Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Títulos

Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#14292 | WPereira | 15 dez 2001 06:38

WENDEL ALBERT OLIVEIRA PEREIRA

Sete Lagoas, 15.12.2001

Ex.mos Senhores

Alguém saberia informar-me sobre quais armas usaram os Senhores de Felgueiras e Vieira descendentes de Francisco Pinto da Cunha, dentre os quais António Pinto Coelho, 9º(?) senhor de Felgueiras e Vieira, casado com D. Francisca de Ataíde.

Agradecido pela atenção de V.ªs Exc.ªs

Ass: Wendel Albert Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#14308 | doria_gen | 15 dez 2001 17:34 | Em resposta a: #14292

Não sei, mas eles eram Coelhos (dos autênticos) com uma quebra na varonia. Usariam de Coelhos (antigos), pleno?

fa

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#14959 | magalp | 30 dez 2001 23:35 | Em resposta a: #14292

Caros Wendel Pereira e Fa Doria

Não encontrei o registo das armas q. teria usado Antonio Pinto Coelho. É muito confusa a minha documentação sobre os Coelho, o q. é perfeitamente natural em consequencia da vasta reprodução...
Mas fui espreitar a Cergude (há quem escreva com S) no q. existe hoje em memória da velha Casa dos Senhores de Felgueiras e Vieira. Foi restaurada cerca de 1940 por um tio da minha mulher - José Marques da Silva - então um arquitecto muito prendado, mas q. fez a dita reconstrução conforme lhe pareceu e assim ficou. Interessante, bonito, mas longe do q. fora na realidade. O brasão q. ostenta em grande mostra são as cinco quinas...
Na capela, não tocada, está o brasão de Bernardo José Teixeira Coelho de Mello Pinto da Mesquita, avô do meu 4º avô Gonçalo Cristovão. Como segue:
Escudo de fantasia (tipo saxão)esquartelado - Teixeira, Mello, Moniz e Coelhos. Coronel de grandeza com o timbre dos Coelhos: um leão com um coelho nas garras. Deveria ser o timbre dos Teixeira, mas não é. Foi Comendador de Telões na Ordem de Cristo. O Coronel de grandeza é-lhe atribuído por ter sido do Real Conselho.
Tem um outro brasão esquartelado que ostenta as armas de Pereira, Pinto, Silva e Abreu, o qual presumo seja de s. mer. Dona Mariana Francisca de Portugal e Noronha Pereira da Sylva, Senhora da Casa do Bonjardim, no termo do Porto.
Na dificil inscrição consegue ler-se q. foi 22º dos solared dos Teixeiras e Coelhos e Morg. de São Braz e Abaças e Motalvam. Tem ainda a curiosa divisa:
Nos venimus a sangui ne regum et nostro veniv nt a sangvine reges...
A dita capela foi restaurada em 1738.
Em título de Teixeiras, 1º/18 e título de Mesquitas, 28º/9 Felgueiras Gayo tem complicadas referencias a este meu antepassado ilustre, avô do Gonçalo Cristovão, perseguido pelo Marquez de Pombal porque entre outras coisas (de mais monta)não queria um carvalho plantado no seu jardim... "((
Espero não ter levantado mais dúvidas!
Cmptos. e um feliz 2002!
Manuel Maria de Magalhães

PS - desta vez fui informal...

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#15028 | magalp | 01 jan 2002 12:11 | Em resposta a: #14959

Meus Caros

Lembou-me o Fernando Sá Monteiro que em "Carvalhos de Basto" - vol.3/156 - há uma gravura co dito brasão com nota explicativa. Efectivamente ali vem descrito tudo o q. disse na anterior. Em relação ao texto genealógico q. antecede a dita gravura nas páginas anteriores, não o subscrevo inteiramente, pois tenho outras informações sobre o mesmo, bastante contradicentes. De todo o modo, confesso que a genealogia dos Pinto Coelho, snrs. de Felgueiras e Vieira não é fácil... creio q. quem melhor lhe pegou foram Domingos Afonso e Travassos Valdez, in "O Livro de Oiro da Nobreza".
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17381 | artur41 | 19 fev 2002 03:41 | Em resposta a: #14959

Caro Manuel Maria de Magalhães


Agradecia-lhe, muito, se me fornecesse alguns dados sobre D.Mariana Francisca de Portugal e Noronha Pereira da Sylva.
Por exemplo, como lhe vem o "Portugal e Noronha"?


Um grande abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17382 | artur41 | 19 fev 2002 03:44 | Em resposta a: #14959

Caro Manuel Maria de Magalhães


Agradecia-lhe, muito, se me fornecesse alguns dados sobre D.Mariana Francisca de Portugal e Noronha Pereira da Sylva.
Por exemplo, como lhe vem o "Portugal e Noronha"?


Um grande abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17417 | magalp | 19 fev 2002 23:20 | Em resposta a: #17382

Caríssimo Artur

Não é difícil. Tenho agora a família sempre "à mâo" aqui no Computador!

D. Mariana Francisca de Portugal e Noronha Pereira da Sylva, herdeira da Casa do Bonjardim, no termo do Porto. Era Avò materna do nosso 4ºAvô Gonçalo Cristóvão Teixeira Coelho de Mello Pinto Da Mesquita, o tal q. esteve preso no Limoeiro à ordem do M. de Pombal, entr outras coisas menos agradáveis para o todo poderoso Marquez, "porque não queria um carvalho plantado no seu jardim" - Camilo Castelo Branco, in "Perfil do Marquez" e Sousa Costa in "Grandes Dramas Judiciários"
Creio q. não há um único descendente de Gonçalo Cristóvão - minimamente informado - que não tenha grande respeito e maior admiração por ele. Fidalgo à moda antiga, q.b.

Filha de João Pinto Pereira, Senhor da Casa do Bonjardim, c.c. D. Francisca Joana de Athayde e Noronha.

Neta paterna de Francisco Vaz Pinto, Senhor da Casa do Bonjardim, c.c. D. Antónia Pereira.

Neta materna de João Pinto Coelho, Senhor de Felgueiras e Vieira, c.c. D. Mariana Francisca Pereira da Sylva.

Bisneta paterna de Belchior Pinto Pereira, Senhor da Casa do Bonjardim, c.c. D. Isabel da Sylva, dos senhores de Regalados/Abreus

Bisneta paterna de José Pinto Pereira, Embaixador junto da Rainha da Suécia, c.c. D. Francisca N.. - de origem Sick/Índia, " q. nunca vestiu à maneira ocidental"

Bisneta materna de Antonio Pinto Coelho, Senhor de Felgueiras e Vieira, c.c. D. Francisca de Athayde.

Bisneta materna de Fernão Pereira, Senhor de fermedo e Cabeçais, c.c. D. Maria de Noronha e Sylva, da Casa do Bonjardim.

Grande abraço!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17422 | artur41 | 20 fev 2002 01:28 | Em resposta a: #17417

Caro Manuel Maria


Interessantíssimo o seu relato. Para além de me ter fornecido relevantes dados sobre a casa do Bonjardim; fala-me de antepassados de origem Sikk: simplesmente espantoso!



Grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17425 | artur41 | 20 fev 2002 04:21 | Em resposta a: #15028

Caros colegas


Aproveitando o que disse o Manuel Maria Magalhães, eis a referência do Livro de Oiro da Nobreza, respeitante aos Pinto Coelho, Senhores de Felgueiras e Vieira: Tomo III, pág.110-115.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17442 | magalp | 20 fev 2002 13:03 | Em resposta a: #17422

Caro Artur

Se calhar é por isso q. gosto tanto de adagas e, por vezes, tenho tendência a puxar por elas...
Mas não tenho só essa avò indiana. Tenho uma outra que me dizem ser tb. parente de Narana Coissoró. Imagine-se! Parece q. é por Freire de Andrade, mas não estou certo. Ainda não investiguei devidamente.
Grande abraço.
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17463 | artur41 | 20 fev 2002 18:47 | Em resposta a: #17442

Carísssimo Manuel Maria


Rogo-lhe que não puxe por elas, são muito perigosas...!
Confesso que tive, à alguns anos, ganas de utilizar uma espada de meu tio bisavô, Cristovão Pereira Camisão ( morto em combate, em Moçambique, na 1ª Guerra Mundial ), ainda bem que não estava afiada, e me chamararam à razão!!


Grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Felgueiras e Vieira_Brasão d'Armas

#17490 | magalp | 21 fev 2002 09:12 | Em resposta a: #17425

Mas não foi por aí, pois na altura em que fiz essa busca, não tinha ainda o "Livro de Oiro da Nobreza".
Acho q. foi na História Genealógica, de A.Caetano de Sousa, que apanhei esses dados. Era então a minha grande fonte de informação, juntamente com DDJ, de F. Canedo.
cmptos.
Magalhães

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 19:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen