António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património

António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#143344 | FIGUEIRA | 08 fev 2007 04:22

Caros Confrades,

Sou oitavo-neto do casal António Álvares & Maria Barata, moradores na aldeia do Sobral de Baixo, hoje na freguesia do Sobral, concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, mas na época freguesia e concelho de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
Tenho conhecimento deles através dum dote de casamento de 1734 em que sua filha, Joana Barata, minha sétima-avó, teria que casar (e efectivamente casou) com João Álvares de Almeida, natural do Casal de Cima, na aldeia dos Padrões, hoje na freguesia da Portela do Fojo, concelho da Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, mas que na altura pertencia à recém-criada freguesia da Madeirã, no dito concelho de Álvaro; sendo João Álvares de Almeida filho de Domingos Álvares, natural do Carvoreiro (Pampilhosa da Serra) e de Domingas Manuel, dos Padrões.
Deste casal nasceu entre outros, o meu sexto-avô Manuel Álvares de Almeida, pai do seu quinto-avô Luís Barata, que usou os nomes Luís Barata de Almeida (dos quais se percebe a origem), Luís Barata da Figueira (apelido tirado da casa onde morava, situada nos Padrões, tendo sido o 1.º Figueira da minha família), e Luís Barata de Lima (não percebendo eu donde vem o Lima!).
Joana Barata teve ainda um irmão, Simão (Álvares?), que casou com uma irmã de João Álvares de Almeida, dos quais só há conhecimento através do dito dote; e também um irmão, de nome Manuel Álvares, casou com uma senhora de apelido Barata, da freguesia da Madeirã, com geração.
O que eu pretendo saber é se alguém tem informações que me possam fazer recuar para trás do casal António Álvares & Maria Barata, cujos filhos casaram todos por volta de 1735.
António Álvares e Maria Barata, moradores no Sobral de Baixo, no termo da vila de Álvaro, provavelmente nasceram cerca de 1680 e Joana Barata por volta de 1700.

Desde já grato pela atenção,

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira.

Obs.: o apelido Lima, parece pressupor uma ligação à família Barata de Lima, já existente nos Padrões, em que houve um ramo que passou à Madeirã, sendo que estes Baratas da Madeirã (dos quais também descendo) e os Baratas do Sobral eram frequentemente testemunhas e padrinhos nos baptismos uns dos outros.
N. F.

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#145987 | FIGUEIRA | 28 fev 2007 23:30 | Em resposta a: #143344

Esqueci-me de referir que este casal tb teve uma filha de nome Feliciana Barata!

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#147528 | FIGUEIRA | 11 mar 2007 14:58 | Em resposta a: #145987

...

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#151497 | FIGUEIRA | 05 abr 2007 23:06 | Em resposta a: #147528

...

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#151557 | FIGUEIRA | 06 abr 2007 16:33 | Em resposta a: #151497

Renovo o pedido de ajuda!

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#151878 | FIGUEIRA | 10 abr 2007 00:22 | Em resposta a: #151557

...

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#152576 | Correia74 | 16 abr 2007 16:48 | Em resposta a: #143344

Olá Nuno, boa tarde.

Não tendo directamente a ver com o assunto do tópico, tenho em casa uns assentos da Madeirã que talvez lhe interessem.

Logo, envio-lhos por mail.

Abc
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#166797 | FIGUEIRA | 07 set 2007 21:21 | Em resposta a: #151878

Renovo o meu pedido...

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#168932 | FIGUEIRA | 30 set 2007 14:33 | Em resposta a: #166797

...

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sob

#169058 | Correia74 | 01 out 2007 17:14 | Em resposta a: #143344

Olá Nuno, boa tarde,

Nos apontamentos que me enviou há uns tempos tenho o seguinte:
"Aos 16 de Fevereiro dos 1733 o Padre Domingos Alv.res baptizou Domingos, nascido na Madeirã aos 10 do dito mês, filho de Domingos Simois (Dom.os Simois) e de Izabel Baratta, moradores na Madeirã, neto paterno de D.os Simois e de Domingas Fr.z, moradores na Madeirã, e materno de Antonio Alv.res e de Maria Fr.z, moradores na Madeirã; foram padrinhos Manoel Alv.res, do Vilarejo, e Izabel Baratta, mulher de Ant.o Mendes, da Madeirã: «f. 2»."

Serão os avós maternos do Domingos os pais da minha Francisca Alvres?: "Aos 27 de Outubro dos 1735 o Padre Domingos Alv.res baptizou Manoel (M.el), nascido na Madeirã no mesmo dia, filha de Jozeph Lopes (Joze Lopes) e de Fran.ca Alv.res, moradores na Madeirã, neto paterno de Joaõ Rodrigues e de M.a Lopes, moradores nos Padrões, e materno de Antonio Alv.res e de Maria Fernandes, moradores na Madeirã; foram padrinhos Simaõ, filho de Simaõ Mendes, e Maria, filha de Izabel Simois do Sarrado:«ff. 6/6v»."

Bj.
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sob

#171539 | FIGUEIRA | 02 nov 2007 11:27 | Em resposta a: #169058

Olá Cláudia!

Tudo me leva a crer que serão os mesmos.

Bj,

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sob

#176295 | FIGUEIRA | 13 dez 2007 18:58 | Em resposta a: #171539

Renovo o pedido!

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sob

#180578 | FIGUEIRA | 15 jan 2008 23:01 | Em resposta a: #176295

...

Resposta

Link directo:

António Álvares & Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#182560 | FIGUEIRA | 29 jan 2008 21:38 | Em resposta a: #180578

Renovo o pedido!

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares & Maria Barata, do Sobral

#190320 | FIGUEIRA | 30 mar 2008 17:38 | Em resposta a: #169058

...

Resposta

Link directo:

RE: António Álvares Maria Barata, do Sobral (Álvaro)

#217556 | MonicaB | 06 jan 2009 13:30 | Em resposta a: #152576

Boa tarde, sou Mónica Barata Bernardo,
sou neta de Lusiario Barata que é filho de Manuel Barata e Maria Do Carmo Branco Barata do Pessegueiro (Pampilhosa da Serra). O meu bisavô Manuel Barata tinha um irmão que foi para o Brasil com os filhos, o meu bisavô ficou com a mãe que nao sei o nome. A minha bisavó Maria do Carmo é da familia Branco que pelo que a minha avó me diz era uma familia conhecida no Pessegueiro. O meu intuito neste forum é saber se alguém me pode dar mais informação sobre estas famílias, pois o meu avô que era quem me podia dar essa informação, já nao está presente.

com os melhores cumprimentos,

Mónica Bernardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen