silva e de Luisa da Silva moradores na sua Quinta de .?. em Santa Maria da Feira, neta paterna de Antonio da Silva e de Isabel Ferreira da freg. do Lobão e materna de Jose da Silva Reis e de Benarda da Silva.

Portanto, confirma-se que os Correias da Costa são de Coimbra, restando-me em Vila da Feira os ascendentes da Violante Rosa e eventuais filhos desta para além do José Correia da Costa, meu antepassado, que foi casar a S.to André de Poiares (V. N. de Poiares/Coimbra).

Assim sendo, resta-me perguntar-lhe se alguma vez se cruzou com os Ferreiras da Silva ou Silvas Reis ascendentes da Violante Rosa e eventuais descendentes desta (Correias da Silva, Correias da Costa, Costa e Silva, etc. ) e pedir-lhe, caso não seja penoso, que esteja atenta a estes apelidos nas suas pesquisas.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222772 | M.Dourados | 03 mar 2009 23:08 | Em resposta a: #222710

Caro Angelo da Fonseca

Agradeço o seu contacto através de magdalenaFarrobasapo,pt.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222826 | AQF | 04 mar 2009 13:32 | Em resposta a: #222772

Cara Maria Dourados,

Já lhe enviei resposta para o seu e-mail.

Agradecido,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222881 | M.Dourados | 05 mar 2009 00:26 | Em resposta a: #222826

Caro Angelo da Fonseca

Até esta hora ainda não recebi o seu e-mail. Agradecia que voltasse a contactar
magdalenaF arroba sapo ponto pt

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222887 | AQF | 05 mar 2009 03:46 | Em resposta a: #222881

Cara Maria Dourados,

Fiz o reenvio, espero que agora receba bem.

Cumprimentos,

Angelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222901 | M.Dourados | 05 mar 2009 11:52 | Em resposta a: #222887

Caro Angelo

Lamentavelmente continuo a não receber nada e não sei se será problema do meu e-mail ou do seu. Já pedi o seu contacto ao Moderador, mas também ainda não me foi dado.
Pedia que tentasse novamente o envio para este e-mail
aylamg@hotmail.com

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222912 | AQF | 05 mar 2009 14:35 | Em resposta a: #222901

Cara Maria Dourados,

Não tenho detectado problemas no meu e-mail.

De qualquer forma, também já reenviei a mensagem para o novo e-mail.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222918 | valboa | 05 mar 2009 15:47 | Em resposta a: #222912

Caro Ângelo da Fonseca
Agradeço o seu contacto para o mail

albuquerque.quinta@sapo.pt

Gostaria da trocar impressões consigo acerca de uns 'Sarmento' de Chãs de Tavares-Mangualde.

Obrigado
cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222935 | AQF | 05 mar 2009 17:47 | Em resposta a: #222918

Caro Jorge Albuquerque,

Gostaria de poder ajudá-lo, mas nunca fiz qualquer estudo ou tenho qualquer conhecimento especial sobre Sarmentos.

A única coisa que sei é que alguns Sarmentos são tratados na obra FMVR de acordo com o índice (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=208651) que coloquei aqui no Geneall, num altura em que pedi emprestada a obra para estudar alguns Magalhães.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Correias da Costa em S. M. da Feira

#222939 | valboa | 05 mar 2009 17:59 | Em resposta a: #222935

Caro Ângelo

Muito obrigado de qualquer modo

cumprimentos

Jorge

Resposta

Link directo:

Salvador Correia de Sá - Descendência

#386517 | alexandredesa | 13 nov 2017 19:18 | Em resposta a: #208605

Olá M.Dourado.
Qual o nome dos pais da sua bisavó?

Resposta

Link directo:

Salvador Correia de Sá - Descendência

#453411 | PaulusVimara | 08 abr 2024 17:49 | Em resposta a: #14262

Olá, senhoras e senhores.

Descendo da família Correia de Sá na região do velho município de Itaperuna/RJ: Valença e adjacências.

Alguém teria alguma indicação da ascendência de JERONIMO CORREIA DE SÁ (casado com Margarida da Silva Correa de Sá), nascidos na segunda metade do século XVIII e que viveram em Valença/RJ ou em áreas próximas?

Meu e-mail para informações que me possam enviar: pabloguimaraess@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen