Sepultura de Fernão Lopes de Castanheda. Onde?

Este tópico está classificado nas salas: Património | Pessoas | Cargos | Bibliografia

Sepultura de Fernão Lopes de Castanheda. Onde?

#143470 | miguelnoutel | 09 fev 2007 18:13

Caros confrades,

Alguém me sabe dizer onde se encontra sepultado Fernão Lopes de Castanheda, historiador quinhentista (Santarém, início do séc. XVI-Coimbra, 1559) que esteve na India, onde viveu e regressado a Portugal escreveu a "História do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses"? Terá alguma vez sido mudada?
O que desejou escrever uma obra "que houvesse de o ser na verdade".

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

Sep. Fernão Lopes de Castanheda? S. Pedro, Coimbra

#144645 | miguelnoutel | 18 fev 2007 20:06 | Em resposta a: #143470

Caros confrades,

Infelizmente parece que a sepultura de Fernão Lopes de Castanheda foi mais um dos pedaços da nossa história arrancados à cidade de Coimbra e ao país, pelo capricho de se construir uma cidade universitária na alta de Coimbra, junto aos gerais, o que significou, para mim, o maior acto criminoso perpretado contra à memória colectiva da cidade, nunca compensado.
Procurando eu referências a uma sepultura de um familiar, dou de caras com...

In Informações paroquiais 1721:

Coimbra, Igreja de São Pedro

"(...) Aqui jaz Fernam Lopes de Castanheda escriptor prim.ro da Historia do descobrimento da India o qual faleceu aos 23 dias do mês de Março de 1559 annos (rabisco) Sem armas;(...)"

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Sep. Fernão Lopes de Castanheda? S. Pedro, Coimbra

#238609 | Matias | 09 set 2009 21:20 | Em resposta a: #144645

O unico comentário que me surge ao desaparecimento da sepultura de Fernao Lopez de Castanheda é o de que de facto esta cidade está inpregnada, não de doutores, mas de ignorantes que se julgam doutores e apenas sabem olhar para o umbigo deles!!!!
Coimbra, cidade de analfabetos!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen