Duques de Anjou

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

Duques de Anjou

#144099 | JoãoGaspar | 14 fev 2007 21:16

Caros Senhores,

Alguma confusão me faz as lutas de Herdeiros de Casas Reais Europeias por titulos e tronos ficticios.
O caso de Carlos Filipe de Orleans, futuro Duque de Cadaval se casar com Dona Diana Alvares Pereira de Melo, que é ultimamente chamado de Duque de Anjou, mas como pode isso acontecer? Quem é afinal o Duque de Anjou? o Duque de Bourbon ou o filho do Conde de Evreux? Serão os Titulos Reais da Casa Francesa pertence do Ramo Orleans ou do Ramo Espanhol Bourbon?
Seria Franco assim tão inteligente? que faz de si Avô do Duque de Bourbon e Duque de ANjou e pretendente ao Trono de França? e os Orleans afinal são ou não os Conde de Paris os Chefes da Casa Real de França?
Acho que instituição Monarquica sai bastante mal vista destas lutas pouco Nobres, por poder e titulos , os supostos Herdeiros supostamente deveriam ser movidos pelo amor ao seu país, mas revelando se nesta forma que somente querem protagonismo e titulos Reais.
A propria Casa do Cadaval que sendo assim vai ser entrar numa suposta Casa Real Francesa? esta mesma Casa de Cadaval que teve dificuldade a encontrar um concensso em Herdeiros Titulares dos Cadaval, até nascendo um novo titulo Cadaval-Hermes (?) como é isto possivel?
O unico filho varão do Ultimo Duque de Cadaval , foi esquecido da Sucessão porque?
Depois temos a Casa Real Portuguesa sempre atacada pelo seu primo Loulé o Duque e o Camara Pereira, que queria colocar a Elsa Rapozo na Camara de Cascais(?) lol esta gente anda bem?

Na realidade o que eu gostaria de saber é como pode ter legitimidade o Luis Alfonso de Borbon de ser Duque de Anjou e ao mesmo tempo ter legitimidade tambem o Carlos Filipe de Orleans para usar o mesmo titulo???

O Titulo de Duque de Anjou é um titulo da Casa Real Francesa ou da Casa de Bourbon?

Sinceros Cumprimentos


João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Anjou

#144113 | joão pombo | 14 fev 2007 23:03 | Em resposta a: #144099

Caro João Gaspar:

O caro confrade, salvo o devido respeito, mistura alhos com bugalhos.
Vamos por partes:
1. É compreensível que existam, por vezes, vários pretendentes ao mesmo trono. Razões históricas e familiares justificam, muitas das vezes, tais contendas.
Penso que no caso francês a maioria dos monárquicos se identifica com a Casa de Orleans, e não com o bisneto de Franco, figura recorrente das Hola's e quejandas.
Isto sem prejuízo de a República estar de pedra e cal em França, pelo que muitas destas quezílias dinásticas não passam disso mesmo...
Aliás, o chefe da Casa Imperial francesa (Bonaparte) parece-me bem mais preparado para reinar que qualquer Orleans...até porque é político.
2. Em relação ao caso Cadaval, confesso que apesar do muito que já foi dito, ainda não consegui perceber muito bem a solução adoptada.
Certo é que o casamento de D. Diana com o príncipe francês vai ter repercussões no futuro da Casa Cadaval. Com efeito, o título Cadaval sairá completamente descaracterizado se misturado com os títulos do noivo da actual duquesa, o que me parece evidente, tratando-se de uma Casa com varonia real (Cadaval), com uma tradição secular de uso de apelido composto, etc...
3. Quanto ao único varão do falecido duque, trata-se de um fº. ilegítimo, fora de qualquer casamento, pelo que existindo filhas de dois casamentos, o mesmo ficou automaticamente afastado da sucessão.
4. Em relação à Casa de Bragança, sinceramente não me parece que tenha opositores sérios, nomeadamente a "Casa Loulé" (ou aqueles que à revelia da família Loulé avançam com o pretendente duque de Loulé...), os Câmaras Pereiras (não são sequer nobres...) e outros que tal...
5. Não sabia que se tinha pensado na Elsa Raposo para a Câmara de Cascais...mas enfim, neste país de opereta, já nada me espanta...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Anjou

#144115 | Luis_Froes | 14 fev 2007 23:13 | Em resposta a: #144113

Caro João Pombo,

Se me permite o reparo, tenho de dizer que me parece impreciso e errado dizer que os Câmara Pereira não são nobres.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Anjou

#144123 | manelsp | 14 fev 2007 23:32 | Em resposta a: #144099

Caro Confrade João Gaspar

Quanto às disputas entre as familias Orleans e Bourbon na sucessão ao trono francês, aconselho-o no Genea a fazer uma pesquisa sobre as origens de um e outro, sabendo à partida que na Sucessão vigente à coroa Franca se impõe a lei sálica, ou seja, só pode haver reis varões. Sabe-se também que o actual duque de Anjou bourbon não terá grandes apoios, até dos próprios monarcas espanhois, seus primos muito chegados (o seu avô era tio carnal do Rei João Carlos I) e comentou-se muito a falta de presença de qualquer membro da familia real espanhola no casamento deste primo, e alguns argumentaram que tal se deveu a uma questão protocolar, para nao tomar posição ou partido de qualquer uma das partes.
Quanto ao caso Cadaval, muito se tem dito e muito se tem corrigido. Na revista "Point-de-Vue" da semana passada, na última página, Verso, vem mesmo um comentário da Advogada de D. Rosalinda Alvares Pereira de Melo, dizendo ser a sua cliente a verdadeira Duquesa. A revista contactou o Senhor Dom Duarte e obteve como resposta que, ao não ser o respectivo ducado um título de Juro e Herdade, como cerca de 70 existentes em Portugal, e a pedido do falecido Duque, concedeu-se a D. Diana o Título de Cadaval e os outros a D. Rosalinda, que poderá tambem usar em vida o titulo honorífico de Duquesa de Cadaval-Guerrand Hermés. Quanto aos sucessores de uma ou outra que venham a usar o referido título de Cadaval, diz a Revista que o Senhor Dom Duarte afirmou que caberá a decisão ao Duque de Bragança que for na época. Cito de memória mas julgo não estar a ser incorrecto.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro
Relativamente ao Caso Cadaval

Resposta

Link directo:

RE: Duques de Anjou

#144129 | joão pombo | 14 fev 2007 23:46 | Em resposta a: #144115

Caro Luís Froes:

Os Câmara Pereira são aquilo que se usa chamar de "gente bem", mas nobres não são. A varonia da família não é nobre, sendo certo que não representam qq. título (incluindo de FCR, MFCR, etc...).
Podemos considerá-los "aristocratas" (e mesmo aí tenho dúvidas), gente bem, como disse, com alguns pergaminhos, etc, mas nobres no sentido exacto do termo não creio.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 04:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen