Famílias da Ilha da Graciosa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias da Ilha da Graciosa

#144370 | gparacatu | 16 fev 2007 18:47

Caros foristas,

Estou à procura de dados genealógicos de Famílias da Ilha da Graciosa, notadamente a Família lobão Botelho.
Desde já agradeço as colaboracões.
Abraços,
Aluisio Botelho, De Brasília - Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#144537 | abfigueiredo | 18 fev 2007 00:55 | Em resposta a: #144370

Caro Aluisio
Se me der mais dados sobre o nome da pessoa e a data aproximada de nascimento ou casamento eu segunda feira vou ao Arquivo de Angra onde estão todos os acentos anteriores a 1910 e posso procurar.
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#144612 | emed | 18 fev 2007 17:30 | Em resposta a: #144370

Meu Caro
Sou da Graciosa, vivo em Lisboa e tenho um registo de cerca de 12.000 pessoas daquela ilha.
Pode preguntar concretamente o que gostaria de saber e pode ser que conste dos meus registos. Eugenio Medina

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#144647 | gparacatu | 18 fev 2007 20:22 | Em resposta a: #144612

Caro Eugenio Medina,
Obrigado por responder à minha indagação. Estou à procura de antepassados de:
1 - João Lobão Botelho, nascido cerca de 1717 e sua mulher Francisca Rosa de Bustamante, nascida cerca de 1721( nâo descobri a freguesia);
2 - Thereza Thomásia de Jesus Rosa Botelho, nascida em 1747, tendo casado aqui no Brasil em 1768.
Eles devem ter imigrado para o Brasil entre 1750 e 1765.
É o que consegui descobrir sobre eles.
Aluísio Botelho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#144649 | gparacatu | 18 fev 2007 20:29 | Em resposta a: #144537

Prezada Adriana,
Obrigado pelo interesse em me ajudar. Estou a procura dos antepassados de:
1 - João Lobão Botelho, nascido cerca de 1717 e de sua mulher Francisca Rosa de Bustamante, nascida cerca de 1721(não descobri a freguesia); e de sua filha:
2 - Thereza Thomásia de Jesus Rosa Botelho, nascida cerca de 1747, tendo casado aqui no Brasil em 1768 e iniciado a descendência da qual faço parte.
É o que descobri sôbre êles.
Abraços,
Aluísio.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#245806 | eliseu | 09 dez 2009 21:22 | Em resposta a: #144612

Caro Senhor Medina,

Gostaria de saber se me pode ajudar relativamente a pessoas da Graciosa.

Aqui lhe envio parte do que tenho: (peço desculpa por ser em inglês, mas é do programa)
É claro que se alguém mais puder ajudar desde já agradeço.

Ancestors of José de Sousa da Silva
To the 8th generation.
Generation 1
1 José de Sousa da Silva, birth about 1847, Praia - Sta. Cruz - Graciosa, died, Sta. Cruz - Graciosa. Parents: 2 and 3. [Sources 1]. Married 11 May 1868, Sta. Cruz - Graciosa, to Francisca Carolina de Bettencourt, birth about 1836, Praia - Sta. Cruz - Graciosa, died, Sta. Cruz - Graciosa, daughter of Manuel de Correia Bettencourt † and Mariana Lúcia x †.

Generation 2
2 Manuel de Sousa Pimentel, birth, Sta. Cruz - Graciosa, died, Sta. Cruz - Graciosa. Parents: 4 and 5. Married (1) 19 November 1835, S. Mateus - Praia - Graciosa, to Ana Eusébia de Bettencourt, died, daughter of Francisco de Sousa da Silva and Margarida Eusébia da Cunha.
... married 26 May 1845, S. Mateus - Graciosa, to...
3 Prudência Rosa do Coração de Jesus, birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 6 and 7.
... :
1. José de Sousa da Silva. , birth about 1847, Praia - Sta. Cruz - Graciosa, died, Sta. Cruz - GraciosaSee 1.
2. Manuel de, birth 29 April 1851, S. Mateus - Vila da Praia - Graciosa, died.

Generation 3
4 Fructuoso José Pimentel, birth 8 July 1771, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 8 and 9.
... married 15 February 1795, S. Mateus - Praia - Graciosa, to...
5 Rosa Joaquina do Coração de Jesus ou de Sto. António, birth in 1778, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 10 and 11.
... :
1. Manuel de Sousa Pimentel. , birth, Sta. Cruz - Graciosa, died, Sta. Cruz - GraciosaSee 2.
6 Bartolomeu Correia Picanço, birth 19 January 1769, Luz - Graciosa, died before 26 May 1845. Parents: 12 and 13. Married (1) 24 November 1793, S. Mateus - Praia - Graciosa, to Maria Rosa de Jesus, died, daughter of Manuel Pereira and Felícia Rosa.
... married 21 November 1802, S. Mateus - Praia - Graciosa, to...
7 Maria Joaquina de São Francisco, birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 14 and 15.
... :
1. Prudência Rosa do Coração de Jesus. , birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 3.

Generation 4
8 Manuel José Pimentel, birth between 1739 and 1740, S. Mateus - Praia - Graciosa, died before 15 February 1795. Parents: 16 and 17.
... married to...
9 Leonarda Rosa, birth in 1743, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 18 and 19.
... :
1. António José, birth in 1765, died.
2. José, birth in 1768, died.
3. Fructuoso José. , birth 8 July 1771, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 4.
4. Francisco José, birth in 1771, died.
5. João, birth in 1779, died.
10 Manuel de Sousa de Vasconcelos, birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, died before 15 February 1795, S. Mateus - Praia - Graciosa. Parents: 20 and 21.
... married 10 November 1769, S. Mateus - Praia - Graciosa, to...
11 Paula de Santo António, birth, Guadalupe - Graciosa, died. Parents: 22 and 23.
... :
1. Rosa Joaquina do Coração de Jesus ou de Sto. António. , birth in 1778, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 5.
12 Manuel Pereira Picanço, birth, Luz - Graciosa, died about 1768.
... married to...
13 Francisca Rosa de Jesus.
... :
1. Bartolomeu Correia Picanço. , birth 19 January 1769, Luz - Graciosa, died before 26 May 1845See 6.
14 Simão Dionísio do Conde, birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 28 and 29.
... married 6 September 1783, Guadalupe - Graciosa, to...
15 Antónia do Rosário de São Francisco, birth, Guadalupe - Graciosa, died.
... :
1. Maria Joaquina de São Francisco. , birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 7.

Generation 5
16 Boaventura Pais ou Pimentel, birth in 1703, S. Mateus - Praia, died in 1780 (age at death: 77 years old). Parents: 32 and 33.
... married 26 July 1728, S. Mateus - Praia - Graciosa, to...
17 Francisca Pereira de Vasconcelos, birth, S. Mateus - Praia, died. Parents: 34 and 35.
... :
1. Manuel José Pimentel. , birth between 1739 and 1740, S. Mateus - Praia - Graciosa, died before 15 February 1795See 8.
18 António Vaz Ferreira, birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, died. Parents: 36 and 37.
... married 15 November 1727, S. Mateus - Praia - Graciosa, to...
19 Maria da Ajuda, died. Parents: 38 and 39.
... :
1. Leonarda Rosa. , birth in 1743, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 9.
20 Francisco Lobão.
... married to...
21 Inês de Sousa Machado.
... :
1. Manuel de Sousa de Vasconcelos. , birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, died before 15 February 1795, S. Mateus - Praia - GraciosaSee 10.
2. Maria, birth 6 February 1741, S. Mateus - Praia - Graciosa, died.
3. Francisco, birth 19 February 1744, S. Mateus - Praia - Graciosa, died.
22 Manuel Correia Picanço, died. Parents: 44 and 45.
... married 29 May 1735, Guadalupe - Sta. Cruz - Graciosa, to...
23 Catarina da Conceição, birth, Guadalupe - Sta. Cruz - Graciosa, died.
... :
1. Paula de Santo António. , birth, Guadalupe - Graciosa, diedSee 11.
28 António do Conde de Eiró, died before 6 September 1783.
... married to...
29 Maria da Conceição, died before 6 September 1783.
... :
1. Simão Dionísio do Conde. , birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 14.

Generation 6
32 Francisco Pais, birth between 1669 and 1670, died. Parents: 64 and 65.
... married to...
33 Maria de Ávila.
... :
1. Boaventura Pais ou Pimentel. , birth in 1703, S. Mateus - Praia, died in 1780 (age at death: 77 years old)See 16.
34 Manuel da Cunha de Vasconcelos.
... married to...
35 Catarina Pereira.
... :
1. Francisca Pereira de Vasconcelos. , birth, S. Mateus - Praia, diedSee 17.
36 António Ferreira.
... married to...
37 Leonor Vaz.
... :
1. António Vaz Ferreira. , birth, S. Mateus - Praia - Graciosa, diedSee 18.
38 Manuel Lobão, died before 15 November 1727.
... married to...
39 Domingas Novais.
... :
1. Maria da Ajuda. , diedSee 19.
44 Manuel de Avis.
... married to...
45 Maria Correia, died before 29 May 1735. Parents: 90 and 91.
... :
1. Manuel Correia Picanço. , diedSee 22.

Generation 7
64 Matias Pais, birth in 1623, Praia - Graciosa, died 12 December 1713, Praia - Graciosa (age at death: 90 years old). [Sources 64].
... married to...
65 Maria da Cunha Vasconcelos, birth in 1633, Praia? - Graciosa, died 8 January 1707, Praia - Graciosa (age at death: 74 years old). Parents: 130 and 131.
... :
1. Francisco. See 32.
2. João. Married to Maria Lobão, daughter of António Vaz and Inês Gonçalves. [Sources 65b].
3. Catarina de Pais Vasconcelos. Married to João Gonçalves, son of Francisco Pires Ribeiro and Inês Gonçalves.
4. Domingos.
90 Manuel de Miranda.
... married to...
91 Maria de Ávila.
... :
1. Maria Correia. , died before 29 May 1735See 45.

Generation 8
130 Francisco Gonçalves.
... married to...
131 Catarina da Cunha Vasconcelos.
... :
1. Maria da Cunha Vasconcelos. , birth in 1633, Praia? - Graciosa, died 8 January 1707, Praia - Graciosa (age at death: 74 years old)See 65.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#246190 | eliseu | 18 dez 2009 18:05 | Em resposta a: #144612

Viva,

Conhecerá alguém a razão da profusão do apelido "do Conde" nas famílias da Ilha Graciosa, Açores?
Muito obrigado a qualquer esclarecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#246480 | Turlu | 24 dez 2009 01:38 | Em resposta a: #245806

Caro Eliseu,

Das pessoas que acima menciona, nenhuma consta da minha base de dados. Apenas dois tem nomes iguais aos "meus" mas julgo que se tratarão de pessoas diferentes, embora talvez aparentadas:
1. Manuel Correia Bettencourt: natural de São Mateus (Praia), casado com Rosa Joaquina de Bettencourt, natural da Luz, pais de Joana Rosa Bettencourt n 23/09/1863 na Luz e + 20/11/1943, casada com Jacinto José Machado.
2. Manuel Correia Bettencourt, casado com Maria Joaquina, pai do Manuel Correia Bettencourt acima referido.
3. Manuel Correia Picanço, n 03/01/1884 na Luz, + 02/03/1939, casado com Maria de Jesus Lima Bettencourt e filho de:
4. Manuel Correia Picanço, n 18/12/1827 na Luz + 02/07/1894 na Luz, casado com Josefa da Encarnação, natural das Capelas (NS da Apresentação), ilha de São Miguel.
5. Manuel Correia Picanço, n 01/04/1799 na Luz, casado com Maria Clara de Bettencourt, filho de Tomás Nogueira Picanço e Dª Ana Rosa Joaquina.

Caso pretenda mais alguma informação, esteja à vontade. Se pretender, posso enviar-lhe um ficheiro gedcom com a minha "costela" Graciosense.

Votos de um Bom Natal

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#246483 | eliseu | 24 dez 2009 09:26 | Em resposta a: #246480

Viva Caro Miguel,

Em primeiro lugar um bom e santo natal.

De facto tenho pena que nada coincida... mas quem sabe! Se puder ser, como ofereceu, eu agradecia-lhe o GEDCOM. è que já aconteceu, de outras vezes eu encontrar ligações. Basta um nome trocado, ou mal lido ou outra coisa qualquer e...


O meu endereço de correio é (por extenso) eliseumanuelarrobasapopontopt.

Quanto a mim se lhe puder ser útil em qualquer outra coisa, disponha.

Eliseu Pacheco da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#246484 | eliseu | 24 dez 2009 09:30 | Em resposta a: #144537

Cara Sra. D. Adriana Figueiredo,

Gostaria de saber se me pode ajudar no sentido de me saber se da Biblioteca de Angra me enviarão cópias dos índices da Graciosa, como pedi-los e seu custo.

Desejo-lhe um santo e feliz natal.

Eliseu Pacheco da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#246488 | carlacunha | 24 dez 2009 11:43 | Em resposta a: #246483

Caro Senhor Eliseu,

Gostaría de solicitar a sua ajuda para qualquer registo existente anterior a 1800, sobre a família Abrantes da Cunha.

Nas memórias escritas pelo meu avô paterno em 1959, onde faz referência ao seu pai João Abrantes da Cunha e José Abrantes da Cunha indica que eram naturais de Covilhã e Manteigas, que confirmei. Contudo a família ascendente seria da Graciosa.

Desde já grata, desejando-lhe um Santo Natal.

Carla

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#246558 | eliseu | 27 dez 2009 11:50 | Em resposta a: #246488

Cara Senhora,

Quanto ao que me pede, apenas posso prometer que estarei atento à combinação dos nomes. É de uma grande dificuldade partir-se para buscas sem mais indicações... datas, gerações anteriores...

Boas Festas

eliseu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#259548 | SHCristovao | 28 jul 2010 20:17 | Em resposta a: #144612

Boa tarde,
Procuro informações sobre a descedência de Matias José da Silva e Rosa Clara Bettencourt, da Graciosa. Obrigado. S.Cristóvao

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#259553 | cabjoka | 28 jul 2010 21:03 | Em resposta a: #144612

Caro confrade Medina.
Procuro informações sobre meus ascendentes, Manuel Magalhães que casou com Isabel Metelo, por volta de 1630.Êles tiveram um filho Bartolomeu Metelo que casou com Maria Gonçalves, na Ilha da Mdeira em 1650.
O Sr. poderia verificar se possue alguma informação sobre Isabel e seu esposo.
Com os devidos cumprimentos
Jose Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#259566 | Maria M Luz | 29 jul 2010 01:54 | Em resposta a: #144612

Caro sr. Eugênio Medina
Lancei um fórum com o seguinte pedido de ajuda no sentido de encontar dados sobre:

"Antônio de Espíndola e Maria do Rosário são pais de Henriques (Enriques Xavier dos Santos)
Eles imigrara para a Vila de Desterro (atualmente Florianópolis), Santa Catarina, Brasil.
Henriques é ancestral brasileiro por minha parte materna.
Gostaria de encontrar o casamentos de seus pais e o batizado dele.
No arquivo Histórico Eclesiástico encontrei o seu casamento e o seu óbito. Com este último documento é mais fácil encontrar o seu batismo:
Henriques Xavier dos Santos faleceu aos cinco dias do mes de março de mil oitocentos e vinte e dois, nesta Freguesia do Desterro da Ilha de Sancta Catharina, com os sacramentos, "de velhice", aos cento e hum anos de idade, natural da Freguesia de São Mateus, da IlhaGraciosa, Bispado de Angra, viúvo de Anna Francisca (Mauricia) do Livramento de quem teve filhos, sem testamento, foi encomendado e sepultado na Igreja, em Cova da Irmandade das Almas, que que fiz este termo, Coadjutor Francisco da Silveira Dutra. De acordo com o Livro de óbito (1816/1830) Fl.74v. Os pais também são da mesma freguesia de São Mateus.
Agradeço a leitura deste tópico, assim como ficarei ansiosa por futura colaboração
Atenciosamente
Maria Helena"
Agora encontro sua oferta sobre pessoas da Graciosa. O Sr. poderia ver nos seus dados se há alguma referência sobre eles.
Agradeço antecipadamente também por esta colaboração.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#259580 | francandrade | 29 jul 2010 13:59 | Em resposta a: #144612

Caro Eugénio Medina,

Os registos da Ilha da Graciosa que indica, a que datas se referem? Eu tenho uma antepassada que terá nascido na Ilha da Graciosa, freguesia de Santa Cruz, entre finais do séc. XVIII e princípios de séc. XIX. Chamava-se Helena (ou Elena ) Joaquina da Conceição e casou em primeiras núpcias em 1819, na Capela Real do Rio de Janeiro, com José António Felix, criado de Sua Majestade. Entretanto, por óbito deste marido, veio a casar em 2ªs núpcias, em 7/9/1837, também no Rio de Janeiro, com o meu antepassado António Pereiro Thomaz, ao que julgo saber natural de Tomar, onde terá nascido em 1791.

Esta minha antepassada Elena Joaquina da Conceição aparece nos registos de casamento como natural da freguesia de Santa Cruz, Ilha da Graciosa, e filha de Clara Maria e de pai incógnito. Dado que casou em primeiras núpcias em 1819, calculo que terá nascido entre 1790 e 1804... Será que este registo aparece entre os seus registos da Ilha da Graciosa?

Agradeço qualquer informação sobre este assunto..

com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#322869 | Eduardo10 | 11 fev 2013 17:10 | Em resposta a: #144612

Caro Emed,

Foi com grande alegria que li uma de suas mensagens, já faz algum tempo, a respeito de registos em ficheiro de sua propriedade a respeito de populações passadas na Ilha da Graciosa.

Venho pesquisando há anos em genealogia e encontrei, não faz muito tempo, em pesquisas de assentos de Santa Catarina, antepassados meus oriundos da Ilha da Graciosa, onde já possuo grande número de antepassados, muitos
deles descendentes de Pedro Correia da Cunha.

Ocorre que, agora, encontrei outros tantos antepassados, por documento pesquisado em assento por assento no IGI Family Search, que vão dar na Ilha Graciosa. Meu antepassado nasceu em Santa Catarina, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, em 1751, e o assento só dava o nome dos pais. Continuei lendo e fui encontrando seus irmãos. Já em 1763 nota-se uma mudança nos assentos. Ficaram mais ricos em informação. E foi assim que consegui subir outra geração.
Jacintho é o nome do meu tio que foi batizado a 30-06-1763, no Livro de Batismos n.º 01 de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, SC, Brasil, imagem 128 do IGI. Filho de Antonio de Souza da Camara e de sua mulher, Maria de Jesus; neto paterno de Domingos João de Aguiar e de sua mulher, Catarina dos Reis de Melo, e neto materno de André Corrêa Velho e de sua mulher, Maria de Novais. Já encontrei algo a respeito de André Corrêa Velho, que foi peticionário ao governo local e está na internet, num trabalho sobre a Ilha Graciosa, mas sem alusão à sua ascendência. Meu tio Jacintho foi assim batizado em virtude de seus padrinhos serem Jacintho Jacques Nicós, sargento-mor das Ordenanças, e D. Maria da Silva N. (suponho Nicós), fregueses da Vila de Nossa Senhora do Desterro (atualmente cidade de Florianópolis), Santa Catarina, Brasil. Os monárquicos brasileiros referem sempre Nossa Senhora do Desterro, ou simplesmente Desterro, nascido/a no Desterro, porque Florianópolis foi nome dado em virtude do famigerado presidente Floriano Peixoto, que, ávido por poder, teve a mão de ferro na condução da república e foi no seu mandato que houve, também, a degola de vários monárquicos no Rio Grande, Rio Grande do Sul, muitos desses meus parentes colaterais.

NUtro a esperança de, em seu ficheiro de 14.000 fichas, constarem esses meus antepassados. Não conheço muito bem as genealogias dos Açores, apesar de ter realmente muitos antepassados açoreanos; mas parece que os Câmaras, de
quem descendo, são originários da Ilha Terceira, não da Ilha Graciosa. Entretanto, Antonio de Souza da Camara está
ligado à Ilha Graciosa por documento e deve ser pela Ilha Graciosa que devo começar a investigar esse Câmara, cujo pai é um Domingos João de Aguiar (o Câmara sumiu!)

Com os meus melhores cumprimentos e já agradecido por toda a atenção que merecer,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#322978 | pompeu | 12 fev 2013 22:32 | Em resposta a: #144370

caros amigos do forum

procuro os dados genealógicos de ANTÓNIO JOSÉ LOBÂO DE CARVALHO que nasceu na freguesia de Guadalupe-Graciosa ,talvez entre os anos de 1805/1820 filho de FRANCISCO LOBÃO CARVALHO e de LUZIA DE SANTO ANTÓNIO e que casou com MARIA DE S.JOSÉ DO CORAÇÃO DE JESUS que tambem era natural da freguesia de Guadalupe-Graciosa , que deve ter nascido entre 1805/1820 e era filha de JOÃO DE SOUSA e de MARIA DE S.JOSÉ.

Desde já os meus agradecimentos se me puderem ajudar.

Maria Gracinda Adão-Pragal-Almada

Resposta

Link directo:

RE: Famílias da Ilha da Graciosa

#332313 | joao2pinto | 11 jul 2013 18:04 | Em resposta a: #144612

My Dear Friend,


My Great Grandfather is Francisco Espinola Ramos Born: 1870 at Luz, Santa Cruz Graciosa
My Great Grandmother is Maria Julia Santo Antonio Born 1872 at Luz, Santa Cruz Graciosa

I know all their children! They have 15. I have had all my life a love for Francisco and Maria Julia whom I’ve never met but I keep a copy of their Picture on my desk at work with a love for the Azores where I hope to visit one day!

What I’m looking for is their parents , Grandparents, Great Grandparents etc. Any family that can be found.

If there is any cost for your help please let me know!

Sincerely,

Loren

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#403857 | clapac | 08 jun 2018 17:02 | Em resposta a: #144370

Caros amigos do Fórum,

Estou pesquisando a família Bittencourt. Preciso de informações sobre João Espíndola de Bittencourt (ou Bettencourt/Bitancourt), da Ilha Graciosa, nascido provavelmente entre 1724 e 1725. Consegui chegar até ele nas buscas que fiz, e nada mais sobre esta pessoa nem seus ascendentes.
Se alguém puder ajudar, agradeço muito!

Um abraço,

Claudio M. Bittencourt Pacheco

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#412872 | KOM1990 | 04 mar 2019 17:40 | Em resposta a: #403857

Boa tarde.

Também estou a procura de informações do tal João de Espínola Bitencourt, que embarcou rumo ao Brasil saindo das Ilhas terceiras, sendo este procedente de Graciosa. Por acaso sua linhagem passa pelo filho dele chamado Davi Espindola, ou seu neto Saul Espindola Bittencourt?

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#413206 | eliseu | 17 mar 2019 09:49 | Em resposta a: #412872

Viva!
Que eu saiba não… além do mais há imensa gente com os mesmos nomes na Graciosa, o que dificulta em muito a procura.
eliseu

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#413757 | KOM1990 | 08 abr 2019 15:55 | Em resposta a: #144370

Olá.

Recentemente encontrei documentos que indicam que meus antepassados são naturais na Ilha Graciosa nos Açores. Tive a oportunidade de ler vários livros de batismo e casamentos de Santa Cruz, Guadalupe, Luz e Praia tentando localizar nomes conhecidos dos meus ancestrais. Não tive sorte de encontrá-la até então. Será que alguém aqui tem índices das freguesias que possa me ajudar?

Procuro especificamente por Manuel Espinola Bittencourt, filho de Antônio Espinola Bittencourt e Florença Cândida de Jesus, nascido provavelmente no ano 1826-1827. Ele se casou não sei quando n onde com Maria de Jesus Carreiro, ela natural da Ilha São Miguel. Migrou para o Brasil não sei quabdo. O último registro dele que encontrei foi o óbito no Brasil em Rio de Janeiro no dia três de janeiro de 1903. Seu primeiro filho nascido no Brasil foi chamado tambem Manuel Espíndola Bitencourt no ano 1970.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#413775 | Maria M Luz | 08 abr 2019 20:03 | Em resposta a: #413757

Tenho usado o etombo. Ele me proporciona ver os livros de todas as freguesias dos Açores. É muito fácil de usar. Boa sorte.
Maria H. Luz

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#413777 | KOM1990 | 08 abr 2019 20:49 | Em resposta a: #413775

Olá Maria.

Muito obrigado por sua indicação. Tive acesso aos livros através do site culturadosacores.com porém ainda não consegui localizar o registro que procuro. Meu interesse é saber se já existe um Índice que eu possa consultar para agilizar a pesquisa. Encontrei índice para os livros de casamento e batismo da região da Praia somente. Gostaria de ter acesso a índices das outras regiões da Graciosa.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#414473 | KOM1990 | 06 mai 2019 13:33 | Em resposta a: #413206

Caro Senhor

Agradeço por sua resposta. Avancei em minhas pesquisas e agora procuro especificamente por Manoel Espinola Bittencourt, que se casou com Maria de Souza De Covilhã. Sei que eles tiveram ao menos um filho chamado José Espínola Bittencourt pois consegui localizar o assento de casamento dele com Domingas Espinola Novaes, filha de Manoel Novaes de Bittencourt e Maria Espínola, em 28 de novembro de 1744 na freguesia de Guadalupe.


Também estou tentando localizar registros de Antônio Espinola Bittencourt nascido em 1 de maio de 1758 na freguesia de Guadalupe, filho de José Espínola Bittencourt e Domingas Novaes Espinola. Esse Antonio se casou (segundo casamento) com Florença Cândida de Jesus, em 5 de outubro de 1830. Segundo o registro de óbito de Antonio em 24 de janeiro de 1842 ele era administrador do conselho e deixou um testamento. Gostaria de saber se, sendo ele um administrador do conselho, há algum documento oficial onde eu possa encontrar informações dele? E sobre o testamento, será que se encontra arquivado em alguma instituição?

Grato,

Kenio Miranda

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#415955 | Isabelcpe | 30 jun 2019 01:41 | Em resposta a: #144370

Estou em busca da conexão de meus ancestrais com Pedro Spinola Doria e Catarina da Veiga, e de mais detalhes das familias de Thomé Espinola de Miranda e Catarina Espinola de Bettencourt, ambos nascidos na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha Graciosa. Ele nascido no ano de 1710 em Guadalupe. Ela nascida em 05.12.1713 também em Guadalupe. Casaram-se em Guadalupe em 29.11.1735. Eles tiveram três filhos, sendo que o mais velho nasceu em Guadalupe antes da emigraçao dos pais para o Brasil. Provavelmente chegaram no ano de 1747 na Ilha de Santa Catarina (hoje Florianópolis) e após a chegada nasceram os outros dois filhos por aqui, sendo um deles Bartolomeu Espinola, meu ancestral.

Segue minha ascendência:

9- Bartholomeu de Novaes e Beatriz de Novaes (sem dados) / Francisco Espinola de Bettencourt e Catarina de Souza Espinola

8- Thomé Espinola de Miranda e Catarina Espinola de Bettencourt (Guadalupe, Graciosa, Açores)

7- Bartolomeu Espinola (Brasil, Santa Catarina)

6- Arceno Espindola (Brasil, Santa Catarina)

5- Francisco Arceno de Espindola (Brasil, Santa Catarina)

4- Florentino Arceno Espindola (Brasil, Santa Catarina)

3- Antonio Florentino Espindola (Brasil, Santa Catarina)

2- Paulo Cezar Espindola (Brasil, Santa Catarina - meu pai)

1- Isabel Cristina Pitz Espindola (Brasil, Santa Catarina - eu)

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#415956 | Isabelcpe | 30 jun 2019 01:46 | Em resposta a: #144612

Estou em busca da conexão de meus ancestrais com Pedro Spinola Doria e Catarina da Veiga, e de mais detalhes das familias de Thomé Espinola de Miranda e Catarina Espinola de Bettencourt, ambos nascidos na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha Graciosa. Ele nascido no ano de 1710 em Guadalupe. Ela nascida em 05.12.1713 também em Guadalupe. Casaram-se em Guadalupe em 29.11.1735. Eles tiveram três filhos, sendo que o mais velho nasceu em Guadalupe antes da emigraçao dos pais para o Brasil. Provavelmente chegaram no ano de 1747 na Ilha de Santa Catarina (hoje Florianópolis) e após a chegada nasceram os outros dois filhos por aqui, sendo um deles Bartolomeu Espinola, meu ancestral.

Segue minha ascendência:

9- Bartholomeu de Novaes e Beatriz de Novaes (sem dados) / Francisco Espinola de Bettencourt e Catarina de Souza Espinola

8- Thomé Espinola de Miranda e Catarina Espinola de Bettencourt (Guadalupe, Graciosa, Açores)

7- Bartolomeu Espinola (Brasil, Santa Catarina)

6- Arceno Espindola (Brasil, Santa Catarina)

5- Francisco Arceno de Espindola (Brasil, Santa Catarina)

4- Florentino Arceno Espindola (Brasil, Santa Catarina)

3- Antonio Florentino Espindola (Brasil, Santa Catarina)

2- Paulo Cezar Espindola (Brasil, Santa Catarina - meu pai)

1- Isabel Cristina Pitz Espindola (Brasil, Santa Catarina - eu)

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#415979 | zezinhojersey | 30 jun 2019 19:51 | Em resposta a: #144612

Olá, tem algum Francisco Ignacio Alberto nascido entre 1810/1850 nos seus registros da Graciosa?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#417610 | zezinhojersey | 02 set 2019 23:46 | Em resposta a: #144370

Reforçando.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#417658 | zezinhojersey | 04 set 2019 12:21 | Em resposta a: #144612

Olá, tem algum Francisco Ignacio Alberto nascido entre 1810/1850 nos seus registros da Graciosa?

Obrigado

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#417756 | zezinhojersey | 07 set 2019 21:46 | Em resposta a: #144370

Ainda não consegui nada, se puderem me ajudar eu agradeço.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#421425 | LeandraRamiro | 06 fev 2020 22:32 | Em resposta a: #144612

Boa Noite! Sou do Rio de Janeiro e procuro sobre Domingos Medina nascido em 1783, filho de Manoel Correa Lobão e Maria do Rosário, foi o primeiro Português vindo da Ilha da Graciosa para o Brasil, dando origem a minha família.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#422959 | Calazans2020 | 06 abr 2020 01:11 | Em resposta a: #144612

Prezado,
Sou descendente de Fructuoso Ribeiro, nascido em 1803, como da Graciosa, filho de Antonio Ribeiro e Maria de Sam Jozé ou "São José", ambos da Graciosa, casado com Leocádia Rosa, de São José, Santa Catarina, Brasil. Peço ajuda com informações sobre os avós que acredito serem de Porto, Portugal.
Abraços.
Marcelo Ribeiro.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#422978 | Jorge Resende | 06 abr 2020 19:14 | Em resposta a: #422959

Calazans,
tentei ajudar, pesquisando na Graciosa nas suas 4freguesias pelo seu Frutuoso e nada encontrei nem 1803 nem anos anteriores ou posteriores. Tem a certeza que era da Graciosa???? Onde obteve essa informação? E a data é mesmo essa 1803? Para melhor poder ser ajudado, tente ajudar com o máximo de informação, pois creio que pretende algum assento relativo a Frutuoso, certo?
Ajude para poder ser ajudado. Volte ao Forum se puder com melhor informação
Resende

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#422980 | Jorge Resende | 06 abr 2020 19:56 | Em resposta a: #421425

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-LUZ-C-1741-1798/GRA-SC-LUZ-C-1741-1798_item1/P92.html casamento de Manuel correia lobão e maria do rosário

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#422981 | Jorge Resende | 06 abr 2020 20:26 | Em resposta a: #421425

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-LUZ-B-1767-1796/GRA-SC-LUZ-B-1767-1796_item1/P114.html



LEANDRO; assento de batismo de Domingos LUZ, ILHA GRACIOSA1783

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#422998 | Calazans2020 | 07 abr 2020 19:32 | Em resposta a: #422978

Obrigado.

Colherei mais informações pois, apesar de alguns registros indicarem como naturais da Ilha da Graciosa, diverge de outra informação sobre Leocádia Rosa como natural de Desterro (atual Florianópolis) e se pesquisado no familysearch me leva a familia deste parente, Fructuoso, filho de Antonio Ribeiro e Maria de Sam Jozé, como origem do Porto, familia de Antonio Ribeiro de Castro.

Grande abraço!

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423597 | Pedro SP | 26 abr 2020 11:27 | Em resposta a: #144370

Caríssimos confrades,

Tenho uma pentavó açoreana, da Ilha da Graciosa e gostaria de tentar saber um pouco mais sobre esta antepassada. De seu nome Florinda Joaquina Baptista nasceu em Sta Cruz da Graciosa, em 1808, filha de João Caetano Baptista e de Florinda Joaquina. Quando esta minha antepassada se casou em 1831, já a sua mãe tinha falecido, consta-me que seria da localidade de Serafins.

Gostaria de saber mais sobre a ascendência desta minha antepassada. Alguém tem dados sobre os mesmos?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423599 | Jorge Resende | 26 abr 2020 12:29 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1822-1844/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1822-1844_item1/P85.html

casamento de florinda, talvez já conheça...

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423600 | Jorge Resende | 26 abr 2020 12:39 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1805-1814/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1805-1814_item1/P55.html

batismo de florinda 1808 talvez conheça, e se tiver de outros documentos relacionados fico grato informe.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423603 | Pedro SP | 26 abr 2020 13:28 | Em resposta a: #423600

Caro J. Resende,

Muito obrigado desde já pela sua atenção. Já tenho esses registos, sim.
Pretendo a partir daqui saber um pouco mais sobre a ascendência deles (os pais dela), gostava de eventualmente a entroncar com alguma já existente e estudada.

Acha que me consegue ajudar? Já percebi pelos seus posts que conhece relativamente bem as ilhas. :)

Muito obrigado desde já pela sua atenção.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423610 | Jorge Resende | 26 abr 2020 16:24 | Em resposta a: #144370

Caro Pedro, através de "CULTURA AÇORES" faço sempre as minhas pesquisas e sempre que há dados concretos que possam dar celeridade às mesma, consegue-se lá chegar. Como deu dados certos, fiquei com a quase certeza que conhecia os documentos e apanhei-os, todavia, ao tentar o casamento dos pais de Florinda, escorreguei, pois nada encontrei. Devem ter casado antes de 1887, livro anterior que contem a data do nascimento de Florinda, 1808. Por isso, com paciência tente o assento de casamento de João Caetano e Florinda Joaquina onde estão os nomes dos pais deles, coisa ausente do assento de batismo de 1808.
Boas pesquisas

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423611 | Pedro SP | 26 abr 2020 16:28 | Em resposta a: #423610

Caro J. Resende,

Obrigado pelas pistas,portanto segundo me está a dizer têm que se ter casado antes de 1787, correto? Portanto a Florinda Joaquina seria até das filhas mais novas do casal.

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423616 | Jorge Resende | 26 abr 2020 20:59 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1755-1789/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1755-1789_item1/P252.html


COMO PODE VER NESTE INDICE DO LIVRO DE CASAMENTO 1755-1789, FIGURAM 2JOÃO CAETANO bATISTA, MAS AS NOIVAS SÃO DIFERENTES. o QUE CASOU EM 1787 AINDA PODERIA SER O PAI DE fLORINDA, INTERVALO ENTRE O CASAMENTO E BATISMO 19 ANOS...pODIA SER, MAS A NOIVA NÃO ERA FLORINDA A MÃ DA OUTRA.
VI AS 3 FREGUESIAS DA GRACIOSA E NADA. A NOIVA FLORINDA PODIA SER DE OUTRA ILHA… E LÁ TER CASADO, MAS LEVANTOU-SE A PAREDE ONDE ESBARRÁMOS, pEDRO.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423617 | Pedro SP | 26 abr 2020 21:31 | Em resposta a: #423616

Caro J. Resende,

Obrigado pelo seu interesse em me ajudar, poderá ser o meu antepassado sim. Pode ter ficado viúvo entretanto e voltou a casar mais tarde com a Florinda Joaquina. Vi no assento de 1787 que era filho de um Domingos Espinosa Netto e sua mulher Maria Antónia do Bom Sucesso. Já viu estes nomes em algum lado?

Para confirmar vou ter mesmo que com imensa paciência ver os óbitos, o da Florinda antes de 1831 e o dele depois do referido ano. E ainda por cima nos óbitos não há indices, correto?

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423622 | Jorge Resende | 26 abr 2020 23:20 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-O-1815-1826/GRA-SC-SANTACRUZ-O-1815-1826_item1/P54.html


ÓBITO DE FLORINDA 1824, tinha 34 anos nasceu em 1790

Indices nem eu e páginas terríveis...

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423623 | Pedro SP | 26 abr 2020 23:42 | Em resposta a: #423622

Caro J. Resende,

Muito obrigado, está me a ajudar imenso.

O que é estranho é o casamento não aparecer antes do nascimento, pois no nascimento da filha refere "...filha legítima de Florinda Joaquina e seu esposo..."Terão casado fora? ela era muito novinha.

Mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423624 | Jorge Resende | 27 abr 2020 00:22 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1787-1796/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1787-1796_item1/P153.html


Pois é... batismo de florinda, livro batismos com índice e não figura outra Florinda, teria 14 anos, pois vimos que em 1824 tinha 34 anos, 1790... mais ou menos, por isso, casou (?) com 14 anos!
Pode pois agora pesquisar por através de CULTURA AÇORES, penso que chegou lá, o tombo.pt está em obras de manutenção até 7horas de segunda 27.
Quanto ao casamento… no batismo julgo que diz filha de e de… no casamento se disser legitima, é porque casou entre 1808 e 1824.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423625 | Jorge Resende | 27 abr 2020 00:36 | Em resposta a: #144370

Revi batismo, não diz legítima filha, diz filha de Florinda e de seu esposo… João Caetano devia ser viúvo, talvez Florinda empregada doméstica… romance e nova Florinda, e quanto a casamento, nada!
Talvez entre 1808 e 1824 tenham casado… Para localizar batismo de João Caetano, cheira-me que devia ser pessoa com algma idade…
Boas pesquisas, se apanhar algo gostava de o saber, pode ser?
Um abraço
JRESENDE

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423626 | Pedro SP | 27 abr 2020 01:51 | Em resposta a: #423625

Caro Jorge Resende,

Encontrei o casamento e ainda fiquei mais baralhado, acredita?
Casaram em 01/10/1809, ele surge como filho de uma Francisca Rosa Solteira e ela como filha de Aurélia Joaquina e José Pais... Não entendo os pais dela mesmo.

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1789-1822/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1789-1822_item1/P126.html

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423636 | Jorge Resende | 27 abr 2020 12:30 | Em resposta a: #144370

Pedro, mas ela é mesmo ela! Florinda Sanfins… Entenda que as imprecisões surgiam facilmente… Quando a mãe da noiva morreu em 1824, nem a idade dela conseguiram dizer com precisão… parece que tinha 34 anos… Na verdade está perante uma situação pouco clara. Tente apanhar o batismo do noivo João… Quanto ao nome da mãe dela, Aurélia surgiu nesse altura… Não havia papeis a não ser o registo do batismo nascimento e por isso, creio que seria fácil a cada um inventar o nome que mais lhe agradasse!
JR

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423638 | Jorge Resende | 27 abr 2020 15:34 | Em resposta a: #144370

Pedro, voltando à vaca fria…
Estamos perante homónimos João Caetano Baptista.
Um casou em 1768 filho de António Silva Sodré.
Outro casou em 1787, filho de Domingos Espínola.
Outro casou em 1809 com a Florinda e era filho natural de Francisca Rosa.
O domingos Espinola Neto não vi que tivesse um filho João isto de 1762 a 1780

Assim, dado haver homónimos, só lhe resta escolher um, e creio que o pai da Florinda que casou com uma adolescente de 14 anos, é o que lhe interessa...

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423639 | Jorge Resende | 27 abr 2020 15:58 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1755-1789/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1755-1789_item1/P211.html

Casamento de AURÉLIA JOAQUINA E JOSÉ PAIS

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423640 | Jorge Resende | 27 abr 2020 16:07 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1776-1787/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1776-1787_item1/P196.html

OUTRA FLORINDA, FILHA DE AURÉLIA E JOSÉ PAIS.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423643 | Jorge Resende | 27 abr 2020 16:17 | Em resposta a: #144370

Talvez esta Florinda nascida em 1786, filha da Aurélia, seja a mãe da Florinda nascida em 1808 e casada em 1831.
No batismo de 1808 não foi dito filha legítima, mas, de Florinda... e de seu esposo João Caetano Batista.
Quem morreu em 1824 foi certamente esta filha de Aurélia.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423644 | Pedro SP | 27 abr 2020 16:30 | Em resposta a: #423643

Caro Jorge Resende,

Também acho, ainda ontem vi o casamento deles, só não tive tempo para procurar pelos filhos, a ver se aparecia a Florinda mas o Jorge fez-me esse grande favor e eu muito agradeço.

Julgo que no João Caetano Baptista a coisa vá ser mais complicada pelo facto dele ser filho de pai incógnito, pelo menos até à data do seu casamento em 1809. Julgo que só o óbito dele nos poderá dizer mais qualquer coisa, não só diz a idade com que faleceu, como poderá dizer eventualmente nome do pai, caso o tenha perfilhado.

Se reparar no baptismo da Florinda, em 1808, surge como padrinho, um tal Joaquim filho de João Caetano e D. Maria Rosa. Seriam meios irmãos? Seria este nosso João Caetano filho bastardo do João Caetano Baptista casado 1767? Quem sabe até nascido antes dele se ter casado... É uma suposição minha apenas.
O que acha?

Muito obrigado,

Pedro

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423647 | Jorge Resende | 27 abr 2020 18:02 | Em resposta a: #144370

Pedro, talvez o óbito de João depois de 1831 possa ajudar e talvez ali esclareça o nome do pai dele. O batismo dele pouco adianta, pois apenas dirá filho de Francisca… pode é o padrinho ser algum João Caetano Batista!...
De qualquer forma, depois de uma curta tempestade, parece que está no caminho certo!

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423649 | Jorge Resende | 27 abr 2020 19:20 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-O-1833-1841/GRA-SC-SANTACRUZ-O-1833-1841_item1/P73.html


Pedro, João Caetano morreu em 1839 com 53 anos, nasceu...1786, e era casado com uma Genoveva, deve ter casado depois de ter ficado viúvo em 1824 da Florinda.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423653 | Jorge Resende | 27 abr 2020 19:40 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1776-1787/GRA-SC-SANTACRUZ-B-1776-1787_item1/P156.html


1784... João, filho de pai incógnito e de Francisca Rosa!

Um abraço

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423710 | Pedro SP | 28 abr 2020 21:59 | Em resposta a: #423653

Caro Jorge Resende,

Muito obrigado por toda a sua ajuda. Um dia destes vou ver o testamento do João Caetano Baptista, apenas para ver se lá ainda aparece qualquer noção que me dê mais pistas. E quando me encher de coragem vou mais para trás.

A sua ajuda foi fantástica!

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423716 | Jorge Resende | 29 abr 2020 00:28 | Em resposta a: #144370

Um abraço e disponha
JR

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423723 | Jorge Resende | 29 abr 2020 11:42 | Em resposta a: #144370

E não se esqueça de apanhar o novo casamento do João Caetano após ter ficado viúvo da Florinda, isto entre 1824 e 1839 data da sua morte.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#423724 | Jorge Resende | 29 abr 2020 11:50 | Em resposta a: #144370

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1822-1844/GRA-SC-SANTACRUZ-C-1822-1844_item1/P37.html


Aqui vai então o novo casamento de João com Maria Josefa. Foi fácil encontrar porém o nome dele estava pouco explícito!
Disponha
JRESENDE

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#432546 | marcosmedina | 06 abr 2021 03:24 | Em resposta a: #144612

Olá, procuro pessoas da Família Medina em Santa Cruz, Ilha Graciosa.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#435966 | BrunoGalbiati | 30 ago 2021 03:28 | Em resposta a: #144370

Olá
Estou a procura do casamento ou algum dado das pessoas:
Manoel Conde Sodré casado com Catarina Corrêa
Segue o casamento do filho de 1723: http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/GRA-SC-LUZ-C-1702-1741/GRA-SC-LUZ-C-1702-1741_item1/P53.html

Não encontro o batismo dele ou quaisquer dados dos pais!

Agradeço imensamente pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#448402 | guibitt | 23 jun 2023 01:21 | Em resposta a: #403857

Claudio,

Boa noite, tudo bem?

Tenho um familiar (tataravó) nascido em 1719 na Ilha da Graciosa, o nome dele era Joseph Espinola Bittencourt, foi casado com Domingas Espinola.
Você conseguiu avançar nas suas buscas além do João Espindola Bittencourt? Imagino que possam ser parentes.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#448403 | guibitt | 23 jun 2023 01:23 | Em resposta a: #412872

Olá Kom, a minha passa por esta linhagem.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#448406 | Calazans2020 | 23 jun 2023 03:46 | Em resposta a: #403857

Caro amigo Cláudio.

Observei que tens um parentesco que poderá ser meu também, a ele que chamas de João Espíndola de Bittencourt, para mim seria João Espinola de Bitencourt, nascido por àqueles anos na Graciosa. Casou com Maria das Candeias, em 5/10/1740, em Velas, São Jorge. Entre seus filhos teve: Matheos, Theresa, José Manoel, Silvestre e Joaquim.

Abraço.

Resposta

Link directo:

Famílias da Ilha da Graciosa

#449054 | KOM1990 | 19 jul 2023 01:15 | Em resposta a: #448403

Boa noite!

Infelizmente não consegui avançar nas pesquisas genealógicas. Li até o primeiro livro de assento de batismo e casamentos disponíveis no Tombo e não sei mais onde procurar. Caso queira entrar em contato para mais informações meu e-mail é keniomiranda@ gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 23:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen