Títulos Miguelistas

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Títulos Miguelistas

#14322 | LCM | 15 dez 2001 21:51

Caros confrades,

Venho recorrer aos vossos conhecimentos e pedir a vossa ajuda para mais uma investigação que estou a desenvolver.
O Rei D. Miguel I no exilio concedeu diversas mercês nobiliárquicas, o mesmo acontecendo com seu filho, o senhor D. Miguel II, e com seu neto o senhor D. Duarte Nuno.
Procuro todas as informações sobre estes títulos, bem como sobre os títulos já existentes em 1834, cujo titulares, por serem legitimistas, não pediam o seu reconhecimento ao Regime e Soberano vigentes mas sim ao pretendente do ramo Miguelista.
Agradeço já todas as ajudas e pistas de investigação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14324 | Vasco Jácome | 15 dez 2001 22:26 | Em resposta a: #14322

Caro Lourenço Correia de Matos

Com certeza que isto já não é novidade para si, mas no III Vol. do “Livro de Oiro da Nobreza”, a partir da pg. 721 estão referidos uns quantos (todos?) títulos concedidos por D. Miguel I durante o seu reinado e na pg. 757 títulos concedidos no exílio.

Mas se por acaso isto tiver alguma novidade, é só pedir!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14326 | Ortigão | 15 dez 2001 22:44 | Em resposta a: #14322

Caro Lourenço

Estão referidos os seguintes titulos miguelistas na nobreza de portugal e do brasil:

*Alvelos, Condes - Merçê Nova
(tenho montes de coisas sobre estes como calculas)

*Castelo, Condessa - Merçê Nova
(D. Maria das Dores Castelo de Sousa Prego)

*Condeixa, Condes - Merçê Nova
(uns Azeredo Coutinho)

*Coutos, Condes - Merçê Nova
(Albuquerque do Amaral Cardoso)

*Covo, Condes - Merçê Nova
(Castro e Lemos, o nuno rocha leite tem muitas coisas sobre estes)

*Cumieira, Viscondessa
(uma senhora Pina Manique)

*Donalda, Conde de - Merçê Nova
(não se trata da nobilitação de Walt Disney, mas sim de um Sárrea Gárfeas, de Portimão)

*Mogofores, Visconde - Merçê Nova
(nada a ver com Seabras, este é um José de Melo Peixoto Coelho, filho de uma Pereira Pinto de Vilhena, morgada do Penedono)

*Molelos, Conde e Visconde - Renovação miguelista, 2.º visconde, e merçê nova, 1.º conde
(um Tovar de albuquerque casado com uma filha dos 1.os Condes de Alvelos... curiosamente também estes muito proximos aos Pereira Coutinho do penedono, e aos Castro Lemos Magalhães e Menezes, Condes do Covo)

E c'est tout. Espero que a comunicação tenha corrido bem.

abraços e até segunda,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14329 | LCM | 15 dez 2001 23:33 | Em resposta a: #14326

Caros Vasco e Rodrigo,

Muito obrigado pelas informações, que já conhecia. É exactamente sobre estes títulos que penso fazer este trabalho, não esquecendo também as autorizações concedidas a Casas sempre fieis aos "Reis" Miguelistas.
Gostava de apanhar as cartas de título. Alguma estará publicada por alguém, que não os autores destas duas publicações que citaram?

Abraços
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14343 | magalp | 16 dez 2001 11:08 | Em resposta a: #14322

Meu Caro e Sábio Lourenço

Desde sempre q. ouvi ter D. Miguel dado o título de Conde do Bonjardim aos Pestanas ou Leão Pestana daqui do Porto. Creio que ao 3º avô de António Pestana de Vasconcellos, autor da feliz e primorosa obra "Costados Alentejanos". Nunca li uma linha sobre tal assunto onde quer q. fosse, mas sei que estes Pestanas (q. nunca usaram o título) tem documentação sobre a dita mercê, feita já no exílio como paga da muita dedicação e "grossos cabedais" gastos com o Príncipe rebelde.
É curioso porque o Bonjardim a que se refere o título, é o do velho morgadio dos Teixeira Coelho, indefectíveis miguelistas tb., ainda q. então sem condições para dar um real à causa absolutista. A dita quinta foi várias vezes retalhada e vendida à CMP e no "mercado imobiliário" de então (1830/1840) já pelo seu último proprietário, Gonçalo Cristovam Teixeira Coelho Pinto Dá Mesquita. A Rua aberta frente à casa (depois demolida) tem o mesmo nome, em homenagem a outro Gonçalo Cristovam, jovem alferes de Cavalaria, morto nas estepes russas, ao serviço dos exércitos imperiais de Napoleão.
Creio q. poderás esclarecer este assunto, directamente com o dito António Pestana de Vasconcellos (ignoro se nos lê).
Um grande abraço!
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14344 | magalp | 16 dez 2001 11:10 | Em resposta a: #14343

PS - Talvez o João Cordovil Cardoso, primo do APV saiba alguma coisa disto.

MM

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14348 | LCM | 16 dez 2001 13:50 | Em resposta a: #14344

Caro Manuel Maria,

Muito obrigado pela sua informação. Estive ontem com o António Pestana que não me disse nada a esse respeito, apesar de eu ter falado sobre este assunto.
Falarei com ele e perguntar-lhe-ei.
Mais uma vez agradeço.

Um abraço amigo
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14361 | Ortigão | 16 dez 2001 18:24 | Em resposta a: #14329

Caro Lourenço,

Aqui vai a carta de concessão de título, ou qualquer coisa aproximada a isso, de Conde de Alvelos. Creio que vem parcial ou totalmente citada nas linhagens do Serpa Pimentel.

AHM, Processos individuais, cx. 256, José de Magalhães e Menezes de Vilas Boas, doc. avulso:

“Desejando dar a José de Magalhães e Menezes Villas Boas, Moço Fidalgo com exercício, por ocasião do nascimento do meu muito amado filho, O Principe Real, hum testemunho público de toda a Minha estima, pelos relevantes serviços que elle tem prestado á Pátria, não se poupando a sacrifício algum para mostrar com a maior corage, que, nada será capaz de afasta-lo dos seus honrados sentimentos, por estes motivos que serão conservados sempre no meu coração:
Hey por bem e Me Praz Fazer-lhe Mercê do Título de Conde d’Alvellos, de que lhe servirá de documento este decreto, em quanto as circunstâncias não permittirem passar-lhe a sua competente carta.
Palácio de Hambach em Baviera aos
19 de Setembro de 1853
Miguel R.”

abraços,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14362 | LCM | 16 dez 2001 18:29 | Em resposta a: #14361

Meu caro Rodrigo,

São exactamente estes documentos que procuro. Muito obrigado!
As cartas de autorização dos titulos já existentes também serão bem vindas :-))

Um grande abraço e até amanhã
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14366 | rmfrp | 16 dez 2001 21:54 | Em resposta a: #14322

Caro Lourenço Correia de Matos:

Acrescento aos títulos já aqui referidos o de Conde de Lagos, concedido por D. Miguel em 1834 a Tomás António da Guarda Cabreira Correia da Silva da Ponte e Alvelos Drago Valente de Faria.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14368 | LCM | 16 dez 2001 22:21 | Em resposta a: #14366

Caro Rui,

Agradeço essa informação que também já conhecia. muito obrigado.
Aproveito ainda para lhe pedir os seus contactos, pois recebi ontem um telefonema do Dr. Ernesto Ferreira Jordão que tinha sabido por um frequentador deste Fórum, que o Rui tinha elementos sobre famílias do Algarve que lhe interessariam. Peço-lhe pois o favor, caso queira, de mandar os seus contactos para o meu mail: correiadematos@mail.telepac.pt

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14378 | bbarahona | 17 dez 2001 12:07 | Em resposta a: #14368

Caro Lourenço CM,
sem ter estudado o assunto, julgo que 1 dos títulos de Bahia (Conde?? / Visconde de juro e herdade??) é miguelista!
Abraço
Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14380 | bbarahona | 17 dez 2001 12:55 | Em resposta a: #14378

Lourenço,
Já viste o de Visconde do Zambujal (in Cabedo)?
Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14382 | Genea Portugal | 17 dez 2001 13:02 | Em resposta a: #14380

Lourenço e Bernardo,

Presumimos que conheçam esta página:
http://www.geneall.net/titulos/criador.php?id=5591

Um abraço,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14467 | magalp | 19 dez 2001 15:48 | Em resposta a: #14322

Lourenço e Luís

Onde encaixam os Condes de Saldanha da Gama q. descendem do fidelíssimo de D. Miguel?
Vi num qualquer livro da nobreza europeia ( já não me lembro onde) registados os Graf Von Saldanha da Gama, onde figurará (creio bem) o meu velho amigo Zé Saldanha da Gama, miraculado (é o termo) da Guiné em 1969, onde sobreviveu ao rebentamento a seus pés duma mina a/c q. o fez voar mais de 50 metros!
Se me não engano há uma grande profusão de documentos lá para os Olivais sobre este título dado aos tão dedicados servidores de D. Miguel e da sua Causa. Não vos será difícil averiguar.
Grande abraço!
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#14490 | LCM | 20 dez 2001 00:07 | Em resposta a: #14467

Caro Manuel Maria Magalhães,

O título de Conde de Saldanha da Gama foi concedido a D. José Luís S.G. em 1950 pelo Arquiduque Otão de Habsburgo, como s pode ler no A.N.P., vol.I, pp.890-891 e 500-502.
J. José Luís era lugar-tenente do Rei D. Miguel II em Portugal e casou com uma nobre alemã Helena Maria, condessa de Eltz.
A árvore de costados de um seu neto no "Sangue velho, sangue novo" de Manuel de Mello Corrêa, n.º 74.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#16123 | MENDES | 22 jan 2002 02:04 | Em resposta a: #14490

Seria Possivel alguem dar-me informação sobre um antepassado meu que foi secretário particular de D. Miguel que se Chamava Assunção d´Almeida e era da Vidigueira.Um muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#40346 | LCM | 22 abr 2003 20:35 | Em resposta a: #14322

Caros confrades,

Estou novamente a trabalhar este assunto pelo que peço a ajuda de todos.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#40351 | vbriteiros | 22 abr 2003 23:03 | Em resposta a: #14467

Caro Manel.
Sabes se esse teu amigo, miraculado da Guiné, é neto de Josepha Margarethe Ignazia Monika Graefin und Edle Herrin von und zu Eltz gennant Faust von Stromberg (1892-1943)?
Como os títulos de Graf são extensivos a toda a descendência varonil, então o nosso confrade VJ tem umas Primas "Graefin"
Vou ver melhor
Abç
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#40369 | Conde | 23 abr 2003 08:49 | Em resposta a: #14322

Caro Lourenço:
Em Espanha os títulos carlistas são reabilitáveis pela ordem jurídica da monarquia democrática.Cá a lógica nobiliárquica assente foi a de não reconhecer a legitimidade dos títulos criados no exílio pelo Rei progenitor da nossa dinastia.Viva Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Títulos Miguelistas

#53321 | LCM | 08 dez 2003 16:25 | Em resposta a: #14322

Caros amigos,

Estou novamente a trabalhar neste tema, pelo que todas as informações sobre concessões ou autorizações dos Príncipes Miguelistas serão bem vindas.
Muito obrigado.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 08:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen