Registos Paroquiais de Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Registos Paroquiais de Portimão

#143539 | melisa | 10 fev 2007 14:52

Caros Confrades

Agradeço qualquer informação sobre a localização em microfilme dos registos de casamentos em Portimão relativos ao período de 1634 a 1650, e correspondentes ao livro C-2.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#143588 | judiaria | 10 fev 2007 22:21 | Em resposta a: #143539

Cara Melisa

Buscando na Sociedade Geneaogica de Utha (site dos mormons) encontrei o seguinte, mas os numeros dos filmes não correspondem à numeração habitual da Torre do Tombo. Sei tambem que em Faro no AD já existem aguns microfilmes do algarve , mas não sei quais (poder-lhe-ei dizer na segunda feira). Alguns livros eram mistos. Aqui lhe envio um copy da informação existente no site:

Title Registros paroquiais, 1575-1879
Authors Igreja Católica. Vila Nova de Portimão, e Nossa Senhora da Conceição (Portimão, Faro,Portugal)
Note Location Film
Batismos 1837-1870 VAULT INTL Film 1280913

Batismos 1871-1879 VAULT INTL Film 1280914 Items 1-9

Casamentos 1849-1870 VAULT INTL Film 1280914 Items 10-21

Casamentos 1871-1879 VAULT INTL Film 1280915 Items 1-9

Óbitos 1850-1879 VAULT INTL Film 1280915 Items 10-30

Casamentos 1650-1792 Óbitos 1622-1674, 1587-1595, 1715-1754 VAULT INTL Film 1437117

Óbitos 1754-1850 (O cuadro de informação diz erradamente que estes assentos pertencem a freguesia de Querença.) VAULT INTL Film 1437118 Items 1-5

Batismos 1575-1606 Óbitos 1596-1611 Batismos 1606-1613 VAULT INTL Film
1437166 Item 5

Batismos 1611-1710 VAULT INTL Film 1437167
Batismos 1710-1778 VAULT INTL Film 1437168
Batismos 1778-1820 VAULT INTL Film 1437169
Batismos 1821-1837 VAULT INTL Film 1437170 Items 1-3

Casamentos 1792-1814, 1826-1849 VAULT INTL Film 1437170 Items 4-5

Casamentos 1613-1634 (No princípio há duas listas de casados cujos termos encontram-se escritos nos livros 1.º e 2.º dos batizados.) VAULT INTL Film
1437170 Item 6

Se conseguir saber algo mais, logo lhe direi, nmeadamente a correspondencia dos filmes com os SGU a que estamos habituados.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#143590 | judiaria | 10 fev 2007 22:32 | Em resposta a: #143588

Cara Melisa
Desculpe as gralhas, a pressa e a perfeição não andam juntas...
Já agora queria pedir-lhe se teve acesso a alguns microfilmes de Pera e se viu a minha mensagem que reproduzo:
Gostava de saber se encontrou alguma Isabel Ignacia Felicia, a qual casou com João Bentes, mãe de Antonio Bentes Felicia casado em Pera com Alcina Mendonça Pimenta; Este ultimo casal são pais do Gregorio (Pimenta Felicia )nascido em 10/10/1884 assento 133 de Alcantarilha; Isto para ver a ligação, pois está ligado aos Bocarros, pelo que penso através da Felicia. Sei que meu avô ( bisneto da Felicia) e o dito Gregorio se tratavam por primos, mas falta fazer a ligação.

Cumprimentos
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#143596 | melisa | 10 fev 2007 23:13 | Em resposta a: #143590

Caro Joaquim Reis

Obrigada pela sua informação.

Agora o curioso é que também nos registos da Torre do Tombo não encontro o período de 1634 a 1650 (embora com outros números de rolo a disposição é idêntica à dos Mormons).

Ora eu tinha o casamento de um antepassado em 1642, e que só poderia ter sido tirado de um microfilme e que pelo nascimento dos filhos teria mesmo ocorrido nessa data.

Lembrei-me então de que o deveria ter recolhido dos microfilmes existentes no Arquivo Municipal de Portimão, onde voltei na quinta feira.

E não é que os casamentos do dito período estavam mesmo num dos microfilmes?

Só que a disposição dos registos é diferente dos que que encontrei na TT e que coincidem com a disposição existente nos Mormons, pois nos microfilmes do Arquivo de Ptm , os baptismos estão todos seguidos, vindo depois todos os casamentos e depois os óbitos.

Assim e ao contrário do que tenho ouvido referido não existem falhas de registos de casamento para o período de 1634 a 1650, por se ter extraviado o livro mas o mesmo estará mal classificado estando "escondido" em qualquer outra freguesia.

Agora qual?

Também nos microfilmes da TT vêm referido esses obitos como pertencentes a Querença.


Relativamente a sua mensagem sobre Alcantarilha realmente passou-me despercebida.
Entretanto estive algum tempo sem poder utilizar o leitor por falta de uma lâmpada, o que já ultrapassei.

Logo que termine as pesquisas que tenho em mão voltarei a Alcantarilha.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#143605 | judiaria | 11 fev 2007 00:03 | Em resposta a: #143596

Cara Melisa
Talvez esteja escondido noutra das freguesias, tente ver numero do rolo no AM Portimão, ou então está em livro misto e no principio do livro só diz baptismos.
Já me aconteceu cm Estombar, consultar um livro em papel e depois ao acaso encontrar microfilme que se encontrava dentro de outro da mesma freguesia, por o livro ser misto, dizia que eram os baptismos mas estavam lá tambem os casamentos e os obitos.
Já agora sabe-me dizer se em Portimão o arq Mun tem leitor de microfilmes e quais os que têm ?

Cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#143607 | melisa | 11 fev 2007 00:24 | Em resposta a: #143605

Caro Joaquim Reis

Não é um livro misto. É o livro de casamento C -2 e tem 115 folhas. Mas no arq de ptm os rolos não estão numerados, isto é , são: rolo de casamentos 1, rolo de casamentos 2 etc, e mais nada.

O arquivo de Portimão tem leitor ( por sinal igual ao meu) e só tem registos da freguesia de Portimão.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#164081 | paguiar | 01 ago 2007 12:36 | Em resposta a: #143539

Cara Maria Elisa

Se bem me lembro, foi por alguém referido neste fórum, talvez por si e há já um ou dois anos, que existiam cópias (ou microfilmes?) de registos paroquiais de Portimão, anteriores a 1850, numa biblioteca desta cidade. Estarei correcto ?
Se sim, sabe dizer-me onde os posso consultar ? Seria uma forma agradável de ocupar alguns dias do período de férias que vou passar ali perto e tentar completar um ramo ascendente que tenho "pendurado".

Cumprimentos
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#164094 | melisa | 01 ago 2007 14:09 | Em resposta a: #164081

Caro António Pimenta de Aguiar

Existem realmente microfilmes dos registos paroquiais de Portimão ( embora a qualidade não seja a melhor) no Museu /Arquivo Municipal de Portimão.

Este Arquivo, em instalações provisórias, situa-se na mesma avenida da Biblioteca Municipal, do lado direito quando se sobe e no quarteirão imediatamente a seguir à referida Biblioteca.

Próximo situa-se o edifício da polícia e o Tribunal.

O referido Arquivo fecha durante a hora do almoço, salvo erro das 12:30 às 14 h.

Boas férias e pesquisas

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#164118 | paguiar | 01 ago 2007 16:55 | Em resposta a: #164094

Cara Maria Elisa

Obrigado pela sua informação.
Apesar da falta de qualidade de que fala, mesmo assim vou tentar.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#164121 | melisa | 01 ago 2007 17:03 | Em resposta a: #164118

Caro António Pimenta de Aguiar

Não serão tão bons como os existentes na Torre do Tombo, mas dá para ver.

Quero ainda acrescentar que existe neste arquivo o microfilme do livro de casamentos entre 1634 a 1650 que não existe microfilmado na Torre do Tombo.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#164123 | paguiar | 01 ago 2007 17:09 | Em resposta a: #164121

Cara Maria Elisa

Mais uma vez obrigado. Vou registar essa informação adicional.

No entanto as minhas investigações vão recuar apenas a partir de cerca de 1750-70. Julgo que se as freguesias de origem não forem de Portimão, então terei de esperar por uma oportunidade de ida a Lisboa.

Cumprimentos
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#211352 | Manitu | 23 out 2008 02:50 | Em resposta a: #164121

Cara Confrade Maria Elisa

Reparei agora neste tópico, e perdoe-me a minha petição, mas como ando "encravado", como se costuma dizer, talvez me possa dar alguma sugestão, até porque desconhecia, que além do Arquivo Distrital de Faro, também segundo depreendi, existem paroquiais no Museu/Arquivo Municipal de Portimão.
A questão é a seguinte:
O meu trisavô Joaquim António de Freitas, natural de Portimão, foi casado em 1ªs. núpcias com Fabiana Ritta Lindsay, em 15.02.1849. Deste casamento nasceu uma filha de nome Maria a 19.02.1852, de que nada sei.
Entretanto, a Fabiana faleceu em 03.08.1853, e o meu trisavô, voltou a casar, desta vez com sua cunhada (irmã da Fabiana) de nome Joanna Francisca Lindsay, em 03.03.1854, esta sim minha trisavó, de quem teve outra filha de nome Maria da Piedade, minha bisavó.
Contudo, os pais delas (Fabiana e Joanna) eram Ingleses, e no Assento de Casamento do Joaquim com a Joanna, o registo está de tal maneira "borrado" que não se consegue ler, a origem deles.
Na escassa documentação que tenho, referencia-se Montrose/Inglaterra, e embora efectivamente exista uma "freguesia" de nome Montrose em Westminster, Londres, mas o facto baralha-me, pois o nome Lindsay (com y, no final) é de origem Escocesa, e Lindsai (e) como por vezes aparece, já não é da Escócia, o que quer dizer que não sei onde pesquisar.
Aparentemente, os pais da Fabiana e da Joanna, chamavam-se Marcos Lindsay, e de Gertrudes da Conceição, ele natural de Inglaterra, e ela de Portimão.
Seus avós, também sei chamarem-se Robert Lindsay e Mary Lindsay (este Lindsay aparece no registo de baptismo da Fabiana escrito Lindsai, e no de Joana como Lindsae, mas no casamento de Joana, aí percebe-se perfeitamente Lindsay.
Enfim, talvez dependesse do escrivão...
Tentei então, junto da Torre do Tombo, (pois sei que os registos de casamento relativos a Portimão para o ano de 1849, encontram-se lá) o Assento de casamento do Joaquim com a Fabiana, pois como eram irmãs, os dados relativos aos pais seriam idênticos.
Para meu espanto fui informado que no que concerne a casamentos de Portimão, só existem registos até 06.02.1849.
Voltei-me então para o Arq.Dist.de Faro, e também para meu espanto fui informado, que só existem registos de casamento a partir de 20.05.1849.
Ora de 6 de Fevereiro a 20 de Maio, onde se encontram os registos?
Será que estão no Museu/Arquivo de Portimão?
Se assim for, agradeço-lhe penhoradamente, que me indique se poderei solicitar o referido registo via E-Mail e qual o seu endereço.
Não quero importuná-la mais, endereçando-lhe entretanto os meus mais atentos respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213193 | melisa | 13 nov 2008 20:21 | Em resposta a: #211352

Caro Adolfo

No Arquivo Municipal de Portimão existem apenas microfilmes de livros que se encontram na Torre do Tombo.

O que acontece é que por volta de 1632/1650 existe em Portimão um microfilme que lhes foi enviado pela TT há já algum tempo (e que foi microfilmado na Torre do Tombo) e na TT dizem não ter o livro e também não têm o microfilme.

Para o ano de 1849 o que está em Portimão é o que está na Torre do Tombo.
No Arquivo Municipal não existem originais de livros paroquiais.

Lamento não poder ajudar.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213219 | Manitu | 13 nov 2008 23:39 | Em resposta a: #213193

Cara Confrade
Maria Elisa

Agradeço-lhe o interesse e a solicitude demonstrada no meu problema.
Não sei se reside na região do Algarve, mas se me puder ajudar ficava muito reconhecido.
Mas passo a indicar-lhe a seguinte informação:
Do casamento do Joaquim António de Freitas com Fabiana Ritta Lindsay, nasceu uma filha de nome Maria, que foi baptizada na Igreja do Colégio em Portimão.
Ora tenho-me questionado, se o Casamento também tenha ocorrido na Igreja do Colégio, e este Livro ainda esteja naquela Igreja.
Confesso que não faço a menor ideia sequer, se ainda existe o Colégio e a Igreja do mesmo, mas como em Genealogia somos obrigados a pesquisar nos sítios mais incríveis, ninguém me diz que não se poderão lá encontrar.
Depois os registos em falta vão de 06.02.1849 a 20.05.1849, e o Casamento ocorreu a 15.02.1849.
Se reside no Algarve, se tem conhecimento da Igreja do Colégio, diga-me como poderei contactar a mesma, a fim de obter informações sobre o referido registo.
Encontro-me não só longe de Lisboa, como muito mais longe do Algarve, e não fosse uma queda que dei, o que me impossibilita de conduzir, já teria posto como se costuma dizer "os pés ao caminho".

Assim, apresento-lhe os meus mais atentos respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213221 | nunoinacio | 14 nov 2008 00:02 | Em resposta a: #213219

Caro Adolfo

Terminei agora os casamentos de 1846.
Em princípio lá para Quarta ou Quinta-feira já poderei ter algumas novidades.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213222 | Manitu | 14 nov 2008 00:12 | Em resposta a: #213221

Caro Nuno Inácio

Agradeço-lhe não se ter esquecido, e ficarei ansioso por novas do meu amigo.

Um abraço.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213321 | melisa | 15 nov 2008 20:20 | Em resposta a: #213219

Caro Confrade

Os actos ocorridos na Igreja do Colégio eram registados também nos mesmos registos paroquiais da Matriz, não havia livro próprio desta igreja.

Ainda existe a referida igreja só que não teve nem tem livros próprios.
A Igreja do Colégio é assim chamada por se encontrar no edifício do antigo Colégio de Jesuítas.

Como sabe a data do casamento?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213337 | Manitu | 16 nov 2008 01:34 | Em resposta a: #213321

Cara Confrade Maria Elisa

A data do Casamento foi-me transmitida pelo nosso confrade e amigo Nuno Campos Inácio, que me fez o favor de obter informações sobre este tronco de via materna de minha mãe.
Este nosso confrade teve a amabilidade de me fornecer grande parte desta ascendência materna, pois como sabe neste fórum, ele tem tido a preocupação de se documentar com todos os registos que tiveram a sua origem em Portimão.
Se algo necessitar, quer para minha ajuda na pesquisa, quer de alguns elementos para a pesquisa que está a elaborar, estou ao seu inteiro dispor.
Informo-a também, que resido a cerca de sete Kms. de Torres Vedras, e facilmente me posso deslocar ao Arquivo de lá, no caso de necessitar de informações deste Concelho, uma vez que os seus registos se encontram já todos digitalizados, embora ainda não online, o que pode dispor.
Apresento-lhe os meus respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213339 | melisa | 16 nov 2008 02:17 | Em resposta a: #213337

Caro Adolfo

Obrigada pela sua disponibilidade. Até ver não tenho anteassados nesse concelho.

Sobre o casamento em questão, alguma coisa estará errada.
Pois as fontes do nosso confrade Nuno Inácio são os microfilmes de Portimão.
Provavelmente a data não estará certa.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213377 | nunoinacio | 16 nov 2008 21:47 | Em resposta a: #213337

Caro Adolfo

Desculpe-me pela enorme confusão.
Se, nas mensagens que trocou comigo, tivesse mencionado que a informação era minha, já tinhamos resolvido a questão há muito tempo.
Isto porque, erradamente, coloquei no CD dos casamentos que eles terminavam em 1846, quando terminavam em 1849. Assim, pensei que tivesse obtido essa informação de 1849 noutro local e nem procurei a imagem do assento.

Apresentada a justificação, vamos aos factos:
O casamento ocorreu na data indicada.
Está registado a fls.: 196, uma folha que, na microfilmagem, nota-se que está rasgada.

Vou-lhe enviar a imagem digitalizada para o email

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213533 | Manitu | 19 nov 2008 00:53 | Em resposta a: #213377

Caro Amigo Nuno Inácio

Só agora, ao verificar os tópicos como faço, pelo menos uma vez por semana, verifiquei que estava uma mensagem sua sobre o registo que teve a amabilidade de me enviar por E-Mail.
Não fui informado pelo Moderador, que se encontrava esta informação dirigida para mim, no fórum, o que realmente lamento, e paralelamente lhe apresento desculpas por não lhe responder por esta via.
Recebi por Correio Electrónico o Registo de Casamento e o assunto está resolvido, como se costuma dizer "a contento das partes".
Os meus cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213540 | zmcm | 19 nov 2008 09:08 | Em resposta a: #213221

CAro Nuno Inácio:
Tem por acaso digitalizados os livris mais antigos de Portimão? tenho o maior interesse nestes registos, se os tiver pode p.f. arranjar-me uma cópia?

obrigado
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213549 | nunoinacio | 19 nov 2008 10:44 | Em resposta a: #213540

Bom dia, caro Miguel Matias

Ainda não tenho os livros digitalizados, mas irei tê-los brevemente.
Comprei uma máquina visualizadora/digitalizadora de microfilmes, por ser imprescindível para o meu projecto, mas tenho tido problemas com as lentes, pois a primeira que me enviaram não permitia ampliação e a que recebi ontem, no seu zoom mínimo, não permite a digitalização por as margens ficarem fora do espaço disponível para digitalizar. Em termos de visualização é excelente, pois tem uma nítidez incrivel e permite uma ampliação para mais do dobro, ou seja, conseguimos tirar muitas dúvidas sobre o que está escrito, mas tem a desvantagem de não conseguir digitalizar todo o assento.
Costuma-se dizer que à terceira é de vez e eu espero que sim, pois isto está a atrasar a concretização do projecto.
Em todo o caso e resumindo, espero dentro de um mês ou dois ter digitalizados todos os assentos do concelho de Portimão.
Quando vier ao Algarve, diga qualquer coisa, para ver se já tenho alguma informação de seu interesse. Neste momento tenho registados na base de dados todos os casamentos de 1619-1849 (com excepção do período de 1756-1766 cujos assentos estão impróprios para consumo) e os baptismos de 1575-1579.

Um abraço

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213574 | philgue | 19 nov 2008 15:29 | Em resposta a: #213549

Caro Nuno Inácio
acabei de ler a sua mensagem e lembrei-me que tinha ficado de lhe dar informações sobre a ascendência de Josefa Maria casada em Lagoa com António José Zorro de Portimão a 26/5/1757, então aqui vai com um pouco de atraso o que tenho:

Josefa Maria é filha de Franciso Alvares com Margarida Adães (casados em 12/9/1724), ambos de Lagoa, neta paterna de José Fernando e de Maria dos Ramos, neta materna de José da Costa e Maria Adães, todos de Lagoa.
José da Costa casou em Lagoa com Maria Adães a 24/4/1703 sendo ele filho de João Manuel com Maria Francisca e ela de Gaspar Martins Simões e Ines Gonçalves.

aproveito para a pedir-lhe se tem na sua base de dados o casamento em portimão de José da Silva com Maria de São José por volta de 1735.
Desse casamento nasceu esse antónio josé zorro (será nome ou alcunha?)

Cumprimentos
Filipe Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213583 | nunoinacio | 19 nov 2008 17:48 | Em resposta a: #213574

Caro Filipe Guerreiro

agradeço os dados que me forneceu

Relativamente à sua ascendência tenho o seguinte:

1 - António José Zorro

2 - José da Silva Zorro, casado, em 18.01.1737, em Portimão, com
3 - Maria de São José, de Portimão (além do seu António José Zorro, tiveram ainda, pelo menos, João da Silva Zorro)

4 - Francisco da Silva Zorro, casado em 14.08.1695, em Portimão, com
5 - Esperança de Jesus, de Portimão (além do seu José tiveram pelo menos mais três filhos com descendência)

6 - José Álvares, de Lagos, casado em Portimão a 28.11.1713, com
7 - Brites das Candeias, de Portimão (além da sua Maria, tiveram pelo menos mais dois filhos com descendencia)

8 - Manuel Vaz, não consta o local de nascimento, nem casou em Portimão, mas aqui seria morador, pois tenho mais três filhos registados com descendencia
9 - Gregória Rodrigues, não consta local de origem

10 - José Fernandes, casado em Portimão, em 11.01.1671, com
11 - Catarina Vieira, natural de Portimão

12 - Luís Álvares, de Lagos
13 - Maria Rodrigues, de Lagos

14 - João Francês, natural do Reino de França (o assento de casamento não dá pais), casado em Portimão em 16.01.1673, com
15 - Margarida Gonçalves, de Portimão

20 - Domingos Fernandes, casado em Portimão a 05.08.1630, com
21 - Esperança Correia

22 - Manuel Vieira, casado em Portimão a 12.02.1646, com
23 - Maria Fernandes

30 - João Francês (também aparece João de Esquilo, ou João Esquilão), caldeireiro de profissão, natural de França (o assento não dá pais), casado em Portimão em 27.10.1648, com
31 - Gracia dos Santos

40 - Álvaro Fernandes?
41 - Beatriz Fernandes

42 - Francisco ?
43 - Leonor da ?

44 - António Mendes

46 - António Fernandes
47 - Catarina Afonso

62 - Álvaro Dias
63 - Margarida Gonçalves


É possivel que ao registar os baptismos e os óbitos venha a descobrir mais alguma coisa.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213592 | philgue | 19 nov 2008 20:58 | Em resposta a: #213583

Caro Nuno Inacio
Obrigadissimo por me ter facilitado essas informações.
Eu que nasci em França, acho graça ter antepassados desse pais e não so no Algarve (ou Espanha)!
Fiz uma rapida procura no site da michelin e encontrei em frança um sitio junto ao mar chamado "pic de l'esquillon" perto de Cannes o que poderia corresponder com esse João de Esquilo/Esquilão, vou ver se encontro dados a esse respeito.

Quanto ao 46 - Antonio Fernandes cc Catarina Afonso, tera ele alguma ligação com o Antonio Guerreiro Fernandes cc Margarida Cabrita (filha do Bartolomeu Afonso Santos) em 1627 em Messines?

Atentamente
Filipe Guerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213595 | roberto lopes | 19 nov 2008 21:26 | Em resposta a: #213583

Caro Nuno:

Nao teras na tua base de dados de Ptm os "meus" Joao dos Santos cc Maria Canelas por volta de +-1700???


http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1023061


Abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213596 | roberto lopes | 19 nov 2008 21:36 | Em resposta a: #213321

Cara Melisa:

Andando às voltas com Messines, descobri que sou descendente de um Andre Afonso Machado cc Margarida Vicente, moradores em Sta Clara a Velha, Ourique, pais de pelo menos do "meu" Luis Afonso Machado do mesmo termo cc SBM 17.05.1718 Susana Lourenço, de SBM, Amorosa, f.a de Manuel Joao e Maria Lourenço, também da Amorosa.

Ora, a minha curiosidade é sabendo que existe um outro Andre Afonso Machado, de SBM cc Maria Aguas, de Mx, contemporaneos do "meu" Luis Afonso Machado cc SBM 17.05.1718 Susana Lourenço, sereao familiares?

Cronologicamente o Andre Afonso Machado cc Margarida Vicente poderiam ser tb pais do Andre Afonso Machado, de SBM cc Maria Aguas, de Mx, já que estes sao pais do Aleixo Duarte Machado cc SBM 24 de abril 1749 Catarina Guerreira.

E esta Maria Aguas, donde encaixara no leque de Maria Aguas de Mx???


Um abraço!

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213602 | nunoinacio | 19 nov 2008 22:47 | Em resposta a: #213592

Caro Filipe Guerreiro

Fico contente por ter sido útil.
Relativamente à sua questão final não tenho o levantamente de Messines, pelo que nada sei relativamente a essa questão. No entanto, tendo o casamento ocorrido em 1646, seria provável que os pais tivessem casado dentro do período em que há registos em Portimão e não os encontrei, também a ausência de mais filhos pode indicar que a Maria Fernandes nasceu fora de Portimão, mas não imagino onde.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213604 | nunoinacio | 19 nov 2008 22:51 | Em resposta a: #213595

Olá Roberto

O João dos Santos 00 Maria Canelas tenho-os como naturais de Estômbar.
Tenho 4 filhos a casar em portimão, o primeiro em 1709 e o último em 1724 e em todos aparecem como sendo de Estômbar.

Em Portimão, seguramente não casaram.

O programa está pronto e ficaram de entregá-lo para a semana.

Como já deves ter lido, a lente veio trocada e ainda não consigo fazer as digitalizações.

Um abraço

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213611 | roberto lopes | 19 nov 2008 23:33 | Em resposta a: #213604

Olá Nuno!

Obrigado pela informaçao, essa pesquisa foi feita sem consultar os colaterais, mas realmente tinha esse casal registado como sendo moradores em Ptm.

Evidentemente nao os encontrei em Ptm, quem sabe se em Estombar tenho mais sorte.

Outra coisa que te quero comentar, dos cds que me deste posso abrir todos com excepçao de Messines e Silves (1747-1788), nao sei porquê, porque ja provei em Cybers e se abrem com normalidade.

Me aconselhas algum programa compativel com o Windows Vista?

Um abraço

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213613 | nunoinacio | 20 nov 2008 00:05 | Em resposta a: #213611

Olá Roberto

Tenho abertos todos os ficheiros com o Vista que tem o melhor visualizador de imagens que conheço. O caso de Messines, não sei o que se passa, pois quando o Miguel Matias me deu o CD com as imagens, nesse dia vi perfeitamente e no dia seguinte o CD estava vazio. Fiz uma nova cópia do CD da Maria Elisa e começou a funcionar. É possível que tenha algum problema de gravação.
Já Silves está gravado no mesmo sistema dos outros, pois foi feito aqui em casa.

Não vens a Portugal antes do fim do Ano?

Um abraço

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213614 | roberto lopes | 20 nov 2008 00:34 | Em resposta a: #213613

Nuno:

Parece que nao, so nao trabalho no dia de natal e ano novo porque é proibido por lei, porque garantidamente a minha empresa faria questao de abrir tambem nesses dias...:(

Se soubesses os dias acumulados que tenho, horas extraordinarias, ferias em atraso e agora vou trabalhar e dobrar o ultimo domingo de novembro e todos os de dezembro, depois encaixam os saldos tb nao posso ir de ferias, depois é porque é a pascoa, as ferias como se acumulam com as de este ano com o ano que vem espero poder escolher o mes e os dias, mas sei que nao vai ser assim com a crise economica nao podemos reclamar se nao vamos para o desemprego.


Abraço

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213617 | zmcm | 20 nov 2008 01:22 | Em resposta a: #213549

Caro Nuno:
Muito obrigado, direi alguma coisa quando aó fôr pela certa.
Tenho curiosidade de saber um pouco mais sobre essas máquinas, a sua é das portáteis? que marca e modelo?

cumprimentos,
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213623 | nunoinacio | 20 nov 2008 09:51 | Em resposta a: #213617

Caro Miguel

Dizem que é portátil, mas eu não quero andar com ela às costas :-))
A marca é Canon Microfilm Scanner 350 II e, para ter as funcionalidades mínimas necessárias para visualizar microfilmes e fazer scaner custa 8.000 Euros.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#213669 | zmcm | 20 nov 2008 21:31 | Em resposta a: #213623

Caro Nuno, muito obrigado pela sua informação.
MCM

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#214709 | Bellis | 04 dez 2008 20:30 | Em resposta a: #213377

Boa noite Nuno Inácio

Não queria maçá-lo com mais pedidos, mas poderá ser que na sua base de dados tenha alguma informação sobre ancestrais meus que eram de Vila Nova de Portimão e cuja descendência aparece depois em Faro:

1. MANUEL RATINHO cc GERTRUDES DA CONCEIÇÃO ( 1814-1820) ambos de Vila Nova de Portimão

2. MARIA JOAQUINA (1835-1840) - Filha de Joaquim de Jesus (S.Clemente-Loulé) e Maria Francisca (Santa Bárbara ) cc JOSÉ ALEXANDRE (FARO)

Sinceros agradecimentos

Hélio d´Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#214745 | nunoinacio | 04 dez 2008 23:16 | Em resposta a: #214709

Caro Hélio

Na minha base de dados não consta nenhuma das pessoas indicadas.
Neste momento apenas tenho o levantamento dos casamentos de 1614-1849, e os baptismos de 1575-1586.
Em principio posso afirmar que não casaram em Portimão, pelo menos com os nomes que refere. Mas podem surgir novidades quando do lançamento dos baptismos.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#214789 | Bellis | 05 dez 2008 16:23 | Em resposta a: #214745

Obrigado Nuno

A maior parte da minha família materna que identifiquei é de Faro(S.Pedro, alguns SÉ), mas de quando em vez aparecem uns pais de Portimão.

Já agora, por acaso não tem nenhuns BELLES ou ALEXANDRES, de FARO na sua base?
É possível alugar ou adquirir microfilmes nos Arquivos Distritais?

Um baraço e obrigado

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#225851 | LSV | 08 abr 2009 03:25 | Em resposta a: #213221

Caro Nuno

Ao que apercebi neste tópico terá consigo cópias dos paroquais de Portimão digitalizados.
Assim sendo, será que me poderá verificar uns assentos que procuro no séc. XVII e XVIII?

Antecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#225859 | nunoinacio | 08 abr 2009 10:33 | Em resposta a: #225851

Caro Luís Soveral Varela

De facto adquiri um leitor/digitalizador de microfilmes e tenho estado a digitalizar os registos paroquiais dos municipios que têm aderido ao projecto genealogiadoalgarve.com.
Neste momento tenho digitalizado todo o Séc. XVI e parte do Séc. XVII de baptismos e o primeiro livro de casamentos do Séc. XVII. Já pedi à Câmara autorização para digitalizar o "livro desaparecido" que, como se sabe, apenas existe no microfilme que se encontra no arquivo municipal.
Facultar-lhe-ei o que tenho no próximo encontro de genealogia, pois verifiquei que confirmou a sua presença.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#225877 | LSV | 08 abr 2009 15:14 | Em resposta a: #225859

Caro Nuno Inácio

Muito obrigado pela sua pronta resposta.
Até lá então
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#270894 | jorafael | 18 fev 2011 19:54 | Em resposta a: #213596

Estive a consultar os paroquiais de S. Clara a Velha e de Sabóia (A.D.Beja)para estudo de um ramo Cortes da minha mulher e retirei elementos sobre André Afonso Machado que constam desses livros, que respondem à sua questão.
A minha leitura é a seguinte: André Afonso Machado, natural de Messines solteiro, casa em S. Clara a Velha por volta de 1694 com Margarida Vicente viúva, esta morre em 1698. Casa a seguir (2º) com Ana Guerreira e esta morre em 1705. Volta a casar (3º) com Margarida dos Santos que morre de parto em 1710. Casa novamente (4º) com Maria Águas em 1711. André Aº Machado e Maria Águas vão viver para Messines, e o seu primeiro filho no Algarve nasce nas Cortes, muito perto da Amorosa. As Cortes de Messines são o local de origem dos meus Cabritas, cuja matriarca é Brites Cabrita de Loulé.

Livros de S. Clara a Velha - Odemira (Sec. XVIII - Ourique)

Entre 4/10/1693 e 3/5/1694 (papel muito danificado e com faltas)
Casamento:
André Afonso solteiro natural da freguesia de S. Bartolomeu, Bispado do Algarve (filiação espaço em branco) casa com Margarida Vicente viúva de Diogo Rodrigues.
PP João Amado; António Rodrigues Machado - Lv4 Misto-Cx1

27/12/1694- Óbito: Domingos criado de André Afonso Machado morador na Refesta - Lv4 Misto

26/02/1697- Padrinho de baptismo André Afonso Machado - Lv5 Baptismos - Cx1

15/9/1697- Padrinho de baptismo: André Afonso Machado e Margarida Vicente moradores na dita freguesia (S. Martinho) - Lv5 Baptismos Cx1

02/12/1697 - Óbito: Domingos Marreyros natural de Alcantarilha Reino do Algarve e em casa de André Afonso Machado de morte repentina sem sacramentos. - Lv5 Óbitos - Cx7

19/03/1698 – Óbito: Margarida Vicente mulher de André Afonso da Refesta- Com testamento - Lv5 Óbitos

11/01/1699 - Padrinho baptismo: André Afonso Machado e Ana Guerreira - Lv5 Baptismos

19/12/1700 – Padrinho: André Afonso Machado - Lv4 Misto

09/03/1701 – Padrinho: André Afonso Machado e Ana Guerreira da Refesta desta freguesia - Lv4 Misto

16/03/1701 - Madrinha: Ana Guerreira mulher de André Afonso - Lv4 Misto

30/07/1701 - Baptismo: Escravo de André Afonso Machado - Lv4 - Misto

25/11/1701 – Óbito: Manuel filho de André Afonso Machado e de sua mulher Ana Guerreira - Lv5 Óbitos

09/04/1702 – Óbito: Joana escrava de Ande Afonso Machado - Lv5 Óbitos

30/04/1702 - Padrinho: André Afonso Machado e Ana Guerreira - Lv4 Misto

9/04/1704 – Baptismo: Manuel filho de André Afonso Machado e de sua mulher Ana Guerreira
PP João de Mira e Sequeira Capitão Mayor de Ourique e Maria Guerreira mulher de Duarte Martins de Mattos. Lv4 Misto

19/04/1074 – Padrinho: André Afonso Machado - Lv4 Misto

29/02/1705 - Padrinho - André Afonso Machado - Lv4 Misto

22/11/1705 - Óbitos: Ana Guerreira mulher de André Afonso Machado com testamento, sepultada nesta igreja onde era freguesa. - Lv5 Óbitos

17/12/1705 - Padrinho - André Afonso Machado - Lv4 Misto

13/08/1706 – Óbito: Inês escrava de André Afonso Machado - Lv5 Óbitos

27/04/1708 – Padrinho: André Afonso Machado e sua mulher Margarida dos Santos - Lv4 Misto

10/01/1710 – Baptismo: André filho de André Afonso Machado e de sua mulher Margarida dos Santos moradores na Casanova PP João de Mira e Sequeira Capitão Mayor de Ourique e Maria Rodrigues mulher de Belchior Botelho Capitão desta freguesia. - Lv4 Misto

28/01/1710 – Óbito: Margarida dos Santos mulher de André Afonso Machado moradores na Casanova. Sem testamento - Lv5 Óbitos

28/01/1710 - Óbitos: André filho de André Afonso Machado e de sua mulher Margarida dos Santos, já falecida, moradores na Casanova - Lv5 Óbitos

11/01/1711 - Casamento: André Afonso Machado viúvo de Margarida dos Santos casa com Maria Águas solteira de Monchique PP João de Mendonça e Pedro Fragoso filho do Capitão Mayor de Ourique. Lv4 Misto

Livros de Sabóia

07/04/1687 – Casamento: Diogo Rodrigues e de Margarida Vicente (sem filiação) - Lv1 Misto

19/10/1692 – Baptismo: André filho de Diogo Rodrigues e de Margarida Vicente – Lv2 Misto

15/10/1697 – Baptismo: madrinha Margarida Vicente mulher de André Afonso Machado – Lv2 Misto

11/12/1697 – Baptismo: padrinho André Afonso Machado – Lv2 Misto

24/01/1699 – Baptismo: padrinho André Afonso Machado de Santa Clara e sua mulher Ara Guerreira – Lv2 Misto

Cordialmente
José Cabrita Rafael
Beja

Resposta

Link directo:

RE: Registos Paroquiais de Portimão

#271187 | rafael | 22 fev 2011 21:20 | Em resposta a: #270894

Caro José Cabrita Rafael

Ontem enviei-lhe um mail.Espero que o tenha recebido.
Abraço amigo,do
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen