Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#143635 | nresende | 11 fev 2007 11:37

Caros "Confrades"
Decerto já adquiriram ou tiveram conhecimento da publicação desta fantástica obra que saíu recentemente com a chancela da Dislivro Histórica. Tenho a considerá-lo uma das melhores obras para o estudo genealógico e histórico (em especial no que toca à História Local) publicadas em Portugal.
Contudo, não posso deixar de fazer alguns reparos em relação à organização, sobretudo porque se trata de um índice bibliográfico - o que exigia não só um conhecimento alargado dos percursos de pesquisa em arquivos em bibliotecas, mas também noções sobre citação e organização de itens bibliográficos.
Com a curiosidade natural, procurei saber se a Dr.ª Maria-João Nogueira teria desencantado o meu "desinteressante" trabalho sobre o retrato histórico e algumas famílias em Cinfães, que contou com a colaboração do meus parentes, Dr. José Cabral Pinto de Resende e Dr. Miguel de Resende. A persistência da Dr.ª Maria João é bem evidente nesta descoberta, mas pecou pela aplicação de uma norma não coincidente com as demais listagens e índices bibliográficos confiados à aplicação das Normas Portuguesas. A Dr.ª Maria João, sabendo que eu era o autor da referida obra e nela tendo redigido um trabalho genealógico, remeteu, a partir do meu nome, para o do Dr. José Cabral Pinto de Resende se calhar por este ser eminente genealogista. Ao que parece, na Genealogia, mais do que na História, a Coutada conquista-se ou recebe-se do Rei. Pelo menos na primeira recebe-se por mérito.
À parte esta fífia e outras quase imperceptíveis (totalmente anuláveis pela grandiosidade do trabalho) os meus sinceros parabéns.
Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#143678 | LCM | 11 fev 2007 18:50 | Em resposta a: #143635

Caro Nuno,

Não me tendo sido encomendada qualquer "defesa" venho apenas dizer que o critétrio da Maria João Craigie foi o de indicar os livros no nome do 1.º autor, remetendo os restantes para este. O 1.º nome na capa do livro é o seu? Se assim fôr é de facto estranho.
Eu, por ex., tenho um estudo em co-autoria com Mestre José Bénard Guedes Salgado que está no nome dele (o 1.º Autor), limitando-se no meu nome a remeter para "SALGADO, José Bénard Guedes". Tenho outro com Pedro Quadros Saldanha em que o "1.º autor" sou eu pelo que em "SALDANHA, Pedro Quadros" remete para mim.

Independentemente de pequenas falhas pontuais, a obra é de facto notável. Todos os que fazemos investigação, e também os simples curiosos por estas matérias, temos ali uma ferramenta de trabalho indispensável.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#143692 | dvl | 11 fev 2007 21:23 | Em resposta a: #143678

Caro Lourenço,

Por acaso, acerca do trabalho do meu Pai, na revista "Raizes e Memórias", "Relação dos primeiros alunos do Colégio Militar", aparece no dito dicionário como co-autor com Gama Barata, o que não está bem. O trabalho que está editado na revista é da autoria do meu Pai e foi baseado num trabalho de José Gama Barata. Foi a própria Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar que facilitou ao meu Pai dito trabalho.

Se assim fosse, todas as listagens que aparecem sobre o Colégio Militar seriam co-autoria de José Gama Barata, não querendo tirar o seu mérito, claro! Aliás, Gama Barata é mencionado logo no princípio do trabalho do meu Pai.

Um abraço,

Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas

#143694 | nresende | 11 fev 2007 21:35 | Em resposta a: #143678

Caro Lourenço
O nome de capa é o meu, por isso o meu reparo.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen