Família Moniz

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

FAMÍLIA MONIZ

#142794 | tatianamoniz | 02 fev 2007 23:09

Procuro pessoas tanto no Brasil quanto no mundo que sejam da família moniz. O único dado que tenho (e não tenho muita certeza) é o nome do meu Bisavô: Francisco Moniz Barreto de Aragão e Meneses.
Agradeço quem procurar o tópico para responder!!!
Beijos a todos
Tatiana Moniz

Resposta

Link directo:

Moniz Barreto de Aragão

#142799 | salen | 02 fev 2007 23:38 | Em resposta a: #142794

Será este?
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=213847

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#142804 | aniset | 03 fev 2007 02:07 | Em resposta a: #142794

Há uma família Moniz em Angra do Heroísmo. Veja o livro " Famílias da Ilha Terceira" do Prof Jorge Forjaz.
cumprimentos.
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#148924 | Alfa49 | 18 mar 2007 10:28 | Em resposta a: #142794

Cara Tatiana
Pessoalmente, tenho ascendência Moniz dum ramo materno, Ilha da Madeira. Relativamente a este ramo, o mais antigo que tenho refere-se a: Manuel Moniz * 1682, cc Maria Fernandes Caldeira em 01.04.1715, viúva de António Pires "O Moço"
Teve: Manuel Moniz, Inácio Moniz, Francisco Moniz e António Moniz.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#150857 | Mataripe | 01 abr 2007 02:12 | Em resposta a: #142794

Cara Tatiana,
Fiquei surpreso pela sua consulta ter gerado tão poucas respostas, dado que há tantos Moniz (Barreto) de Aragão espalhados pelo mundo. (Eu, por exemplo, em Angola...).
Provavelmente o seu bisavô seria Francisco Moniz Barreto de Aragão, “Franz”, como em família o chamavam, nascido a 18 de Junho de 1846, que foi deputado provincial na legislatura de 1870. Casou, em 24 de Junho de 1869, com Ana de lacerda. filha de António Francisco de Lacerda e da sua mulher Angélica Miquelina de Sampaio Viana.
Esse Francisco Moniz Barreto de Aragão (a família também utilizava os apelidos Sousa Meneses) era irmão de Maria Teresa Moniz de Aragão (que casou com o General Otto Bruno Herman, Barão von Wender), de Egas Moniz Barreto de Aragão(Barão de Moniz de Aragão) e de meu bisavô, António Moniz Barreto de Aragão (Barão de Mataripe).
No entanto, há na família outros Franciscos - antes e depois deste que refiro. Se você me der mais algum detalhe (a sua data de nascimento, por exemplo, ou o nome de seus avós) poderei localizar melhor o Francisco a que se refere.
Um abraço,
Mário Moniz de Aragão

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#150861 | cleia | 01 abr 2007 06:19 | Em resposta a: #150857

Caro Mario, percebo que tens fontes seguras sobre a nossa familia e gostaria que tambem soubesses algo a respeito dos Moniz que estao pela Ilha de Sao Miguel, nos Azores. Sou neta de Deolinda Dias Moniz, nascida em 12 de julho de 1882,filha de Joao Moniz Falcao e Maria Jose Dias Moniz. Desde ja agradeco o que puderes esclarecer. Abraco . Cleia

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#151072 | Mataripe | 03 abr 2007 01:06 | Em resposta a: #150861

Olá Cleia,
já tinha lido a tua mensagem, mas só agora encontro tempo para a responder.
Na verdade dizes bem quando referes "a nossa família", pois todos os Moniz da Bahia são originários dos Açores e da Madeira. No meu caso em concreto, descendo de Egas Moniz Barreto, da ilha Terceira, que foi para o Brasil com a mulher - Maria da Silveira - e os filhos (entre os quais o meu ancestral Jerónimo Moniz Barreto) em 1549, quando foi fundada a cidade de Salvador.
Portanto, Cleia, somos primos... mas o nosso parentesco remonta ao século XVI. Na verdade eu consigo traçar toda a minha ascendência desde essa altura. E também tenho alguns dados anteriores a 1549, através dos quais se define o nosso (meu e teu) parentesco com Bartolomeu Perestrelo e Cristóvão Colombo (assunto que tem gerado tantas mensagens aqui no Genea).
Depois de quatro séculos e meio no Brasil, retornamos a Portugal (continental) onde estão a minha mulher e o meu filho. E eu, presentemente, trabalho em Luanda.
Lamento não ter elementos mais recentes para te fornecer mas, como sugeres, eu gostaria muito de saber alguma coisa a respeito dos Moniz que estão em São Miguel, ilha de que tanto gostei quando aí estive há alguns anos.
Cumprimentos aos primos açoreanos e um abraço do
Mário Moniz de Aragão

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#186813 | licinioegasmoniz | 02 mar 2008 18:41 | Em resposta a: #142794

SOU LICÍNIO ÉGAS MONIZ BARRETO, NASCIDO NO RIO DE JANEIRO, EM 29 DE OUTUBRO DE 1945, FILHO DE ORLANDO MONIZ BARRETO E DE JOÍNA MONIZ BARRETO, NASCIDOS, ELE, EM SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO, BAHIA E ELA, EM VALENÇA.BAHIA.. MEUS AVÓS SÃO: JERONIMO MONIZ BARRETO E MATILDE MONIZ BARRETO, DESCENDENTES DA ILHA DA MADEIRA.
TENHO INTERESSE NA MINHA GENEALOGIA E SE VOC~E PUDER ME AJUDAR, FICO-LHE GRATO.

Resposta

Link directo:

Entrelaços: "Moniz de Aragão" e "Lima e Silva

#214047 | andrenetto | 26 nov 2008 01:50 | Em resposta a: #150857

Alguém teria informações sobre os ascendentes e descendentes do Embaixador José Joaquim de Lima e Silva Moniz de Aragão ???
O Embaixador José Joaquim de Lima e Silva Moniz de Aragão é mencionado no livro
"Brasil Genealógico - Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia (1565-1965) - Tomo 2 - N° 3 - 1965 - Pág.151".
Busco informações do entrelaço da Família "Lima e Silva" e "Moniz Aragão".
Por qual Patriarca dos "Lima e Silva", o Embaixador José Joaquim de Lima e Silva Moniz de Aragão é descendente ?

Att.

André Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#214660 | Maria M Luz | 04 dez 2008 02:48 | Em resposta a: #186813

Contribuição> Encontrei no Livro Raízes Seculares de Osvaldo Rodrigues Cabral, Santa catarina, Brasil: Antônio Francisco Moniz Barreto, natural da Vila Franca, Ilha de São Miguel (1754)
Francisco Alberto Moniz Barreto, filho de Antônio Francisco Moniz Barreto e Dona Rita Caetana da Silveira, natural de Desterro, SC. 1774.
Antônio Carlos Moniz Barreto, filho de Antônio Francisco e Rita Caetana. Natural da Ilha São Jorge, Ouvidor da Câmara da Comarca de Desterro(1791)
Obs. Desterro, antigo nome de Florianópolis, Capital do Estado de Santa Cataina. Brasil

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#215578 | gregobhte | 15 dez 2008 19:33 | Em resposta a: #186813

licinio....

vc teria o nome dos pais ou avos do jeronimo moniz barreto??
tb sou descendente dos moniZ barreto, porem tenho dados dessa familia ate os anos de 1700s

Leandro

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#215579 | gregobhte | 15 dez 2008 19:36 | Em resposta a: #148924

Ola Alfa49....

meu moniz da madeira tb vem dessa epoca...
terias mais informacoes sobre essa familia...seus ascendentes e descendentes??
Obrigado,

Leandro

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#215636 | Alfa49 | 16 dez 2008 08:54 | Em resposta a: #215579

Caro Leandro:

Muito obrigado por ter respondido. No que diz respeito ao Moniz, não é propriamente um ramo directo, contudo, existe no meu ramo matermo esse tal Moniz.
Sobre este, disponho de alguma informação que gostaria de poder partilhar consigo.

Cumprimentos
João Barreto

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#215648 | gregobhte | 16 dez 2008 11:22 | Em resposta a: #215636

Caro Joao....

Agradeco sua ajuda.....

meu email direto e : gregobhte1@aol.com

podes me mandar emails com informacoes se quiseres.

Muito obrigado,

Leandro Teles

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#233107 | euza | 01 jul 2009 19:08 | Em resposta a: #151072

Olá Mário Moniz de Aragão!Sou Euza, nascida no Estado da Bahia,  filha de Egas Moniz Barretto de Menezes, nascido aos 06/08/1917. Filho de Francisco Moniz Barretto de Menezes e Mathilde Motta de Menezes. Portanto, somos parentes.Observei Mário, ter voce muitos detalhes, sobre a nossa família, pois voce descendede Egas Moniz Barreto.Mário, tenho necessidades urgente em saber detalhes, sobre meus ancestrais. Creioque voce poderá ajudar-me.Voce tem como informar: local e data de nascimento de meus avós paternos.Não sorria, tá? Também nós os filhos de Egas Moniz Barretto de Menezes, não sabe-mos ao certo, onde ele nasceu.Papai deu à voce, um monte de primos. Futuramente, passarei a lista, que é enor-me, dos que estão vivos. Se botar os que já se foram, ah! meu caro, ficará cansado.Mário, o que tenho conhecimento é que, se fosse seguir a tradição da família, o meusobrenome, seria quilométrico. Originalmente, também sou uma ARAGÃO.É possível que voce responda por e-mail? Eu prefiro.
Grata,
Euza.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#233149 | euza | 01 jul 2009 22:34 | Em resposta a: #142794

Olá Tatiana!

Qual o nome de seu pai? e de seu avô paterno? Meu avô paterno é Francisco Moniz Barretto de Menezes. O Aragão, eles derrubaram.
Responda algo sobre voce. Será que sou sua titia? Diaga o nome de sua mãe, bem
como, de sua avó materna. Eu prefiro que os contatos sejam feitos através de :
e-mail. Faça contato com o Moderador, aqui mesmo, lá informarão meu e-mail.
Fique em paz.
Euza.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#233152 | euza | 01 jul 2009 22:38 | Em resposta a: #151072

Olá Mário Moniz de Aragão!Sou Euza, nascida no Estado da Bahia,  filha de Egas Moniz Barretto de Menezes, nascido aos 06/08/1917. Filho de Francisco Moniz Barretto de Menezes e Mathilde Motta de Menezes. Portanto, somos parentes.Observei Mário, ter voce muitos detalhes, sobre a nossa família, pois voce descendede Egas Moniz Barreto.Mário, tenho necessidades urgente em saber detalhes, sobre meus ancestrais. Creioque voce poderá ajudar-me.Voce tem como informar: local e data de nascimento de meus avós paternos.Não sorria, tá? Também nós os filhos de Egas Moniz Barretto de Menezes, não sabe-mos ao certo, onde ele nasceu.Papai deu à voce, um monte de primos. Futuramente, passarei a lista, que é enor-me, dos que estão vivos. Se botar os que já se foram, ah! meu caro, ficará cansado.Mário, o que tenho conhecimento é que, se fosse seguir a tradição da família, o meusobrenome, seria quilométrico. Originalmente, também sou uma ARAGÃO.É possível que voce responda por e-mail? Eu prefiro.
Grata,
Euza.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#233172 | MariaDavid | 02 jul 2009 01:30 | Em resposta a: #150861

Cara Cleia

Reparei agora neste tópico e resolvi entrar nele, pois conheci duas pessoas oriundas dos Açores e que talvez possam estar relacionadas com os vossos Moniz.

Trata-se de dois irmãos, Matilde e José Luís Moniz Mota, ela enfermeira de Saúde Pública (provavelmente a residir aqui no continente) ele Professor (vivendo nos Açores) e de quem perdi o contacto há cerca de 40 anos e que muito gostaria de restabelecer. Caso alguém possa ceder qualquer informação, agradeço reconhecida.

Com os meus melhores cumprimentos e sinceras desculpas por não conseguir dar mais elementos identificadores sobre o assunto.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#251699 | tatianamoniz | 15 mar 2010 21:24 | Em resposta a: #150857

Oi, Mário.
Aqui é Vilma Moniz, mãe da Tatiana. Gostaria que vc me ajudasse a desvendar alguns dados da minha família que infelizmente desconheço e preciso muito para entrar com o processo de retificação do meu nome. Os dados que possuo são os seguinte e não tenho certeza quanto a veracidade, exceto o nome do meu avô Francisco Moniz Barretto de Menezes.
Bisavós: Egas Moniz de Aragão
Maria América Barretto de Menezes
Tios-avós: Maria Tereza Moniz Barretto de Menezes
Egas Moniz Barretto de Menezes
Salvador Moniz Barretto de Menezes
Martins Moniz Barretto de Menezes
Um abraço da Vilma Moniz Portella
vmportella@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#251758 | Saba | 16 mar 2010 17:55 | Em resposta a: #150861

Tambem descendo duma familia Moniz da ilha de S. Miguel. O meu antepassado foi para Lisboa a cerca de 1800.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#293406 | egasmonizdearagao | 25 dez 2011 21:12 | Em resposta a: #233149

Ola,
Meu nome é Pedro Moniz de Aragão, moro no Rio de Janeiro. Meu bisavô paterno era o Egas Carlos Moniz Sodré casado com a Maria Dagmar Moniz de Aragão.
Gostaria de me corresponde com os senhores.
pedromonizdearagao@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA MONIZ

#297174 | csmoniz | 14 fev 2012 00:28 | Em resposta a: #142794

Prezados e Prezadas.

Meu nome é Cezar Sena Moniz, moro no Rio de Janeiro e estou complementado um trabalho iniciado pelo meu pai Claudio Mazzei Moniz, para identificar a Familia Moniz no Brasil. Da mesma forma que a Tatiana iniciou a investigação no Fórum , agradeço a quem interessar possa, a resposta a minha questão.

Um grande abraço a todos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen