Tavares, de Cambra

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Tavares, de Cambra

#143665 | Dsousa | 11 fev 2007 15:52

Caros Senhores,

Procuro informações sobre o casal Nicolau Pereira da Rocha, capitão, e Domingas Tavares, nascidos por volta de 1640. Foram pais de Maria Tavares de Rocha, que casou com António Borges de Almeida, Capitão-mór de Cambra, nascido em Muradal, Vila Chã, Vale de Cambra. Entre os filhos deste último casal encontram-se Mariana Soares Tavares e João Soares Tavares, juiz desembargador da Relação do Porto.

Cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Tavares, de Cambra

#175044 | Dsousa | 02 dez 2007 18:11 | Em resposta a: #143665

Caros Senhores,

Renovo o pedido, fazendo as seguintes rectificações:

-o capitão chamava-se Nicolau Fernandes da Rocha e não Nicolau Pereira da Rocha;

-foi pai de João Tavares da Rocha, que foi desembargador da Relação do Porto e Provedor da Câmara de Lamego.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406546 | ilda pais soares | 18 ago 2018 14:19 | Em resposta a: #175044

Caro Daniel Sousa

Segundo informação que disponho o Cap. Nicolau Fernandes da Rocha e sua mulher Domingas Tavares tiveram, pelo menos 3 filhos:

1. António Tavares da Rocha, foi juiz desembargador da Relação do Porto e Provedor da Câmara de Lamego. Casou c/ Maria Borges Soares, filha do cap. Manuel Soares Homem e Maria Borges de Almeida.
Foram filhos deste casal, pelo menos:
1.1 João Soares Tavares, licenciou-se com o grau de doutor em 1726 doutor em 1726. Foi juiz de fora da Guarda; Intendente em Rio de Mortes e; Ouvidor RJ 1737 a 1739. Foi Desembargador RP 1740; Desembargador da Casa de Suplicação 1754; Chanceler Real Rio Janeiro 1754 e Conselheiro Ultramarino 1754. Obteve o hábito da Ordem de Cristo em 1732 e o Foro de Fidalgo em 1754.
Suponho que tenha falecido solteiro.

1.2 Caetana, amadrinhou 08.07.1704, na Portela, Vila Chã, Caetana, filha de Paulo Tavares, da Portela e Antónia Fernandes, da Póvoa, Vila Chã de Cambra.

2. Maria Tavares da Rocha que casou com António Borges de Almeida, filho do cap. Manuel Soares Homem e Maria Borges de Almeida. Tiveram pelos menos, 9 filhos.

3. Manuel Tavares da Rocha, licenciado, que casou com Maria Tavares, de Refoios, Vila Chã de Cambra, que amadrinhou Caetana a12.09.1707, em Sandiães, Roge.

Cps
IPS

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406557 | Dsousa | 18 ago 2018 17:46 | Em resposta a: #406546

Cara Ilda Pais Soares,

Agradeço a sua resposta.

Acrescento que o Dr. António Tavares da Rocha, além de provedor da Câmara de Lamego e Desembargador da Relação do Porto foi também Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.

Teve, pelo menos, os seguintes filhos: D. Inês Maurícia Caetana Tavares, D. Teresa Benedita Tavares e o Dr. João Soares Tavares, graduado em Leis pela Faculdade de Coimbra, Opositor na Faculdade de Leis dessa Universidade, advogado, Juiz de Fora da cidade da Guarda (1727-1731), Ouvidor da Comarca do Rio de Janeiro com predicamento, Provedor dos Defuntos e Ausentes, e Desembargador da Relação do Porto. Teve foro de Fidalgo Cavaleiro, em 7 de Agosto de 1754.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406626 | ilda pais soares | 20 ago 2018 17:10 | Em resposta a: #406557

Caro Daniel Sousa,

Muito agradeço as suas informações.

Ando num ambicioso projecto, não de fazer um livro, mas um "cahier de famille" para deixar aos meus descendentes directos. São por isso muito valiosas todas as achegas.

Sobre as duas filhas que refere na sua mensagem, acha que é possível dar-me as coordenadas do seu nascimento a fim de eu incorporar essa informação nas minhas fontes?

Terá também alguma referência sobre o Capitão Nicolau Fernandes da Rocha, oriundo do lugar dos Currais, Carregosa, Oliv. de Azeméis que era o pai de juiz desembargador ANTÓNIO TAVARES DA ROCHA que nasceu em Vila Chã a 15.08.1675. ?

Já corri mais de uma vez os assentos da Carregosa e não encontro nada. Gostava de saber a filiação do Nicolau Fernandes da Rocha bem como da sua mulher Domingas Tavares, natural de Refoios, Vila Chã de Cambra.

Com os meus agradecimentos,
Ilda Pais Soares

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406628 | Dsousa | 20 ago 2018 20:08 | Em resposta a: #406626

Cara Ilda Pais Soares,

Também descende desta gente?

As fontes que tenho anotadas nos meus apontamentos, a justificar a existência das filhas são:

I.A.N.T.T., Registo Geral de Mercês, D. João V, liv. 19, fl.97v. e fl.111v.

Quanto à ascendência de Nicolau Fernandes da Rocha e mulher, não tenho mais dados, mas devo confessar-lhe que ainda não me dediquei ao estudo destes ramos.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406630 | Dsousa | 20 ago 2018 20:21 | Em resposta a: #406628

Cara Ilda,

Em tempo:

Há um erro meu nos dados que lhe transmiti. D. Teresa Benedita era filha de João Tavares da Rocha mas D. Inês Maurícia era neta, sendo sobrinha da referida Teresa Benedita e de João Soares Tavares.

Cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406631 | Dsousa | 20 ago 2018 20:25 | Em resposta a: #406630

Onde se lê João Tavares da Rocha deve ler-se António Tavares da Rocha.

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406697 | ilda pais soares | 22 ago 2018 13:27 | Em resposta a: #406628

Caro Daniel ,

Sim, os meus ascendentes são também esta gente. Ou seja:

Meus 9º bisavós - MANUEL SOARES HOMEM, que foi Juiz dos Orfãos no concelho de Vale de Cambra e casou em Roge a 29 de Março de 1658 com a sua prima em 4º grau de consanguinidade MARIA BORGES DE ALMEIDA, foram progenitores de, pelo menos, oito filhos, nomeadamente:

Meu(s) 8º bisavô(s) - 1. ANTÓNIO BORGES DE ALMEIDA, capitão-mor de Cambra que casou em 1703 com MARIA TAVARES DA ROCHA, que nasceu no lugar de Refoios e foi baptizada em Vila Chã de Cambra a 07.07.1680, filha do capitão Nicolau Fernandes da Rocha natural dos Currais, Carregosa e de sua mulher Domingas Tavares natural de Refoios

2. MARIA BORGES SOARES que casou em Macieira de Cambra a 24.01.1698 com o juiz desembargador ANTÓNIO TAVARES DA ROCHA que nasceu em Vila Chã a 15.08.1675, filho do capitão de ordenaças e juiz dos Orfãos do termo de Cambra Nicolau Fernandes da Rocha, natural dos Currais, Carregosa e de sua mulher Domingas Tavares natural de Refoios.

3. … … 8.

Agradeço as suas informações que já anotei e irei analisar.

Entretanto, caso eu consiga obter alguma informação sobre o Nicolau Tavares da Rocha e da sua mulher Domingas Tavares terei todo o gosto em transmitir-lhe.

Com os meus cumprimentos,
Ilda Pais Soares

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#406882 | Dsousa | 28 ago 2018 16:01 | Em resposta a: #406697

Cara Ilda,

Agradeço a sua resposta. Entrarei em contacto caso me depare com novos dados.

Enviar-lhe-ei, via moderador, o meu email para o caso de pretender comunicar por essa via.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Tavares, de Cambra

#409720 | ilda pais soares | 18 nov 2018 10:31 | Em resposta a: #406882

Caro Daniel,

Por razões de saúde tenho estado completamente parada na minha investigação e só hoje vi a sua mensagem de 28.08.2018. Fico-lhe grata pelo envio do seu contacto que não me chegou.

Acontece que a Geneall sempre que faço o login, emite uma mensagem que há um erro no meu endereço de e-mail. Não compreendo a razão uma vez que mantenho o mesmo e-mail há muitos anos. Já transmiti à Geneall, pelo menos por três vias, mas mantém-se tudo na mesma. Não sei o que mais possa fazer. É seguramente esta a razão pela qual não recebi a sua notificação.
Deixo-lhe entretanto o meu endereço: ildapaismteixeira@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,
Ilda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen