Casa em Avelãs do Caminho

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Casa em Avelãs do Caminho

#143315 | Augusto Tavares | 07 fev 2007 19:22

Caros Confrades,

Alguém tem informações sobre os proprietários (antigos / actuais) de uma Casa Grande que fica localizada quase em frente à Igreja Matriz de Avelãs do Caminho?

Agradeço qualquer informação,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Casa em Avelãs do Caminho

#143346 | Alvares | 08 fev 2007 10:21 | Em resposta a: #143315

Caro Augusto Tavares,

mesmo em frente há uma casa de primeiro andar, antiga, mas pequena, e logo a sul há uma maior de cerca de 1900? É esta? Pertencia a Sebastião Henriques de Oliveira, meu tio-bisavô.

Do mesmo lado da rua, mas um bocado para norte, passando o chafariz, há uma casa maior e mais antiga, com escadaria dupla, que pertencia à família Henriques de Almeida Rangel.

Cumprimentos,
Luís S. Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Casa em Avelãs do Caminho

#143381 | Augusto Tavares | 08 fev 2007 19:08 | Em resposta a: #143346

Caro Luís S. Lopes,

Referia-me exactamente a essa mais a norte, com a escadaria dupla.
Sabe de que século é a casa?
Ainda estará na posse dos primitivos proprietários?

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Casa em Avelãs do Caminho

#143551 | Alvares | 10 fev 2007 18:20 | Em resposta a: #143381

Caro Augusto Tavares,

a genealogia da família está documentada no livro "Seabras de Mogofores" já que uma senhora desta família (Lia Luciana Seabra da Mota e Silva * 1805) casou com o Dr. Joaquim Henriques de Almeida Rangel (* 19.06.1805 + 19.08.1865 -- ver na base do Genea). Penso que a casa está na posse de descendentes deste casal.

Posso saber a razão do seu interesse?

Cumprimentos,
Luís Seabra Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Casa em Avelãs do Caminho

#143649 | Mavasc | 11 fev 2007 13:27 | Em resposta a: #143551

Caro confrade Luís Seabra Lopes

Esses Henriques de Oliveira têm alguma coisa a vêr com o Brigadeiro José Henriques de Oliveira, de Avelãs de Caminho e com Virgílio Oliveira, que casou com uma tia da Cecília e foi sócio de meu Avô Bernardo no Barrocâo?

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Casa em Avelãs do Caminho

#143673 | Alvares | 11 fev 2007 17:53 | Em resposta a: #143649

Cara Benedita,

precisamente. O Brigadeiro Sousa Oliveira e os irmãos Maria, Adriano e Virgílio são filhos do dito Sebastião Henriques de Oliveira e de sua mulher Angela Rodrigues de Sousa.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa em Avelãs do Caminho

#143690 | Mavasc | 11 fev 2007 20:46 | Em resposta a: #143673

Caro Luís

O mundo é muito pequeno e Portugal menor ainda, umdos meus melhores amigos desde a infância é filho do dito brigadeiro , nunca o liguei a Avelãs de Caminho mas ao Hotel Arcada, em Aveiro, de que a mãe era uma das proprietárias! Afinal o Zé Luís Leite ( Sousa Oliveira) é sobrinho do Virgílio do Barrocão! Fantástico!

A Cecília quer saber da ligação da minha Tia Alexandrina de Seabra ao Dr Alexandre de Seabra, de Anadia. Sei que era afilhada, e que o tutor do bisavô da Cecília era o Dr Alexandre de Seabra, mais nada. Sabe alguma coisa mais?

Um abraço

Benedita

Um abraço

Benedita

Resposta

Link directo:

Casa em Avelãs do Caminho

#366236 | jmpereira | 17 fev 2016 12:31 | Em resposta a: #143315

Sou investigador em História Contemporânea de Portugal e neste momento, pesquiso os antigos alunos do Instituto Comercial do Porto. Adriano de Sousa Oliveira e Vergílio Henriques de Sousa Oliveira (filhos de Sebastião Henriques de Oliveira) matricularam-se no antigo Instituto Comercial do Porto - hoje, ISCAP - em 14 de Outubro de 1942, ambos no Curso Contabilista. Preciso de estudar o percurso deles. É possível ajudar-me? Obrigado.

José Manuel Pereira

Resposta

Link directo:

Casa em Avelãs do Caminho

#366498 | Alvares | 24 fev 2016 17:53 | Em resposta a: #366236

Boa tarde,

o Vírgílio foi um dos sócios fundadores das Caves do Barrocão, na freguesia de Sangalhos, talvez na década de 1940, ou mesmo antes. Esteve toda a sua vida ligado a esses caves.

O Adriano penso que foi dono, ou pelo menos um dos sócios, da Predial de Coimbra ... Isto é uma vaga reminiscência. Não tenho a certeza do nome da firma.

Saudações cordiais,

Luís Alvares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen