Assento de Batismo para naturalizacao

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Assento de Batismo para naturalizacao

#143708 | kyron33 | 11 fev 2007 22:49

Caros amigos:

Tendo tomado conhecimento da nova lei organica que da diretio a netos de Portugueses a se naturalizarem, adquiri algumas informacoes a respeito de meu avo Germano Alves Ceita, cidadao portugues natural de Freineda que imigrou para o Brasil por volta de 1911. Inicialmente o unico documento que tinha era sua Carteira de Estrangeiro emitida no Brasil em 1941. A partir desse documento acredito ter achado seu assento de batismo, porem certas discrepancias nos nomes de seus pais e data de seu assento de batismo e nascimento me deixam apreensivos quanto a sua aceitacao pelo governo portugues.

1. Carteira de Estrangeiro no Brasil:
Germano Alves Ceita
Nascimento: 28 de maio de 1882 - Freineda
Filiacao: Antonio Alves Ceita e Maria Alves Ceita

2. Documentos que deram origem a Carteira de estrangeiro que requeri ao Arquivo Nacional do Brasil:
Germano Alves Ceita
Nascimento: 28 de maio de 1882 - Freineda
Filiacao: Antonio Alves Ceita e Maria Alves Pereira

3. Assento de Batismo localizado em Freineda:
Germano Alves Ceita
Assento de Batismo: 1884
Filiacao: Antonio Fernandes Ceita e Maria Pereira
Avos Paternos: Antonio Fernandes Ceita e Josefa Fonseca
Avos Maternos: Antonio Pereira e Delfina Alves

Minha pergunta e se poderei ser negado cidadania pela discrepancia no nome dos pais dele e na data de nascimento nos documentos e no assento de batismo. Freineda me parece muito pequena para comportar tamanha coincidencia entre dois individuos nascidos nesta cidade.

Agradeceria muitissimo qualquer esclarecimento ou ajuda.

Cumprimentos,

Miguel Ceita

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143741 | Booz | 12 fev 2007 11:16 | Em resposta a: #143708

Caro kiron33. Para a naturalização, você terá de juntar certidões de seu avô, seus pais e sua, e certamente na descendência de seu avô, pai ou mãe, aparecerá a tal discrepância que terá de ser corrigida. Não é difícil, mas é cansativo e um pouco demorado, o que atrasará seu processo de naturalização.
Quem sabe algum confrade melhor informado possa te dar maior esclarecimento, mas que terá de haver a troca, isso terá.
Boa sorte, Booz

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143767 | Celso Pin | 12 fev 2007 13:55 | Em resposta a: #143708

a comunidade "cidadania portuguesa" no orkut tem sido de grande valia!
recomendo colocar a questão lá!

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143782 | fertelde | 12 fev 2007 15:53 | Em resposta a: #143708

Nâo há qualquer didcrepancia, pois o Alves que nâo aparece no acento de batismo em Maria Pereira, aparece nos avós maternos. Sempre foi da "praxe" nos registos "comerem" algum apelido, mas ninguém poderá negar que è a mesma pessoa. Por outro lado a adopçâo do apelido do marido depois de casada è também natural e nâo será mais que um reforço de casal bem apadrinhado pela Igreja, no seu matrimónio.
Só se estiverem os funcionarios loucos è que poderâo meter pega nessa documentaçâo...
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143803 | kyron33 | 12 fev 2007 18:05 | Em resposta a: #143782

Prezado Fernando:

Fico muitissimo agradecido pela sua resposta. Afinal, depois de tanto esforco para conseguir esse documento ter ainda que encontrar obstaculos faz com que percamos um pouco a esperanca de reatar os vinculos com Portugal.

Vou requerer a certidao autenticada para dar andamento ao processo de naturalizacao.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143806 | kyron33 | 12 fev 2007 18:23 | Em resposta a: #143767

Prezado Celso:

Obrigado pela dica, mas procurei a comunidade "cidadania portuguesa" no Orkut e nao a encontrei... sera que o nome e outro?

Obrigado antecipadamente pela sua resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143808 | Celso Pin | 12 fev 2007 18:26 | Em resposta a: #143806

vou verificar o nome exato e te passo aqui mesmo.

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143814 | cverde | 12 fev 2007 18:58 | Em resposta a: #143708

Quanto às datas do nascimento e do baptismo também é natural que não exista qualquer discrepância: possivelmente o seu avô nasceu em 1882 e só foi bapizado em 1884. Era uma situação frequente nos registos paroquiais, por vezes a diferença ainda é maior. O que diz exactamente o assento de baptismo?

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143820 | kyron33 | 12 fev 2007 20:00 | Em resposta a: #143814

Prezado Luis:

Quando pedi ao Arquivo Distrital de Guarda eles procuraram de 1878 a 1886 mas nao acharam. Provavelmente porque o nome da mae estava incorreto. Foi so entao que fiquei sabendo dessa pratica que gerava discrepancia entre a data de nascimento e o assento de batismo.

Ainda nao tenho o assento em maos porque foi um pesquisador que o localizou e ainda tenho que efetuar o pagamento para que seja enviado para mim.

Ha algum detalhe que eu deva observar com cuidado?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143821 | cverde | 12 fev 2007 20:05 | Em resposta a: #143820

Há assentos que referem só a data do baptismo e outros que referem também a data do nascimento. Só quis dizer que, em principio, a discrepancia de datas seria uma situação normal.

Cumprimentos

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Batismo para naturalizacao

#143853 | Celso Pin | 13 fev 2007 00:25 | Em resposta a: #143806

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=209766

esta é a melhor comunidade sobre cidadania portuguesa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 11:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen