família Alberty

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Hispânia

família Alberty

#143564 | PMVMAC | 10 fev 2007 20:24

Caros confrades,

No estudo que estou a fazer sobre famílias espanholas cruzo-me com os Alberty, originários da Catalunha, que passaram a Portugal no séc. XIX e instalaram-se no Alentejo, dedicados ao negócio da cortiça. Esta família teve descendência, entre a qual se encontram os Verennes Monteiro, constantes da base do Genea.
Procuro referências a esta família catalã ou à presença do apelido Alberty em Portugal!

Grato pela atenção, cumprimentos,

Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143589 | chartri | 10 fev 2007 22:22 | Em resposta a: #143564

Meu caro
Existe uma família Alberty em Abrantes. Veja na Lista telefónica

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143608 | costa do castelo | 11 fev 2007 00:31 | Em resposta a: #143564

Caro Pedro Amaral

Nos anos sessenta do passado século em Almada, conheci elementos de uma família Alberty que aí residia mas não sei se ainda aqui habitam.

Cumprimentos
Isabel Alegre

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143650 | Pedro França | 11 fev 2007 13:28 | Em resposta a: #143589

Caro Ricardo:

Exactamente. Minha mãe, quando tal vem ao caso, recorda-se de uma família Alberty em Abrantes, na cidade alta, que era das relações dos Burguetes, dos Albuquerques, Moura Neves, etc.
De facto, bem lembrado, deve haver membros desse pessoal anda por lá, constantes da lista telefónica.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143657 | aeiou2 | 11 fev 2007 14:48 | Em resposta a: #143564

Caro Pedro Amaral,

Foi professor de Desenho e Geometria Descritiva no Liceu de Oeiras hoje Escola Secundária Sebastião e Silva um Prof.Alberty, que se ainda for vivo é pessoa para os noventa anos.Mas vou informar-me
Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143672 | agp | 11 fev 2007 17:52 | Em resposta a: #143650

Caro Primo Pedro França

Um dos Albertys é meu colega na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes de Abrantes, onde lecciona Filosofia.
Um outro Alberty, irmão do anterior, é o dono da Quinta de Coalhos, na freguesia do Pego, entretanto transformada em Turismo de Habitação.

Um abraço.
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143691 | as5741073 | 11 fev 2007 21:08 | Em resposta a: #143564

Caro Pedro Amaral

Posso informar que conheci dois irmãos com o apelido Alberty, um deles, ainda solteiro, era Governador de Timor nos anos de 1964/1967 e o outro professor de liceu, casado com uma senhora de Beja. Julgo, contudo, que ambos já terão falecido.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#143966 | nita | 13 fev 2007 23:51 | Em resposta a: #143691

RICARDO ALBERTY escritor de literatura para crianças, algumas obras editadas pela VERBO,PRÉMIO DE LITERATURA PARA CRIANÇAS da C.Gulbenkian em 1980
Talvez seja útil, cumprimentos.
Nita

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144003 | xicalberty | 14 fev 2007 11:50 | Em resposta a: #143691

Ola eu sou Francisca Correia Y Alberty.
Sou de Abrantes, meu Avô ja falecido era irmão destes dois meus tios avós a que se referem, ainda estao vivos , o tio Zé (governador de Timor) fez dia 4 de fevereiro 90 anos e o tio Arcides tem 94\5, ambos vivem na linha.
Se forem Ao forum eu sou filha do Jose Alberty que tem a Quinta de Coalhos E sobrinha do tio Manel que e professor. O meu email e franciscalberty@gmail.com, Cumprimentos, qualquer coisa diga.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144004 | xicalberty | 14 fev 2007 11:51 | Em resposta a: #143672

Eu sou Francisca Correia Y Alberty Sobrinha do tio Manel que e professor e filha do Jose, que tem a qiunta de coalhos.

Resposta

Link directo:

família ALBERTY de Abrantes

#144009 | agp | 14 fev 2007 12:26 | Em resposta a: #144004

Olá Francisca

Ainda ontem falei com o seu tio Manuel Alberty a respeito deste tópico, que me parece do vosso interesse.

Cumprimentos
António da Graça Pereira

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144018 | luis262 | 14 fev 2007 13:24 | Em resposta a: #144003

Cara Francisca Correia y Alberty

Fui aluno, do seu tio, Professor Arcides Correia y Alberti, nos anos 50/60, no antigo liceu de Oeiras, e fico satisfeito por sabê-lo vivo e espero que com saúde.

Seu tio conhecia bem o meu pai. Suponho que se terão conhecido, de alguma forma, nas Escola de Belas Artes de Lisboa , nos anos em que, meu pai frequentou Arquitectura, embora meu pai, que já faleceu, fosse uns 4 ou 5 anos mais novo.
Bastantes mais tarde julgo ter ouvido dizer à segunda mulher de meu pai, Maria Beatriz Navarro y Rosa que era parente do Professor Alberty, mas não estou bem certo disso.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY de Abrantes

#144021 | xicalberty | 14 fev 2007 14:17 | Em resposta a: #144009

Ola, o seu nome não me e de todo estranho, também estudei no liceu, como eu chamava na minha época, mas ja foi a 14 anos.
Liguei agora ao tio e disse-me isso, ja falei com o meu pai diz que logo vai ver.
Obrigada cumprimentos Francisca

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144024 | xicalberty | 14 fev 2007 14:33 | Em resposta a: #144018

Ola boa tarde.
Sim o Tio Arcides esta bem de Saude, claro com as mazelas da idade, e um pouco esquecido, mas de resto esta bom, estive com ele num almoço dos 90 anos do tio Zé, no dia 4 deste mês, continua a viver em Oeiras.
A nossa familia era descendente de Italianos e Espanhois, a minha Bisavó era filha de Mãe Italiana (Alberty) e Pai Espanhol (Rosa), e depois como ficaram a viver em Espanha ficou com o nome Maria Rosa Y Alberty, que depois veio a casar com o meu Bisavô Correia, que era Português e cá estamos nos em Portugal.
FIco satisfeita por isso.
Nos ha 2 anos fizemos 1 almoço em que juntamos muitos Alberty e Rosa .
Obrigada francisca

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144258 | PMVMAC | 15 fev 2007 22:11 | Em resposta a: #144004

Cara D. Francisca,

Como referi na primeira mensagem deste tópico, estou a fazer um estudo sobre a família Alberty, que inclui a genelogia da família em Espanha e depois em Portugal, nomeadamente no Alentejo.
Será a senhora neta (?) de Maria Rosa y Alberty e de José da Piedade Correia?
Gostaria de entrar em contacto com a senhora, para exclarecer algumas duvidas!

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144260 | PMVMAC | 15 fev 2007 22:17 | Em resposta a: #144018

Caro Sr. Luís Piçarra,

Tenho dados da ascendência espanhola da família Rosa (y Alberty). Se tiver informação sobre a ascendência da senhora que refere talvez consiga estabelecer essa possível relação de parentesco.

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144262 | PMVMAC | 15 fev 2007 22:21 | Em resposta a: #144024

Cara Francisca,

Gostaria de exclarecer que os seus antepassados Alberty não são italianos mas sim Espanhóis, nomeadamente catalães, de S. Féliu de Guíxols, e vieram para Portugal como corticeiros, aliás, tinham uma fábrica de cortiça nas Alcáçovas.
D. Luísa Alberty Roman, já nascida em Faro, casou a região de Évora com Francisco de la Rosa e Casas, originário da região de Málaga, que vivia nessa zona como corticeiro também. A sua descendência usou Rosa y Alberty.
Espero ter exclarecido alguma dúvida!

Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY de Abrantes

#144263 | PMVMAC | 15 fev 2007 22:26 | Em resposta a: #144009

Caro António,

É do meu interesse entrar em contacto com a família Alberty, uma vez que tenho a genelogia deles desde o séc. XVIII. Interessa-me sobretudo actualizar um pouco a descendência. Se for do interesse desse senhor, gostaria de entrar em contacto com ele.
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144281 | jalberty | 16 fev 2007 00:50 | Em resposta a: #143564

Pedro Amaral Sou o Jose Antonio Milheiriço Correia y Alberty,pai da Ana Francisca que lhe respondeu,vivo na Quinta de Coalhos em Abrantes,tenho 65 anos e sou filho de Anuplio Correia y Alberty o filho mais velho do casal Maria Rosa y Alberty e Jose da Piedade Correia. Os irmãos de meu pai são Arminio ( ja falecido assim como o meu pai) Arcidres,Armindo,Jose,Maria Jose e Maria de Lurdas.
Ha dois anos fizemos um almoço da familia Rosa y Alberty tentando reunir o maximo de descendentes de Juan Alberti estevan ( 1820-1913 ) que se intalou em Faro,casou com Catalina Roman e teve tres filhas - Catalina,Luzia e Ines. A primeira casou com Pedro Nieto. A segunda casou com Francisco Rosa y Casas. A terceira casou com Francisco Rocha Pinto. Do casal Francisco Rosa y Casas e Luzia Alberty Roman nasceram Adelaide Rosa y Alberty,Catarina Rosa y Alberty,Joao Rosa y Alberty,Francisco Rosa y Alberty ( Paco ),Ricardo Rosa y Alberty e Maria Rosa y Alberty de quem o meu ramo e descendente.
Adelaide casou com Pedro Nieto Alberti ( seu primo ). Catarina casou com Armindo Jose Rodrigues. Joao casou com Amelia Dias Navarro. Francisco casou com Maria Dolores Tojal e Roldan. Ricardo casou em primeiras nupcias com Pulsena Estrela da Costa e em segundas nupcias com Maria Jose Figueira.
Por hoje fico por aqui. Espero ter ajudado a sua investigação. Segundo me consta a origem Alberti e de Florença. Envie-me o seu fax e terei imenso gosto em enviar-lhe e versão de que dispnho graças a investigação levada a cabopela minha prima Estrela Alberty. Caso lhe interesse poderei en viar-lhe o resto de toda a descendencia.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144286 | PMVMAC | 16 fev 2007 02:58 | Em resposta a: #144281

Caro Senhor,

Fico grato pelos dados que me enviou e feliz por ter tido a sorte de encontrar descendentes desta família. O artigo que estou a escrever é sobre família espanholas que vieram para o Alentejo atraidas pelo negócio da cortiça. O casal mais antigo que conheço são Joseph Alberti e sua mulher Francisca Alberti y Bandrell, que terão nascido por volta de 1750 na freguesia de San Féliu de Guíxols, Gerona. Desconheço se haverá alguma relação a Florença.
Da descendência deste casal tinha, confirmada, até aos filhos de Luísa (ou Luzia) Alberty Roman e Francisco de la Rosa y Casas. Acerca deste Francisco tenho uma história muito curiosa, da qual talvez tenha conhecimento. Sabe dizer-me se algum dos filhos do casal, ou netos, se manteve ligado ao negócio da cortiça?
Quanto a Catalina ALbetry, casada com Pedro Nieto, sei que viviam na Calle Levy em Sevilha, só lhes conheço o filho Pedro, casado com a prima Adelaide Rosa y Alberty
Como compreenderá não consegui até agora traçar a descendência mais actual, que gostaria de conseguir para completar mais o artigo (que, de resto, já devia estar concluido). Desta forma ficava-lhe realmente muito garto se me pudesse ajudar com esse estudo que possui. Infelizmente não tenho fax a funcionar, mas vou ver com o meu pai se resolvo essa questão e assim que isso acontecer tratamos do assunto.

Um abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144288 | aeiou2 | 16 fev 2007 05:28 | Em resposta a: #144281

Caro Senhor Jose António Correia y Alberty,

Foi meu colega no antigo Liceu de Oeiras o Senhor seu Tio, o Professor Arcidres Alberty, que era muito engraçado e estimado por todos.
Agradecia que lhe desse os meus cumprimentos.No Liceu, nessa altura, 1975, todos me conheciam por Julia Oom Henriques e era professora de F.Q.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144293 | xicalberty | 16 fev 2007 10:08 | Em resposta a: #144258

Bom dia .
Eu sou bisneta de Maria Rosa Y Alberty, e de Jose da Piedade Correia, sou neta do filho mais velho de ambos Anuplio Correia Y Alberty e filha do segundo filho, do Avo Anuplio.
Se for Ao forum O meu Pai ja esta no forum E o Jose Alberty, Vive em Abrantes.
Se quiser entrar em contacto comigo.
o meu email e: franciscalberty@gmail.com.
Cumprimentos
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144296 | xicalberty | 16 fev 2007 10:11 | Em resposta a: #144262

Noa foi isso que ouvi, mas meu pai ira concerteza esclarece-lo.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144299 | P C Rebêlo | 16 fev 2007 10:19 | Em resposta a: #143657

Bom dia "Stora"

O Prof. Alberty é vivo e quase todos o vejo a passear por Santo Amaro.
Mora na mesma casa de há anos.
Deve realmente andar pelos noventa anos.
Beijinhos
Pedro Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144300 | P C Rebêlo | 16 fev 2007 10:20 | Em resposta a: #144299

Bom dia "Stora"

O Prof. Alberty é vivo e quase todos os dias o vejo a passear por Santo Amaro.
Mora na mesma casa de há anos.
Deve realmente andar pelos noventa anos.
Beijinhos
Pedro Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144418 | PMVMAC | 17 fev 2007 05:13 | Em resposta a: #144296

Cara Francisca,

Daquilo que escrevo, tenho certeza no que digo. Se a sua dúvida diz respeito à origem dos Alberty, apenas sei dizer-lhe que pelo menos desde ao séc. XVII os Alberti [em Espanha nunca se escreveu AlbertY] viveram na Catalunha, exactamente na região que lhe mencionei. Não sei porém dizer-lhe se são ou não descendentes de italianos, porque não tenho dados que me permitam colocar essa hitpótese, ainda que na altura vivessem em Itália pessoas com o mesmo apelido, mas se essa origem é italiana será muito distante. Tanto as famílias Alberti como os Rosa são, indubitavelmente, de nacionalidade espanhola, quando passam ao Alentejo, disso posso dar-lhe toda a certeza, recolhida de documentos oficiais.
Mais uma vez lhe agradeço,
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144419 | PMVMAC | 17 fev 2007 05:15 | Em resposta a: #144293

Francisca,

Por acaso terá instalado o MSN? Gostaria de falar consigo, caso fosse possível!
O meu endereço é: pedro_miramaral@hotmail.com.
Obrigado!
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#144468 | aeiou2 | 17 fev 2007 19:28 | Em resposta a: #144299

Boa noite "Senhor Aluno",

Só agora tive net, e isto desde ontem. Não há pachorra.

Como vais? E a família? Telefona-me para se combinar, virem cá jantar.

Beijinhos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#144524 | luis262 | 17 fev 2007 23:46 | Em resposta a: #144286

Caro Pedro Amaral,

Este tópico interesou-me por vários motivos, dois dos quais já referi na minha primeira intervenção:

-Fui aluno do prof. Arcidres Correia y Alberty, quando estudava no liceu de Oeiras, meu pai já era seu conhecido;
-Bastante mais tarde, depois de enviuvar, meu pai casou pela segunda vez com Maria Beatriz Navarro y Rosa , que era prima do referido prof. Alberty;

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132747

Mais curioso ainda, depois de ver referências aos apelidos ROMAN e NAVARRO, nestas últimas intervenções, lembrei-me de um recorte qu possuo do " Correio do Alentejo" de 22/9/1910, onde se dá notícia do casamento do meu avô paterno, Luís da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, que foi proprietário de terras em Moura, Baixo Alentejo, que tal como pai José da Costa d`Aguilar Piçarra, também citado na notícia, tinha várias herdades, no concelho de Moura e foi por diversas vezes presidente e vice presidente da Camâra local , nas últimas décadas da Monarquia.
O curioso é que ao descrever ao estilo da época a "elegante e selecta assistência" o articulista refere a dada altura : " lembra-nos ter visto , entre outras as seguintes pessoas:
(...) D. Maria Sarah Róman Navarro (...).
Como estamos a falar do Alentejo , de proprietários, de herdades...será que essa senhora terá a ver com as famílias que refere?

Também me recordo de em muito miúdo, finais dos anos quarenta, ter passado algumas temporadas em casa dos meus avós paternos, em Lisboa no Príncipe Real, uma Sra. já de bastante idade, D. Carlota Navarro, deles conhecida.

Enfim herdades, cortiça , Alentejo, pode ser que alguns destes dados se possam relacionar, se ainda para mais se sober que tanto o meu avô como a minha avó tinham almas "costelas" espanholas, embora não catalãs.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#144527 | luis262 | 18 fev 2007 00:06 | Em resposta a: #144524

Desculpe as gralhas:

"Souber" e "algumas" e não "sober" e "almas" como escrevi mas, convenhamos, até nem soa mal...

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144529 | jalberty | 18 fev 2007 00:10 | Em resposta a: #144286

Pedro Mira Amaral
Informei-o erradamente sobre o autor da pesquiza sobre a familia de que disponho. Na realidade as investigadoras foram as minhas primas Rosa Alberty e Aricia Alberty.
A Adelaide Rosa y Alberty,casada com o primo Pedro Nieto Alberti,natural de Ubrique e advogado em Sevilha. Tiveram tres filhos: Catalina Nieto Alberty ( Ninita ) que não teve filhos,Henriqueta Nieto Alberty,entrou para um convento e não teve filhos e Adelaide Nieto Alberty que casou com Juan Lopes Gutierres e tiveram dois filhos : Juan Antonio Lopes Nieto que casou com Joana ....... que faleceu num acidente de automovel e deixou tres filhos - Adelaide Lopes Alonso,Juan Antonuio Lopes Alonso e Eduardo Lopes Alonso; e Pedro Antonio Lopes Nieto ( Quico ) que casou com Pepita ( de Barcelona ) e teve dois filhos.
Gostava de saber a historia que sabe do Francico de la Rosa y Casas.
Ate breve
Um abraço
Jose Alberty

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144655 | PMVMAC | 18 fev 2007 20:49 | Em resposta a: #144529

Caro José,

Agradeço as informações. Terá possibilidade de me enviar por correio essa genealogia que possui?
Acerca da história do Francisco de la Rosa y Casas prende-se com um processo existente no Arquivo Distrital de Évora e que eu consultei. Trata-se um um processo de "prodigalidade", que lhe é intreposto pela sua mulher devido aos seus problemas de alcoolismo. Nesta altura a senhora acusava-o de estar a levar a família à falência por fazer os negócios da fábrica de cortiça que o casal possuía, sempre "com os copos". É um processo muito pitoresco do qual se retira, em última instância, a grande personalidade daquela senhora.
Tenho aqui a referência a um ANDRÉ, que nasceu na Azaruja-Évora a 24 de Agosto de 1847, filho do Don Joan Alberti Roman e de Catalina Roman.
Tem conhecimento desta pessoa? Pode ter morrido criança, perco-lhe o rasto...
Depois da Inês Josefa Alberty Roman e do marido Francisco Pinto da Rocha, tenho o nome de todos os seus filhos e dos respectivos consortes, da descendência destes não tenho mais nada. Sabe se ainda vivem descendentes nas Alcáçovas?

Penso que o artigo será publicado em Abril e consta de genelogia de 55 famílias de espanhóis que passaram ao Alentejo onde "inauguraram" o negócio da cortiça.

Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#144658 | PMVMAC | 18 fev 2007 21:02 | Em resposta a: #144524

Caro Luís Piçarra,


João Rosa y Alberty casou com D. Amélia Dias Navarro. Desconheço se tiveram filhos, mas se os tiveram é provável que usassem o apelido Navarro y Rosa.
O nome que aponta, D. Maria Sarah Róman Navarro, é-me desconhecido, mas acredito bem, se a senhora vivia no Alentejo, que fosse de famílias de corticeiros espanhóis. Não tenho conhecimento se havia comunidade de corticeiros em Moura, mas é sabido que desde sempre aí foram muito comuns os casamentos com espanhóis. É também conhecida, na mesma altura em que este grupo que estudo passa à região de Évora, a passagem de muitas famílias de espanhóis que se fixam nas regiões de Moura, Aldeia Nova de S. Bento, Serpa, etc., e que cá se dedicam à lavoura.
Sobre este caso, encontrei um corticeiro espanhol que vivia nas Alcáçovas (deste meu grupo de estudo), a casar com uma filha do já meu conhecido Sebastián García Barroso, que tinha passado à Aldeia Nova, salvo erro.
Concluindo, aparentemente haveria uma relação entre esta densa comunidade espanhola que ao longo da segunda metade se foi fixando no Alentejo.
Terá forma de descobrir a filiação da senhora Navarro y Rosa? E sabe dizer-me de onde era natural?

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#144689 | luis262 | 18 fev 2007 23:54 | Em resposta a: #144658

Caro Pedro Amaral,

Como sei que o segundo casamento do meu pai teve lugar em Luanda a 24.5.1972, na 1ª Conservatória do Registo Civil, vou tentar obter uma certidão de casamento através da Conservatória dos Registos Centrais.

Viriam a casar pela Igreja, em Moura , Santo Agostinho dez anos depois, o que talvez permita saber alguma coisa se descobrir a data exacta.

Por outro lado, embora a maior parte dos filhos, que Maria Beatriz tinha do seu primeiro casamento, que conheço mal, vivam há muito na Suiça, conheço a filha mais nova , que mora em Lisboa e vou tentar descobrir o contacto dela, que tenho algures...

Quanto à minha madrasta, embora fosse bastante mais nova que o meu pai( cerca de 15 anos), já faleceu, em 2004.

Sei que era ribatejana, natural de Santarém.

Cumprinentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144698 | jalberty | 19 fev 2007 01:03 | Em resposta a: #144655

Pedro Amaral
Quando me fala de Juan Alberti Roman casado com Catalina Roman na inforação de que disponho aparece-me referenciado como Juan Alberti Estevan e conforme ja escrevi tiveram tres filhas Catalina,Luzia e Ines Alberti Roman . Era filho de Jose Alberti e Catalina Estevan. Vem para Portugal cerca de 1850 com um grupo de catalães cujos nomes são Villaret,Saavedra,Zamora,Carbó,Camps,Areu e Vilardebo e com alguns operarios que os acompanharam instalaram-se no Algarve e no Alentejo onde iniciaram a industria da cortiça. Não tenho qualquer referencia ao Andre de que me fala.
Quanto aos Pinto da Rocha so tenho informação dos filhos Joao,Francisco Aurora Maria Micaela e Catarina Rocha y Alberty. Não tenho referencia ao seus conjuges e gostaria que me enviasse pois talvez consiga dados sobre a sua descendencia atraves de uma amiga de um amigo meu que e Pinto da Rocha
Quanto ao estudo de que disponho,envie-me um contacto seu ou telefone-me ( 967018436 )
Um abraço
Jose Alberty

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144700 | jalberty | 19 fev 2007 01:09 | Em resposta a: #144288

Drª Julia Henriques
O meu Tio Arcidres continua a viver em Oeiras com os seus 95 anos e como e natural com a sua idade ja um pouco confuso. Quando esta bem mantem o seu humor. Irei enviar-lhe os seus cumprimentos
Cumprimentos
Jose Alberty

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#144709 | PMVMAC | 19 fev 2007 03:29 | Em resposta a: #144698

Boa noite José!

Naturalmente enganei-me ao escrever o nome do senhor, que era Joan Alberti Esteva. Deve escrever-se JOAN e não Juan, visto que era catalão. O apelido, nas minhas investigações em Espanha, é ESTEVA e não Estevan, tal como a grafia usada em Espanha é ALBERTI e não Alberty. Em 1847, como se viu pelo nascimento do tal filho André (o qual, aparemente, morreu criança), já estava na Azaruja e era rolheiro.
Quanto aos nomes que me fala alguns fazem parte do meu estudo, como os Villaret (avoengos do actor João Villaret), os Carbó que se fixam em Estremoz, os Camps que tiveram um importante papel e fizeram-se industriais, ligados aos Areu também (Areu y Camps), e o Don Ricardo Villardebó, que, ao que sei, tinha um estatuto diferente, pois nunca foi operário mas sim industrial. Saavedra e Zamora são nomes que não me dizem nada, não constam de nenhum dos documentos que consultei, dos diferentes fundos, pelo que imagino que se tivessem fixado, provavelmente, no Algarve ou noutra região do Alentejo.
Todas estas famílias se fixam na Azaruja. Os Alberti mudam-se da Azaruja para a região de Portel e depois para as Alcáçovas, onde tinham fábrica. Sabemos que passaram também pelo Algarve.
Vou ver os dados das pessoas com quem casaram os Rocha y Alberty e amanhã mando-lhe. Com sorte conseguimos descobrir mais alguma coisa.
Contacto-o amanha para o número que me deu!
Um abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#147226 | fanetal | 09 mar 2007 16:18 | Em resposta a: #144709

Caro sr. Pedro Amaral
Vi a sua mensagem para o meu primo José Alberty sobre a descendência de Joan Alberty e Catalina Roman. Esta terá nascido em Faro, em data que não consigo precisar e/ou confirmar, já que um incêndio terá destruido os registos paroquiais da época. A indicação que disponho diz ter ela casado com Francisco Pinto da Rocha e terem tido 5 filhos: João, Francico, Aurora, Micaela e Catarina. Porém, desconheço quaisquer outros dados biográficos sobre o casal e filhos.
Agradecia imenso se me pudesse disponibilizar mais elementos.
Cordialmente
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#147231 | fanetal | 09 mar 2007 16:41 | Em resposta a: #144689

Caro Sr. Luís Piçarra:
Desculpem a intromissão. Sou casado com uma Alberty, prima do José Alberty e da investigação que foi feita por familiares próximos, tenho referenciado um João Rosa y Alberty que casou com Amélia Dias Navarro, os quais tiveram 9 filhos, sendo omais velho deles o Arnaldo Navarro y Rosa. Este Arnaldo casou com Maia Argentina ..., os quais tiveram 2 filhos: Carlos Alberto e Maria Beatriz. Esta Maria Beatriz casou em África, porém e infelizmente, desconheço dados biográficos do marido e filhos, como desconheço elementos referentes ao 2º casamento dela, ocorrido em Luanda, com Luís Piçarra. Satisfeito ficaria se me pudesse dar a conhecer os dados em falta.
Cordialmente
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#147455 | luis262 | 10 mar 2007 22:50 | Em resposta a: #147231

Caro Sr. Fausto Alves,

Sou filho do primeiro casamento jdo tenor Luís Piçarra, nascido em Moura a 23.6.1917 e falecido em Lisboa a 22.9.1999. Minha mãe morreu por doença ,ainda nova em Carcavelos

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#147471 | luis262 | 11 mar 2007 00:50 | Em resposta a: #147455

Caro Sr. Fausto Alves,

Devido a um problema( entretato resolvido) com o computadar, tive de interromper a mensagem. Amanhã terminarei.
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#147493 | luis262 | 11 mar 2007 10:58 | Em resposta a: #147471

Continuando poi a minha mensagem, após a morte de minha mãe, Cascais, Carcavelos em22.4.1968, meu pai, http://www.genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132747

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#147501 | luis262 | 11 mar 2007 12:09 | Em resposta a: #147493

Desculpe esta nova interrupção... Meu pai casou pois, com Maria Beatriz Navarro y Rosa, então divorciada de um sr., de quem já tinha descendência.
Casaram a 24 de Maio de 1972, na 1ª Conservatória do Registo Civil de Luanda.
Viriam a casar pela igreja em Moura , Santo Agostinho, e embora lá tenha estado presente, não posso precisar a data, mas foi cerca de 1982.

Regressaram a Portugal em 1975, vivendo em Lisboa , onde Maria Beatriz foi durante bastantes anos, proprietária e directora de um Jardim Infantil na Av. António Augusto de Aguiar.
Embora na época eu vivesse no Porto, onde dpois ter lá ter feito o curso de arquitectira, exercia a profissão e dava aulas de artes no secundário, vim por diversas vezes em Lisboa e cheguei a conhecer a avô materna de Maria Beatriz, que se chamava Beatriz de Almeida, e residia em casa do meu pai e da neta.
Os filhos mais velhos conheço-os mal, pois foram viver para a Suiça,onde têm família, mas tenho o contacto da Lena, a filha mais nova, que vou ter de procurar, pois como estou com obras em casa , as "coisas " andam desorganizadas.
Estive há cerca de dois anos com ela, que já há bastante tempo é enfermeira, no hospital do SAMS, nos Olivais.

Quando nos anos 80 regressei a Carcavelos, onde ainda moro, é curioso que dando aulas de Artes na Escola Secundária de Carcavelos, recordo-me de ter tido uma aluna Maria Argentina, que soube que era sobrinha da minha madrasta...

Quanto a Maria Beatriz, embora fosse bastante mais nova que o meu pai, já faleceu, e 31.1.2004, em Lisboa.

Como disse, vou tentar entrar em contacto com a Lena, e entretanto vou pedir na conservatória dos Registos Centrais uma fotocópia do 2º casamento do meu pai.
Assim que souber mais dados , não deixarei de comunicar.

Em relação ao primeiro marido de Maria Beatriz soube do seu falecimento, em Lisboa há cerca de seis anos.
Não o querendo induzir em erro, julgo que o seu último apelido seria Pinto.

Cordialmente

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#147502 | luis262 | 11 mar 2007 12:23 | Em resposta a: #147493

Caro Fausto Neves,

Isto está mal !!
Outro lapso meu, o link correcto é:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=132747
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#147655 | fanetal | 12 mar 2007 15:41 | Em resposta a: #147502

Caro Luís Piçarra:
Recebi a sua mensagem de 11 do corrente e agradeço a prontidão da resposta, bem como dos elementos e descrição fornecida.
Agradecia, igualmente, quando possível, que me desse o nome completo do seu Pai.
Cumprimentos
Fauto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#147675 | luis262 | 12 mar 2007 19:24 | Em resposta a: #147655

Caro Fausto Alves,

Meu pai chamava-se Luís Raúl Caeiro Barbosa Piçarra.
Poderá no entanto obter esta e outras informações a seu respeito, se "clicar" no endreço que indico na minha mensagem de ontem, 11.3.2007 , 12:39
Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#148041 | luis262 | 14 mar 2007 13:30 | Em resposta a: #147675

Caro Fausto Alves:

Corrijo : Pode clicar no endreço que consta da minha mensagem do dia 11.3.2007, 12:23, qué o página do meu pai, na base de dados do Genealogia.
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#149008 | fanetal | 18 mar 2007 19:32 | Em resposta a: #144700

Meu caro José Alberty
Estou a dar-te conta dos contactos que estabeleci e dos respectivos resultados, sobre a genealogia dos Alberty, procurando colmatar as faltas e corrigindo erros que existem no livro da família distribuido no almoço/reunião de Abril de 2004.
Falei com o primo João Navarro y Rosa (Janica) que me confirmou ter detectado incorrecções e omissões nos dados biográficos dos seus parentes mais próximos (irmãos e sobrinhos). Prometeu-me ir contactar uma sua irmã mais nova, ainda viva, e que é uma surpresa, para o ajudar na tarefa e que, depois , me contactaria, por carta ou telefone, uma vez que não trabalha com computadores.
Mandei mensagens para Pedro Amaral e Luis Piçarra, mas só este me respondeu para este forum. Cons ta, porém numa sua mensagem para ti, que tinha elementos da família desde século XIII e que te facultaria. Caso os tenhas recebido, manda-mos.
Existe um outro Alberty, que suponho ter estado para vir ao 1º almoço, que vive em Madrid e com o qual a Rosa falou. Vê se consegues saber o contacto através da Rosa (eu já desisti) e habla com ele. Era importante.
Um abraço grande para todos vós.
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#150095 | PMVMAC | 26 mar 2007 20:29 | Em resposta a: #147226

Caro Senhor,

Peço perdão por só agora responder à sua mensagem, infelizmente tenho estado sem internet em casa. Quanto às questões que me coloca gostaria de informar que estes dados que estoua reunir sobre estas famílias se destina a um artigo a publicar brevemente num periódico da especialidade, cujo lançamente informarei oportunamente os interessados. O casal mais antigo que consegui apurar na família Alberti, são: JOAN ALBERTI, casado com ANASTASIA LLORENS, nascidos em finais do séc. XVII na freguesia de Solius, Gerona.
Sobre os Pinto da Rocha, adianto-lhe que INÊS JOSEFA ALBERTI ROMAN casou com FRANCISCO PINTO DA ROCHA, carpinteiro, natural de Vila Alva. Foram pais dos filhos que menciona. João Alberti Rocha casou com Balbina de Carvalho; Francisco Alberti Rocha casou com Mariana Júlia Branco; Aurora casou com Joaquim Manuel de Mira; e Maria Micaela casou com Joaquim Milhano.
Reparo que menciona também uma filha do casal chamada Catarina, filha essa que não é mencionada em 1916, quando morre a sua mãe, o que me leva a crer que tivesse talvez morrido criança. O que me diz sobre este assunto?
Estou neste momento a tentar completar a descendência das famílias estudadas, pelo que ficaria grato se me pudesse dar os dados relativos ao seu ramo.
Qualquer esclarecimento, disponha!
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#150372 | PMVMAC | 28 mar 2007 02:45 | Em resposta a: #144296

Cara Francisca,

Já a adicionei ao MSN, quando puder apareça!
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#152801 | PMVMAC | 18 abr 2007 02:32 | Em resposta a: #149008

Caro Sr. Fausto Alves,

Estando eu em Espanha quando recebi a sua mensagem para o forum, não pude responder-lhe por me faltar na altura a senha de acesso. De volta a Portugal "passou-me" ir a algumas mensagens mais antigas, como foi o caso da sua. Queria pedir-lhe por isso desculpas!
Se estiver interessado podemos trocar informações sobre a família Alberty.
Cumprimentos,
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#156016 | fanetal | 13 mai 2007 23:08 | Em resposta a: #152801

Caro Pedro Amaral:
Gostaria efectivamente de recolher mais informações sobre esta família de minha mulher, mas as dificuldades são muitas e o desinteresse também. Os próprios familiares prometem, mas não concretisam. Estive brevemente, em Lisboa, na Torre do Tombo, mas em vão. Não tem disponíveis registos paroquiais de de Évora, como de Setúbal, etc.. pelo correio consegui fotocópia do registo de baptismo de André, filho de Joan Alberti Roman e de Catalina Roman. A freguesia do registo é S. Bento do Mato e não Azaruja. Gostava de ter os registos das irmãs Catalina, Luzia e Inês, até para desfazer a dúvida quanto a um nascimento e falecimento da primeira, em Faro.
Quanto à troca de informações, pela minha parte estou inteiramente disponível, embora os dados de que disponho, sejam praticamente os mesmos do meu primo José Alberty e da Francisca.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#156671 | PMVMAC | 20 mai 2007 05:01 | Em resposta a: #156016

Caro Sr. Fausto Alves,

Pretendo entregar o artigo sobre esta gente o mais depressa possível, tenho aliás que cumprir prazos, pelo que esta minha pesquisa carece de alguma brevidade.
Quanto à "origem" dos Alberti, como já tive oportunidade de lhe dizer, estou disponivel para lhe passar os dados, todavia a prioridade neste momento, sob pena de ultrapassar o tempo disponível para entrega do artigo, seria actualizar parcialmente a descendência.
Ainda não consegui encontrar-me com a sua sobrinha Francisca, de maneira que ainda não tenho qualquer dado adicional das gerações mais recentes.
Pode contactar-me para o meu e-mail pessoal e, caso viva em Lisboa, facilmente combinamos um encontro!
Exclarecendo a questão das freguesias: S. Bento do Mato é o nome da freguesia correspondente à vila da Azaruja, que foi desde cª. 1840 um dos pólos da indústria corticeira no Alentejo. Todos os registos da família no Distrito de Évora [creio] foram por mim recolhidos, pelo que, provavelmente, encontrarei nas minhas notas os assentos de baptismo das pessoas que refere.
Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#156710 | fanetal | 20 mai 2007 17:09 | Em resposta a: #156671

Caro Pedro Amaral:
Compreendo as suas limitações de tempo, por causa do artigo que se comprometeu a entregar. Desde logo desejo-lhe o maior sucesso com a publicação do seu estudo, que gostaria de vir a conhecer. Por isso, peço-lhe a indicação do local e data da mesma.
Vivo em Faro, onde estarei disponível para colaborar no que achar por conveniente, como estarei para nos encontrarmos, numa próxima ida a Lisboa.
Falta-me o seu contacto pessoal, mas comunicar-lhe-ei por este e-mail.
Cumprimentos
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#194163 | albertivarennes | 24 abr 2008 19:58 | Em resposta a: #144293

Caros participantes neste fórum,

Teclei no google a título de curiosidade o nome de um tio-primo meu Arcidres Alberty e vim aqui parar. Lendo algumas mensagens, reconheço alguns dos nomes de ouvir minha mãe falar e não posso deixar de achar extremamente curioso. Eu sou neta de Ricardo Alberty, irmão de Maria Rosa y Alberty. Sou Alberti (e não Alberty) pelo lado da minha mãe. O avô Ricardo era meu avô materno, do Alentejo. Posso ser contactada para o meu email albertivarennes@gmail.com

Um bom dia para todos!


Leonor

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#194164 | albertivarennes | 24 abr 2008 20:00 | Em resposta a: #144419

Caros participantes neste fórum,

Teclei no google a título de curiosidade o nome de um tio-primo meu Arcidres Alberty e vim aqui parar. Lendo algumas mensagens, reconheço alguns dos nomes de ouvir minha mãe falar e não posso deixar de achar extremamente curioso. Eu sou neta de Ricardo Alberty, irmão de Maria Rosa y Alberty. Sou Alberti (e não Alberty) pelo lado da minha mãe. O avô Ricardo era meu avô materno, do Alentejo. Posso ser contactada para o meu email albertivarennes@gmail.com

Um bom dia para todos!


Leonor

Resposta

Link directo:

RE: família ALBERTY

#194165 | albertivarennes | 24 abr 2008 20:03 | Em resposta a: #143966

Com efeito, Ricardo Alberty, escritor, era meu tio, irmão de minha mãe, ainda em vida.

Leonor

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#194317 | PMVMAC | 26 abr 2008 14:04 | Em resposta a: #156710

Caro Fausto,

Podemos contactar directamente através de e-mail.
Agradeço que me deixe o seu contacto.
Cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty

#194328 | fanetal | 26 abr 2008 15:51 | Em resposta a: #194317

Caro Pedro Amaral:
Desejo que seja profiquo o restabelecimento deste contacto.
O meu e-mail é faustoalves@netcabo.pt.
Cumprimentos Fausto

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas cont.

#267070 | luis262 | 19 dez 2010 14:08 | Em resposta a: #147655

Caros Fausto Alves, Pedro Amaral e restantes participantes,

Passado todo este tempo gostaria de saber se alguem tem mais elementos sobre Maria Beatriz Navarro y Rosa.
Resumindo o que até agora sei, terá nascido em Santarém ( freguesia ?) c. de 1932, casou em segundas núpcias em Angola, Luanda na 1ª Conservatória do Registo Civil a 24.6.1972 com Luís Raúl Caeiro Barbosa Piçarra - meu pai- que morreu em Lisboa, Campo Grande a 22.9.1999.
Maria Beatriz, faleceu em Lisboa ( freguesia ?), a 31.1.2004.
Gostava , se possível de saber o apelido de sua mãe, Maria Argentina que casou Arnaldo Navarro y Rosa, bem como se entretanto há novos dados sobre as famílias referidas neste tópico.
Será que o Pedro Amaral me poderá indicar como posso consultar seu estudo sobre estes Alberty/ Alberti e outras famílias, que estava em vias de terminar?

Muito agradecia, qualquer informação aqui no fórum ou para o meu e-mail luispicarra25@sapo.pt.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Alberty e outras já faladas

#334819 | AMAssis | 05 set 2013 21:48 | Em resposta a: #144658

Caro Pedro

Com seis anos e meio atraso, venho pedir-lhe se me pode indicar quem foi o corticeiro das Alcáçovas que casou com uma filha de Sebastián Garcia Barroso (que é meu tetravô).

Agradecendo-lhe antecipadamente, aqui lhe deixo os meus cumprimentos,

António Maria de Assis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 05:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen