João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#142775 | PML | 02 fev 2007 20:20

Caros Confrades,

O meu Bisavô João Ivens Ferraz, casou quatro vezes.
Ainda não consegui encontrar alguém que saiba quem foi a sua terceira mulher.
Sei que o terceiro casamento, em Lourenço Marques, terá sido por volta de 1926 / 7 e só durou cerca de um ano, por morte de sua Mulher vítima de “uma angina maligna”. Sem geração.
Esta senhora já tinha sido casada, tendo enviuvado, e teve quatro filhos do primeiro casamento.
O marido de uma das filhas, a Rosa, que se chamava Afonso Nunes de Morais, foi padrinho de casamento de um neto de João I-F, Carlos Ivens-Ferraz de Freitas, que casou com Isilda Tomás, a 27 de Novembro de 1944, em Lourenço Marques.

Num livro “Sozinha no Mato”, escrito pela quarta Mulher de João I-F, Marcia Ramos Ivens-Ferraz, ela escreve a propósito da legalização da posse de um terreno:

“Como havia filhos dela, menores, a propriedade entrou em regime de inventário orfanológico, e esteve a dormir um sono de nove anos, até que os menores atingissem a maioridade. O processo só terminou em 1936, estando todo este tempo - cerca de nove anos - a propriedade abandonada...
...Passados esses anos, os enteados atingiram a maioridade e o processo orfanológico terminou, com a desistência dos herdeiros, da sua parte, na partilha do terreno, que assim novamente reverteu para o meu marido."

Portanto, isto ter-se-á passado há cerca de setenta anos, sendo pouco provável que qualquer dos filhos esteja vivo.
A minha esperança é que netos, bisnetos e o que mais houver, leiam este tópico e se reconheçam como descendentes da dita Senhora, ou que alguém fora da família a saiba identificar.

Não existem averbamentos elucidativos na certidão de baptismo/nascimento de João Ivens-Ferraz.

Agradeço antecipadamente qualquer pista.

Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#184458 | IsabelFont | 11 fev 2008 01:30 | Em resposta a: #142775

Caro Paulo Maia Loureiro,

Desculpe a impertinência, pois que já deve ter pensado nisso; no entanto, lá vai:
Experimentou procurar os inventários orfanológicos da zona onde se situava ou situa a referida propriedade.?

É só uma ideia.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#184537 | PML | 11 fev 2008 19:24 | Em resposta a: #184458

Cara Maria Isabel.

Agradeço-lhe a sugestão que, confesso, não me tinha ocorrido, pois a propriedade situava-se em Maholela, a norte de Maputo. Cconsegui localizar no Google Earth.
As distâncias geográficas e de tempo são barreiras difíceis, apesar da Internet.
Não sei como estará a documentação de há quase oitenta anos em Moçambique.
Vou tentar.

Muito obrigado.

Os meus cumprimentos

Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#210818 | IsabelFont | 17 out 2008 14:34 | Em resposta a: #184537

Caro Paulo Maia Loureiro,

Voltando a este seu tema,
Encontrei num site »» http://memoria-africa.ua.pt/search.aspx?q=DE%20Riqueza&s=2&r=Isbd&p=25
este livro:
[198262]
FERRAZ, João Ivens
Grandes e pequenas grandes fortunas / João Ivens Ferraz. - Lourenço Marques : Sociedade de Estudos de Moçambique, 1950. - P. 3-16Sep. de: Boletim da Sociedade de Estudos de Moçambique; nº 67
Descritores: Riqueza | Estrutura social
CDU: 301
Cota: BIA-CC/SEP-26-Biblioteca|UAVSD

Provavelmente conhece! Será que não diz nada que lhe interesse?
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#211291 | PML | 22 out 2008 14:57 | Em resposta a: #210818

Cara Maria Isabel

Muito obrigado pela sua informação.
Peço-lhe desculpa pelo atraso na resposta, mas só hoje cheguei de uma estada de dez dias no outro lado do Atlântico, onde não tive possibilidade de usar a Internet.
Como deve calcular, já fiz inúmeras pesquisas na Net sobre este meu bisavô e não sei como deixei passar esta página.
Não conheço o livro. Vou pesquisar e se tiver algum interesse, acrescentarei novos dados ao tópico.

Cumprimentos.

Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#211338 | JAVSO | 22 out 2008 23:33 | Em resposta a: #211291

Caro Paulo Maia de Loureiro

No livro Ivens Ferraz, Origens e descendência, Lisboa, 1999, p. 57 e 58 vem a biografia de João Ivens-Ferraz, com a identificação só de 3 mulheres.
É aí referido que a 3ª se chamava D. Márcia Garcia Ramos, de quem teve três filhos.

Penso que já lhe referi que a avó paterna de minha mulher é Ivens, de S. Miguel, descendente de Robert Ivens.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#211433 | PML | 23 out 2008 23:36 | Em resposta a: #211338

Caro José Alfredo

Como poderá ver na segunda página, não numerada, do referido livro, fiz parte da Comissão Organizadora da reunião da Família Ivens Ferraz, tendo trabalhado com o meu sobrinho Gui e com o meu irmão João Pedro, na pesquisa do ramo João Ivens Ferraz, do qual descendemos.
Só posteriormente vi uma referência a esse terceiro casamento, numa carta escrita pelo meu bisavô João à sua filha Sara, minha avó. Mais tarde confirmei a existência desse casamento num livro “Sozinha no Mato”, escrito pela sua quarta mulher, Márcia Ramos Ivens Ferraz, onde diz na página 16:

"Anos depois de obter a concessão, ele havia casado com uma senhora, viúva com quatro filhos; mas, pouco mais de um ano de casados, a esposa faleceu, sucumbindo a uma angina maligna, não ficando filhos do casal.”

Quanto ao parentesco com a sua mulher, temos um quarto avô comum: William Ivens, descendente de Thomas Hickling.

Obrigado pela sua ajuda.
Com os cumprimentos

Paulo Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

João Ivens-Ferraz (Casamento em Moçambique)

#386814 | Marcia Ivens | 23 nov 2017 20:21 | Em resposta a: #142775

Bon dia eu sou a neta de Joao et de Marcia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 02:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen