famila Martins - V. N de Gaia?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

famila Martins - V. N de Gaia?

#144481 | 2570 | 17 fev 2007 20:27

Caros confrades
Apesar de Martins ser o meu nome de familia, tenho esse s meus ancestrais pouco estudados, e morar a mais de 300 km de distância do ADP, é um grande entrave às minhas pesquisas.
Por isso apelo aos confrades que tenham algumas informações sobre estes meus ancestrais o favor de me contactarem aqui no genea.
Os poucos dados que possuo são:
Joaquim José Martins, (meu bisavô), que terá nascido por volta de 1880, na freguesia de santa marinha, casado com Delfina dos Santos e filhe de José Martins e Emilia Rosa de Jesus.
Desde já agradecido
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#218317 | 2570 | 13 jan 2009 16:30 | Em resposta a: #144481

Caros Confrades
Renovo o pedido de informações sobre:

Joaquim Martins, n 18-05-1906, filho de Joaquim José Martins e de Delfina dos Santos

Joaquim José Martins, filho de José Martins e de Emília Rosa de Jesus

Delfina dos santos filha Amadeu Vieira e Anna dos Santos

Desde já muito agradecido
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#218372 | nevesa | 14 jan 2009 08:44 | Em resposta a: #218317

Caro Joaquim Martins:

Uma vez que estuda tb um ramo da minha familia Martins e Neves, em Avintes, Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro, que outros elementos é que possui sobre esses seus avoengos, como locais, datas de nascimento, padrinhos etc.

Cordiais cumprimentos

António Neves


Poderá solicitar o meu email.

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#218404 | 2570 | 14 jan 2009 14:12 | Em resposta a: #218372

Caro António Neves
Os elementos que possuo, são os que estão transcritos na mensagem anterior.
Posso acrescentar a naturalidade de meu avô: SANTA MARINHA, e o nome dos padrinhos de baptismo: JOAQUIM VIEIRA e CARMENIA DE JESUS MARTINS.
Este meu costado está ainda pouco estudado.
Grato pela sua atenção
Joaquim Martins
(martinsmile@sapo.pt)

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#218425 | nevesa | 14 jan 2009 17:31 | Em resposta a: #218404

Caro Joaquim Martins

Os nomes que me indicou, não me são familiares. No entanto irei consultar alguns apontamentos. Os "Martins" conforme expliquei tenho em Avintes,( os mais antigos que possuo elementos) e que entretanto surgem nas freguesias vizinhas de Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro.
Cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#218431 | 2570 | 14 jan 2009 18:06 | Em resposta a: #218425

Caro António neves
Muito obrigado pela disponibilidade.
Tenho uma informação complementar, que diz respeito ao nome de uma Rua.
Desta forma: Na certidão de nascimento de meu avô, está mencionado que os pais viviam na "Rua das Costeiras".
Lembro-me de à tempos atrás ter situado essa rua na freguesia de Avintes, através do site "Gaia-Global"
Muito obrigado
Joaquim martins

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#228308 | 2570 | 03 mai 2009 18:44 | Em resposta a: #218431

Caros Confrades
Renovo o pedido
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

Martins - Avintes.

#228337 | pmcoimbra | 03 mai 2009 23:29 | Em resposta a: #218425

Caro António Neves,

Espero que me permita o abuso, mas uma vez que referiu que tem apontamentos sobre uns Martins de Avintes, se me permitir, gostava de lhe perguntar se, por acaso, tem algum elemento sobre alguns dos meus antepassados dessa Freguesia de Gaia.

Tenho uma trisavó chamada MARIA LOPES, que nasceu em Avintes a 14.11.1865. O assento de baptismo dela é de muito difícil leitura, mas consegui os nomes dos pais e de três dos avós. Assim, ela era filha de JOSÉ MARTINS e de ANTÓNIA LOPES, estes seriam moradores no Lugar do Padrão Vermelho, de onde MARIA LOPES era natural, neta paterna de PEDRO MARTINS, Marítimo do Lugar das Portelas, e de avó incógnita, neta materna de DOMINGOS DA SILVA FONSECA e de ANA LOPES.

Se não for um incómodo muito grande, podia-me dizer se tem, entre os seus apontamentos, alguma coisa sobre estes JOSÉ MARTINS e PEDRO MARTINS?

Desde já agradeço a sua atenção. Com os melhores cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#228683 | nevesa | 07 mai 2009 20:45 | Em resposta a: #228337

Caro Pedro

Não me foi possivel responder de imediato á sua questão, no entanto estive a ver alguns dos meus apontamentos e tenho Jose Martins casado com Teresa Neves, naturais de Avintes. Entretanto a família começa a utilizar Martins Neves. Suponho que este casal terá casado por volta de 1770. Caso tenha mais algum elemento, Creia-me sempre ao dispor
Cordiais cumprimentos
António Neves

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#228684 | pmcoimbra | 07 mai 2009 20:48 | Em resposta a: #228683

Caro António Neves,

Agradeço a sua resposta e o seu cuidado. Infelizmente, não tenho mais elementos e mesmo estes foram muito difíceis de ler, os microfilmes desta época estão em muito mau estado. No entanto, se encontrar mais dados, voltarei a contactar, pode ser que alguma coisa lhe seja útil.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#228704 | M.Dourados | 08 mai 2009 00:02 | Em resposta a: #228683

Caros Confrades

Pedindo as minhas desculpas, desde já, por entrar em tópico alheio, gostaria de saber a quem tem facilidade de pesquisar Avintes, se me podem encontrar uns "avós", que terão vivido, nos finais de 1700 e principio de 1800.
O que sei deles, foi através do assento de Baptismo de um neto, que nasceu em 1841, na Freguesia de São João de Vêr, filho de José Fernandes * 1800, em S.J, Vêr e de Quitéria Maria, filha de Pantaleão Francisco e Maria Francisca, moradores na Rua Nova em Avintes.
Em principio o casamento de José e Quitéria terá ocorrido em Avintes, com data anterior a 1841.
Se alguem me poder dar mais elementos desta minha ascendencia, ficaria muito grata.
Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#231601 | 2570 | 08 jun 2009 19:44 | Em resposta a: #228337

Caro Pedro Coimbra
Agradeço que me informe se já posui mais informações relativamente aos seus ascendentes de Avintes.
O meu avô, Joaquim Martins n.1906, natural de Santa Marinha, V. N. Gaia,era filho de Joaquim José Martins, e neto de José Martins.
O Joaquim José Martins, a quando do nascimento do meu avô, era morador na Rua das Costeiras.
Tenho conhecimento de una rua DO COSTEIRAS, em Avintes, e creio que existiu outra em Santa Marinha, mas não tenho a certeza.
De qualquer modo pode ser que os nomes sejam somente uma coincidência ou algo mais.
Atentamente
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#231649 | pmcoimbra | 09 jun 2009 16:16 | Em resposta a: #231601

Caro Joaquim Martins,

Já visitei de novo o Arquivo Distrital do Porto para rever o assento de baptismo que citei na mensagem acima, mas os dados que tenho relativamente a estes meus antepassados não se alteraram muito:
Maria Lopes, uma das minhas trisavós, nasceu em Avintes a 14.11.1865, no lugar do Padrão Vermelho, filha de José Martins N.? e de Antónia Lopes, moradores no Lugar do Padrão Vermelho, neta paterna de Pedro Martins N.? e de avó incógnita, neta materna de Domingos da Silva Fonseca e de Ana Lopes.
Tanto os pais como os avós dela eram naturais do Lugar das Portelas, em Avintes.
Existe em Avintes o Lugar das Costeiras, que é quase no extremo oposto da Freguesia ao das Portelas. O Lugar do Padrão Vermelho fica mais ou menos a meio caminho entre os dois.
Tanto no nome do meu José Martins como no nome do pai dele, Pedro Martins, há um outro apelido no fim do nome, mas não tenho a certeza de qual é, pois o assento é de difícil leitura. Pode ser "José Martins Lopes" ou "José Martins Neves", do mesmo modo, pode ser "Pedro Martins Lopes" ou "Pedro Martins Neves", mas não posso dar a certeza.
São estes os dados que tenho. Terá que confirmar os nomes dos pais e da esposa do seu José Martins para ver se estamos a falar do mesmo ou não. Essa possibilidade existe, ainda que haja muitos Martins em Avintes.
Qualquer novidade ou pedido adicional, não hesite em contactar.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#231659 | 2570 | 09 jun 2009 17:42 | Em resposta a: #231649

Caro Pedro Morais Coimbra
Apesar de Martins ser o meu nome de família, é o costado dos quais possuo menos informação. Apesar de ser natural do Porto, vivo perto de Lisboa, o que torna as pesquisas no ADPorto um pouco difíceis.
Relativamente ao José Martins, meu trisavô sei tão somente que era casado com: Emília Rosa de Jesus.
Esta informação foi retirada da certidão de nascimento do meu avô.
Não sei se a "Emília" se refere a casamento único, a 1º casamento ou 2º, em relação ao José Martins
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#244822 | Bellis | 23 nov 2009 21:18 | Em resposta a: #218372

Boa noite

Tenho NEVES de Avintes na minha AG, aqui no Genea:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1244632

Cumprimentos
Hélio Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#244840 | nevesa | 24 nov 2009 08:51 | Em resposta a: #244822

Caro Helio:

Sobre estes seus avoengos, poderá facultar mais elementos ou datas?
Tem um topico que lhe poderá ser útil: Castro Portugal, onde acabei por descobrir informações sobre a minha AG
Cordiais cumprimentos
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#244847 | Bellis | 24 nov 2009 11:12 | Em resposta a: #244840

Bom dia António

Aguardo disponibilização de documentos paroquiais de Avintes, pelo ADP, para encontrar mais detalhes.
Vou visitar esse tópico dos Castro Portugal.
Cumprimentos
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: famila Martins - V. N de Gaia?

#244856 | nevesa | 24 nov 2009 13:30 | Em resposta a: #244847

Caro Hélio:

Para troca de alguns apontamentos o meu email
antoniomanuelneves@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Martins - Avintes.

#244948 | curadora64 | 25 nov 2009 19:07 | Em resposta a: #231659

Caros confrades,
o meu avô materno era natural de Mafamude, Vila Nova de Gaia. Seu nome: Mário Martins, filho de Abílio Martins e de Ana da Silva. Nasceu em 10.abril.1892. Sei que tinha vários irmãos, um dos quais (pelo menos) veio para o Brasil. Se um dos caros confrades tiver encontrado alguma referência a este Mário Martins, muito agradeço possa facultar-mo.
Mário

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen