Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#144517 | Tigre | 17 fev 2007 22:41

Estou agora a tentar iniciar a minha AG da minha familia paterna de apelido Oliveira e Silva ou Simões Canelas, que viveram e alguns ainda vivem nas freguesias acima indicadas.
Por isso vinha pedir ajuda e conselhos para descobrir os meus familiares. Assim se me poderem ajudar agradecia.
Grato pela atenção.
César Oliveira e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#193651 | Trindade | 22 abr 2008 00:19 | Em resposta a: #144517

Carissimo:
Tenho a base de dados completa de Eixo e Requeixo (1590-1910)!
Oliveiras e silva há muitos;
Simoes Canelas, nada!
Há Canelas com outros, mas com simoes nada!
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#193666 | Manitu | 22 abr 2008 02:08 | Em resposta a: #193651

Caro Confrade Trindade
Tendo agora verificado que é detentor de dados em Eixo, gostaria de saber se tem alguma informação sobre a data de baptismo e nascimento de Glória de Jesus Vagueiro(a), nascida em Eixo em 1891, filha de José Luís Flamengo e de Rita dos Santos Vagueiro(a).
Tenho também informação,(embora admita que seja uma agulha no palheiro encontar além de que só tem até 1910), um registo de casamento em finais de 1913, inicio de 1914 da Glória, com José de Sousa Parente ou José Parente, pois há muitos anos fomos informados que esse registo tinha sido subtraído do livro. Se houver nos seus registos de casamento alguma falha de folhas dentro destas datas, agradecia que tivesse a cortesia de me comunicar.
Ficando expectante com notícias suas, apresento-lhe os meus atentos respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#194113 | Tigre | 24 abr 2008 14:55 | Em resposta a: #193651

Caro Sr Trindade
Visto que estou a começar agora, tudo o que o Sr tenha e que me sirva para conseguir fazer a minha AG eu agradeço.
O dados que eu já tenho, são aqueles basicos.
Sei que a minha bisavó era natural de Requeixo e que se chamava Gracinda de Oliveira e Silva e era filha de António de Oliveira e Silva e de Teresa Simões.
Não sei se estes dados lhe servem para me ajudar a conseguir descobrir os meus antepassados.
Fico a aguardar ansiosamente o seu contacto.
Um abraço e muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#194225 | Marco | 25 abr 2008 14:47 | Em resposta a: #193651

Caro confrade Trindade,

Solicito a sua ajuda no sentido de pesquisar por favor na sua extensa base de dados de Requeixo o seguinte:

Casamento de Manuel Pimentel, com Maria Coelho da Costa, filha de Baltazar Coelho da Costa e de sua mulher, Mécia, neta paterna de Manuel Coelho, cavaleiro fidalgo e de Isabel da Costa, moradores em Requeixo, Aveiro, onde tinham grande casa e neta materna de João Marinho, escudeiro e de sua mulher, Helena de Castro

Ou algum dado sobre este Pimentel
Obrigado

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#194389 | Trindade | 27 abr 2008 17:53 | Em resposta a: #194225

A todos os que me enviaram pedidos!
Tentarei satisfazer a vossa curiosidade no mais breve prazo possível.
Acabei agora mesmo de chegar após alguns dias em Espanha!
Ainda não tive tempo de me organizar!
Prometo ser breve!

Abraço a todos

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#195960 | Trindade | 10 mai 2008 11:09 | Em resposta a: #193666

Prezado confrade:
Glória de Jesus Vagueiro nasceu a 01/05/1891 em Eixo, filha de José Luis Vagueiro e Rita dos Santos Vagueiro. Faleceu em Lisboa a 5 de Agosto de 1943.
O pai é natural de Eixo e a mãe da então freguesia de Sosa, Vagos.
O registo de baptismo deverá indicar no averbamento a data de casamento. Não a retirei por não me interessar na altura.
Um abraço

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#195961 | Trindade | 10 mai 2008 11:14 | Em resposta a: #194113

Gracinda de Oliveira e Silva nasceu a 28-02-1900 e faleceu a 16-01-1977. Era filha de facto de quem indicou.
A árvore genealógica é extensissima e está bastante completa, entrando pelo secvulo XVII.
Envie e-mail para contacto posterior.

Cumprimentos

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#195962 | Trindade | 10 mai 2008 11:24 | Em resposta a: #194225

Creio já em tempos ter adiantado alguma coisa sobre este assunto que foi muito pouco. Agora apenas lhe poderei dar eventualmente uma ou outra pista. Mas desde já lhe digo que são com muitas reservas e poucas garantias.
Para já necessitava de alguns elementos - datas. Mas desde já lhe posso adiantar que de Requeixo apenas há registos a partir de 1666 (mesmo assim há uma falta de 1 livro de casamentos entre 1709 e 1770).
Pimenteis há alguns em Eixo (vizinho de Requeixo) ligados aos Barreto Ferraz!
Será por aí?
Posso "esgravatar" por Aveiro também.
Cumps

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#196000 | Manitu | 10 mai 2008 18:01 | Em resposta a: #195960

Meu Caro Confrade Trindade

Embora tenha verificado a informação por volta das 12,30 horas, que aqui me deixou, só agora tenho oportunidade de lhe agradecer a gentileza de colher os dados que necessitava, para compor este tronco de parte de minha mulher.
Contudo, gostaria de o voltar a importunar, e perguntar-lhe o seguinte:

A Freguesia de Sosa, Vagos pelo que transparece já não existe, pelo que lhe pergunto a que deu origem ?

Tenho também mais uma outra pergunta idêntica e que se prende com o seguinte:
Um antepassado meu foi natural de "Moleiro", freguesia de Requeixo - Coimbra.
Será que interpretei bem a palavra Moleiro, ou será outro nome ? Atoleiro...etc....
Esta descrição situa-se num Paroquial de 1761, pelo que prevejo uma data de naturalidade pelo último quartel do Séc. XVII.
Perdoe-me por estar a abusar da sua paciência, mas percebo que se encontra dentro destes detalhes, que para um Genealogista recente como eu, são valiosíssimos.

Apresento-lhe os meus respeitos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#196470 | Trindade | 15 mai 2008 00:34 | Em resposta a: #196000

Prezado confrade

A freguesia de Soza (sim com z algumas vezes, outras Sôsa, outras ainda Sosa e ainda outras Soza) existe ainda em Vagos. E é bem grande!

Quanto a Requeixo, de facto pertenceu ao bispado de Coimbra enquanto não existiu bispado de Aveiro. (Acho que apenas existe uma outra localidade de nome Requeixo lá para cima para o Norte no Minho...). Agora, o lugar de Moleiro??? não existe em Requeixo, nem nada que se pareça com isso. E conheço a região como a palma das minhas mãos.
Agora, será que se trata da profissão?
Os lugares mais semelhantes que me recorde são Molelo e Molelos!, também do bispado de Coimbra mas longe de Requeixo. É certo que há gente de Molelos em Requeixo!
Espero ter ajudado um pouco

Cumprimentos

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#196482 | Manitu | 15 mai 2008 04:50 | Em resposta a: #196470

Caro amigo e Confrade Trindade

Não querendo abusar, tanto da sua boa vontade, como da sua experiência nesta matéria, poderei facultar-lhe o meu endereço de E-mail, para que se me quiser responder por essa via, terei muito gosto em enviar-lhe a digitalização do Assento Paroquial, para se poder decifrar o lugar que na altura pertencia à freguesia de Requeixo.

Como é de toda a conveniência não ser transmitido por esta via os endereços de E-mail, desde já dou autorização ao Guarda-Mor para lhe facultar o mesmo.

Apresentando cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#196520 | Trindade | 15 mai 2008 16:07 | Em resposta a: #196482

Pode em alternativa dizer-me qual o livro e o ano do dito assento, que eu procurarei averiguar, pois desloco-me com alguma frequência ao Arquivo Distrital de Aveiro.
Eventualmente até o terei na minha base se for anterior a 1910!

Um abraço

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#196531 | Manitu | 15 mai 2008 17:59 | Em resposta a: #196520

Meu nobre amigo Trindade

Agradeço toda a sua boa vontade e empenho em poder ajudar-me, mas o registo Paroquial que sou detentor, diz respeito a uma neta de Manuel Gomes, Paroquial esse da Freguesia de São Pedro da Cadeira, termo de Torres Vedras.
Nesse Paroquial de 11.04.1751, informa que foi baptizada Angélica Maria, filha de José Gomes e de Maria Teresa, os dois naturais da Soltaria (Freg.S.Pedro da Cadeira), e neta paterna de Manuel Gomes (já falecido)e de Maria Duarte, ele natural do lugar de Moleiro???, Freg. de Requeixo, Bispado de Coimbra e ela natural da Soltaria, Freguesia de S.Pedro da Cadeira.
Contudo, já o registo de Óbito do Manuel Gomes, detectei-o. Faleceu no referido lugar da Soltaria, Freguesia de S.Pedro da Cadeira, em 06.12.1750
São os elementos que disponho, e por não conseguir decifrar o tal lugar, sugestionei a hipótese do meu amigo me tentar decifrar a localidade, o que para o efeito digitalizo de boa vontade o Registo que tenho em posse, caso me seja concedido o seu endereço de E-Mail.

Um grande abraço.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#196534 | rlvz | 15 mai 2008 18:24 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,

Poderia por favor ver se na sua base de dados de Eixo tem alguns elementos relativos aos ascendentes e descendentes de Maria Angélica Ferreira de Abreu, filha de Manuel Luís de Abreu, cirurgião, e Inês Ferreira, todos naturais de Eixo? A Maria Angélica terá casado em Eixo a 19.05.1770 com Manuel Coelho de Magalhães, natural da Vila da Feira, tendo o casal tido pelo menos 5 filhos todos nascidos em Eixo.

Os melhores cumprimentos, e muito obrigada.

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#197578 | Trindade | 22 mai 2008 20:51 | Em resposta a: #196531

Prezado confrade

Repensando um pouco o problema que põe acerca da naturalidade de Manuel Gomes, creio ter descoberto o busílis da questão!
Deve ser mesmo natural de Requeixo, do lugar de Mamodeiro! e não moleiro de lugar ou profissão.
É que por abreviação muitas das vezes os párocos escreviam MODEIRO em vez de Mamodeiro!
O confrade deve ter lido "moleiro" quando deveria ter sido "modeiro"!
Creio agora ficar explicada a questão!
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#197580 | Trindade | 22 mai 2008 21:04 | Em resposta a: #196534

Prezada confrade

Peço desculpa pela demora em responder. É aquele hábito - li um dia e pensei :"amanhã respondo com mais tempo" e depois "varreu-se-me" completamente. É o que acontece quem mexe em muita coisa ao mesmo tempo.
Portanto quanto à sua questão aqui vão umas dicas:
Tenho de facto alguma ascendencia desta família.
A filiação que indica está correcta, assim como a data de casamento. Teve não 5 mas 7 filhos entre 1770 e 1780:
- Maria Isabel (1770-1853);
- Quitéria Rosa (1771-1851)
- Mónica (1773-?) - + criança?
- Luis Cipriano (1774-1857) - pai de José Estêvão Coelho de Magalhães, como deve saber;
- Rosa Angélica (1777- ?) - Casou
- Manuel Coelho de Magalhães (1778-1833)
- António (1780- ?)

Avós paternos de MAria Angélica:
Manuel Luis Palão (veio de Leiria, casar em Eixo, com
Maria Nunes (não tenho filiação dela - não era a esta época colocada pelos padres aqui em Eixo)
Avós Maternos
António Fernandes (nateual de Eixo)
Luisa Ferreira (também natural de Eixo - o mesmo comentário que para a avó paterna)
Tenho algumas suspeitas quanto à filiação desta última mas preciso de confirmar.

Para já é isto.
Desculpe a demora e um abraço

Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#197654 | rlvz | 23 mai 2008 13:43 | Em resposta a: #197580

Caro Trindade,

Nada tem de que se desculpar. Eu é que lhe agradeço o tempo dispendido e as utilíssimas informações, que me permitiram acrescentar mais uma geração às informações que tinha.

O Manuel Coelho de Magalhães e a Maria Angélica são meus 5ºs avós, por via do seu neto José Estêvão. Deles apenas sabia o pouco que vem referido em alguns apontamentos de família, mas a minha Avó ainda se lembrava de lhe contarem histórias do “tio” Manuel Coelho de Magalhães, o que morreu em 1833.

Além da descendência do meu 4º avô Luís Cipriano, tenho nesses ditos apontamentos alguma coisa sobre os casamentos das filhas Maria Isabel, Quitéria e Rosa, e respectivas descendências, que não deverão conter novidades para si, mas que em todo o caso estão à sua disposição, caso lhes veja interesse.

Mais uma vez muito obrigada,

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#197924 | Tigre | 25 mai 2008 20:27 | Em resposta a: #195961

Caro Sr. Trindade peço-lhe desde já desculpa por só agora responder a sua msg mas o trabalho não me tem dado treguas, além de ter estado sem net.
O meu contacto é: tigre1974.ric arroba gmail.com
Fico a aguardar o seu contacto.
Um abraço e muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#198383 | Manitu | 28 mai 2008 20:26 | Em resposta a: #197578

Meu Caro Amigo e Confrade Trindade

Acredite, que embora verifique que o meu amigo me respondeu no dia 22 passado, só hoje é que me apareceu na minha Caixa de Correio a sua resposta.
Desconheço o que se teria passado, mas de qualquer forma, importa sim, agradecer a sua valiosa colaboração, e não deixarei de imediato de corrigir a localidade errada.

Os meus renovados agradecimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#253308 | biblos | 18 abr 2010 15:31 | Em resposta a: #193651

Caro confrade Trindade,

Não resisto a perguntar-lhe se não tem alguma informação relativa a Manuel Gomes, baptizado no Eixo, comarca de Aveiro. Manuel Gomes baptiza um filho de nome Pascoal, em 17.2.1744, na freguesia de São Brás do Samouco, concelho de Alcochete. Foi padrinho de seu filho, Pascoal Gomes, o padre António José Monteiro de Távora, da vila da Lousã, Coimbra, e Luísa Maria Joaquina. Tenho Manuel Gomes como filho de pais incógnitos. Deverá ter nascido por volta de 1715. Casou, em redor de 1740, com Joana Baptista Correia, filha de Manuel Correia e de Antónia da Costa, do Samouco.

Obrigado por qualquer informação.

Cumprimentos,
João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#293128 | miguellabrego | 19 dez 2011 23:29 | Em resposta a: #193651

Trindade e Jose Antonio Reis,

Eu tenho Antonio Coelho da Costa que casou-se com Maria da Silva Pimentel, naturais de Requeixo algum tempo antes de 1611.
Antonio era filho de Baltazar Coelho da Costa e Mecia de Castro. Baltazar teve quinta em Tentugal chamado "Requeixo" tambem.
O irma de Antonio era Maria Coelho da Costa que casou em Aveiro com Manuel Pimentel "o Reixiquito".
Eu acho que Manuel Pimentel "O Reixiquito" e Maria da Silva Pimentel era irmaos.

Eu sei que Antonio e Maria teve dois (talvez mais) filhos:
1) Manuel Pimentel Coelho (aka Manuel Coelho da Silva) que casou-se tres vezes em Cantanhede, Coimbra.
2) Madalena da Silva Pimentel que casou-se com Dr. Alexandre da Costa de Oliveira, filho de Manuel da Costa de Aveiro.

Manuel e Madalena tambem teve um primo, Ldo. Manuel Gomes Pimentel, que teve um pravo en Santo Tirso em Taipa, Requeixo em 1641. Este Manuel Gomes Pimentel era filho de Ldo. Domingos Gomes e Maria Pimentel, naturais de Aveiro.

Trinidade: no seu base de dados, tem um casamento para Alexandre da Costa de Oliveira e Madalenda da Silva Pimentel entre 1637-1639 em Requeixo? Eu sei que eles tiveram seu primeiro filha em Cantanhede em 1639...

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#293159 | QuintaVale | 20 dez 2011 21:18 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,

Queria pedir-lhe uma vez que tem a base de dados de Eixo, como tenho um caso para min complicado pelo facto de ser emigrante, não quero estar subcarregar o arquivo com pesquisas, antecipadamente agradecido.

Tenho Custódia Dias de Jesus, dada como sendo de Eixo, (e filha de Maria Marques, julgo solteira), deve ter casado por volta 1879/80 com Carlos Augusto Soares, o primeiro filho nasceu no Vale em 1881, por isso oriento a dato do casamento pelo motivo de o não encontrar no Vale.

Cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#293160 | QuintaVale | 20 dez 2011 21:50 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,

Fiz confusão e adiantei que deveria ter casado por volta de 1879/80 o que é erro, creio que nunca casou embora tiveram vários filhos, se for possível verificar se ela e sua mãe existirão em Eixo.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#294036 | Trindade | 05 jan 2012 19:19 | Em resposta a: #293128

Caro Miguel Labrego

Lamento imenso mas não lhe posso valer.
apenas existem registos de Requeixo a partir de 1668. E mesmo assim há falta de um livro de casamentos de 1710.1770.
Para datas posteriores disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#294040 | Trindade | 05 jan 2012 19:27 | Em resposta a: #293159

Prezado Quinta e Vale

Infelizmente não lhe consigo encontrar a sua Custódia. Não me parece que seja de Eixo, mesmo de qualquer parte do antigo concelho.
Cumprimentos
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#294041 | Trindade | 05 jan 2012 19:28 | Em resposta a: #293160

Levei em conta esta informação. Não tenho nenhuma Custódia filha de Maria Marques.
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302183 | Jspe | 08 abr 2012 17:03 | Em resposta a: #193651

Caro confrade Trindade,

Não sei se me pode ajudar, eu procuro uns antepassados na Povoa do Valado, agora ao pesquisar na net, reparei que pertence a requeixo.

Os antepassados sao Manuel da oliveira casado com maria da cruz, nao sei datas apenas sei que em 1700 ja eram falecidos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302242 | Jspe | 09 abr 2012 13:24 | Em resposta a: #302183

Os antepassados eram Manuel Gonçalves e não manuel oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302272 | Maria Ribeiro | 09 abr 2012 18:38 | Em resposta a: #302242

Confrade Trindade
Aproveito encontrá-lo por aqui, depois de uma longa ausência, para pedir o seu precioso auxílio. Sei que construíu uma completa base de dados sobre as actuais freguesias de Eixo/Requeixo/Oliveirinha. A partir dessa base será possível dizer-me se os Gomes de Requeixo, Mamodeiro e Eixo serão a mesma família?
Comk os meus profundos agradecimentos por qualquer informação.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302612 | biblos | 12 abr 2012 12:34 | Em resposta a: #294041

Caro confrande Trindade,

Peço desculpa por incomodar.

Gostaria apenas de perguntar se tomou nota de algum Manuel Gomes de Figueiredo, do Eixo. Viveu nos inícios do século XVIII.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,
João C. Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302761 | Trindade | 13 abr 2012 15:39 | Em resposta a: #302242

Estimado confrade

Revi as possibilidades, mas se sabe quem são os descendentes desse casal diga pois será mais fácil. Tenho alguns que se encaixam no perefil de falecidos antes de 1700, mas não casados com nenhuma Maria da Cruz. É que os nomes das mulhers variam por vezes com frequência.
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302766 | Jspe | 13 abr 2012 16:02 | Em resposta a: #302761

Boa tarde confrade Trindade


Desde de já agradeço as suas informações, então é o segunite : Manuel gonçalves(falecido antes de 1700) era casado com Maria da cruz e tiveram Manuel de oliveira (este casou em 1700 2º nupcias em ponte rol, torres vedras).


obrigada

Júlia

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302769 | Jspe | 13 abr 2012 16:13 | Em resposta a: #302766

Confrade trindade


Este Manuel de oliveira é que foi batizado, no arcebispado de braga, na harada ou arada na povoa do valada, segundo pesquisei na internet, povoa do valado (diferente da povoa da valada??) pertencia a requeixo?

Porque debato-me aqui com um problema de localização, porque não tenho a certeza se será aí em Aveiro, visto que arada pertence a ovar...

Se o confrade tiver informaçao, agradecia

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302941 | Trindade | 15 abr 2012 12:50 | Em resposta a: #302272

Estimada confrade
Da forma como coloca a questão é difícil responder, uma vez que existem "Gomes" às toneladas em todos os lugares que referiu e mais outros, como por exemplo a Oliveirinha e Eirol. Seria melhor dar alguns nomes de "Gomes" das localidades que referiu que assim poderei ver se estão relacionados.
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#302978 | Maria Ribeiro | 15 abr 2012 18:21 | Em resposta a: #302941

Confrade Trindade
Só hoje vi a sua resposta, que agradeço. Aí vão alguns nomes:
Manuel Gomes do Sobral, nascido em 1685, em Requeixo; Gaudêncio Gomes de Campos, nascido em 1790, em Requeixo;João Gomes, de Mamodeiro, que casou, em 1694 com isabel João, também de Mamodeiro; Fortunato José do Carregal (filho de José António de Campos), nascido em 1816. Sei que os Gomes de Requeixo tinham família em Eixo. mas ignoro nomes. Já os teriam, no séc. XIX. Será possível encontrar alguns dados? Desde já os meus melhores agradecimentos.
Maria Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#303043 | António He | 16 abr 2012 12:54 | Em resposta a: #302761

Caro confrade Trindade
Uma das minhas trisavós, Ana Ermelinda de Lima Vidal, era natural de Eixo, sendo filha de Sebastião Gonçalves de Figueiredo e Lima http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218545 e sobrinha de João António de Amandula Figueiredo de Lima http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=366399 e Manuel Gonçalves de Figueiredo Gausper http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=244583, todos naturais de Eixo.
Na base de dados que dispõe sobre Eixo, haverá algum elemento que permita esclarecer a origem destes apelidos, Gausper e Amandula ou Amandola, bem como a proveniência do apelido Lima, que aparece pela primeira vez em Joaquim Fernandes da Costa de Paiva e Lima http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=213067 ?
Lembro-me de ouvir a minha Avó referir que a família de Eixo descendia de flamengos, o que justificaria o tipo nórdico desse ramo, contudo, nem o Gausper nem o Amandula me parecem de origem flamenga, pelo que desde já lhe agradeço qualquer informação que me possa dar sobre este assunto.
António Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#303059 | facs | 16 abr 2012 15:16 | Em resposta a: #302761

Estimado confrade
Estou interessadoneste tópico onde abordam as familiasde requeixo, existe uma propriedade pertencente a uma senhora D henriqueta Norton que pertenceu a Antonio jose Antunes sobrinho, quem souber algo sobre esta familia me contacteaquipara o fórum por favor este senhor foi visconde do penedo meu tio bisavó
Com nos melhores cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306444 | facs | 22 mai 2012 00:56 | Em resposta a: #193651

Ex.mo senhor Trindade

Boa Noite, encontro me no Brasil e por isso só por este veiculo poderei manter alguma resposta, Sou descendente do Visconde da Nazaré, que nasceu no Lugar da Costa perto de Frades. Ele se Chamava Bernardo Antonio Antunes, e foi casado com Maria Josefa ferreira Brito, sei que ha descendentes em Frades deste ramo, que eu gostaria de complementar na minha arvore e gostaria de saber mais os nomes dos Avós e Bisavós dos pais do Bernardo Antonio Antunes ou seja avós de Antonio Jose Antunes Cc Maria Custódia Araujo se me for possivel eu agradeço
Com os melhores cumprimentos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306445 | Maria Ribeiro | 22 mai 2012 01:35 | Em resposta a: #303059

caro confrade facs
Não tem datas de referência?Conheço razoavelmente a povoação e os nomes das famílias mas, esse nome desconheço. Vou tentar, junto de alguém que conhece muito melhor do que eu, ver se sei mais alguma coisa. Seria conveniente, no entanto, fornecer mais dados.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306446 | facs | 22 mai 2012 02:13 | Em resposta a: #306445

Confreira Maria
Espero que esteja bem, na realidade tenho a data de nascimento do meu trizavô que é em 20 de agosto de 1833 quem estaria a tratar deste assunto era a Maria Henriqueta Corte Real Norton, que faleceu esta a fazer um mes, foi me dito por esta que este visconde Bernardo Antonio Antunes visconde da Nazare teria mais 2 irmaos e 2 irmas que nao tenho os nomes este meu trisavô nasceu no lugar de Costa , foi me dito que o senhor Manuel Fragaga Norton, que me poderia dar umas dicas, mas devido á situaçao em que ele se encontra nao sei e sera possivel essa entrevista

Com os melhores cumprimentos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306449 | Trindade | 22 mai 2012 07:06 | Em resposta a: #306444

Prezado confrade

Lamento informar mas na região que estudei não existe qualquer lugar designado por Frades, nem nas redondezas. Além do mais os apelidos Antunes e Brito não são comuns em Eixo e Requeixo.
Os melhores cumprimentos
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306454 | Maria Ribeiro | 22 mai 2012 11:00 | Em resposta a: #306446

Confrade Francisco Canas Simões
Como disse, vou tentar junto de pessoas mais ligadas a Requeixo do que eu, saber se este nome de família é ali conhecido. Mas, não me parece. Consultei os assentos paroquiais e esse apelido não me apareceu. Possuo, também, o Rol de confessados de 1916 e também não aparece. Era, natural que, então, ainda existissem elementos da família. Tem a certeza de que se trata do Requeixo do concelho de Aveiro? Mais ao norte, existem outros Requeixos, ainda que este seja o único que é sede de freguesia.
O confrade Trindade, que às vezes aqui aparece, fez a relação exaustiva dos habitantes. Pode ser que ele o ajude. Mas, eu ainda vou tentar.
Maria Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306462 | facs | 22 mai 2012 14:24 | Em resposta a: #306454

Confreira Maria Ribeiro
Bom Dia, eu nao sabia que existia mais que um requeixo, este requeixo que eu falo e perto de Frades, será deste requeixo que s refere?
tenho a impressao que é mais a norte de aveiro, perto da Povoa do Lanhoso, resta me agradecer lhe o incomodo que teve para comigo, e o meu pedido de desculpas
com os meus melhores cumprimentos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#306464 | facs | 22 mai 2012 14:29 | Em resposta a: #306449

Confrade Trindade

Bom dia, agraeço a sua resposta, fui eu que fiz confusao, o Local a que me refiro é Frades perto da povoa do Lanhoso, quero agradecer lhe pela sua simpatia e prontidao em ajudar
Com os melhores cumprimentos
Francisco Cannas Simoes

Resposta

Link directo:

simoes do chaes Requeixo de Aveiro

#309553 | davidezequiel | 03 jul 2012 17:01 | Em resposta a: #193651

Bom dia Preciso de informações sobre a família de origem simoes dois Requeixo chaes há uma Blandino Simões Dos Chaes
Data de nascimento 18/12/1929
o cidadão Português tem deixado muitos edifícios no estado na Venezuela falcão meus e-mails são ing.davidzambrano@hotmail.com internautas2003@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#309554 | davidezequiel | 03 jul 2012 17:03 | Em resposta a: #193651

Bom dia Preciso de informações sobre a família de origem simoes dois Requeixo chaes há uma Blandino Sr. Simões Dois Chaes
Data de nascimento 18/12/1929
o cidadão Português tem deixado muitos edifícios no estado na Venezuela falcão meus e-mails são ing.davidzambrano@hotmail.com internautas2003@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310024 | Filipe Prista | 11 jul 2012 22:19 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,

Será que me poderia então ajudar numa pesquisa em Eixo?

Descendo de Manuel Nunes de Carvalho, filho de Manuel Nunes de Carvalho e de Ana Miguens, natural de Santo Isidoro (Eixo), onde terá nascido por volta de 1700/1710 (foi casar a Santa Maria, Serpa, com Benta Baião da Conceição, em 1734).

Será que tem alguma informação relativa a esta família, em particular o casamento dos pais deste Manuel e informação relativa à sua ascendência?

Desde já agradecido,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310025 | Filipe Prista | 11 jul 2012 22:20 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,

Será que me poderia então ajudar numa pesquisa em Eixo?

Descendo de José Nunes de Carvalho, filho de Manuel Nunes de Carvalho e de Ana Miguens, natural de Santo Isidoro (Eixo), onde terá nascido por volta de 1700/1710 (foi casar a Santa Maria, Serpa, com Benta Baião da Conceição, em 1734).

Será que tem alguma informação relativa a esta família, em particular o casamento dos pais deste Manuel e informação relativa à sua ascendência?

Desde já agradecido,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310026 | Filipe Prista | 11 jul 2012 22:22 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,

Será que me poderia então ajudar numa pesquisa em Eixo?

Descendo de José Nunes de Carvalho, filho de Manuel Nunes de Carvalho e de Ana Miguens, natural de Santo Isidoro (Eixo), onde terá nascido por volta de 1700/1710 (foi casar a Santa Maria, Serpa, com Benta Baião da Conceição, em 1734).

Será que tem alguma informação relativa a esta família, em particular o casamento dos pais deste José e informação relativa à sua ascendência?

Desde já agradecido,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310030 | Trindade | 11 jul 2012 22:59 | Em resposta a: #310025

Estimado Filipe Lucas

Tenho a informá-lo do seguinte:
Não tenho o nascimento do José Nunes de Carvalho. Tenho os irmãos, mas não ele. Não terá sido registado ou terá mudado de nome no Crisma? Não sei...
Tenho os pais e avós dele.
Assim Manuel Nunes de Carvalho casou em 2ª núpcias com Ana Miguéis a 08-01-1674. Os avós paternos do José são:
Manuel Simões de Carvalho e Maria Jorge;
os maternos são:
António Mnauel e Maria Miguéis.
Se quiser esperar mais algum tempo e me enviar o seu mail posso dar mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310031 | Trindade | 11 jul 2012 23:03 | Em resposta a: #310025

Estimado Filipe Lucas

Tenho a informá-lo do seguinte:
Não tenho o nascimento do José Nunes de Carvalho. Tenho os irmãos, mas não ele. Não terá sido registado ou terá mudado de nome no Crisma? Não sei...
Tenho os pais e avós dele.
Assim Manuel Nunes de Carvalho casou em 2ª núpcias com Ana Miguéis a 08-01-1674. Os avós paternos do José são:
Manuel Simões de Carvalho e Maria Jorge;
os maternos são:
António Mnauel e Maria Miguéis.
Se quiser esperar mais algum tempo e me enviar o seu mail posso dar mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310033 | Trindade | 11 jul 2012 23:04 | Em resposta a: #310024

Estimado Filipe Lucas

Tenho a informá-lo do seguinte:
Não tenho o nascimento do José Nunes de Carvalho. Tenho os irmãos, mas não ele. Não terá sido registado ou terá mudado de nome no Crisma? Não sei...
Tenho os pais e avós dele.
Assim Manuel Nunes de Carvalho casou em 2ª núpcias com Ana Miguéis a 08-01-1674. Os avós paternos do José são:
Manuel Simões de Carvalho e Maria Jorge;
os maternos são:
António Mnauel e Maria Miguéis.
Se quiser esperar mais algum tempo e me enviar o seu mail posso dar mais informações.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#310051 | Filipe Prista | 12 jul 2012 01:55 | Em resposta a: #310030

Caro Trindade,

Muito obrigado pelas informações valiosas que me deu.

Caso disponha de mais informações relativas à ascendência do casal, o meu email é fprista@hotmail.com.

De novo, muito obrigado pela ajuda,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#314401 | rosa magalhaes | 28 set 2012 21:01 | Em resposta a: #195960

boa noite cara trindade

li que voce tem uma base de dados sobre a famila coelho de magalhaes, sendo o meu avo materno sendo abel coelho de magalhaes.

fico aguardar resposta e peço desculpa pelo imcomodo...
Rosa Magalhaes

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#314403 | Trindade | 28 set 2012 21:14 | Em resposta a: #314401

Prezada confrade:
Não é cara, mas caro..!
Preciso de mais alguns elementos para poder dizer algo: datas possíveis, de óbito ou nascimento, se casou e com quem, etc...
Com alguns desses elementos será possível lá chegar...
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#314404 | Trindade | 28 set 2012 21:15 | Em resposta a: #314401

Prezada confrade:
Não é cara, mas caro..!
Preciso de mais alguns elementos para poder dizer algo: datas possíveis, de óbito ou nascimento, se casou e com quem, etc...
Com alguns desses elementos será possível lá chegar...
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#314413 | rosa magalhaes | 28 set 2012 22:23 | Em resposta a: #314404

caro trindade

o meu avo abel foi batisado a 1905 a 30 de abril era filho de inocencio coelho de magalhaes e maria da conceição...
casouse no dia 25 de outubro de 1928 com rosa da conceição santos.

o que pretendo saber quem eram os avos e seus antecesores

Sem mais
Rosa Magalhaes

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#314420 | Trindade | 28 set 2012 22:57 | Em resposta a: #314413

Os avós paternos do Abel foram José Ferreira Coelho de Magalhães e Felícia Marques nascidos a 5-9-1841 e 14-5-1849, respectivamente. Casaram a 5-5-1869. Do lado materno foram Manuel Joaquim Marques Dinis e Ercília Conceição dos Santos nascidos a 20-12-1850 e 29-05-1859, respectivamente. Casaram a 16-06-1877.
Sem mais
Trindade

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#314444 | rosa magalhaes | 29 set 2012 09:58 | Em resposta a: #314420

caro trindade

obrigado pelos dados fornecidos, eu gostaria que me ajudasse a recuar em todas as gerações possiveis ate chegar ao manuel coelho de magalhãe e angelica ferreira abreu. que deram origem a minha descendencia actual.

Sem mais
Rosa Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#332705 | rlvz | 19 jul 2013 21:56 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,


Como a sua última intervenção neste tópico já é antiga, não sei se ainda vê as mensagens do fórum, mas em todo o caso, perguntava-lhe se me podia adiantar alguma coisa sobre a ascendência do Dr. Evaristo Fernandes de Mascarenhas, nascido em Eixo a 22.12.1898, filho de José Fernandes de Mascarenhas e D. Rosália Maria de Jesus. Infelizmente a colocação dos paroquiais do AD de Aveiro online está atrasadíssima, e nunca mais vejo aparecer a freguesia de Eixo.

Desde já muito obrigada,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#332709 | Trindade | 19 jul 2013 22:08 | Em resposta a: #332705

Estimada Rita van Zeller

Tenho bastante material dos ascendentes do Evaristo Fernandes de Mascarenhas. Dê-me o fim de semana. Será possível ceder-me seu e-mail, contactando o administrador? Ser-me-ia mais fácil para lhe enviar o relatório. Já agora pedia-lhe que me enviasse dados do Evaristo e sucessores posteriores ao seu nascimento.

Resposta

Link directo:

RE: Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#332712 | rlvz | 19 jul 2013 22:14 | Em resposta a: #332709

Caro Trinsade,


O meu e-mail é ritavz@gmail.com.

Tenho toda a descendência do Dr. Evaristo, e sobre isso poderemos conversar por e-mail.

Muito obrigada pela resposta prontíssima! :)


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#352940 | cjsramos | 15 dez 2014 17:26 | Em resposta a: #144517

Caro Trindade:

perguntava-lhe se me podia adiantar informação sobre a ascendência de Maria Josefa (Requeixo), nascido em Requeixo casada com Francisco Gomes dos Santos de Outil (por volta de 1760), filha de Manuel João Cerejo e Caetana Francisca.

Desde já muito obrigado,

Carlos Ramos

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#352942 | Trindade | 15 dez 2014 18:01 | Em resposta a: #352940

Maria Josefa nasceu a 25/12/1734 e foi baptizada a 30/12/1734. Filha de quem indicou. Neta paterna de João Francisco Cerejo e Maria João, e materna de Domingos Simões e Maria Jorge. Os avós paternos são do Póvoa do Valado (meeiro de Eixo e Requeixo) e os maternos de Eixo (lugar da Cavadinha). Maria Josefa é natural de Verba, então freguesia de Requeixo, onde os pais estariam temporariamente residentes. O lugar da Póvoa do Valado era meeiro estando metade do ano em Eixo (Primavera-Verão) e a outra metade em Requeixo. Espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#352944 | cjsramos | 15 dez 2014 18:24 | Em resposta a: #144517

Ajudou bastante.

Muito obrigado
Carlos Ramos

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#353339 | clover779 | 02 jan 2015 12:50 | Em resposta a: #352944

Bom dia.

Maria Josefa e Francisco Gomes dos Santos tiveram dois filhos que foram baptizados na freguesia e couto de Outil:

1. (fl. 89) Matias bp. 25-jan-1764, n. 15-jan-1764 (A mãe é filha da segunda mulher do avô materno, Manuel João Cerejo, de Requeixo, mas ambos já defuntos)
2. (fl. 25) Ascenção bp. 3-mai-1767 (A mãe é filha da segunda mulher do avô materno, Manuel João Cerejo, de Requeixo, mas ambos já defuntos)

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#410031 | equartin | 28 nov 2018 21:03 | Em resposta a: #193651

Caro Trindade,
Procuro família Larangeira, especialmente Joaquim Dias Larangeira e Maria Ignacia de Jesus, que vieram para o Brasil-Bahia. Pais do Bispo Sebastião Dias Larangeira (nascido em 1820 no Brasil). Vi em um jornal local do Eixo que estes seriam naturais de lá. Ando procurando nos livros paroquiais de Aveiro mas ainda não achei.
Agradeço, desde já, se tiver algum dado.

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#410629 | fdanieltavares | 20 dez 2018 16:50 | Em resposta a: #144517

Boa tarde,

Há algum tempo que tenho vindo a estudar a familia do lado do meu pai (Fernando Agostinho Ferreira Tavares, nascido em 1968 e criado em Mamodeiro - Antes lugar de Requeixo).

Avós paternos: Emílio da Silva Tavares (Origem: Murtosa)
Maria de La Salete Ferreira Santos (Origem: Mamodeiro)

O lado que me intriga mais é o do meu avô, da Silva Tavares, supostamente - Não confirmado - com descendência direta do Dr.José Tavares Afonso e Cunha (Murtosa) e indireta da linhagem de Tavares de Mira.

Gostaria, se possível, de obter mais informação.

Desde já o meu maior obrigado,
Fernando Daniel Tavares

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#421899 | Marianasantos Roque | 19 fev 2020 21:47 | Em resposta a: #193651

Caríssimo Trindade:

Descendo de Manoel Nunes e Maria Josepha, de Requeixo. Será que tem alguma informação que me possa ser útil?
Vão ter, em 1820/30 vários netos em Almeirim (Santarém) e depois larga descendência.
Não consigo precisar mais informação.

Resposta

Link directo:

Familia em Eixo e Requeixo de Aveiro

#421927 | karinepenha | 20 fev 2020 21:16 | Em resposta a: #144517

Estou buscando por mais informações sobre a família de meu avô paterno, que é de Requeixo- Aveiro. Ele mudou-se para o Brasil quando tinha 15 anos. Seu nome era Homéro Lopes Penha, filho de Ana Rodrigues de carvalho e João Lopes Penha. Sobrinho de Rosa Rodrigues de Carvalho. Ana e Rosa eram gêmeas e filhas de José Ferreira Lopes e Rosa Marques.
As duas irmãs nasceram em 1984. E meu avô nasceu em 1913.
Ele era o único filho e sobrinho das duas. Essa é toda informação que conseguimos obter, já que meu avô faleceu quando minha mãe tinha apenas 3 anos de idade. Ele deixou dois filhos, minha mãe, que se chama Rosa e meu tio que se chama João Alberto.
Ao que tudo indica, meu avô foi registrado por Ana e criado por Rosa.
Se alguém tiver qualquer informação sobre a família, eu gostaria muito de saber.

Atenciosamente, Karine Penha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 07:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen