família Ponte e Sousa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

família Ponte e Sousa

#142917 | jcps | 04 fev 2007 12:09

Alguém que conheça esta família?

João Ponte e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: família Ponte e Sousa

#142919 | ffarrajota | 04 fev 2007 13:09 | Em resposta a: #142917

Caro João,
Há famílias Ponte e Sousa no Algarve, tem que ser mais objectivo. Tem que indicar local, datas e mais nomes.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: família Ponte e Sousa

#142927 | jcps | 04 fev 2007 15:55 | Em resposta a: #142919

Cara Fernanda.
Apesar de ser muito frequente que eu tente conhecer a existência de familiares meus, nomeadamente através de motores de busca, a verdade é que das várias pesquisas que fiz nunca resultou a possibilidade de ter parentes no Algarve, da família Ponte e Sousa.
De notar que esta família, que usa este nome, tenho, por tradição oral ser bastante antiga, da época dos Cristãos-Novos em Portugal.
Contudo a verdade é que apenas conheço a minha ascendência, nesta família, até ao meu bisavô, Domingos da Ponte e Sousa, que julgo poder ser Primo Direito dos enciclopédicos José da Ponte e Sousa e Higino da Ponte e Sousa.
Pude conhecer, por telefone, a esposa do filho deste Higino, Fernando da Ponte e Sousa, ilustríssimo personagem de Caldas da Rainha, mas ela nada disse saber sobre o Avô do seu Marido...
Assim, ainda não sei quem foi o meu Trisavô, pelo que a busca continua, por todas as vias informais, já que ainda não pude ter tempo para procurar em Cartórios.
Donde, se me puder ajudar a chegar a alguém que me informe mais sobre esta minha família, lhe ficaria por demais agradecido.
Até outra oportunidade.
João Ponte e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: família Ponte e Sousa

#143163 | abivar | 06 fev 2007 16:34 | Em resposta a: #142927

Caro João Ponte e Sousa:

Higino da Ponte e Sousa era meu tio-avô por afinidade, médico da Casa Real, apesar das suas ideias republicanas, sendo casado com D. Alice Pereira Caldas, aqui na base de dados do GP:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=255738

irmã mais velha da minha avó materna. Ainda conheci muito bem o meu primo Fernando Ponte e Sousa, fundador da SECLA, nas Caldas da Rainha, com muitos descendentes Pessoas de Carvalho através da filha única, Ana Alice (que já tem bisnetos), viúva do Engº Pedro Pessoa de Carvalho. Não sei se alguns terão conhecimento da ascendência do Dr. Higino de Sousa (como também era conhecido); julgo que não, mas do que conseguir apurar deixarei aqui informação.

Mario de Saa na sua obra anti-semita "A grande invasão" inclui Higino de Sousa na sua lista de "cristãos-novos", conceito completamente anacrónico para a época em que a referida obra foi escrita, mas nada adianta acerca da ascendência que fundamentaria essa designação, baseando-se mais propriamente nas ideias republicanas, que andariam ligadas à "cristã-novice", no conceito "esclarecido" do autor.

Com os melhroes cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: família Ponte e Sousa

#143252 | jcps | 07 fev 2007 02:17 | Em resposta a: #143163

Caro António Bivar.
Encho-me de gratidão, para lá do que as palavras podem sucintamente informar, por poder ser beneficiário da sua atenção. Confesso que nunca havia tentado este fórum, e que, não conhecendo, de todo, a sua pessoa, e certo de ser eu desconhecido também, jamais imaginaria poder receber uma informação tão interessante, de forma tão elevada, e tão cordial.
Faço votos para que possa conseguir apurar mais informações, como diz, e desde já registo as que por ora me enviou.
Com os melhores cumprimentos.
João Carlos Araújo de Carvalho Caldeira da Ponte e Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen