Assento de Batismo para naturalizacao
Este tópico está classificado nas salas: Direito
Assento de Batismo para naturalizacao
Caros amigos:
Tendo tomado conhecimento da nova lei organica que da diretio a netos de Portugueses a se naturalizarem, adquiri algumas informacoes a respeito de meu avo Germano Alves Ceita, cidadao portugues natural de Freineda que imigrou para o Brasil por volta de 1911. Inicialmente o unico documento que tinha era sua Carteira de Estrangeiro emitida no Brasil em 1941. A partir desse documento acredito ter achado seu assento de batismo, porem certas discrepancias nos nomes de seus pais e data de seu assento de batismo e nascimento me deixam apreensivos quanto a sua aceitacao pelo governo portugues.
1. Carteira de Estrangeiro no Brasil:
Germano Alves Ceita
Nascimento: 28 de maio de 1882 - Freineda
Filiacao: Antonio Alves Ceita e Maria Alves Ceita
2. Documentos que deram origem a Carteira de estrangeiro que requeri ao Arquivo Nacional do Brasil:
Germano Alves Ceita
Nascimento: 28 de maio de 1882 - Freineda
Filiacao: Antonio Alves Ceita e Maria Alves Pereira
3. Assento de Batismo localizado em Freineda:
Germano Alves Ceita
Assento de Batismo: 1884
Filiacao: Antonio Fernandes Ceita e Maria Pereira
Avos Paternos: Antonio Fernandes Ceita e Josefa Fonseca
Avos Maternos: Antonio Pereira e Delfina Alves
Minha pergunta e se poderei ser negado cidadania pela discrepancia no nome dos pais dele e na data de nascimento nos documentos e no assento de batismo. Freineda me parece muito pequena para comportar tamanha coincidencia entre dois individuos nascidos nesta cidade.
Agradeceria muitissimo qualquer esclarecimento ou ajuda.
Cumprimentos,
Miguel Ceita
Link directo:
RE: Assento de Batismo para naturalizacao
Caro kiron33. Para a naturalização, você terá de juntar certidões de seu avô, seus pais e sua, e certamente na descendência de seu avô, pai ou mãe, aparecerá a tal discrepância que terá de ser corrigida. Não é difícil, mas é cansativo e um pouco demorado, o que atrasará seu processo de naturalização.
Quem sabe algum confrade melhor informado possa te dar maior esclarecimento, mas que terá de haver a troca, isso terá.
Boa sorte, Booz
Link directo:
a comunidade "cidadania portuguesa" no orkut tem sido de grande valia!
recomendo colocar a questão lá!
Link directo:
Nâo há qualquer didcrepancia, pois o Alves que nâo aparece no acento de batismo em Maria Pereira, aparece nos avós maternos. Sempre foi da "praxe" nos registos "comerem" algum apelido, mas ninguém poderá negar que è a mesma pessoa. Por outro lado a adopçâo do apelido do marido depois de casada è também natural e nâo será mais que um reforço de casal bem apadrinhado pela Igreja, no seu matrimónio.
Só se estiverem os funcionarios loucos è que poderâo meter pega nessa documentaçâo...
Cumprimentos
Fernando de Telde
Link directo:
Prezado Fernando:
Fico muitissimo agradecido pela sua resposta. Afinal, depois de tanto esforco para conseguir esse documento ter ainda que encontrar obstaculos faz com que percamos um pouco a esperanca de reatar os vinculos com Portugal.
Vou requerer a certidao autenticada para dar andamento ao processo de naturalizacao.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel
Link directo:
Prezado Celso:
Obrigado pela dica, mas procurei a comunidade "cidadania portuguesa" no Orkut e nao a encontrei... sera que o nome e outro?
Obrigado antecipadamente pela sua resposta.
Link directo:
vou verificar o nome exato e te passo aqui mesmo.
RespostaLink directo:
Quanto às datas do nascimento e do baptismo também é natural que não exista qualquer discrepância: possivelmente o seu avô nasceu em 1882 e só foi bapizado em 1884. Era uma situação frequente nos registos paroquiais, por vezes a diferença ainda é maior. O que diz exactamente o assento de baptismo?
Luis
Link directo:
Prezado Luis:
Quando pedi ao Arquivo Distrital de Guarda eles procuraram de 1878 a 1886 mas nao acharam. Provavelmente porque o nome da mae estava incorreto. Foi so entao que fiquei sabendo dessa pratica que gerava discrepancia entre a data de nascimento e o assento de batismo.
Ainda nao tenho o assento em maos porque foi um pesquisador que o localizou e ainda tenho que efetuar o pagamento para que seja enviado para mim.
Ha algum detalhe que eu deva observar com cuidado?
Com os melhores cumprimentos,
Miguel
Link directo:
Há assentos que referem só a data do baptismo e outros que referem também a data do nascimento. Só quis dizer que, em principio, a discrepancia de datas seria uma situação normal.
Cumprimentos
Luis
Link directo:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=209766
esta é a melhor comunidade sobre cidadania portuguesa.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 15:57