colégio da estrela- porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património

colégio da estrela- porto

#143362 | lurdesnuno | 08 fev 2007 15:07

Sou uma aluna de Mestrado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, que no âmbito do seu projecto de investigação, tenta fazer o levantamento da memória educativa de um colégio feminino que existiu na cidade do Porto, e que actualmente é a escola E.B. 2,3 Augusto Gil. A história educativa deste colégio corre o risco de se perder para sempre... sei que existia um hino do colégio, que foram realizadas vários saraus ... tudo que poder recolher será valioso como espólio do colégio. Se alguém tiver informações de antigas alunas, professores, fotografias,etc agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: colégio da estrela- porto

#143462 | MLS | 09 fev 2007 16:48 | Em resposta a: #143362

A minha avó e uma tia avó paterna estudaram nesse colégio e por concidência ou não eram Estrela de apelido. Mas não sei informar mais nada e infelizmente ambas já faleceram há bastantes anos. Posso é tentar junto de minha sogra, cuja mãe também lá estudou. Lembro-me de ouvir contar que a minha tia chegou a tocar piano e parece que era uma excelente pianista, nuns saraus, mas não sei onde. Logo que saiba alguma coisa entro em contacto.
Cumprimentos

Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: colégio da estrela- porto

#145060 | lurdesnuno | 22 fev 2007 14:50 | Em resposta a: #143462

Agradeço desde já a preciosa ajuda. O meu propósito no trabalho de investigação que estou a realizar, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Educação e Herança Cultural, na FPCE da Universidade do Porto, é recuperar a nossa herança educativa, neste caso de uma instituição de ensino feminino. Estou a tentar encontrar imformações mas está a ser uma tarefa dificil, aparecem muitas notícias na imprensa diária, mas faltam muitos elementos importantes, por exemplo, sei que existia um hino do Colégio da Estrela, que realizavam bonitos trabalhos artísticos, mas pouco sei sobre o quotidiano das alunas... as regras do colégio, de matricula, de saídas do colégio, professores, alunas, proveniência das famílias.... qualquer informação, imagens, fotografias podem ajudar a reconstruir a memória educativa deste internato feminino que existiu na cidade do Porto.( o colégio começou por se chamar Colégio Nossa Senhora da Estrelaterá iniciado as actividades por volta de 1840, posteriormente em 1919 Colégio da Estrela-Porto, e em 1928 foi transformado no Colégio João de Deus, actualmente Escola E.B.2,3 Augusto Gil.)
Cumprimentos
Maria de Lurdes Costa (contacto: lurdes_costa@mail.pt)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 17:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen